Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

121) Sobre os métodos utilizados na Avaliação Psicológica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Inicialmente, é necessário saber o objetivo da avaliação.
  • B) Informações sobre o histórico de vida e particularidades do indivíduo ou grupo são essenciais.
  • C) Para a coleta de dados, podem ser utilizados entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos.
  • D) A utilização de uma única técnica pode ser recomendada como instrumento de avaliação, de acordo com o objetivo.
  • E) Após indicação das respostas da avaliação, é necessária a comunicação dos resultados aos interessados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A utilização de uma única técnica pode ser recomendada como instrumento de avaliação, de acordo com o objetivo.

 

Sobre os métodos utilizados na Avaliação Psicológica, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho da cartilha "Avaliação Psicológica" do CFP:

 

"3. Quais os passos mínimos para se fazer avaliação psicológica?

 

O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

 

¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação."

 

Portanto, a afirmativa incorreta encontramos na Letra D.


a)  Inicialmente, é necessário saber o objetivo da avaliação.
b)  Informações sobre o histórico de vida e particularidades do indivíduo ou grupo são essenciais.
c)  Para a coleta de dados, podem ser utilizados entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos.
d)  A utilização de uma única técnica pode ser recomendada como instrumento de avaliação, de acordo com o objetivo.
e)  Após indicação das respostas da avaliação, é necessária a comunicação dos resultados aos interessados.

Continua após a publicidade..

122) A respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa INCORRETA: 

  • A) Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise apenas os condicionantes atuais e sociais, e não históricos e seus efeitos no psiquismo.  

  • B) A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.  

  • C) Ocorre por meio de um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, utilizando-se, para tanto, técnicas e instrumentos psicológicos.  

  • D) Nenhuma das alternativas acima está incorreta. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise apenas os condicionantes atuais e sociais, e não históricos e seus efeitos no psiquismo.  

   

A respeito da avaliação psicológica, assinale a alternativa INCORRETA: 

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos. Nesse sentido, o capítulo sobre as dimensões éticas da avaliação psicológica relaciona diferentes infrações que motivaram processos éticos envolvendo a avaliação psicológica, os quais foram julgados pelo Conselho Federal de Psicologia à luz dos princípios éticos preconizados pela Associação Americana de Psicologia (APA) em 1992 e revisado em 2002, a saber: competência, integridade, responsabilidade científica e profissional, respeito pela dignidade e pelos direitos das pessoas, preocupação com o bem-estar do outro e responsabilidade social.

 

(...)

 

A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes, que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica"

 

Fonte: "Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão" (CFP)

 

Com isso, encontramos a afirmativa incorreta na Letra A.

 

a)  Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise apenas os condicionantes atuais e sociais, e não históricos e seus efeitos no psiquismo.  

 

b)  A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.  

 

c)  Ocorre por meio de um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, utilizando-se, para tanto, técnicas e instrumentos psicológicos.  

 

d)  Nenhuma das alternativas acima está incorreta. 

123) Um dos cuidados que um psicólogo deve ter ao elaborar um laudo psicológico é o de

  • A) apresentar os resultados e medidas obtidos por meio da mensuração e interpretação dos testes psicológicos.
  • B) evitar indicações diretas sobre as condutas e encaminhamentos a serem adotados no caso avaliado.
  • C) apresentar todos os procedimentos por ele adotados e as conclusões resultantes do processo de avaliação.
  • D) apresentar informações diagnósticas que ultrapassem as demandas e solicitações feitas ao início do processo.
  • E) elaborar a redação do documento utilizando-se de termos e de linguagem técnicos e científicos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) apresentar todos os procedimentos por ele adotados e as conclusões resultantes do processo de avaliação.

 

Um dos cuidados que um psicólogo deve ter ao elaborar um laudo psicológico é o de


a)  apresentar os resultados e medidas obtidos por meio da mensuração e interpretação dos testes psicológicos.

 

A Resolução CFP N º 6/2019 não fala sobre apresentar medidas.

 

Assertiva Falsa.


b)  evitar indicações diretas sobre as condutas e encaminhamentos a serem adotados no caso avaliado.

 

A escrita deve ser precisa e detalhada. Portanto, as indicações devem ser diretas, não indiretas.

 

Assertiva Falsa.


c)  apresentar todos os procedimentos por ele adotados e as conclusões resultantes do processo de avaliação.

 

Essa alternativa está de acordo com a Resolução do CFP Nº 6/2019:

 

"IV - O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico."

 

Assertiva Correta.


d)  apresentar informações diagnósticas que ultrapassem as demandas e solicitações feitas ao início do processo.

 

Segundo a Resolução do CFP Nº 6/2019:

 

"IV - O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico."

 

Assertiva Falsa.


e)  elaborar a redação do documento utilizando-se de termos e de linguagem técnicos e científicos.

 

É importante que haja uma comunicação acessível ao destinatário. Por isso, não necessariamente se deve utilizar termos científicos. De acordo com a Resolução supracitada:

 

"I - O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico. Deve conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário, em conformidade com os preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

Continua após a publicidade..

124) Assinale a alternativa CORRETA sobre a elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.

  • A) São modalidades de documentos a Declaração, Atestado Psicológico, Laudo Profissional e Parecer Psicológico. Só existe a necessidade de ser assinada a última lauda, por se constituírem documentos únicos, sem a necessidade de reconhecimento de outras produções escritas.
  • B) A Declaração presta-se a justificar faltas ou impedimentos do solicitante, justificar estar inapto após a entrevista psicológica e definir a hipótese diagnóstica sob o aspecto psicossomático.
  • C) O Relatório Psicológico não deve conter o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos, estando vedado ao profissional apontar a descrição da demanda, os procedimentos realizados e as conclusões alcançadas.
  • D) Os psicólogos devem se basear, ao produzirem documentos escritos, exclusivamente nos instrumentos técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas, tais como entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta e intervenções verbais, assim como em materiais e documentos pertinentes à matéria em questão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Os psicólogos devem se basear, ao produzirem documentos escritos, exclusivamente nos instrumentos técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas, tais como entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta e intervenções verbais, assim como em materiais e documentos pertinentes à matéria em questão.

Gabarito Letra D

 

A questão pergunta qual alternativa trás a informação correta sobre a elaboração de documentos psicológicos. Como a questão é de antes da resolução 06/2019, vamos analisa-la à luz da resolução vigente na época, a 007/2003, mas, para atualizar a questão, vamos também analisar se as alternativas ainda são procedentes ou não.

 

Letra A)  São modalidades de documentos a Declaração, Atestado Psicológico, Laudo Profissional e Parecer Psicológico. Só existe a necessidade de ser assinada a última lauda, por se constituírem documentos únicos, sem a necessidade de reconhecimento de outras produções escritas.

 

A alternativa trás corretamente as modalidades de documentos, mas deve-se rubricar todas as laudas, e assinar por extenso a ultima.

 

Na resolução 06/2019, mantém-se a exigência de rubrica em todas as laudas, então a alternativa continuaria incorreta hoje. Porém, além disso, há a inclusão do relatório psicológico e multiprofissional como modalidades de documentos. Alternativa incorreta.

 

Letra B)  A Declaração presta-se a justificar faltas ou impedimentos do solicitante, justificar estar inapto após a entrevista psicológica e definir a hipótese diagnóstica sob o aspecto psicossomático.

 

Tanto na resolução de 2003 como na de 2019, é o atestado que justifica faltas ou atrasos. A declaração só declara informações como tempo, dias e horários de atendimentos ou acompanhamentos. Alternativa incorreta.

 

Letra C)  O Relatório Psicológico não deve conter o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos, estando vedado ao profissional apontar a descrição da demanda, os procedimentos realizados e as conclusões alcançadas.

 

O profissional, para respeitar o sigilo, deve limitar as informações oferecidas àquelas necessárias. Porém, não é vedado a descrição da demanda, (há na estrutura, inclusive, um tópico destinado exclusivamente a ela) os procedimentos e as conclusões, em nenhuma das duas resoluções observadas. Vejamos:

A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o

encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.” (Resolução 007/2003)

“O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.”

 

Alternativa incorreta.

 

Letra D)  Os psicólogos devem se basear, ao produzirem documentos escritos, exclusivamente nos instrumentos técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas, tais como entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta e intervenções verbais, assim como em materiais e documentos pertinentes à matéria em questão.

 

Independente de qual resolução está vigente, o conteúdo dessa alternativa diz respeito a preceitos do código de ética profissional do psicólogo, e está congruente com o mesmo. Então, mesmo se essa questão fosse aplicada hoje, essa ainda seria a alternativa correta, e nosso gabarito.

 

Referência

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf  Acesso em 04 de junho de 2019.

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 06/2019 _ Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-6-2019-institui-regras-para-a-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pela-o-psicologa-o-no-exercicio-profissional-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-15-1996-a-resolucao-cfp-no-07-2003-e-a-resolucao-cfp-no-04-2019?q=006/2019 Acesso em 04 de junho de 2019.

125) “O aumento da expectativa de vida ao nascimento e a projeção da continuidade desse aumento nas próximas décadas imprimem diversos novos desafios às ciências da saúde. Algumas patologias do desenvolvimento se tornam mais frequentes com o aumento da quantidade de idosos, entre as quais se destacam as patologias da cognição, do comportamento e da funcionalidade” (MALLOY-DINIZ e COLS, 2013).


São afirmativas corretas, EXCETO.

  • A) O exame neuropsicológico é um recurso útil no diagnóstico diferencial das perdas cognitivas decorrentes do envelhecimento normal ou patológico.
  • B) O exame neuropsicológico é aplicado a uma variedade de situações em que é importante avaliar competências, capacidades e adequação funcional a contextos específicos do cotidiano.
  • C) Na ausência de marcadores biológicos capazes de diagnosticar com precisão quadros demenciais, o exame neuropsicológico é, na atualidade, um dos principais exames complementares em geriatria.
  • D) O exame neuropsicológico do idoso e do adulto consiste em uma coleção de resultados de testes aplicados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O exame neuropsicológico do idoso e do adulto consiste em uma coleção de resultados de testes aplicados.

Gabarito Letra D

 

Aqui, estamos procurando a alternativa errada:

 

a)  O exame neuropsicológico é um recurso útil no diagnóstico diferencial das perdas cognitivas decorrentes do envelhecimento normal ou patológico.

 

Correto! Considerando que o declínio das funções mentais é um processo normal do envelhecimento, é difícil, e importante, diferenciar o que são perdas cognitivas normais e o que representa um processo patológico, e tentar identificar as patologias possíveis ainda em seus estágios iniciais. Este não pode ser nosso gabarito.

 
b)  O exame neuropsicológico é aplicado a uma variedade de situações em que é importante avaliar competências, capacidades e adequação funcional a contextos específicos do cotidiano.

 

Correto! O exame neuropsicológico pode avaliar atenção, linguagem, funções executivas, habilidades visuoespaciais, memória, e pode ser utilizado em vários contextos.


c)  Na ausência de marcadores biológicos capazes de diagnosticar com precisão quadros demenciais, o exame neuropsicológico é, na atualidade, um dos principais exames complementares em geriatria.

 

Correto! Muitas vezes, em estágios iniciais de patologias, os exames de imagem não conseguem apontar quadros de demência, e o exame neuropsicológico consegue ter mais sensibilidade para detectar sinais da doença, vejamos o que Malloy-Diniz (2010) fala sobe o assunto:

 

“Os testes são sensíveis a disfunções no funcionamento cerebral e determinam áreas de prejuízo que não são ainda evidentes em exames de imagem e em eletroencefalogramas. A testagem neuropsicológica pode definir a localização e a lateralização da disfunção cerebral associada a prejuízos comportamentais por meio da quantificação de mudanças das funções sensórias ou motoras e através de exame das funções cerebrais mais complexas, como linguagem, habilidades visuoespaciais, memória verbal e não verbal”


d)  O exame neuropsicológico do idoso e do adulto consiste em uma coleção de resultados de testes aplicados.

 

Incorreto! Apesar dos testes terem papel indispensável na avaliação neuropsicológica, esta também consiste de outros fatores, vejamos:

 

“Embora os neuropsicólogos usem com grande frequência os testes cognitivos, estes são apenas um dos quatro pilares da avaliação neuropsicológica. Os demais são a entrevista, a observação comportamental e as escalas de avaliação de sintomas.” (MALLOY-DINIZ, 2016)

 

Referência

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed, 2016

Continua após a publicidade..

126) Quanto ao laudo psicológico, assinale a alternativa correta.

  • A) Certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem o solicita.

  • B) Visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas à avaliação e ao atendimento psicológico e com a finalidade de declarar o acompanhamento psicológico do atendido.

  • C) Apresenta, descritivamente, acerca de situações e/ou condições psicológicas e de suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

  • D) Certifica o estado psicológico, com o uso da nosologia, e apresenta conclusões diagnósticas e prognósticas, baseadas na teoria e em dados objetivos observados durante a avaliação psicológica.

  • E) Visa informar o solicitante sobre as patologias observadas por meio da avaliação psicológica, na qual foram utilizados instrumentos validados cientificamente e respaldados pela teoria.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apresenta, descritivamente, acerca de situações e/ou condições psicológicas e de suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

 

Essa questão está baseada na Resolução 007/2003 (atualmente revogada). Mas vamos trazer o conteúdo da nova Resolução (6/2019) para mostrar a diferença.

 

Quanto ao laudo psicológico, assinale a alternativa correta.

 

a)  Certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem o solicita.

 

Essa alternativa está falando sobre o Atestado Psicológico.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas à avaliação e ao atendimento psicológico e com a finalidade de declarar o acompanhamento psicológico do atendido.

 

Esse é o caso da Declaração.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Apresenta, descritivamente, acerca de situações e/ou condições psicológicas e de suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

 

Essa afirmativa está de acordo com a Resolução 007/2003 (atualmente revogada), que considera laudo e relatório como sinônimos. Veja:

 

"O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo."

 

Contudo, com base na nova resolução (6/2019), há uma diferença entre laudo e relatório. Veja:

 

"Art. 11 O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

(...)

Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida."

 

É importante ressaltar que atualmente basta estudar a nova resolução.

 

Assertiva Correta.

 

d)  Certifica o estado psicológico, com o uso da nosologia, e apresenta conclusões diagnósticas e prognósticas, baseadas na teoria e em dados objetivos observados durante a avaliação psicológica.

 

Essa alternativa fez uma mistura entre o Atestado e Laudo.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

e)  Visa informar o solicitante sobre as patologias observadas por meio da avaliação psicológica, na qual foram utilizados instrumentos validados cientificamente e respaldados pela teoria.

 

O laudo não informa apenas patologias.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

127) Um psicólogo realizou o diagnóstico de uma criança a pedido do neurologista que a acompanha e da coordenadora pedagógica da escola que a criança frequenta. A comunicação dos resultados obtidos por meio da avaliação deve

  • A) seguir o mesmo padrão e oferecer as mesmas informações para a coordenadora pedagógica da escola e para o neurologista que a acompanha.

  • B) ser encaminhada primeiramente ao neurologista que acompanha a criança, pois cabe a este profissional decidir que informações são necessárias para a escola.

  • C) ser apresentada aos responsáveis pela criança, que definem que informações devem ser transmitidas aos profissionais que acompanham a criança.

  • D) responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.

  • E) concentrar-se nos aspectos cognitivos no documento encaminhado à coordenadora pedagógica e nos aspectos motores no documento enviado ao neurologista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.

 

Um psicólogo realizou o diagnóstico de uma criança a pedido do neurologista que a acompanha e da coordenadora pedagógica da escola que a criança frequenta. A comunicação dos resultados obtidos por meio da avaliação deve

 

Observe o texto de Cunha:

 

"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor. Existem questões cuja resposta é do interesse de um receptor, mas não de outro. Tomemos um exemplo simples de um menino que está tendo reações agressivas contra pessoas do sexo feminino, que é encaminhado para exame pela pré-escola.

 

Ao psicoterapeuta, ao qual será encaminhado, interessa por que e para que existe o sintoma, isto é, importa o entendimento dinâmico do caso. À escola importa mais saber como se apresenta, em que circunstâncias, e como manejar o problema. Portanto, o conteúdo pode variar quanto à natureza dos dados, conforme as questões a que responde."

 

Com base nisso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  seguir o mesmo padrão e oferecer as mesmas informações para a coordenadora pedagógica da escola e para o neurologista que a acompanha.

 

Como vimos, a comunicação dos resultados também varia de acordo com a identidade do receptor. Portanto, não se deve seguir o mesmo padrão.


Assertiva Falsa.

b)  ser encaminhada primeiramente ao neurologista que acompanha a criança, pois cabe a este profissional decidir que informações são necessárias para a escola.

 

O profissional que realizou o psicodiagnóstico é quem fica responsável por fazer a comunicação para os diferentes receptores.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  ser apresentada aos responsáveis pela criança, que definem que informações devem ser transmitidas aos profissionais que acompanham a criança.

 

Como vimos acima, não são os responsáveis pela criança que definem a comunicação dos resultados.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o texto de Cunha.

 

Assertiva Correta.

 

e)  concentrar-se nos aspectos cognitivos no documento encaminhado à coordenadora pedagógica e nos aspectos motores no documento enviado ao neurologista.

