Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica. Expressa-se na sequência de fases e nos passos que se dão para a consecução dos objetivos diagnósticos. Segundo a estruturação que lhe é dada, um processo diagnóstico pode ser classificado em conformidade com os tipos existentes. Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),

 

I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.

II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.

III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.

IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.

 

verifica-se que está(ão) correto(s)

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) II, III e IV, apenas.

Gabarito: Letra D

 

 Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),

 

I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.

Errado. Processo clínico não é um tipo descrito por Maher.

 

II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.

Certo! Vamos relembrar a definição do processo psicanalítico e do processo baseado no modelo médico:

Processo psicanalítico. A Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam-deste tipo de processo. A concepção predominante é a de que o diagnostico deve configurar uma espécie ·de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria”

Processo baseado no modelo médico. Trata-se de transposição, para o diagnostico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina. A visão médica, que impregna o diagnostico psicológico neste processo, toma a vida emocional em termos similares aqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente, próprio para ser manipulado, dissecado, tratado etc. A conduta do psicólogo, como, tradicionalmente, a do médico, é despersonalizar-se para não prejudicar a coleta de informações e o pensamento clínico.”

 

III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.

Certo! Vamos também relembrar o processo compreensivo, já que vimos o processo psicanalítico na afirmativa anterior:

Processo compreensivo. A idéia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de uma designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim, significa abraçar, tomar e apreender o conjunto. Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.”

 

IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.

Certo! Vamos relembrar o processo psicométrico:

Processo psicométrico. É aquele que tem, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais. O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo "objetivo", evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo. Nestes casos, fica prejudicada a integração dos dados numa visão globalizadora. O instrumental psicométrico é, aqui, desenvolvido a partir da matemática e da estatística.”

 

Assim, apenas II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra D

 

Fonte: Trinca, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *