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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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91) No que se refere ao processo de avaliação psicológica, julgue o item.

 

Na emissão de um laudo psicológico, o psicólogo deverá respeitar o direito do indivíduo de conhecer os resultados da avaliação psicológica, as interpretações feitas por esse profissional e as bases nas quais se fundamentam suas conclusões.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

A afirmação está de acordo com o que foi estabelecido pelo Código de Ética profissional do Psicólogo:

Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

 

[...] g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;

 

Art. 16 – O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias:

 

[...] d) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

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92) Acerca da intervenção do psicólogo, julgue o item subsequente.

 

Se o psicólogo, na avaliação inicial, perceber sinais de violência contra o paciente idoso e constatar perigo iminente, deverá agir de forma a garantir a integridade e a segurança do paciente.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

Em caderno de Violência Contra a Pessoa Idosa, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, estabelece-se que a avaliação deve incluir:

[...] além da possível vítima, o possível agressor, outros familiares, amigos, outros profissionais, com o objetivo de conhecer o entorno e a dinâmica familiar. É importante observar o comportamento e a comunicação verbal e não verbal entre a possível vítima e o possível agressor, assim como a interação entre ambos. Realização de exame físico da pessoa idosa, com o objetivo de identificar possíveis lesões ou sinais que requeiram intervenção médica. 

 

O principal objetivo da intervenção será a garantia da segurança da pessoa idosa, evitando que as situações de violência se mantenham ou se repitam.


Considerando trecho da cartilha acima, podemos dizer que a afirmação do item procede.

 

Fonte: http://midia.pgr.mpf.gov.br/pfdc/15dejunho/caderno_violencia_idoso_atualizado_19jun.pdf

93) Os fundamentos da Avaliação Psicológica são circunscritos em uma diversidade de estilos de pensamento que são subjacentes às práticas de diferentes grupos dentro desse campo. Cronbach (1996) ordenou essa diversidade de métodos em um modelo mais amplo de dois estilos distintos, denominados:

  • A) Psicométrico e Impressionista.
  • B) Psicrométrico e Nomotético.
  • C) Impressionista e Descritivo.
  • D) Idiográfico e Analítico.
  • E) Nomotético e Topológico.

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A alternativa correta é letra A) Psicométrico e Impressionista.

Gabarito: Letra A

 

Os fundamentos da Avaliação Psicológica são circunscritos em uma diversidade de estilos de pensamento que são subjacentes às práticas de diferentes grupos dentro desse campo. Cronbach (1996) ordenou essa diversidade de métodos em um modelo mais amplo de dois estilos distintos, denominados:
a)  Psicométrico e Impressionista.
b)  Psicrométrico e Nomotético.
c)  Impressionista e Descritivo.
d)  Idiográfico e Analítico.
e)  Nomotético e Topológico.

 

O autor divide os testes em psicométricos e impressionistas (ou interpretativos). Veja:

 

“Cronbach (1960) chama os testes de personalidade de testes de execução típica ou habitual, em oposição aos testes de execução máxima, que são os testes de habilidade (inteligência, aptidão e aproveitamento). Naqueles o indivíduo não precisa esforçar-se para resolver uma tarefa do melhor modo possível, mas agir de forma habitual diante de uma situação-estímulo padronizada. Dividem-se em testes psicométricos (provas objetivas que se baseiam em normas quantitativas) e técnicas interpretativas, chamadas de técnicas impressionistas, que indagam sobre a estrutura da personalidade. Nestes o intérprete do teste avalia especialmente o aspecto qualitativo. Quando a técnica projetiva tem como objetivo avaliar a forma com que o indivíduo manipula determinada situação, enquadra-se na categoria estilista — ex.: Rorschach e Bender; quando, no entanto, a atenção é o conteúdo das fantasias e dos pensamentos do indivíduo, ele é classificado na categoria temática. Exemplos desses testes são o TAT, o Szondi e o Zulliger”