 

Não dá para definir, a priori, a comunicação que deve ser feita para cada receptor. Isso deve ser analisado pelo psicólogo que está responsável pelo processo psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

Continua após a publicidade..

128) Um psicólogo recebe os pais de uma criança de 5 anos encaminhada pela escola para psicodiagnóstico. A criança, nos últimos dois meses, tem apresentado desinteresse pelas atividades e, eventualmente, emite gritos, sem motivo identificável, que perturbam a atmosfera da classe. Na primeira entrevista com os pais da criança, o psicólogo, de orientação psicanalítica, observa que, embora ao longo da sessão os pais tenham algum nível de insight de que esses comportamentos merecem atenção, não observa neles indícios de preocupação ou apreensão. Essa constatação, no contexto desse psicodiagnóstico, deve ser considerada como

  • A) negativa, pois indica que os pais não se apropriaram do problema, devido a mecanismos de negação parcial ou total da importância do conflito.

  • B) positiva, pois indica que os pais apresentam alta tolerância à frustração e receptividade para acolher as angústias que a criança revelará ao longo do processo.

  • C) positiva, pois indica que foi atingido um nível ideal de ansiedade instrumental que facilitará o trabalho do psicólogo.

  • D) inócua, pois dado o caráter altamente estruturado recomendado para a primeira entrevista, não se espera grande envolvimento por parte dos pais.

  • E) negativa, pois costuma ser o prenúncio de um clima de total descontrole dos pais diante de uma problemática que não é deles.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) negativa, pois indica que os pais não se apropriaram do problema, devido a mecanismos de negação parcial ou total da importância do conflito.

 

Um psicólogo recebe os pais de uma criança de 5 anos encaminhada pela escola para psicodiagnóstico. A criança, nos últimos dois meses, tem apresentado desinteresse pelas atividades e, eventualmente, emite gritos, sem motivo identificável, que perturbam a atmosfera da classe. Na primeira entrevista com os pais da criança, o psicólogo, de orientação psicanalítica, observa que, embora ao longo da sessão os pais tenham algum nível de insight de que esses comportamentos merecem atenção, não observa neles indícios de preocupação ou apreensão. Essa constatação, no contexto desse psicodiagnóstico, deve ser considerada como

 

Essa questão está baseada no seguinte texto de Arzeno:

 

"É importante detectar na primeira entrevista, seja com os pais, com o filho, com o adolescente ou com o adulto que chegam pela primeira vez, o nível de angústia, o nível de preocupação que provoca isso que esta ocorrendo com eles.

 

É necessário e saudável que se produza num momento determinado da entrevista, quando o paciente ou seus pais tenham insight de que o que ocorre é triste, preocupa ou assusta, notar que surja neles algum indicio de tais sentimentos, pois se não for assim pode predominar um clima de negação parcial da verdadeira importância do conflito, ou um clima maníaco de negação total e projeção, como quando tudo parece ser preocupação da professora ou do pediatra, mas não dos pais."

 

Com base nisso, nota-se que a alternativa correta é a Letra A. 

 

a)  negativa, pois indica que os pais não se apropriaram do problema, devido a mecanismos de negação parcial ou total da importância do conflito.

b)  positiva, pois indica que os pais apresentam alta tolerância à frustração e receptividade para acolher as angústias que a criança revelará ao longo do processo.

c)  positiva, pois indica que foi atingido um nível ideal de ansiedade instrumental que facilitará o trabalho do psicólogo.

d)  inócua, pois dado o caráter altamente estruturado recomendado para a primeira entrevista, não se espera grande envolvimento por parte dos pais.

e)  negativa, pois costuma ser o prenúncio de um clima de total descontrole dos pais diante de uma problemática que não é deles.

129) Tomando como base as características mais comuns do brincar, pode-se dizer que a criança neurótica

  • A) tende a criar personagens cruéis que correspondem a um superego primitivo e punitivo.

  • B) demonstra limitação das possibilidades criativas que dependem de sínteses egoicas.

  • C) é incapaz de expressar seus conflitos no “como se” da situação lúdica em que se encontra.

  • D) brinca de maneira estereotipada, com tendência à perseveração e repetição de conteúdo.

  • E) dramatiza personagens mais distantes de seus modelos reais, com ênfase na onipotência.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) demonstra limitação das possibilidades criativas que dependem de sínteses egoicas.

