No que se refere à avaliação psicológica, aos documentos produzidos pelo psicólogo e ao código de ética profissional, julgue o item que se segue.
No processo de avaliação psicológica, as informações e os resultados devem ser condizentes com os objetivos do serviço psicológico.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
No processo de avaliação psicológica, as informações e os resultados devem ser condizentes com os objetivos do serviço psicológico.
Explorando o assunto que traz a questão, dividiu-se a questão em três partes:
- Passos de uma avaliação psicológica (com base em um modelo de natureza clínica)
- Objetivos de uma avaliação psicológica clínica
- Análise do Item
1) Passos de uma avaliação psicológica (com base em um modelo de natureza clínica)
Resumindo os passos de uma avaliação psicológica, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, Cunha (2005, p. 31) os sintetiza da seguinte forma, acompanhe
a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;
b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;
c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;
d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;
e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
NOTA: observe que na síntese trazida por Cunha (2005) as informações dos dados trabalhados estão relacionadas ao objetivo do serviço prestado.
2) Objetivos de uma avaliação psicológica clínica
Explorando as possibilidades dos objetivos de uma avaliação psicológica, confira o que preconiza Cunha (2005, p. 27):
OBJETIVOS DE UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2005. |
Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual |
Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos. |
Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos |
Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. |
Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos |
Entendimento Dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc |
Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. |
Prognóstico Determina o curso provável do caso. |
Perícia Forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. |
3) Análise do Item
Comparando as explicações supracitadas com o que traz a banca, ratifica-se que no processo de avaliação psicológica, as informações trabalhadas e os resultados obtidos a partir destas devem ser condizentes com os objetivos do serviço psicológico.
Mediante a análise realizada, corrobora-se, portanto, que o ITEM está CORRETO.
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Fontes consultadas:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul
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