Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
171) A avaliação diagnóstica é fundamental para o estabelecimento do prognóstico em psicoterapia breve. Ela deve ser minuciosa e não se limita ao diagnóstico clínico. Inclui a hipótese psicodinâmica inicial, sendo que os elementos necessários para os distintos diagnósticos devem ser obtidos basicamente por meio de entrevistas clínicas e testes psicológicos, dentre outros, se necessários (exame médico geral, neurológico etc.).
Em relação à avaliação diagnóstica, é correto afirmar que
- A) baseia-se na queixa, no motivo da consulta e na demanda apresentada.
- B) funda-se no diagnóstico psicopatológico, na avaliação das condições egoicas, da tolerância à frustração, da regulação da autoestima, dos mecanismos de defesa, dos sintomas, do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.) e do Superego (rigidez, culpa, moral etc.).
- C) baseia-se na avaliação das funções egoicas, dos mecanismos de defesa, dos sintomas apresentados e do tipo de conflito apresentado. Inclui ainda a avaliação do superego (rigidez, culpa, moral etc.) e do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.).
- D) funda-se no diagnóstico nosográfico dinâmico. Inclui o diagnóstico do tipo de grupo familiar de origem, bem como uma avaliação das condições egoicas, das relações objetais, do controle de impulsos, da tolerância à ansiedade e à frustração, dos mecanismos defensivos, da regulação da autoestima, do grau de motivação para o tratamento (insight) e da determinação do foco.
A alternativa correta é letra D) funda-se no diagnóstico nosográfico dinâmico. Inclui o diagnóstico do tipo de grupo familiar de origem, bem como uma avaliação das condições egoicas, das relações objetais, do controle de impulsos, da tolerância à ansiedade e à frustração, dos mecanismos defensivos, da regulação da autoestima, do grau de motivação para o tratamento (insight) e da determinação do foco.
Gabarito: Letra D
A avaliação diagnóstica é fundamental para o estabelecimento do prognóstico em psicoterapia breve. Ela deve ser minuciosa e não se limita ao diagnóstico clínico. Inclui a hipótese psicodinâmica inicial, sendo que os elementos necessários para os distintos diagnósticos devem ser obtidos basicamente por meio de entrevistas clínicas e testes psicológicos, dentre outros, se necessários (exame médico geral, neurológico etc.).
A questão se baseia no livro “Psicoterapia breve de orientação psicanalítica”, veja:
“Avaliação diagnostica
é preciso efetuar uma ampla e minuciosa avaliação diagnostica do paciente, que não deve permanecer circunscrita ao diagnóstico clínico, insuficiente para efetuar a formulação prognostica e a indicação terapêutica (psicoterapia breve, psicoterapia em que predomine o insight ou de apoio, psicoterapia prolongada, de grupo, etc.), a escolha de objetivos e o planejamento do tratamento2. Se se decide pela realização de uma terapia de duração limitada, esta demandará, com maior razão ainda, um conhecimento prévio do paciente o mais profundo possível (hipótese psicodinâmica inicial) para organizar o plano terapêutico correspondente. Os elementos necessários para os distintos diagnósticos devem ser obtidos basicamente por meio de entrevistas clínicas e de testes psicológicos, aos quais podem somar-se outros exames, que as circunstâncias requeiram (exame médico geral, neurológico, eletroencefalográfico, etc.). Consideramos aqui:
1) O diagnóstico nosográfico-dinâmico, que inclui as condições egóicas;
2) A avaliação do grau de motivação para o tratamento e de atitudes para o “insight
3) A determinação do foco.
O diagnóstico nosográfico-dinâmico Implica o diagnóstico atual da enfermidade do paciente (neurose, caracteropatia, psicopatia, psicose) e de personalidade. Exemplo: depressão reativa num neurótico obsessivo, cuja personalidade apresenta um predomínio de traços paranóide-obsessivos. Devem incluir-se também: O diagnóstico do tipo de grupo familiar de origem, sua incidência na problemática atual, além da influência que possa exercer o meio ambiente, compondo na realidade um diagnóstico psicossociopatológico. Uma avaliação das condições egóicas, para a qual se investigam os recursos de que dispõe o ego do paciente, quer dizer, seus aspectos adultos ou sadios, que serão os aliados do terapeuta, e suas debilidades. Este último fato permitirá que se tomem os cuidados necessários diante das prováveis dificuldades que poderíam sobrevir durante o tratamento, o qual, além disso, procurará contribuir, por meio do trabalho terapêutico, para que o paciente adquira ou recupere as capacidades egóicas que lhe faltam”
Em relação à avaliação diagnóstica, é correto afirmar que
a) baseia-se na queixa, no motivo da consulta e na demanda apresentada.
b) funda-se no diagnóstico psicopatológico, na avaliação das condições egoicas, da tolerância à frustração, da regulação da autoestima, dos mecanismos de defesa, dos sintomas, do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.) e do Superego (rigidez, culpa, moral etc.).
c) baseia-se na avaliação das funções egoicas, dos mecanismos de defesa, dos sintomas apresentados e do tipo de conflito apresentado. Inclui ainda a avaliação do superego (rigidez, culpa, moral etc.) e do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.).
d) funda-se no diagnóstico nosográfico dinâmico. Inclui o diagnóstico do tipo de grupo familiar de origem, bem como uma avaliação das condições egoicas, das relações objetais, do controle de impulsos, da tolerância à ansiedade e à frustração, dos mecanismos defensivos, da regulação da autoestima, do grau de motivação para o tratamento (insight) e da determinação do foco.
A afirmativa que vem mais completa e correta em relação à bibliografia é a Letra D.