 

Vamos também relembrar as principais diferenças entre eles:

 

  

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009

Primi, RicardoAvaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2010, v. 26, n. spe [Acessado 28 Outubro 2021] , pp. 25-35

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94) O Conselho Federal de Psicologia, dentre as suas atribuições, determina os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica em seus diferentes contextos. Tais princípios se referem à(ao)


I. contínuo aprimoramento profissional;
II. utilização apenas dos testes psicológicos com reconhecimento das associações internacionais de avaliação psicológica;
III. disponibilização das informações da avaliação psicológica àqueles que se sintam interessados;
IV. proteção da integridade dos testes.


Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A) III, apenas.
  • B) IV, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) I e IV, apenas.
  • E) I, II, III e IV.

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A alternativa correta é letra D) I e IV, apenas.

 

O Conselho Federal de Psicologia, dentre as suas atribuições, determina os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica em seus diferentes contextos. Tais princípios se referem à(ao)

 

Observe o que diz a "Cartilha Avaliação Psicológica" do CFP:

 

12. Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica? É necessário que o psicólogo se mantenha atento aos seguintes princípios:

 

¬ Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica;

 

¬ Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI;

 

¬ Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado;

 

¬ Realização da avaliação psicológica em condições ambientais adequadas, de modo a assegurar a qualidade e o sigilo das informações obtidas;

 

¬ Guarda dos documentos de avaliação psicológica em arquivos seguros e de acesso controlado;

 

¬ Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las;

 

¬ Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos.

 

Com base nisso, é possível perceber que apenas as afirmativas I e IV estão corretas. Veja: 


I. contínuo aprimoramento profissional;
II. utilização apenas dos testes psicológicos com reconhecimento das associações internacionais de avaliação psicológica;
III. disponibilização das informações da avaliação psicológica àqueles que se sintam interessados;
IV. proteção da integridade dos testes.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra D. 


Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)


a)  III, apenas.
b)  IV, apenas.
c)  I e II, apenas.
d)  I e IV, apenas.
e)  I, II, III e IV.

95) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (2013), o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados. Dentre os passos indicados abaixo,


I. Levantamento dos objetivos da avaliação sem a obrigação de considerar as particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado.


II. Coleta de informações exclusivamente pelo meio de testes psicológicos.


III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais.


IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos.


verifica-se que estão corretos

  • A) II, apenas.
  • B) I e II, apenas.
  • C) III e IV, apenas.
  • D) I, III e IV, apenas.
  • E) I, II, III e IV.

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A alternativa correta é letra C) III e IV, apenas.

 

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (2013), o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados. Dentre os passos indicados abaixo,

 

Observe os passos essenciais, segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica do CFP:

 

"O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

 

levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação"

 

Com isso, é possível perceber que apenas as afirmativas III e IV estão de acordo com a Cartilha: 


I. Levantamento dos objetivos da avaliação sem a obrigação de considerar as particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado.


II. Coleta de informações exclusivamente pelo meio de testes psicológicos.


III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais.


IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra C. 


verifica-se que estão corretos


a)  II, apenas.
b)  I e II, apenas.
c)  III e IV, apenas.
d)  I, III e IV, apenas.
e)  I, II, III e IV.

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96) De acordo com as orientações do Conselho Federal de Psicologia, compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:


I. contexto no qual a avaliação psicológica se insere e propósitos da avaliação psicológica;


II. capacidade de respostas sobre as características, habilidades ou traços de personalidade que os instrumentos/técnicas pretendem avaliar;


III. construtos psicológicos a serem investigados e adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;


IV. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.


Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A) I e II, apenas.
  • B) III e IV, apenas.
  • C) I, III e IV, apenas.
  • D) II, III e IV, apenas.
  • E) I, II, III e IV.

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A alternativa correta é letra C) I, III e IV, apenas.

