Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito de avaliações psicológicas.

( ) Independentemente do contexto, os métodos, as técnicas e os instrumentos considerados fontes fundamentais de informação em processos de avaliação psicológica são exclusivamente os testes psicológicos, aprovados pelo CFP para uso profissional, e/ou entrevistas psicológicas e anamneses.

( ) A Avaliação Psicológica pode ser conceituada como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

( ) No seu exercício profissional, psicólogos têm a prerrogativa de decidir quais métodos, técnicas e instrumentos empregar na avaliação psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

( ) Embora documentos decorrentes do processo de avaliação psicológica devam ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP, essas normas estabelecem como opcional, e a critério do profissional, a manutenção dos registros relativos a atendimentos desse mesmo processo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F • V • V • F

Gabarito: Letra C

 

(F) Independentemente do contexto, os métodos, as técnicas e os instrumentos considerados fontes fundamentais de informação em processos de avaliação psicológica são exclusivamente os testes psicológicos, aprovados pelo CFP para uso profissional, e/ou entrevistas psicológicas e anamneses.

Falso. Os protocolos e registros de observação também são fontes fundamentais.

 a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

 

(V ) A Avaliação Psicológica pode ser conceituada como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

Verdadeiro! Essa é a definição que o CFP dá para avaliação psicológica.

 

(V ) No seu exercício profissional, psicólogos têm a prerrogativa de decidir quais métodos, técnicas e instrumentos empregar na avaliação psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Verdadeiro!

“Art. 5º A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Art. 6º Os documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica deverão ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP.

Parágrafo único. A manutenção dos registros de atendimentos no processo de avaliação psicológica é obrigatória, conforme determinam as normas vigentes do CFP” 

 

( F) Embora documentos decorrentes do processo de avaliação psicológica devam ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP, essas normas estabelecem como opcional, e a critério do profissional, a manutenção dos registros relativos a atendimentos desse mesmo processo.

Falso. A manutenção dos registros é obrigatória, não opcional.

 

Nosso gabarito é Letra C

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *