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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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151) Acerca dos fundamentos de medida psicológica e instrumentos de avaliação, julgue o item subsecutivo.

 

Há consenso de que a avaliação psicológica, considerada atividade técnica central da psicologia por fundamentá-la enquanto ciência, envolve-se pouco com questões sociais.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

Conseguimos julgar o item com base na Resolução nº 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que institui o Manual de elaboração de documentos decorrentes de avaliação psicológica. Segundo o qual:

Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica. (CFP, 2003)


A partir do trecho acima, percebe-se que a avaliação psicológica não pode deixar de se envolver com questões sociais, pois estas são um dos condicionantes do comportamento avaliado. 

 

Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf

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152) A avaliação neuropsicológica consiste no mapeamento das habilidades cognitivas do paciente com intuito de detectar facilidades e dificuldades no seu desempenho cotidiano.


Dentre os objetivos da avaliação neuropsicológica, estão o diagnóstico, o prognóstico, a definição do tratamento, a eficácia e a pesquisa.


Uma das habilidades requeridas para se alcançar o objetivo da eficácia na avaliação neuropsicológica é

  • A) saber utilizar a metodologia de pesquisa.
  • B) conhecer com amplitude os diversos testes neuropsicológicos, sabendo avaliar os seus valores psicométricos.
  • C) conhecer os quadros clínicos neuropsicológicos, psiquiátricos e emocionais.
  • D) conhecer o perfil neuropsicológico de determinados quadros clínicos.
  • E) ter o conhecimento do tratamento possível.

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A alternativa correta é letra B) conhecer com amplitude os diversos testes neuropsicológicos, sabendo avaliar os seus valores psicométricos.

Acredito que a questão poderia ter sido melhor formulada. Ao ler as alternativas, conseguimos selecionar pelo menos três que poderiam servir como resposta. Em vista disso, ao invés de ratificar o gabarito fornecido pela banca, vamos analisar as opções fornecidas:

 

a)  saber utilizar a metodologia de pesquisa.
 

Ter conhecimento sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área e sobre os testes que estão sendo analisados é essencial para o trabalho do neuropsicólogo. Logo, esta não seria uma alternativa descartada por mim. 

 

b)  conhecer com amplitude os diversos testes neuropsicológicos, sabendo avaliar os seus valores psicométricos.
 

Esta é a opção correta considerada pela banca, porém, na minha opinião, não é a única. 

 

c)  conhecer os quadros clínicos neuropsicológicos, psiquiátricos e emocionais.
 

Por que este aspecto não seria importante? Não consigo imaginar qual justificativa a banca poderia utilizar para contestar essa afirmação. Não apenas o profissional especialista em avaliação neuropsicológica deve possuir esse tipo de conhecimento, mas os de outras especialidades também. 

 

d)  conhecer o perfil neuropsicológico de determinados quadros clínicos.
 

Também é importante. Isso faz com que o neuropsicólogo consiga discriminar um quadro clínico de outro e realizar uma avaliação utilizando seu raciocínio clínico, além dos instrumentos necessários.

 

e)  ter o conhecimento do tratamento possível.

 

Esta opção é a única que talvez consigamos eliminar com mais facilidade, mas, ainda assim, com ressalvas. Para se alcançar eficácia na avaliação neuropsicológica não necessariamente precisamos ter o conhecimento do tratamento possível, porém se o profissional o possuir, melhor. 

 


Considerando as justificativas, defenderia a anulação desta questão pelo fato de haver mais de uma alternativa potencialmente correta.

 

Conferir:

 

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação neuropsicológica. Artmed Editora, 2009.

 

153) Em um exame psíquico, um paciente apresenta resposta automática da iris diante da presença da luz e resposta normal a uma ação específica mecânica, feita com o martelo adequado, sobre os tendões do joelho.


Os dois reflexos avaliados pelo psicólogo são, respectivamente,

  • A) pupilar; osteotendinosos
  • B) pupilar; palpebral
  • C) palpebral; osteotendinosos
  • D) oto-ocular; pupilar
  • E) osteotendinosos; oto-ocular

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A alternativa correta é letra A) pupilar; osteotendinosos

A banca poderia ter aproximado o conteúdo da questão para um tema mais relacionado à psicologia. É um conhecimento bem específico e utilizado pelos profissionais médicos, não por psicólogos. 

 

No entanto, vejamos os aspectos de cada reflexo apresentado pelas alternativas:

 

a)  pupilar; osteotendinosos

 

CORRETA. O reflexo pupilar refere-se a incidência de uma luz no olho e posterior observação do reflexo da constrição da pupila neste mesmo olho. Quanto aos reflexos osteotendinosos envolvem a percussão dos tendões. A descrição fornecida pelo enunciado trata desses dois tipos de reflexo. Portanto, esta será nossa resposta.

 

b)  pupilar; palpebral

 

INCORRETA. O primeiro reflexo já foi descrito na alternativa anterior. O reflexo palpebral refere-se a uma piscada nas pálpebras quando tocado o canto do olho. 


c)  palpebral; osteotendinosos

 

INCORRETA. Ambos já foram descritos nas alternativas anteriores.


d)  oto-ocular; pupilar

 

INCORRETA. O reflexo oto-ocular refere-se à rotação dos olhos para o lado oposto do ouvido quando colocada água quente ou gelada no conduto auditivo. O segundo reflexo foi descrito anteriormente.


e)  osteotendinosos; oto-ocular

 

INCORRETA. Ambos foram descritos anteriormente. 

 


Fonte: KLAASSEN, Curtis D.; WATKINS III, John B. Fundamentos em Toxicologia de Casarett e Doull (Lange). AMGH Editora, 2009.

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154) Um paciente, avaliado pelo psiquiatra do hospital, recebeu o diagnóstico de Transtorno do Humor Devido a Hipotireoidismo com Características Depressivas.


Considerando-se a acuidade do diagnóstico, conclui-se que o médico chegou a esse diagnóstico porque

  • A) encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.
  • B) foi informado do uso recente ou prolongado de um medicamento com efeitos psicoativos relacionado ao tratamento do hipotireoidismo.
  • C) ouviu, do paciente, evidências de sua dificuldade em lidar com o estresse gerado pelas restrições que seu quadro clínico insere em sua vida.
  • D) não detectou sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outra área importante na vida do paciente.
  • E) percebeu que o quadro depressivo ocorria, exclusivamente, durante o curso de um delirium produzido pelas condições fisiológicas relacionadas ao hipotireoidismo.

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A alternativa correta é letra A) encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.

Nesta questão, devemos optar pela alternativa mais coerente com o diagnóstico recebido pelo paciente: Transtorno do Humor Devido a Hipotireoidismo com Características Depressivas. 

 

A partir disso, vamos analisar as opções:

 

a)  encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.
 

CORRETA. É a única opção que estabelece uma associação plausível entre hipotireoidismo e depressão. Em vista disso, será nossa resposta.

 

b)  foi informado do uso recente ou prolongado de um medicamento com efeitos psicoativos relacionado ao tratamento do hipotireoidismo.
 

INCORRETA. O enunciado foi claro ao dizer que o transtorno do humor é decorrente do Hipotireoidismo, não de um medicamento relacionado ao tratamento dessa doença.

 

c)  ouviu, do paciente, evidências de sua dificuldade em lidar com o estresse gerado pelas restrições que seu quadro clínico insere em sua vida.
 

INCORRETA. O fato de o médico apenas ouvir as dificuldades do paciente em lidar com o estresse decorrente do quadro clínico não seria suficiente para fazer a relação das características depressivas com o hipotireoidismo e fechar o diagnóstico.

 

d)  não detectou sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outra área importante na vida do paciente.
 

INCORRETA. Se isso ocorresse, o diagnóstico não envolveria características depressivas. 

 

e)  percebeu que o quadro depressivo ocorria, exclusivamente, durante o curso de um delirium produzido pelas condições fisiológicas relacionadas ao hipotireoidismo.

 

INCORRETA. Essa opção estabelece alguma relação entre hipotireoidismo e depressão, no entanto, chega em um grau de especificação difícil de julgar considerando apenas as informações fornecidas pelo enunciado. Ao compará-la com a alternativa A, ficaremos com a segunda. 

155) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

O parecer psicológico é o documento a ser elaborado ao final da avaliação psicológica.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

Podemos julgar a questão com base na Resolução CFP 007/2003, na qual fica determinado que:

II - MODALIDADES DE DOCUMENTOS

  1. Declaração *
  2. Atestado psicológico
  3. Relatório / laudo psicológico
  4. Parecer psicológico *

* A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados. 


