Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Manuela Lins relata que a avaliação psicológica é um processo técnico-científico de ampla investigação que promove a integração de informações provenientes de interpretações e coleta de dados originários de diversas fontes. As etapas da avaliação psicológica envolvem atividades e decisões que requerem condutas éticas que vão muito além da seleção de instrumentos, incluindo também diversos aspectos sobre a aplicação, correção, interpretação dos resultados do teste, elaboração de laudos e devolução dos resultados colhidos. Levando em conta o conjunto de informações com potencial de alterar de maneira importante a vida de uma pessoa, marque a alternativa CORRETA:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A)  Como todo e qualquer teste psicológico, os métodos projetivos, são submetidos à avaliação de uma comissão consultiva de avaliação psicológica, que apoia o Conselho Federal de Psicologia nas decisões sobre os instrumentos que receberão parecer favorável ou não para uso pelos psicólogos.

Gabarito Letra A

 

Manuela Lins relata que a avaliação psicológica é um processo técnico-científico de ampla investigação que promove a integração de informações provenientes de interpretações e coleta de dados originários de diversas fontes. As etapas da avaliação psicológica envolvem atividades e decisões que requerem condutas éticas que vão muito além da seleção de instrumentos, incluindo também diversos aspectos sobre a aplicação, correção, interpretação dos resultados do teste, elaboração de laudos e devolução dos resultados colhidos. Levando em conta o conjunto de informações com potencial de alterar de maneira importante a vida de uma pessoa, marque a alternativa CORRETA:

 

a)  Como todo e qualquer teste psicológico, os métodos projetivos, são submetidos à avaliação de uma comissão consultiva de avaliação psicológica, que apoia o Conselho Federal de Psicologia nas decisões sobre os instrumentos que receberão parecer favorável ou não para uso pelos psicólogos.

Certo! Todo teste psicológico deve passar por aprovação do SATEPSI.

“Ao tratar dos testes projetivos, muitas críticas centralizam-se na suposta ausência de rigor científico durante a construção do instrumento e daqueles que os utilizam (Fensterseifer & Werlang, 2008). É importante lembrar que, como todo e qualquer teste, os métodos projetivos são submetidos à avaliação de uma comissão consultiva de avaliação psicológica, que apoia o CFP nas decisões sobre os instrumentos que receberão parecer favorável ou não para uso pelos psicólogos.

Os métodos projetivos que possuem parecer favorável para uso atendem aos critérios científicos indicados como pré-requisito para se considerar um instrumento adequado.”

 

b)  A avaliação psicológica é uma prática exclusiva do profissional formado em psicologia. A graduação nessa área garante a qualificação necessária para a utilização de testes que avaliam construtos psicológicos como inteligência e personalidade.

Errado. A graduação apenas, na grande maioria das vezes, não é suficiente para a utilização de testes, que exigem conhecimento aprofundado de suas normas de aplicação e interpretação.

 

c) As declarações e os pareceres contêm importantes informações, muitas vezes sigilosas, de um determinado momento de uma pessoa; por isso são decorrentes da avaliação psicológica, embora, alguns estudiosos possam pensar que não, por nem sempre ser necessário a utilização de testes psicológicos.

Errado. As declarações e pareceres não são decorrentes de avaliação psicológica, apenas os laudos e atestados.

 

d) São consideradas inválidas, cientificamente, avaliações psicológicas em deficientes físicos, mentais e sensoriais; sendo considerado antiético submeter pessoas com deficiência a qualquer tipo de instrumento psicológico.

Errado. É necessário escolher os instrumentos adequados ao avaliando, mas não é antiético fazer avaliações psicológicas em pessoas com deficiência.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Lins, M. R. C., & Borsa, J. C. (Eds.). (2017). Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *