O momento da devolução é de extrema importância, em razão de ter como finalidade comunicar ao paciente o resultado da avaliação. Portanto, o que pode destacar-se sobre a devolutiva do psicodiagnóstico?
- A) A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.
- B) A devolução não precisa ser de forma estruturada.
- C) O psicólogo deve incluir a preocupação do diagnóstico.
- D) Dependendo do diagnóstico, a devolução deve ser encaminhada para outro profissional.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.
GABARITO DA BANCA: A
(gabarito questionável)
O momento da devolução é de extrema importância, em razão de ter como finalidade comunicar ao paciente o resultado da avaliação. Portanto, o que pode destacar-se sobre a devolutiva do psicodiagnóstico?
Observe o texto abaixo:
"A entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação. Em muitos casos, essa atividade é integrada em uma mesma sessão, ao final da entrevista. Em outras situações, principalmente quando as atividades de avaliação se estendem por mais de uma sessão, é útil destacar a entrevista de devolução do restante do processo. Outro objetivo importante da entrevista de devolução é permitir ao sujeito expressar seus pensamentos e sentimentos em relação às conclusões e recomendações do avaliador. Ainda, permite avaliar a reação do sujeito a elas. Ou seja, mesmo na fase devolutiva, a entrevista mantém seu aspecto avaliativo, e tem-se a oportunidade de verificar a atitude do sujeito em relação à avaliação e às recomendações, ao seu desejo de segui-las ou de recusá-las.
Finalmente, como objetivo da entrevista de devolução, destaca-se a importância de ajudar o sujeito a compreender as conclusões e recomendações e a remover distorções ou fantasias contraproducentes em relação a suas necessidades. A devolução pode ser simples, como, por exemplo, de que o motivo que o levou a procurar ajuda pode ser atendido em um processo terapêutico ou complexo, a ponto de requerer mais de uma sessão."
Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)
Com base nisso, nota-se que a devolução não é um processo estruturado, pois dá abertura à expressão do sujeito.
Portanto é possível questionar o gabarito da banca, que escolheu a Letra A como correta.
Seguindo a lógica do texto supracitado, a Letra B faria mais sentido como alternativa correta.
Essa é uma questão passível de recurso.
a) A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.
b) A devolução não precisa ser de forma estruturada.
c) O psicólogo deve incluir a preocupação do diagnóstico.
d) Dependendo do diagnóstico, a devolução deve ser encaminhada para outro profissional.
Deixe um comentário