Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere aos desvios no exercício profissional do psicólogo psicomotricista sobre a aplicação da avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação) e deve recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação) padronizados, independentemente do contexto.

Gabarito Letra D

 

No que se refere aos desvios no exercício profissional do psicólogo psicomotricista sobre a aplicação da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

 

a)  A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

Certo!

A banca não designou essa resposta como sendo o gabarito da questão, mas é exatamente a definição dada pela resolução 09/2018, veja:

“Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.”

b)  Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas; inventários; questionários; e métodos projetivos/expressivos para fins de padronização da Resolução n.⁰ 9/2018 e do Satepsi.

Certo! De novo, este não é o gabarito, mas a alternativa é idêntica a resolução.

§1 - Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/expressivos, para fins de padronização desta Resolução e do SATEPSI.

 

c)  Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

Certo! Mais uma vez, este não é o gabarito, mas a alternativa é idêntica a resolução.

“Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”

 

d)  Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação) e deve recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação) padronizados, independentemente do contexto.

Errados! Não é obrigatório recorrer às fontes complementares.

 

e)  Será considerada como falta ética, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem da lista de testes psicológicos não avaliados no site do Satepsi, salvo para os casos de pesquisa, na forma da legislação vigente, e de ensino com objetivo formativo e histórico na psicologia.

Certo!

“§1 - Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na alínea f do Art. 2º do Código de Ética Profissional da psicóloga e do psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de Testes Psicológicos Não Avaliados no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa na forma da legislação vigente e de ensino com objetivo formativo e histórico na Psicologia.”

 

Percebemos, então, que apesar do enunciado pedir a correta, o que a questão queria mesmo era saber a incorreta, e por isso nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 09, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em: < http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf> Acesso em 10 de maio de 2020.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *