O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. De acordo com Goldstein (1992) um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir diversos tipos de informações, assim como:
- A) Entrevista, avaliação dos professores e pais.
- B) Entrevista comportamental e dados de visitas à escola.
- C) Genonograma, avaliação psiquiátrica e entrevista comportamental.
- D) Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.
Gabarito Letra D
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. De acordo com Goldstein (1992) um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir diversos tipos de informações, assim como:
a) Entrevista, avaliação dos professores e pais.
b) Entrevista comportamental e dados de visitas à escola.
c) Genonograma, avaliação psiquiátrica e entrevista comportamental.
d) Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.
Para o autor mencionado, o diagnóstico de hiperatividade na infância deve incluir Histórico, inteligencia, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica. Veja:
“Goldstein (1994) entende que um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infancia deve incluir um histórico da família e do desenvolvimento da criança. Para o diagnóstico, são fundamentais as informações do histórico relativas a outros problemas que a família teve, os métodos para impor a disciplina, ou sinais precoces de temperamento difícil, as lembranças dos pais sobre os acontecimentos da vida da criança. Essa coleta de dados deve incluir: Histórico, Inteligência, Personalidade Desempenho escolar, Amigos, Disciplina e comportamento em casa e em sala de aula. É importante que os pais entendam que não há resultado ou observação isolada para confirmar ou excluir o diagnóstico de hiperatividade em uma criança.
Durante o processo de avaliação da criança, os pais têm o direito à explicação em relação a natureza do problema e sua solução (GOLDSTEIN, 1994). O mesmo Goldstein (1994) ressalta, ainda, que o objetivo da avaliação não é classificar a criança ou decidir sobre o tratamento em particular. Para ele, o diagnóstico de hiperatividade não implica que qualquer tratamento isolado pode solucionar todas as dificuldades da criança em todas as situações, pois a maioria dos problemas vivenciados por uma criança hiperativa não pode ser evitada, mas pode ser administrada.”
“De acordo com a literatura especializada, para ser considerada hiperativos uma criança deve manifestar um certo número de comportamento em pelo menos seis meses. Um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir oito tipos de informações: histórico, inteligência, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula, consulta médica (Goldstein, 1992, p.43).”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4900/1/PDF%20-%20Maria%20Elizabete%20Fernandes%20Carneiro.pdf
http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/b001565.pdf
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