Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O termo diagnóstico origina-se do grego e significa discernimento, faculdade de conhecer. Em relação ao diagnóstico no processo de aprendizagem, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

 

( ) A ideia de diagnóstico nos remete, exclusivamente, ao que significa ensinar, pois deriva da concepção que temos de sujeito da aprendizagem.

 

( ) O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nos três níveis inter-relacionados na ação educativa: sociopolítico, pedagógico e psicopedagógico.

 

( ) O diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica, pois se torna necessário compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional.

 

( ) O diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados, para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico.

 

( ) O nível sociopolítico do diagnóstico não inclui a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) F, V, V, V, F.

Gabarito: Letra D

O termo diagnóstico origina-se do grego e significa discernimento, faculdade de conhecer. Em relação ao diagnóstico no processo de aprendizagem, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

 

(F) A ideia de diagnóstico nos remete, exclusivamente, ao que significa ensinar, pois deriva da concepção que temos de sujeito da aprendizagem.

 Falso. A ideia de diagnostico remete ao que significa ensinar e aprender.

 

(V) O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nos três níveis inter-relacionados na ação educativa: sociopolítico, pedagógico e psicopedagógico.

Verdadeiro! Veja:

 “O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nas dimensões: do aluno, do professor, e dos três níveis inter-relacionados na ação educativa:

1. Sociopolítico - inclui não apenas as políticas educacionais, mas a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar ou a produzir fracassos dos alunos conforme sua classe social.

 2. Pedagógico - refere-se ao processo de ensino: a relação dos conteúdos e a didática. Pensamos que uma didática eficiente possa representar uma ação preventiva de problemas de aprendizagem. Porque a didática preventiva é aquela que lança desafios aos alunos para que avancem a partir do ponto que se encontram, isto é, do conhecimento já construído.

3. Psicopedagógico - o psicopedagogo prioriza o sujeito que aprende ou que fracassa ajudando-o a situar-se em um lugar que possibilite a aprender.”

 

(V) O diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica, pois se torna necessário compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional.

Verdadeiro! Veja:

 “Os fundamentos de um diagnóstico também revelam um tempo, um lugar e um espaço que é dado para aquele que aprende e para aquele que ensina.

Historicamente a prática educativa e a prática Psicopedagógica são derivadas das distintas teorias de aprendizagens que sustentam as concepções diferentes em relação à tríade: professor, aluno e conhecimento.

Consideramos o aluno como um sujeito que elabora o seu conhecimento e sua evolução pessoal a partir da atribuição de um sentido próprio e genuíno às situações que vivem e com as quais aprende. Já o lugar do professor é o lugar daquele que gerencia o processo da aprendizagem. Sua principal ação é mediar o objeto do conhecimento.

É necessário também compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional, bem como todos os elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem.

Nesse sentido o diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica.”

 

(V) O diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados, para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico.

Verdadeiro! Veja:

“Enquanto psicopedagoga e docente, em nossa prática observamos que o diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico; lugar espacial onde transcorre a ação educativa no tempo previamente estabelecido pela conforme a complexidade dos fatores que envolvem a instituição.” 

 

(F) O nível sociopolítico do diagnóstico não inclui a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar.

 Falso. O nível sociopolítico inclui, sim, a organização da escola.

 

Nosso gabarito é Letra D

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *