O processo de avaliação psicológica é conduzido em etapas essenciais implementadas para alcançar os resultados desejados. As etapas e a respectiva ordem de execução ao longo de um processo de avaliação são:
- A) levantamento de objetivos, coleta e integração de informações, formulação de hipótese inicial e devolução de resultados.
- B) levantamento de objetivos, coleta de informações, devolução de resultados e integração dos dados.
- C) levantamento de objetivos, formulação de hipótese inicial, devolução de resultados e coleta de informações.
- D) levantamento de objetivos, formulação de hipótese inicial, integração de informações e devolução de resultados.
- E) levantamento de objetivos, integração de informações, devolução de resultados e formulação de hipótese inicial.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) levantamento de objetivos, coleta e integração de informações, formulação de hipótese inicial e devolução de resultados.
O processo de avaliação psicológica é conduzido em etapas essenciais implementadas para alcançar os resultados desejados. As etapas e a respectiva ordem de execução ao longo de um processo de avaliação são:
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
2) Análise das alternativas
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
Segundo o documento “Cartilha de avaliação psicológica” (2013) publicado pelo CFP, o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
• levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
• coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
• integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação
2) Análise das alternativas
Para a análise das alternativas, acompanhe os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “A” (levantamento de objetivos, coleta e integração de informações, formulação de hipótese inicial e devolução de resultados) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Prosseguindo a análise, destaca-se que embora as demais alternativas até citem alguns dos passos essenciais pertinentes ao processo, estas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, seja pela supressão, acréscimo ou permuta das categorias elencadas.
- Concluindo, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 21 de Novembro de 2021.
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