Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O aumento da expectativa de vida ao nascimento e a projeção da continuidade desse aumento nas próximas décadas imprimem diversos novos desafios às ciências da saúde. Algumas patologias do desenvolvimento se tornam mais frequentes com o aumento da quantidade de idosos, entre as quais se destacam as patologias da cognição, do comportamento e da funcionalidade” (MALLOY-DINIZ e COLS, 2013).


São afirmativas corretas, EXCETO.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O exame neuropsicológico do idoso e do adulto consiste em uma coleção de resultados de testes aplicados.

Gabarito Letra D

 

Aqui, estamos procurando a alternativa errada:

 

a)  O exame neuropsicológico é um recurso útil no diagnóstico diferencial das perdas cognitivas decorrentes do envelhecimento normal ou patológico.

 

Correto! Considerando que o declínio das funções mentais é um processo normal do envelhecimento, é difícil, e importante, diferenciar o que são perdas cognitivas normais e o que representa um processo patológico, e tentar identificar as patologias possíveis ainda em seus estágios iniciais. Este não pode ser nosso gabarito.

 
b)  O exame neuropsicológico é aplicado a uma variedade de situações em que é importante avaliar competências, capacidades e adequação funcional a contextos específicos do cotidiano.

 

Correto! O exame neuropsicológico pode avaliar atenção, linguagem, funções executivas, habilidades visuoespaciais, memória, e pode ser utilizado em vários contextos.


c)  Na ausência de marcadores biológicos capazes de diagnosticar com precisão quadros demenciais, o exame neuropsicológico é, na atualidade, um dos principais exames complementares em geriatria.

 

Correto! Muitas vezes, em estágios iniciais de patologias, os exames de imagem não conseguem apontar quadros de demência, e o exame neuropsicológico consegue ter mais sensibilidade para detectar sinais da doença, vejamos o que Malloy-Diniz (2010) fala sobe o assunto:

 

“Os testes são sensíveis a disfunções no funcionamento cerebral e determinam áreas de prejuízo que não são ainda evidentes em exames de imagem e em eletroencefalogramas. A testagem neuropsicológica pode definir a localização e a lateralização da disfunção cerebral associada a prejuízos comportamentais por meio da quantificação de mudanças das funções sensórias ou motoras e através de exame das funções cerebrais mais complexas, como linguagem, habilidades visuoespaciais, memória verbal e não verbal”


d)  O exame neuropsicológico do idoso e do adulto consiste em uma coleção de resultados de testes aplicados.

 

Incorreto! Apesar dos testes terem papel indispensável na avaliação neuropsicológica, esta também consiste de outros fatores, vejamos:

 

“Embora os neuropsicólogos usem com grande frequência os testes cognitivos, estes são apenas um dos quatro pilares da avaliação neuropsicológica. Os demais são a entrevista, a observação comportamental e as escalas de avaliação de sintomas.” (MALLOY-DINIZ, 2016)

 

Referência

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed, 2016

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *