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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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161) Uma vez compreendido que o laudo é uma comunicação de resultados ao sujeito e ao solicitante da avaliação psicológica, apresentar estes resultados com uma visão integrada das informações e dados é algo imperioso. Um laudo psicológico que não apresente uma visão integrada implicará em

  • A) maior esforço de interpretação do documento por parte do solicitante.
  • B) uma visão imparcial sobre o sujeito, pois a avaliação psicológica é sempre algo produtivo, independentemente da visão que se apresente.
  • C) uma visão parcial sobre o sujeito, podendo induzir o solicitante a erro de análise.
  • D) uma visão parcial sobre o sujeito, e que não altera o modo como o documento será interpretado.
  • E) uma visão imparcial sobre o sujeito, pois uma visão integrada é algo relativo, uma vez que depende do cabedal teórico do solicitante.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) uma visão parcial sobre o sujeito, podendo induzir o solicitante a erro de análise.

Análise das alternativas:

 

a)  maior esforço de interpretação do documento por parte do solicitante.
 

INCORRETA. Não necessariamente implicará em maior esforço de interpretação, porém pode implicar em uma interpretação equivocada devido a falta de integração no documento.

 

b)  uma visão imparcial sobre o sujeito, pois a avaliação psicológica é sempre algo produtivo, independentemente da visão que se apresente.
 

INCORRETA. Nem sempre uma avaliação psicológica é produtiva. Se o laudo apresentar uma conclusão equivocada, esse processo pode ser até improdutivo. 

 

c)  uma visão parcial sobre o sujeito, podendo induzir o solicitante a erro de análise.
 

CORRETA. A visão integrada no laudo refere-se à amarração entre resultados dos testes, observação clínica e informações obtidas durante a anamnese. Se não houver esse trabalho, certamente, o documento pode induzir a erro de análise. 

 

d)  uma visão parcial sobre o sujeito, e que não altera o modo como o documento será interpretado.
 

INCORRETA. A visão parcial pode alterar o modo como o laudo será interpretado.

 

e)  uma visão imparcial sobre o sujeito, pois uma visão integrada é algo relativo, uma vez que depende do cabedal teórico do solicitante.

 

INCORRETA. Pelo contrário, implicará em uma visão parcial sobre o sujeito.

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162) As modalidades de documentos escritos da psicologia são: declaração, atestado, relatório e parecer. Assinale a alternativa correta em relação às características de cada um desses documentos.

  • A) A declaração certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o atestado visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

  • B) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

  • C) A declaração visa informar um diagnóstico psicológico baseado nos manuais de psiquiatria, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

  • D) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico desde que em acompanhamento psiquiátrico para respaldar o psicólogo, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

  • E) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica baseada estritamente em testes psicológicos e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

  

É importante pontuar que essa questão utiliza os termos da Resolução 007/2003, que atualmente está revogada. Veja:

 

"1 - Declaração

 

1.1. Conceito e finalidade da declaração

 

É um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar:

  1. Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário;
  2. Acompanhamento psicológico do atendido;
  3. Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).

Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

(...)

2 - Atestado Psicológico

 

2.1. Conceito e finalidade do atestado

 

É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de:

  1. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;
  2. Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução;
  3. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP Nº 015/96.

(...)

3 - Relatório Psicológico

 

3.1. Conceito e finalidade do relatório ou laudo psicológico

 

O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.

 

A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.

(...) 

4 - Parecer

 

4.1. Conceito e finalidade do parecer

 

Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

 

O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma 'questão-problema', visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto."

 

Contudo, a nova resolução (006/2019) utiliza termos parecidos, mas há diferenças: enquanto que, na resolução antiga, relatório e laudo eram vistos como sinônimos, isso não acontece na nova resolução. Veja:

 

Art. 9º - declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações:

(...)

Art. 10 - Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

(...)

Art. 11 - O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

(...)

Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

(...)

Art. 14 - O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

 

É importante pontuar que basta estudar a nova Resolução (006/2019).

 

Com isso, nota-se que a resposta está na Letra B.

