No que diz respeito ao ambiente organizacional, à segurança e à avaliação psicológica, julgue o item subsequente.
Com o intuito de preservar os objetivos da avaliação psicológica, deve-se restringir a análise aos comportamentos dos trabalhadores.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Com o intuito de preservar os objetivos da avaliação psicológica, deve-se restringir a análise aos comportamentos dos trabalhadores.
Não faz sentido essa restrição. Em alguns textos o comportamento é visto como um construto dentre outros avaliados. Veja:
"Atualmente na listagem do Sistema de Avaliação de Testes Psico- lógicos (Satepsi) desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), constam 159 instrumentos com parecer favorável que avaliam construtos como: inteligência, personalidade, habilidade, aptidões, comportamento, interesse profissional, dentre outros fenômenos psicológicos."
Fonte: "Avaliação Psicológica: dimensões, campos de atuação e pesquisa" (CRP PR)
A avaliação psicológica pode avaliar, por exemplo, a atenção para uma função que exige atenção concentrada, etc. Ou seja, a avaliação psicológica não se restringe à análise dos comportamentos.
É importante saber que alguns textos de administração separam a avaliação psicológica da análise comportamental. Veja:
"O que é a análise comportamental empregada em processos seletivos e de recrutamento
Também conhecida como Inventário de Comportamento, a análise comportamental é um processo de mapeamento de postura e comportamento de um indivíduo.
Na análise comportamental, os profissionais de RH buscam identificar competências, capacidades, habilidades e características de comportamento do candidato avaliado.
Esse tipo de ferramenta permite ao profissional de RH identificar e apontar as preferências naturais do indivíduo. Além disso, analisa suas respostas a estímulos externos e suas tendências para a tomada de decisão. A principal finalidade desse recurso é identificar talentos para a empresa e selecionar o melhor candidato para a o cargo.
E como o mapeamento das características do indivíduo é amplo, a empresa consegue delegar melhor as atividades e funções de trabalho adequadas a cada perfil.
O que é a avaliação psicológica
Já a avaliação psicológica é um conceito muito amplo em definição e finalidades.
Para os fins de recrutamento e seleção, por exemplo, ela pode ser categorizada como o processo para conhecer mais sobre a psique dos candidatos. E em consequência disso, averiguar se o mesmo é apto para desempenhar a função para a qual está sendo avaliado.
Isso é feito por meio de testes específicos, sendo que alguns conferem resultados mais precisos e comprováveis que outros.
Para a avaliação, profissionais de RH geralmente empregam testes para identificar traços de personalidade. É também possível coletar dados de inteligência, habilidades cognitivas e sociais, aspectos emocionais e afetivos, entre outros.
Ou seja, a avaliação psicológica serve para nortear em que setor ou cargo o candidato pode trabalhar com a psique que possui. Ou se ele se adaptaria ao cargo pelo qual está concorrendo a vaga."
Fonte: "Avaliação psicológica x Análise comportamental" (ABRH)
Assertiva Falsa.
Deixe um comentário