O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, exceto:
- A) a pedido do profissional responsável pelo serviço;
- B) em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;
- C) quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;
- D) quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada.
O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, exceto:
Considerando a situação apresentada pela questão, acompanhe o que expressa o Código de Ética do Psicólogo (2005):
“Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:
a) A pedido do profissional responsável pelo serviço;
b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;
c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;
d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.”
Considerando a requisição contida no enunciado em relação as situações em que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, destaca-se que com exceção da LETRA “D” (quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada) todas as outras alternativas encontram correspondência com o que expressa o Código de Ética do Psicólogo (2005). Com base nisto ratifica-se que a LETRA “D”, de fato, constitui o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia_ CFP (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em https://bit.ly/359lRgj
Deixe um comentário