No que diz respeito à avaliação psicológica destinada às pessoas que apresentam deficiências, mais especificamente àquelas que apresentam deficiência intelectual, Anache (2018) faz a seguinte afirmação:
“Desde a década de 1980, os processos avaliativos e os laudos que deles depreendem têm sido alvo de críticas, dentre as quais se destacaram que eles discriminam e excluem os indivíduos, que os métodos empregados não são adequados para o intento, sobretudo para compreender as suas condições de aprendizagem.”
A autora afirma que a construção de propostas de avaliação psicológica de indivíduo que apresenta deficiência intelectual é desafiadora. Acerca da avaliação psicológica realizada com pessoas com deficiência, assinale a alternativa correta.
- A) O modelo processual, interventivo e relacional, é tradicional no campo da Educação Especial.
- B) A natureza quantitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais.
- C) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
- D) A avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo, com o objetivo de analisar quantitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social.
- E) A avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual tem como ênfase a mensuração de sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
Gabarito Letra C
A autora afirma que a construção de propostas de avaliação psicológica de indivíduo que apresenta deficiência intelectual é desafiadora. Acerca da avaliação psicológica realizada com pessoas com deficiência, assinale a alternativa correta.
a) O modelo processual, interventivo e relacional, é tradicional no campo da Educação Especial.
Errado. O modelo tradicional é classificatório e quantitativo.
“A perspectiva histórico-cultural reconhece o indivíduo na sua condição e sujeito que aprende, e, por isso, o método explicativo é adequado para valorizar as manifestações do sujeito mediante as intervenções, onde é possível identificar os limites e as possibilidades de aprendizagem, observando as condições sociais que aprofundam a situação de incapacidade do sujeito com deficiência intelectual. Assim, a avaliação psicológica é processual, interventiva e relacional, opondo-se com o modelo classificatório e quantitativo, tradicional no campo da Educação Especial.”
b) A natureza quantitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais.
Errado. Essa é a natureza qualitativa.
“A natureza qualitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais. Por isso é necessário pesquisar o contexto e a qualidade das relações estabelecidas, favorecendo o desenvolvimento de estratégias que visem o aprofundamento das dificuldades decorrente das interações sociais. O desafio está em estudar as funções psicológicas como sistema articulado no curso da ação do sujeito, identificando as características mediante as diferentes formas de expressão no curso das intervenções.”
c) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
Certo!
“Vários instrumentos entram em cena, desde as entrevistas em suas formas variadas com os diversos participantes da vida do sujeito (pai, mãe, irmãos avós, cuidadores, professores, profissionais etc.), e, sobretudo, a própria pessoa, considerando inclusive os seus limites para se comunicar. Nessas situações, adaptamos os recursos como, por exemplo, materiais adaptados para idade e característica do sujeito, incluído, quando for necessário o uso de tecnologia assistiva7. No processo de avaliação, recolhem-se documentos que podem adensar as informações sobre o percurso do sujeito. Nesta abordagem construímos o processo avaliativo de acordo com as características de cada situação, o qual se inspira na metodologia de estudo de caso.”
d) A avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo, com o objetivo de analisar quantitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social.
Errado. O objetivo é analisar qualitativamente.
“Retomando algumas ideias já apresentadas neste artigo, a avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo com objetivo de analisar qualitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social. Nesse percurso cabe ao profissional planificar este processo de acordo com as características do sujeito.”
e) A avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual tem como ênfase a mensuração de sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados.
Errado.
“Essa perspectiva requer que a avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual avance para além dos sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados, como sendo resultantes de zonas corticais específicas e responsáveis exclusivamente de fenômenos psicológicos complexos que vem sendo desenvolvidos ao longo da história, como a capacidade de compreensão das ações que envolvem o uso da linguagem e, por conseguinte a fala e outras formas mais elaboradas de pensamento”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Anache, Alexandra AyachAvaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 19 Agosto 2022] , pp. 60-73
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