 

De acordo com as orientações do Conselho Federal de Psicologia, compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

 

Observe o que diz a Cartilha de Avaliação Psicológica do CFP:

 

"A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

 

1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;

 

2. propósitos da avaliação psicológica;

 

3. construtos psicológicos a serem investigados;

 

4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;

 

5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação."

 

Com base nisso, é possível perceber que estão corretas as afirmativas I, III e IV. A única que não está presente no documento é a II. Veja:  


I. contexto no qual a avaliação psicológica se insere e propósitos da avaliação psicológica;


II. capacidade de respostas sobre as características, habilidades ou traços de personalidade que os instrumentos/técnicas pretendem avaliar;


III. construtos psicológicos a serem investigados e adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;


IV. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra C. 


Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)


a)  I e II, apenas.
b)  III e IV, apenas.
c)  I, III e IV, apenas.
d)  II, III e IV, apenas.
e)  I, II, III e IV.

97) Segundo Jäger e Petermann no processo diagnóstico diversas pessoas representam um papel importante:

  • A) O contratante é o profissional responsável pela aplicação dos testes pedidos.

  • B) O diagnosticador é a pessoa que tem a responsabilidade pela realização do processo diagnóstico de acordo com as normas de qualidade da disciplina e seus princípios éticos.

  • C) O diagnosticando é a pessoa física ou jurídica que busca com ajuda do diagnóstico obter resposta a uma questão.

  • D) Terceiros pertencentes ao ambiente social do diagnosticando, que podem, de acordo com a situação, serem convidados a servirem de diagnosticandos para a comparação de baterias de testes.

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A alternativa correta é letra B) O diagnosticador é a pessoa que tem a responsabilidade pela realização do processo diagnóstico de acordo com as normas de qualidade da disciplina e seus princípios éticos.

No processo diagnóstico, o papel do diagnosticador é crucial. Ele é responsável por conduzir o processo de avaliação psicológica seguindo as normas e princípios éticos da profissão. Isso inclui a escolha e aplicação adequada dos testes psicológicos, a interpretação dos resultados e a elaboração de um diagnóstico preciso. O diagnosticador deve possuir conhecimento técnico e habilidade para conduzir o processo de forma ética, garantindo a validade e a confiabilidade das informações obtidas.

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98) Tendo por referência as ideias de Alchieri e Cruz (2014) sobre avaliação psicológica, marque a afirmativa correta:

  • A) Denomina-se precisão a capacidade do teste de realmente medir aquilo que se propõe.

  • B) A escolha dos testes a serem aplicados numa situação de avaliação psicológica, deve considerar exclusivamente a necessidade de investigar os aspectos patológicos do comportamento.

  • C) Os testes são instrumentos de medida validados e padronizados, resultado da medida de fenômenos e processos psicológicos.

  • D) Um processo de avaliação psicológica independe, particularmente, da habilidade do avaliador em escolher estratégias e procedimentos (recursos metodológicos e técnicos) específicos ao objetivo visado.

  • E) Recomenda-se que na aplicação de um instrumento psicológico não é imprescindível o psicólogo ater-se rigorosamente às instruções do manual, podendo modificá-las sempre que necessário.

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A alternativa correta é letra C) Os testes são instrumentos de medida validados e padronizados, resultado da medida de fenômenos e processos psicológicos.

Gabarito: Letra C

Tendo por referência as ideias de Alchieri e Cruz (2014) sobre avaliação psicológica, marque a afirmativa correta:

a)  Denomina-se precisão a capacidade do teste de realmente medir aquilo que se propõe.

Errado. Esse é o conceito denominado validade.

 

b)  A escolha dos testes a serem aplicados numa situação de avaliação psicológica, deve considerar exclusivamente a necessidade de investigar os aspectos patológicos do comportamento.

Errado. Esse é apenas um dos fatores a ser considerado na escolha dos instrumentos.

