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Leia os conceitos da área de Psicologia.

 

__________________________configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede ajuda, e o outro (Psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal, cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico).

 

_________________________é uma peça escrita na qual se expõem observações e conclusões a que se chegou num processo de diagnóstico ou de avaliação psicológica que visa subsidiar o profissional a tomar decisões.

 

_________________________ é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Avaliação psicológica, laudo e parecer.

Nesta questão devemos estar atentos às descrições dos termos. 

 

Na primeira definição, considerou-se que "Avaliação Psicológica" teria significado semelhante à "Psicodiagnóstico". A descrição é de autoria de Ocampo e Arzeno (2001). Veja o que Noronha e Freitas (2005) explicam sobre:

A avaliação psicológica em contexto clínico é denominada de psicodiagnóstico que, por sua vez é definido como processo científico, limitado no tempo que utiliza métodos e técnicas psicológicas, para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, assim como para identificar e avaliar aspectos específicos (Cunha, 2000).

Após fazer esse esclarecimento, os autores citam a definição apresentada pelo item:

Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986) definem psicodiagnóstico como um processo que configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato onde uma pessoa (paciente) pede que ajudem e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazêlo na medida de suas possibilidades. É uma situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar), de duração limitada, cujo o objetivo é conseguir uma descrição e compreensão,o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.


Quanto às outras duas descrições, podemos nos embasar na Resolução CFP 007/2003 para confirmá-las:

A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição. 

 

[...] Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto. 


O relatório psicológico pode também ser denominado de laudo psicológico.

 

Logo, a alternativa que preenche corretamente as lacunas é a que cita: Avaliação psicológica, Laudo e Parecer.

 

 

Fonte: FREITAS, Fernanda Andrade de; NORONHA, Ana Paula Porto. Clínica-escola: levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnóstico. Psicol. Esc. Educ. (Impr.),  Campinas, v. 9, n. 1, p. 87-93, June 2005.

 

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf

 

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