 

a)  A declaração certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o atestado visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

 

b)  A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

 

c)  A declaração visa informar um diagnóstico psicológico baseado nos manuais de psiquiatria, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

 

d)  A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico desde que em acompanhamento psiquiátrico para respaldar o psicólogo, o relatório é o produto da avaliação psicológica e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

 

e)  A declaração visa informar a ocorrência de um fato objetivo relacionado ao atendimento psicológico, o atestado certifica uma determinada situação ou estado psicológico, o relatório é o produto da avaliação psicológica baseada estritamente em testes psicológicos e o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico.

163) Para que os resultados da avaliação psicológica sejam satisfatórios é necessário que o psicólogo tenha certas competências. Assinale as alternativas abaixo marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso com relação às competências necessárias do psicólogo para realização da avaliação psicológica.

 

( ) Ter experiência profissional em atendimento clínico para embasar suas avaliações.

 

( ) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia.

 

( ) Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnóstico.

 

( ) Ter conhecimento da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes.

 

A sequência CORRETA é:

  • A) F – F – V – V

  • B) F – V – V – V

  • C) V – V – V – V

  • D) V – F – V – V

  • E) F – V – F – V

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) F – V – V – V

Gabarito: Letra B

Para que os resultados da avaliação psicológica sejam satisfatórios é necessário que o psicólogo tenha certas competências. Assinale as alternativas abaixo marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso com relação às competências necessárias do psicólogo para realização da avaliação psicológica.

 

Vamos relembrar as competências que o CFP apresenta como necessárias para a avaliação psicológica:

“Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Ppicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:

¬ Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;

¬ Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;

¬ Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analítica, fenomenologia, Psicologia sociohistórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais;

¬ Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um;

¬ Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.”

 

(F) Ter experiência profissional em atendimento clínico para embasar suas avaliações.

Falso. Essa não é uma competência exigida pelo CFP. A avaliação psicológica não necessariamente tem objetivos clínicos.

 

(V) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia.

Verdadeiro.

 

(V) Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnóstico.

Verdadeiro.

 

(V) Ter conhecimento da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes.

Verdadeiro.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 2013. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf>.

 
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164) Com relação à guarda de documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de:

  • A) 5 anos.

  • B) 4 anos.

  • C) 3 anos.

  • D) 2 anos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) 5 anos.

Gabarito: Letra A

Com relação à guarda de documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de:

 

É o CFP que regulamenta o prazo de guarda dos documentos e seu respectivo material. Veja:

 

“Art. 15 Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, conforme Resolução CFP nº 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.

§ 1º A responsabilidade pela guarda do material cabe à(ao) psicóloga(o), em conjunto com a instituição em que ocorreu a prestação dos serviços profissionais.”

 

a)  5 anos.

b)  4 anos.

c)  3 anos.

d)  2 anos.

 

O prazo de guarda é de, no mínimo, cinco anos.

 

Nosso gabarito é Letra A.

165) Anastasi e Urbina (2000) destacam que os instrumentos projetivos foram e ainda tendem a ser priorizados no contexto clínico, funcionando como auxílios suplementares qualitativos à entrevista e manuseados por um profissional experiente, o que atribui a essa tipologia de teste um valor clínico proporcional à habilidade do terapeuta e ao contexto em que é utilizado. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

  • A) O uso de teste projetivo é inviável no processo de avaliação psicológica, visto que esta requer a utilização de testes sempre padronizados e psicométricos.

  • B) No processo de avaliação psicológica com uso de teste projetivo nenhuma experiência prévia é exigida ao profissional da psicologia da influência direta que exercerá durante a aplicação em um dado sujeito.

  • C) O psicólogo, no momento em que executa uma avaliação psicológica, deve valorizar as entrevistas, bem como analisar os dados obtidos em decorrência do uso de testes e associá-los às impressões pertinentes ao sujeito avaliado.

  • D) No processo de avaliação psicológica as palavras proferidas pelo psicólogo na aplicação dos testes não exercem influência direta na execução de tarefas por parte do examinando, o que fornece liberdade ao aplicador para dar instruções.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O psicólogo, no momento em que executa uma avaliação psicológica, deve valorizar as entrevistas, bem como analisar os dados obtidos em decorrência do uso de testes e associá-los às impressões pertinentes ao sujeito avaliado.

