Entre as alternativas abaixo relacionadas, apenas uma não é compatível com a proposta do novo código de ética do psicólogo, que se propõe responder ao contexto organizativo dos psicólogos e ao estágio de desenvolvimento da psicologia como campo científico e profissional. Assinale a alternativa.
- A) estimular reflexões que considerem a profissão como um todo, uma vez que os dilemas éticos não se restringem a práticas específicas de atuação.
- B) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
- C) abrir espaço para a discussão dos limites e intersecções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que o psicólogo estabelece com a sociedade, os usuários dos seus serviços e seus colegas de profissão.
- D) configurar o exercício da profissão e a inserção do psicólogo em diferentes contextos institucionais e equipes multiprofissionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
Entre as alternativas abaixo relacionadas, apenas uma não é compatível com a proposta do novo código de ética do psicólogo, que se propõe responder ao contexto organizativo dos psicólogos e ao estágio de desenvolvimento da psicologia como campo científico e profissional. Assinale a alternativa.
Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005):
“Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se:
a. Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
b. Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
c. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
d. Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.”
a) estimular reflexões que considerem a profissão como um todo, uma vez que os dilemas éticos não se restringem a práticas específicas de atuação.
CORRETA. A afirmativa corresponde ao item “D” do Código supracitado.
b) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
INCORRETA. Ao contrário do que traz a afirmativa o Código de Ética Profissional do Psicólogo representa “mais um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo”, portanto, alternativa FALSA.
c) abrir espaço para a discussão dos limites e intersecções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que o psicólogo estabelece com a sociedade, os usuários dos seus serviços e seus colegas de profissão.
CORRETA. A assertiva reproduz o que traz o item “B” do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
d) configurar o exercício da profissão e a inserção do psicólogo em diferentes contextos institucionais e equipes multiprofissionais.
CORRETA. A alternativa preconiza o que está expresso no item “C” do Código de Ética do Psicólogo.
_______________
Fonte consultada:
CFP (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Deixe um comentário