A partir da informação acima, concluímos que não é possível a elaboração de um parecer psicológico após a avaliação psicológica. O documento indicado, nesse caso, é o relatório ou laudo psicológico.

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156) “Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.”

 

(Weiss, 2012, p. 31.)


Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:

  • A) Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
  • B) Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
  • C) Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.
  • D) Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

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A alternativa correta é letra D) Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

A questão pede que assinalemos a ALTERNATIVA INCORRETA.

Para isso, vamos eliminar as assertivas CORRETAS sobre o diagnóstico psicopedagógico:

a)  Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
b)  Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
c)  Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.

A única opção incoerente com o contexto apresentado é a seguinte:

d)  Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

O erro está em dizer que os problemas de aprendizagem devem ser considerados independentes do sujeito em sua totalidade. Podemos chegar a essa conclusão pelo seguinte trecho do enunciado sobre o diagnóstico psicopedagógico: 

" [...] Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola."

 


157) Um homem de 40 anos foi encontrado morto dentro de uma piscina. Concluída a perícia, foi divulgado na certificação como causa de sua morte, o registro de asfixia por afogamento. Não se conseguia, com isso, precisar se o que havia ocorrido era decorrente de um acidente, de um homicídio ou tratava-se de um suicídio. Para auxiliar o perito legista, recorreu-se a um psicólogo especializado em saúde mental, habilitado na compreensão psicológica, que realizou exames retrospectivos, e analisou comunicações prévias do falecido. O profissional partiu do pressuposto que a avaliação retrospectiva permite observar pistas diretas ou indiretas relacionadas àquele comportamento letal que estava por vir. Com o objetivo de reconstruir a biografia do indivíduo, passou a realizar entrevistas com terceiros (cônjuge, filhos, pais, amigos, professores, médicos, por exemplo) e análise de documentos (pessoais, policiais, acadêmicos, hospitalares, auto da necropsia, dentre outros). Essa forma de avaliar, retrospectivamente, o que estava na mente da pessoa antes de sua morte corresponde à

  • A) Mortis Operandis.

  • B) Autópsia Psicológica.

  • C) Inventário Reconstrutivo.

  • D) Entrevista de Reformulação.

  • E) Exame Contextual.

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A alternativa correta é letra B) Autópsia Psicológica.

De acordo com Werlang (2000), a autópsia psicológica:

É um tipo de avaliação psicológica que enfoca o elemento que está faltando: a intenção do morto em relação à sua própria morte e, considerando que a maioria das vítimas comunica de alguma maneira suas intenções, cabe as psicólogos e psiquiatras encontrar as pistas deixadas atrás por elas.


Considerando a descrição feita pelo enunciado, constatamos que se trata da avaliação retrospectiva denominada autópsia psicológica.

 

 

Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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158) Atenção: Considere o excerto abaixo para responder à questão.


A constituição de uma subárea do conhecimento psicológico, conhecido como avaliação psicológica […] se afirmou historicamente como uma disciplina que tem por objetivo medir fenômenos ou processos psicológicos.


[…] como campo de conhecimento e de intervenção surgiu de uma série de situações práticas de explicação sobre problemas humanos.


(ARCHIERI e CRUZ. Avaliação psicológica – conceitos, métodos e instrumentos)


Considere os problemas humanos a seguir:


I. Transtornos e descompensações psicológicas.
II. Problemas de aprendizagem.
III. Problemas na interação social.
IV. Adaptabilidade ao trabalho.


Uma avaliação psicológica pode ter como objetivo a análise o que consta em

  • A) II e IV, apenas.
  • B) I, II, III e IV.
  • C) I e III, apenas.
  • D) I, II, III, apenas.
  • E) I e IV, apenas.

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A alternativa correta é letra D) I, II, III, apenas.

Devemos prestar atenção no comando da questão: "Uma avaliação psicológica pode ter como objetivo a análise o que consta em..."

 

Dentre os itens apresentados, repare que três deles foram citados de forma mais genérica, exigindo, dessa forma, a análise durante a avaliação psicológica:

I.Transtornos e descompensações psicológicas.

II. Problemas de aprendizagem.
III. Problemas na interação social.

O único que aponta uma característica específica, requerendo mais uma mensuração do que uma análise é o item:

IV. Adaptabilidade ao trabalho.

Portanto, atentando-nos ao objetivo da análise na avaliação psicológica, podemos dizer que essa característica consta em I, II e III apenas.

 

 

Para mais informações sobre o tema: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf

159) Atenção: Considere o excerto abaixo para responder à questão.


A constituição de uma subárea do conhecimento psicológico, conhecido como avaliação psicológica […] se afirmou historicamente como uma disciplina que tem por objetivo medir fenômenos ou processos psicológicos.


[…] como campo de conhecimento e de intervenção surgiu de uma série de situações práticas de explicação sobre problemas humanos.


(ARCHIERI e CRUZ. Avaliação psicológica – conceitos, métodos e instrumentos)

 

Por meio de uma avaliação psicológica, busca-se

  • A) responder às demandas sociais e à previsão das condutas individuais.
  • B) responder às demandas sociais e às possibilidades da avaliação em curso, bem como prever a conduta do avaliado.
  • C) responder às demandas sociais, pois o indivíduo é um ser social, e, por isto, é a única esfera que conta para uma avaliação.
  • D) ater o estritamente no escopo da avaliação, enfocando as possiblidades do sujeito.
  • E) a previsão das condutas dos indivíduos, a fim de se obter maior controle sobre eles.

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A alternativa correta é letra B) responder às demandas sociais e às possibilidades da avaliação em curso, bem como prever a conduta do avaliado.

Gabarito: Letra B.

Análise das alternativas:

a)  responder às demandas sociais e à previsão das condutas individuais.
 

INCORRETA. A previsão das condutas individuais é apenas um dos objetivos possíveis de uma avaliação psicológica.

b)  responder às demandas sociais e às possibilidades da avaliação em curso, bem como prever a conduta do avaliado.
 

CORRETA. É a opção mais completa e mais compatível com os objetivos da avaliação psicológica.

c)  responder às demandas sociais, pois o indivíduo é um ser social, e, por isto, é a única esfera que conta para uma avaliação.
 

INCORRETA. A esfera social não é a única que conta em uma avaliação.

d)  ater o estritamente no escopo da avaliação, enfocando as possibilidades do sujeito.
 

INCORRETA. Acabamos descartando essa opção pelo fato de ela estar incompleta. Ao enfocar apenas possibilidades do sujeito são negligenciadas as dificuldades dele, as quais devem ser mensuradas em uma avaliação.

e)  a previsão das condutas dos indivíduos, a fim de se obter maior controle sobre eles.

INCORRETA. A previsão das condutas, vista de forma isolada, não é capaz de gerar maior controle sobre elas nem pelo indivíduo, nem pelo avaliador. 


Para mais informações: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf

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160) Atenção: Considere o excerto abaixo para responder à questão.


A constituição de uma subárea do conhecimento psicológico, conhecido como avaliação psicológica […] se afirmou historicamente como uma disciplina que tem por objetivo medir fenômenos ou processos psicológicos.


[…] como campo de conhecimento e de intervenção surgiu de uma série de situações práticas de explicação sobre problemas humanos.


(ARCHIERI e CRUZ. Avaliação psicológica – conceitos, métodos e instrumentos)

 

A avaliação psicológica é resultante de três critérios:

  • A) A técnica, o instrumento e processo de avaliação.
  • B) Um instrumento com consistência estatística, um instrumento auxiliar e a contextualização da avaliação.
  • C) Um tópico, um instrumento de avaliação e um instrumento auxiliar.
  • D) O fenômeno a ser medido, o instrumento e o processo de avaliação.
  • E) O processo como instrumento, a medida que surge ao longo da avaliação e a intensionalidade do avaliador.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O fenômeno a ser medido, o instrumento e o processo de avaliação.

O três critérios solicitados foram retirados do livro apresentado como referência pela questão. Segundo Archieri e Cruz (2003):

 

A avaliação psicológica, do ponto de vista da produção do conhecimento, pode ser representada como a resultante de três critérios científicos, que se articulam conceitualmente de forma independente, a saber, a medida, o instrumento e o processo de avaliação.


Apenas para complementar informação, os autores consideram a "medida" como forma de comparar grandezas de mesma natureza, tomando uma como padrão. 

Com base no trecho apresentado, podemos dizer que está correto o que se afirma na ALTERNATIVA D.

 

Fonte: BACCHERETI, Luiz Fernando. Avaliação psicológica: conceitos, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

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