Gabarito: Letra C

 

Anastasi e Urbina (2000) destacam que os instrumentos projetivos foram e ainda tendem a ser priorizados no contexto clínico, funcionando como auxílios suplementares qualitativos à entrevista e manuseados por um profissional experiente, o que atribui a essa tipologia de teste um valor clínico proporcional à habilidade do terapeuta e ao contexto em que é utilizado. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

a)  O uso de teste projetivo é inviável no processo de avaliação psicológica, visto que esta requer a utilização de testes sempre padronizados e psicométricos.

Errado. Os testes projetivos podem, sim, ser utilizados no processo de avaliação psicológica, considerando as características e objetivos do processo e as competências do profissional, que é quem escolhe os instrumentos a serem utilizados.

 

b)  No processo de avaliação psicológica com uso de teste projetivo nenhuma experiência prévia é exigida ao profissional da psicologia da influência direta que exercerá durante a aplicação em um dado sujeito.

Errado. Todos os testes exigem experiência e conhecimento profundo da técnica por parte do profissional, especialmente os testes projetivos, que são ambíguos e exigem profunda capacidade de interpretação do avaliador.

 

c)  O psicólogo, no momento em que executa uma avaliação psicológica, deve valorizar as entrevistas, bem como analisar os dados obtidos em decorrência do uso de testes e associá-los às impressões pertinentes ao sujeito avaliado.

Certo! Os dados obtidos por todas as fontes de informação devem ser integrados para um resultado mais completo e correto.

 

d)  No processo de avaliação psicológica as palavras proferidas pelo psicólogo na aplicação dos testes não exercem influência direta na execução de tarefas por parte do examinando, o que fornece liberdade ao aplicador para dar instruções.

Errado. As instruções devem ser fornecidas da forma que os autores do teste determinam, justamente porque podem influenciar a execução das tarefas.

 

Nosso gabarito é Letra C.

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166) A orientação vocacional pode ser entendida como:

  • A) o processo pelo qual é indicado ao indivíduo a melhor maneira para entrar e progredir em uma ocupação.

  • B) o processo que leva o indivíduo ao aprendizado de novas habilidades para o desempenho de determinadas funções ou cargos.

  • C) o resultado de um certo número de movimentos, pesquisas e trabalhos que no início tiveram o objetivo imediato de auxiliar os jovens na escolha de ocupações adequadas.

  • D) a investigação dos conhecimentos e informações que um indivíduo tem para o aprimoramento profissional do indivíduo.

  • E) um processo que visa apenas informar sobre carreiras profissionais.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

   

A orientação vocacional pode ser entendida como:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Definida como o processo pelo qual o indivíduo é ajudado a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação, a OV propicia o desenvolvimento do auto-conhecimento, aplicando essa compreensão às ocupações (Super & Junior, 1980). Hoje em dia, a OV é o resultado de um certo número de movimentos, pesquisas e trabalhos que no início tiveram o objetivo imediato de auxiliar os jovens na escolha de ocupações adequadas. Coletaram-se e organizaram-se informações e passou-se a explorar os inventários e testes psicológicos como recursos a mais, tornando o processo de OV mais complexo e eficiente (Super & Junior, 1980).

(...)

É impossível saber onde se chegará com todos os avanços da ciência atrelados ao desenvolvimento da tecnologia e da globalização; mas, notadamente, os efeitos desses avanços já oferecem sinais de profundas modificações na vida das pessoas, das empresas e do mercado de trabalho (Rodrigues & Ramos, 2000). Esses avanços têm um impacto considerável em todas as áreas da vida; no mercado de trabalho, por exemplo, além de competência para o cargo a ser desempenhado, são exigidas do profissional novas habilidades que vão se tornando imprescindíveis, tais como saber trabalhar em equipe e ter criatividade. Essas habilidades são essenciais para que o profissional possa realizar satisfatoriamente o seu trabalho dentro dessa nova perspectiva (Farah & Frafoso, 2000).

(...)

A fim de alcançar a eficácia do processo, alguns aspectos devem ser considerados; dentre eles, pode-se citar: (a) o papel do profissional de OV frente a uma nova realidade sócio-cultural e econômica, (b) a finalidade do processo de OV que deve visar não apenas a informar sobre carreiras profissionais, mas também a trabalhar aspectos como o autoconhecimento e a questão da escolha em si, levando em consideração o mercado de trabalho."

