Leia o texto a seguir.
As doenças neurodegenerativas constituem as principais causas de demência. Definida como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, de intensidade extremamente grave, para prejudicar a autonomia do paciente e a sua qualidade de vida, bem como a realização das atividades da vida cotidiana.
O instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva desses pacientes é
- A) o Questionário de Saúde Geral de Goldberg.
- B) o Miniexame do Estado Mental.
- C) a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.
- D) o Índice de Barthel.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o Miniexame do Estado Mental.
O instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva desses pacientes é
A questão está baseada no seguinte texto:
"As doenças neurodegenerativas constituem as principais causas de demência. A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais frequente, representando 50 a 60% dos casos (Kalaria et al., 2008). Outras causas neurodegenerativas de quadros demenciais são menos frequentes e incluem a demência com corpos de Lewy (DCL) e a demência frontotemporal (DFT). Entre as demências não degenerativas, destaca-se a demência vascular (DV), responsável por cerca de 25% dos casos (Kalaria et al., 2008). Outras causas menos comuns de demências secundárias incluem processos infecciosos (neurossífilis, demência associada ao HIV), metabólicos (hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12) e estruturais (tumor, hematoma, hidrocefalia de pressão normal).
(...)
Define-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, como memória, linguagem e habilidade visuoespacial, de intensidade suficientemente grave para comprometer a autonomia do paciente na realização das atividades da vida cotidiana.
(...)O Miniexame do Estado Mental é o instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva dos pacientes com demência, pois é de fácil e breve aplicação (Brucki, Nitrini, Caramelli, Bertolucci, & Okamoto, 2003). Ele permite a investigação de várias funções cognitivas, como orientação (temporal e espacial), memória (registro e evocação), cálculo, linguagem (compreensão, nomeação e repetição) e habilidade visuoespacial. Embora não possibilite a discriminação das diferentes formas de demência, o Miniexame do Estado Mental estabelece objetivamente, por meio de uma pontuação simples, o nível de funcionamento cognitivo do paciente."
Fonte: "Neuropsicologia: teoria e prática" (Fuentes et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) o Questionário de Saúde Geral de Goldberg.
b) o Miniexame do Estado Mental.
c) a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.
d) o Índice de Barthel.
Deixe um comentário