Naquilo que se refere sobre avaliação psicológica no âmbito educacional analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
- A) No campo da educação encontramos o uso inadequado de testes que acabam por silenciar o sujeito em lugar de conhecê-lo melhor pra poder ampliar as possibilidades de aprendizagem.
- B) Avaliações descritivas e classificatórias que resultam em laudos incompreensíveis não ajudam os professores ou educadores a compreender melhor seus alunos e organizar práticas educativas que ampliem as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
- C) Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.
- D) O psicólogo deve ter um bom conhecimento das funções psicológicas que o instrumento pretende medir e conhecer o instrumento na sua perspectiva histórica.
- E) Os resultados dos testes psicológicos podem ser analisados com o sujeito e, dessa forma, construir um conhecimento que o ajude a construir recursos para encontrar soluções adequadas para os problemas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.
Gabarito: Letra C
Naquilo que se refere sobre avaliação psicológica no âmbito educacional analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a) No campo da educação encontramos o uso inadequado de testes que acabam por silenciar o sujeito em lugar de conhecê-lo melhor pra poder ampliar as possibilidades de aprendizagem.
Certo! Por isso, é fundamental que o profissional garanta o uso apropriado dos instrumentos e técnicas.
b) Avaliações descritivas e classificatórias que resultam em laudos incompreensíveis não ajudam os professores ou educadores a compreender melhor seus alunos e organizar práticas educativas que ampliem as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Certo! As avaliações devem ser feitas de forma compreensiva, e os laudos devem ser inteligíveis pelos profissionais a quem se destinam.
c) Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.
Errado. Testes diferentes medem funções diferentes. Temos testes que avaliam diferentes tipos de inteligência.
d) O psicólogo deve ter um bom conhecimento das funções psicológicas que o instrumento pretende medir e conhecer o instrumento na sua perspectiva histórica.
Certo! Esse conhecimento do instrumento e das funções que ele mede é de suma importância.
e) Os resultados dos testes psicológicos podem ser analisados com o sujeito e, dessa forma, construir um conhecimento que o ajude a construir recursos para encontrar soluções adequadas para os problemas.
Certo! O sujeito é parte integrante de todo o processo.
Nosso gabarito é Letra C
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