 

Fonte: "O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios" (Andrade et al.)

 

Com isso, nota-se que há quatro alternativas corretas. A banca optou por anular a questão.

 

a)  o processo pelo qual é indicado ao indivíduo a melhor maneira para entrar e progredir em uma ocupação.

 

b)  o processo que leva o indivíduo ao aprendizado de novas habilidades para o desempenho de determinadas funções ou cargos.

 

c)  o resultado de um certo número de movimentos, pesquisas e trabalhos que no início tiveram o objetivo imediato de auxiliar os jovens na escolha de ocupações adequadas.

 

d)  a investigação dos conhecimentos e informações que um indivíduo tem para o aprimoramento profissional do indivíduo.

 

e)  um processo que visa apenas informar sobre carreiras profissionais.

167) No que se refere à avaliação psicológica, analise as assertivas abaixo.


I Na avaliação psicológica, os testes de personalidade são usados como instrumentos objetivos de investigação do comportamento.


II A investigação do comportamento se dá com a aplicação de estratégias técnicas objetivas e padronizadas, embasadas no tipo de avaliação que se pretende fazer em seus objetivos.


III Pressupõe a construção de um conhecimento sobre fenômenos psicológicos delimitados pelas condições teóricas e metodológicas do trabalho do psicólogo.


IV Deve se constituir em um processo integrado, utilizando aquelas técnicas mais apropriadas para diagnosticar o problema de um dado caso.


Estão corretas as seguintes assertivas

  • A) I e II.
  • B) II, III e IV.
  • C) III e IV.
  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) III e IV.

Gabarito: Letra C

Na avaliação psicológica, os testes de personalidade são usados como instrumentos objetivos de investigação do comportamento.

Errado. Testes projetivos e gráficos são exemplos de instrumentos que avaliam a personalidade de forma subjetiva.


II A investigação do comportamento se dá com a aplicação de estratégias técnicas objetivas e padronizadas, embasadas no tipo de avaliação que se pretende fazer em seus objetivos.

Errado. Técnicas não tão objetivas ou não padronizadas também podem ser utilizadas no processo diagnóstico, como os testes projetivos ou mesmo as entrevistas não estruturadas.


III Pressupõe a construção de um conhecimento sobre fenômenos psicológicos delimitados pelas condições teóricas e metodológicas do trabalho do psicólogo.

Certo!

“Atualmente, a extensão da atividade da avaliação psicológica na prática profissional dos psicológos não a nomeia como distinta, ou seja, não é possível referir-se a uma avaliação, caracterizá-la e querer definí-la por sua finalidade (avaliação seletiva, avaliação psico-educacional, avaliação neuropsicológica, etc), dado que a atividade de avaliar pressupõe a construção de um conhecimento que será, nesse caso, sobre fenômenos psicológicos delimitados pelas condições teóricas, metodológicas e instrumentais do trabalho do psicólogo.”


IV Deve se constituir em um processo integrado, utilizando aquelas técnicas mais apropriadas para diagnosticar o problema de um dado caso.

Certo! O processo diagnóstico deve utilizar técnicas diversas que tenham respaldo científico na investigação dos elementos que são objeto de estudo da avaliação. É o profissional que deve, a partir das suas observações iniciais, decidir quais são os instrumentos mais adequados.

 Assim, apenas III e IV estão corretos.

Gabarito Letra C

 

Fonte: Alchieri, J. C. Avaliação psicológica: conceitos, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010

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168) Analise a relação abaixo, entre duas assertivas.


Na elaboração de laudos psicológicos, o psicólogo deve formatar suas avaliações em um documento que considere a natureza dinâmica e cristalizada do seu objeto de estudo.


PORQUE


Para a coleta e análise dos dados deverá ter por base os instrumentos técnicos e teóricos que se configuram como métodos, técnicas e referenciais psicológicos, legalizados pelo Conselho Federal de Psicologia.


Pode-se dizer que

  • A) a segunda assertiva justifica a primeira.
  • B) as duas assertivas estão erradas.
  • C) a primeira assertiva está errada e a segunda, certa.
  • D) a primeira assertiva está certa e a segunda, errada.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) a primeira assertiva está errada e a segunda, certa.

 
 

Analise a relação abaixo, entre duas assertivas.

  

Na elaboração de laudos psicológicos, o psicólogo deve formatar suas avaliações em um documento que considere a natureza dinâmica e cristalizada do seu objeto de estudo.

Análise da assertiva 1: o termo “cristalizada” não é compatível com a elaboração de laudos psicológicos, pois remete a uma análise estática do objeto de estudo, e o que é recomendado ao profissional de psicologia, é que a compreensão da investigação seja norteada por uma perspectiva dinâmica. Ratificando isto, acompanhe o que expressa a Resolução CFP N.º 006/2019 quanto a formulação de laudos psicológicos:

 

“Deve considerar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnicocientífico da profissional, fundamentado teórica e tecnicamente, bem como suas conclusões e recomendações, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.”

  

PORQUE

  

Para a coleta e análise dos dados deverá ter por base os instrumentos técnicos e teóricos que se configuram como métodos, técnicas e referenciais psicológicos, legalizados pelo Conselho Federal de Psicologia,

Análise da assertiva 2: Corroborando o que traz a afirmativa, confira o que traz a Resolução CFP N.º 006/2019:

 

“Na realização da Avaliação Psicológica, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) deve se basear no que dispõe o artigo 2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”

 
 

Considerando os recortes textuais supracitados, ratifica-se que a primeira assertiva está errada e a segunda, certa, portanto, LETRA “C”.

 

_______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 24 de janeiro de 2021.

 

169) No que se refere à história clínica, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:

 

I– Ao levantar a história clínica, não se tem nenhum conhecimento das queixas ou motivos que levaram à consulta, ficando o profissional num grande vazio.

 

II-O primeiro contato com o paciente permite somente descrever a sua aparência e obter informações superficiais na sua história clínica.

 

III– Quanto mais severo o estado do, paciente, tanto mais o trabalho do psicólogo se assemelhará ao do psiquiatra, fazer uma avaliação mais descritiva ou de classificação nosológica.

 

IV– Dependendo dos objetivos, a tarefa do psicólogo pode se restringir à historia e ao exame do paciente, sem a administração de testes.

 

  • A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

  • B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

  • C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

  • D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  • E) Todas as afirmativas estão corretas.

     

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Gabarito: Letra C

No que se refere à história clínica, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:

 

I- Ao levantar a história clínica, não se tem nenhum conhecimento das queixas ou motivos que levaram à consulta, ficando o profissional num grande vazio.

Errado. Na maioria das vezes, o profissional já tem algum conhecimento prévio do caso, fornecido por quem fez o encaminhamento.

“Freqüentemente, ao se levantar a história clínica, já se tem conhecimento das queixas, dos motivos que levaram à consulta, conforme informações prévias dadas por alguém ou discriminadas no encaminhamento. Mas sempre é importante ter a versão do próprio paciente. Há casos em que ele não se encontra preparado para o exame, e é conveniente explorar as circunstâncias em que foi tomada a decisão da consulta. Essa abordagem permite ao profissional antecipar dificuldades e proporciona-lhe indícios sobre temas mais delicados ou ansiogênicos para o paciente.”

 

II-O primeiro contato com o paciente permite somente descrever a sua aparência e obter informações superficiais na sua história clínica.

Errado. Um bom profissional consegue extrair diversas informações relevantes no primeiro contato.

“O primeiro contato com o paciente, por exemplo, permite não só descrever a sua aparência, como observar detalhes de seu comportamento, isto é, sobre atenção, concentração e pensamento, e até sintomas emergentes na história clínica podem ser relatados no exame. Da mesma maneira, a anamnese envolve um levantamento normativo do desenvolvimento, mas que, dependendo dos objetivos do exame, pode ser de pouca ou nenhuma utilidade se os padrões de comportamento emergentes ao longo da infância não forem focalizados em sua significação dinâmica”

 

III- Quanto mais severo o estado do, paciente, tanto mais o trabalho do psicólogo se assemelhará ao do psiquiatra, fazer uma avaliação mais descritiva ou de classificação nosológica.

