Leia as afirmativas a seguir:
I. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular não importa responsabilidade da autoridade competente.
II. O levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
III. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário em todas as instituições e serviços públicos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa II, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular não importa responsabilidade da autoridade competente.
Veja o que diz a Constituição Federal:
"Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
(...)
§ 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente."
Percebemos que, ao contrário do que foi dito pela assertiva, o não oferecimento do ensino obrigatório importa, sim, responsabilidade da autoridade competente.
Assertiva Falsa.
II. O levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
A assertiva traz corretamente uma parte do texto da Cartilha de Avaliação Psicológica do CFP:
"O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
• levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
• coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
• integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação".
Assertiva Correta.
III. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário em todas as instituições e serviços públicos.
A assertiva aborda o inciso II do artigo 9º do Estatuto da Pessoa com Deficiência:
Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:
I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
II - atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público;
III - disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas;
IV - disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque;
V - acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis;
VI - recebimento de restituição de imposto de renda;
VII - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.
Assertiva, portanto, Correta.
As assertivas corretas são II e III. Encontramos isso na Letra D.
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