 

c)  Os testes são instrumentos de medida validados e padronizados, resultado da medida de fenômenos e processos psicológicos.

Certo!

 

d)  Um processo de avaliação psicológica independe, particularmente, da habilidade do avaliador em escolher estratégias e procedimentos (recursos metodológicos e técnicos) específicos ao objetivo visado.

Errado. A avaliação psicológica depende diretamente da habilidade do avaliador de escolher e aplicar as técnicas apropriadas para o caso.

 

e)  Recomenda-se que na aplicação de um instrumento psicológico não é imprescindível o psicólogo ater-se rigorosamente às instruções do manual, podendo modificá-las sempre que necessário.

Errado. É, sim, imprescindível que o profissional se atenha as instruções do manual.

 

Nosso gabarito é Letra C

99) Analise as afirmativas sobre a Metodologia da Investigação Psicológica segundo Erthal (2003), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

( ) Segundo suas finalidades, os testes dividem-se em testes de velocidade e testes de potência.

 

( ) Uma desvantagem dos testes coletivos é o dispêndio de tempo para sua aplicação.

 

( ) O estabelecimento de rapport colabora com um melhor rendimento do sujeito avaliado.

 

( ) A avaliação se torna mais eficiente quanto mais esforço for despendido pelo sujeito durante a aplicação.

 

( ) A totalidade do comportamento não pode ser abrangida por um teste.

 

  • A) V – F – V – F – F

  • B) V – F – V – V – F

  • C) V – F – V – F – V

  • D) F – F – V – F – V

  • E) F – V – F – V – F

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A alternativa correta é letra C) V – F – V – F – V

Gabarito Letra C

(V) Segundo suas finalidades, os testes dividem-se em testes de velocidade e testes de potência.

Verdadeiro!

Segundo a Finalidade:

Nesse caso, dividem-se em testes de velocidade, ou rapidez, e testes de potência, ou nível.

Os testes puros de velocidade medem a rapidez de raciocínio ou execução de determinada tarefa. Caracterizam-se pelo tempo certo de administração e pelo fato de serem homogêneos, isto é, medirem o mesmo fator comum em todos os itens. Apresentam o mesmo grau de dificuldade, sendo seus itens muito fáceis para se ter como variável apenas a rapidez de execução. Seus resultados expressam-se em forma numérica, embora também se possa avaliar a qualidade da tarefa (ex.: Teste Toulouse-Pièron de atenção concentrada).

Os testes puros de potência são aqueles que medem, não a rapidez da execução, mas a qualidade da mesma. Avaliam a potencialidade do indivíduo em relação a alguma característica. Os itens apresentam-se em dificuldade crescente — teste heterogêneo — e isso toma mais tempo para a sua realização. Não se pode dizer que o tempo é ilimitado, pois isso implicaria ter-se que estar à disposição do testando. Trata-se de um tempo-limite considerado suficiente para se completar a tarefa proposta.”

 

(F) Uma desvantagem dos testes coletivos é o dispêndio de tempo para sua aplicação.

Falso. Pelo contrário, os testes coletivos tem como vantagem serem realizado de forma mais rápida.

 

(V) O estabelecimento de rapport colabora com um melhor rendimento do sujeito avaliado.

Verdadeiro!

“Sabendo-se que as atividades anteriormente desenvolvidas pelos aplicandos podem influenciar seu desempenho, talvez seja necessário que o aplicador, durante a fase de relacionamento inicial, peça que os sujeitos as especifiquem em uma folha separada, no caso de aplicação grupal, ou verbalmente, no caso de aplicação individual. Perturbação emocional, fadiga e outros problemas podem ser conseqüências de tais atividades prévias e, provavelmente, afetarão o teste. Esse relacionamento estabelecido entre aplicador e aplicando, que na verdade é o agente catalisador para a obtenção do melhor rendimento possível dos sujeitos, é chamado rapport. Não há regras definidas e explícitas para o bom estabelecimento de um rapport, pois se trata de uma atitude básica que já faz parte da pessoa o saber aceitar e compreender outras pessoas de forma objetiva e imparcial.” 