Certo! Veja:

“Primeiramente, há pacientes que não são testáveis, dado o grau de comprometimento das funções do ego ou das funções cognitivas, pelo menos em determinadas fases da doença. Por outro lado, deve-se considerar que a maioria das técnicas e testes pressupõe alguma forma de comunicação intacta e um mínimo de condições de seguir instruções e de colaborar. Sem estarem preservadas essas condições, dificilmente um paciente será encaminhado a um psicólogo, exceto se este trabalha num contexto hospitalar ou em outros serviços de saúde. Dessa maneira, quanto mais grave o estado do paciente, tanto mais o trabalho do psicólogo se assemelhará ao do psiquiatra. O objetivo de tal avaliação seria descritivo ou de classificação nosológica

 

IV- Dependendo dos objetivos, a tarefa do psicólogo pode se restringir à historia e ao exame do paciente, sem a administração de testes.

Certo! Veja:

“A história e o exame do estado mental do paciente também constituem os recursos básicos de um diagnóstico e se desenvolvem, como outras interações clínicas, no contexto de uma entrevista (Strauss, 1999). Na realidade, compõem rotineiramente a avaliação clínica psiquiátrica. Num modelo psicológico, a história e o exame do paciente permitem a coleta de subsídios introdutórios que vão fundamentar o processo a que chamamos de psicodiagnóstico. Caracterizam, portanto, uma área de superposição profissional. Em muitos casos, a tarefa do psicólogo também vai se restringir à utilização desses recursos, dependendo das condições do paciente e/ ou dos objetivos do exame.”

 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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170) A premissa que fundamenta toda a avaliação de inteligência é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta, por isso os psicólogos, ao invés de se ancorarem na utilização dos testes psicológicos, devem aprender a olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta.

 

PORQUE

 

O psicólogo deve ser capaz de medir o que ele pretende através do que a criança sabe. O jogo de bolinha de gude é um exemplo: “uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo” (Moysés e Collares, 1997).

 

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que

  • A) as duas assertivas são falsas.

  • B) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • C) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

  • D) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

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A alternativa correta é letra D) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

 

A premissa que fundamenta toda a avaliação de inteligência é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta, por isso os psicólogos, ao invés de se ancorarem na utilização dos testes psicológicos, devem aprender a olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta.

 

 PORQUE

 

O psicólogo deve ser capaz de medir o que ele pretende através do que a criança sabe. O jogo de bolinha de gude é um exemplo: “uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo” (Moysés e Collares, 1997).

 

Essas duas afirmativas acima fazem parte do seguinte trecho do artigo de Moysés e Collares:

 

"Para nós, a premissa que fundamenta toda a avaliação é que temos acesso apenas às expressões do objeto de avaliação, geralmente de forma indireta. Isto posto, é preciso aprender a olhar. Olhar o que a criança sabe, o que ela tem, o que ela pode, o que ela gosta. Não se propõe nenhuma tarefa previamente definida, não se pergunta se sabe fazer determinada coisa, mesmo que seja empinar pipa ou jogar bolinha de gude.

 

Pergunta-se o que ela sabe fazer. E, a partir daí, o profissional busca, nestas atividades, nas expressões que ela já adquiriu, o que subsidia e permite estas expressões. Ao invés de a criança se adequar ao que o profissional sabe perguntar, este é quem deverá se adequar às suas expressões, a seus valores, a seus gostos.

 

Uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo etc. Uma criança que fale ao telefone, tem que ter discriminação auditiva.

 

A criança que gosta de ler, além de obviamente saber ler, tem memória, concentração, discriminação visual, percepção espacial, lateralidade (o sentido da leitura pressupõe a lateralidade), tempo (o que vem antes e o que vem depois) etc. Para a criança que sabe andar de bicicleta, não podem existir dúvidas sobre sua coordenação motora, equilíbrio, ritmo, percepção espacial e temporal, esquema corporal, lateralidade.

 

Ainda, dominar as regras do jogo com bolinhas de gude não envolve apenas memorização de regras, mas a capacidade de abstração necessária para o entendimento de como se joga o jogo. (...)"

 

 Com base nisso, é possível concluir que as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

 

Encontramos a resposta na Letra D.

 

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que

 

a)  as duas assertivas são falsas.

b)  a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

c)  a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

d)  as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

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