Na avaliação psicológica, a primeira etapa que compõe o processo de avaliação é a
- A) definição dos testes psicométricos, observações, entrevistas a partir das hipóteses inferidas antes da obtenção dos dados.
- B) formulação de programas de intervenção e/ou de orientação, a partir dos dados coletados e da inferência de hipóteses realizada.
- C) inferência de hipóteses, incluindo a interpretação dos dados obtidos, e, possivelmente, diagnósticos ou conclusões obtidas com a avaliação.
- D) identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.
- E) integração dos dados coletados, a partir de entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens, e a classificação de sujeitos, conforme normas e escores dos testes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.
Na avaliação psicológica, a primeira etapa que compõe o processo de avaliação é a
A questão está baseada no seguinte texto:
"Inicialmente, é importante referir que é primordial que a avaliação psicológica seja objetiva, uma vez que é base para a tomada de decisão nas práticas profissionais do psicólogo. Para que, de fato, seja útil, deve ser organizada de modo a integrar todas as técnicas e metodologias utilizadas. Nesse sentido, Pasquali (2001a) comenta que a avaliação é composta por quatro etapas:
1. a identificação do problema ou situação a ser avaliada: pode ser realizada por meio de entrevistas, observações, testes psicométricos ou outras abordagens;
2. a integração dos dados coletados: relacionada com a reunião das informações obtidas a partir da aplicação das técnicas do item anterior, além da classificação dos sujeitos em relação aos escores e às normas dos testes;
3. a inferência de hipóteses: inclui a interpretação dos dados obtidos e, possivelmente, os diagnósticos ou conclusões obtidas a partir da avaliação;
4. a intervenção: contempla a formulação de programas de intervenção e/ou orientação a partir dos dados
coletados e da inferência de hipóteses realizada."Fonte: "Psicometria" (Hutz et al.)
Portanto, encontramos a primeira etapa na Letra D.
a) definição dos testes psicométricos, observações, entrevistas a partir das hipóteses inferidas antes da obtenção dos dados.
b) formulação de programas de intervenção e/ou de orientação, a partir dos dados coletados e da inferência de hipóteses realizada. (quarta etapa)
c) inferência de hipóteses, incluindo a interpretação dos dados obtidos, e, possivelmente, diagnósticos ou conclusões obtidas com a avaliação. (terceira etapa)
d) identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.
e) integração dos dados coletados, a partir de entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens, e a classificação de sujeitos, conforme normas e escores dos testes. (segunda etapa)
Deixe um comentário