 

(F) A avaliação se torna mais eficiente quanto mais esforço for despendido pelo sujeito durante a aplicação.

Falso. Pelo contrário, veja:

“A avaliação dos resultados pode ser feita durante ou depois da aplicação dos testes. Nas escalas de desenvolvimento, para que se passe de uma etapa a outra, é necessário que se avalie o desempenho do indivíduo durante a aplicação. Seja qual for o momento da avaliação, esta será mais eficiente quanto menos esforço se precisar despender. Nos testes objetivos, a correção é geralmente feita através de crivos ou chaves de correção que facilitam o trabalho.” 

 

(V) A totalidade do comportamento não pode ser abrangida por um teste.

Verdadeiro!

“Deve-se reconhecer o fato de que os testes não são infalíveis e não devem ser considerados como os únicos instrumentos para o fim a que se destinam. Seu uso é necessário, mas não dispensa a observação e a entrevista, que complementam sua interpretação. Por ser uma amostra de comportamento, o teste é relativamente econômico quanto ao tempo, sendo útil e prático quando se trata de avaliar grande número de pessoas simultaneamente. Seu emprego é útil para formular prognósticos e também como técnica de investigação. Entretanto, apresenta algumas desvantagens. Não se pode abranger a totalidade do comportamento medido por um teste. Além do mais, a menos que se complementem os dados com entrevista e observação acuradas, a interpretação do teste é falha, pois não se pode avaliar a situação em que o indivíduo se encontra no momento.” 

 

Assim, a sequência correta é V F V F V.

Nosso gabarito é Letra C

  

Referência

ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009

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100) A respeito da elaboração de documentos em Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação clara, bem estruturada e bem definida, possibilitando a compreensão por quem lê.
  • B) Na elaboração do documento, o psicólogo deve seguir os princípios éticos respeitando sempre o sigilo profissional.
  • C) Na Declaração Psicológica não deve constar registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.
  • D) O Atestado e o Parecer Psicológico são sinônimos para o mesmo documento que certifica determinada situação, afirmando sobre as condições de quem o solicita.
  • E) O Relatório ou Laudo Psicológico é descritivo e apresenta situações psicológicas e determinações históricas, sociais, políticas e culturais.

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A alternativa correta é letra D) O Atestado e o Parecer Psicológico são sinônimos para o mesmo documento que certifica determinada situação, afirmando sobre as condições de quem o solicita.

 

A respeito da elaboração de documentos em Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA.

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque, divididas em duas partes:

 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

2) Análise das alternativas

 
 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003 (a questão é de 2014), portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação clara, bem estruturada e bem definida, possibilitando a compreensão por quem lê.

CORRETA. De acordo com a Resolução 007/2003:

A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.”

 

b)  Na elaboração do documento, o psicólogo deve seguir os princípios éticos respeitando sempre o sigilo profissional.

CORRETA. Conforme a Resolução 007/2003:

Na elaboração de DOCUMENTO, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional

 

c)  Na Declaração Psicológica não deve constar registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

CORRETA. Sobre a “Declaração Psicológica”, a Resolução em questão menciona:

“Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”

 

d)  O Atestado e o Parecer Psicológico são sinônimos para o mesmo documento que certifica determinada situação, afirmando sobre as condições de quem o solicita.

INCORRETA. Na Resolução 007/2003, “relatório e laudo psicológico” é que eram considerados sinônimos, confira:

“O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.”

 

e)  O Relatório ou Laudo Psicológico é descritivo e apresenta situações psicológicas e determinações históricas, sociais, políticas e culturais.

CORRETA. Vide correção da LETRA “D”.

 

______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI  Acesso em 05 de Out de 2021.

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