 

Tomando como base as características mais comuns do brincar, pode-se dizer que a criança neurótica

 

a)  tende a criar personagens cruéis que correspondem a um superego primitivo e punitivo.

 

Essas são características que Ocampo et al., no livro "O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas", relacionam com o brincar da criança psicótica.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  demonstra limitação das possibilidades criativas que dependem de sínteses egoicas.

 

Essa afirmativa está de acordo com o que Ocampo et al. falam sobre o brincar da criança neurótica. Veja:

 

"Nestas crianças há, pois, uma adequação relativa à realidade, cujo grau depende dos termos do conflito; há uma tentativa de satisfazer o princípio de prazer que, por seu lado, gera culpa não tolerada pelo ego, que desloca o impulso para objetos substitutivos afastados do original. 


Este deslocamento, a serviço da repressão, provoca um círculo vicioso pelo qual não se consegue a satisfação e deve-se recorrer a novos deslocamentos que, mais uma vez, evidenciam o conflito. 


Deste modo, vêem-se limitadas a capacidade de aprendizagem e as possibilidades criativas que dependem de uma síntese egóica adequada."

 

Assertiva Correta.

 

c)  é incapaz de expressar seus conflitos no “como se” da situação lúdica em que se encontra.

 

Essa incapacidade é característica das crianças psicóticas, segundo Ocampo et al.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  brinca de maneira estereotipada, com tendência à perseveração e repetição de conteúdo.

 

Isso também ocorre com as crianças psicóticas.

 

Assertiva Falsa. 

 

e)  dramatiza personagens mais distantes de seus modelos reais, com ênfase na onipotência.

 

Veja o que Ocampo et al. falam sobre as crianças neuróticas:

 

 "Estas crianças dramatizam personagens mais próximos aos modelos reais, com menos carga de onipotência e maldade."

 

Assertiva Falsa.  

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

Continua após a publicidade..

130) O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. De acordo com Goldstein (1992) um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir diversos tipos de informações, assim como:

  • A) Entrevista, avaliação dos professores e pais.
  • B) Entrevista comportamental e dados de visitas à escola.
  • C) Genonograma, avaliação psiquiátrica e entrevista comportamental.
  • D) Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.

Gabarito Letra D

 

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. De acordo com Goldstein (1992) um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir diversos tipos de informações, assim como:
a)  Entrevista, avaliação dos professores e pais.
b)  Entrevista comportamental e dados de visitas à escola.
c)  Genonograma, avaliação psiquiátrica e entrevista comportamental.
d)  Histórico inteligente, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica.

 

Para o autor mencionado, o diagnóstico de hiperatividade na infância deve incluir Histórico, inteligencia, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula e consulta medica. Veja:

“Goldstein (1994) entende que um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infancia deve incluir um histórico da família e do desenvolvimento da criança. Para o diagnóstico, são fundamentais as informações do histórico relativas a outros problemas que a família teve, os métodos para impor a disciplina, ou sinais precoces de temperamento difícil, as lembranças dos pais sobre os acontecimentos da vida da criança. Essa coleta de dados deve incluir: Histórico, Inteligência, Personalidade Desempenho escolar, Amigos, Disciplina e comportamento em casa e em sala de aula. É importante que os pais entendam que não há resultado ou observação isolada para confirmar ou excluir o diagnóstico de hiperatividade em uma criança.

Durante o processo de avaliação da criança, os pais têm o direito à explicação em relação a natureza do problema e sua solução (GOLDSTEIN, 1994). O mesmo Goldstein (1994) ressalta, ainda, que o objetivo da avaliação não é classificar a criança ou decidir sobre o tratamento em particular. Para ele, o diagnóstico de hiperatividade não implica que qualquer tratamento isolado pode solucionar todas as dificuldades da criança em todas as situações, pois a maioria dos problemas vivenciados por uma criança hiperativa não pode ser evitada, mas pode ser administrada.”

“De acordo com a literatura especializada, para ser considerada hiperativos uma criança deve manifestar um certo número de comportamento em pelo menos seis meses. Um diagnóstico minucioso da hiperatividade na infância deve incluir oito tipos de informações: histórico, inteligência, personalidade, desempenho escolar, amigos, comportamento na sala de aula, consulta médica (Goldstein, 1992, p.43).”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4900/1/PDF%20-%20Maria%20Elizabete%20Fernandes%20Carneiro.pdf

http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/b001565.pdf

1 11 12 13 14 15 65