172) A avaliação psicológica visa descrever e classificar o comportamento dos indivíduos com o objetivo de enquadrá-los dentro de alguma tipologia. A avaliação psicológica profissional deve constituir-se num processo integrado, utilizando técnicas apropriadas para diagnosticar o problema de um dado caso, visando alguma intervenção. Assim, o processo de avaliação pode ser sumarizado em quatro etapas sucessivas:
I – Identificar necessidades, comportamentos, processos psicológicos, utilizando como técnica, entrevistas, observações, testes psicométricos, entre outros.
II – Integrar as descrições, escores, para apontar o perfil do sujeito.
III – Inferir hipóteses através de interpretações. Identificação de dinâmica psicológica envolvida, previsão de comportamentos futuros.
IV – Monitorar a orientação psicológica, cura, prevenção e autodesenvolvimento.
Está CORRETO o que se afirma em:
- A) I, II e III.
- B) II, III e IV.
- C) I, III e IV.
- D) Todas as afirmativas.
- E) Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é letra A) I, II e III.
Gabarito: Letra D
A avaliação psicológica visa descrever e classificar o comportamento dos indivíduos com o objetivo de enquadrá-los dentro de alguma tipologia. A avaliação psicológica profissional deve constituir-se num processo integrado, utilizando técnicas apropriadas para diagnosticar o problema de um dado caso, visando alguma intervenção. Assim, o processo de avaliação pode ser sumarizado em quatro etapas sucessivas:
Não consegui achar qual a referência específica dessa questão, mas é possível encontrar na internet a seguinte tabela:
Apesar de fugir um pouco das etapas que tradicionalmente vimos da avaliação psicológica, podemos perceber uma certa lógica nessas etapas apresentadas.
Agora, veja as alternativas:
I – Identificar necessidades, comportamentos, processos psicológicos, utilizando como técnica, entrevistas, observações, testes psicométricos, entre outros.
II – Integrar as descrições, escores, para apontar o perfil do sujeito.
III – Inferir hipóteses através de interpretações. Identificação de dinâmica psicológica envolvida, previsão de comportamentos futuros.
IV – Monitorar a orientação psicológica, cura, prevenção e autodesenvolvimento.
Todas trazem etapas da tabela, menos a IV, uma vez que a avaliação não monitora cura ou autodesenvolvimento.
Nosso gabarito é Letra D
173) O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Tem por objetivo apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica. Esse documento precisa conter os seguintes itens:
I – Identificação: deve conter o nome do avaliando; o autor/relator (quem elabora); o interessado (quem solicita) e o assunto/finalidade (qual a razão do documento).
II – Descrição da demanda: deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.
III – Procedimento: deve ser apresentado os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações.
IV – Análise: deve expor tudo o que foi observado durante o processo avaliativo, considerando todas as informações coletadas e registrando-as no relatório/laudo.
V – Conclusão: o psicólogo (a) vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua avaliação a partir das referências que subsidiaram seu trabalho.
É possível identificar que:
- A) Apenas I, II e III são corretas.
- B) Apenas II, III e IV são corretas.
- C) Apenas II e V são corretas.
- D) Apenas I e III são corretas.
- E) Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é letra C) Apenas II e V são corretas.
Gabarito: Letra C
O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Tem por objetivo apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica. Esse documento precisa conter os seguintes itens:
A questão foi aplicada antes da mudança da resolução sobre os documentos psicológicos que separou o laudo do relatório.
“I - O relatório psicológico é composto de 5 (cinco) itens:
a) Identificação;
b) Descrição da demanda;
c) Procedimento;
d) Análise;
e) Conclusão.”
“I - O Laudo Psicológico é composto de 6 (seis) itens:
a) Identificação;
b) Descrição da demanda;
c) Procedimento;
d) Análise;
e) Conclusão;
f) Referências.”
I – Identificação: deve conter o nome do avaliando; o autor/relator (quem elabora); o interessado (quem solicita) e o assunto/finalidade (qual a razão do documento).
A questão não considera essa afirmativa correta, porque se baseia na resolução anterior. Na resolução atual, a identificação contempla esses elementos:
“§ 2º - Neste item, a(o) psicóloga(o) deve fazer constar no documento:
I - Título: "Laudo Psicológico";
II - Nome da pessoa ou instituição atendida: identificação do nome completo ou nome social completo e, quando necessário, outras informações sócio-demográficas;
III - Nome do solicitante: identificação de quem solicitou o documento, especificando se a solicitação foi realizada pelo Poder Judiciário, por empresas, instituições públicas ou privadas, pelo próprio usuário do processo de trabalho prestado ou por outros interessados;
IV - Finalidade: descrição da razão ou motivo do pedido;
V- Nome da(o) autora(or): identificação do nome completo ou nome social completo da(do) psicóloga(o) responsável pela construção do documento, com a respectiva inscrição no Conselho Regional de Psicologia.”
II – Descrição da demanda: deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.
Certo!
“Descrição da demanda
§ 3º - Neste item, a(o) psicóloga(o), autora(or) do documento, deve descrever as informações sobre o que motivou a busca pelo processo de trabalho prestado, indicando quem forneceu as informações e as demandas que levaram à solicitação do documento.
I - A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deverá apresentar o raciocínio técnico-científico que justificará procedimentos utilizados, conforme o parágrafo 4º deste artigo.”
III – Procedimento: deve ser apresentado os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações.
A afirmativa também é considerada errada pela questão, mas pode ser vista como correta atualmente:
“Procedimento
§ 4º - Neste item, a(o) psicóloga(o) autora(or) do laudo deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica o processo de trabalho realizado pela(o) psicóloga(o) e os recursos técnico-científicos utilizados no processo de avaliação psicológica, especificando o referencial teórico metodológico que fundamentou suas análises, interpretações e conclusões.
I - Cumpre, à(ao) autora(or) do laudo, citar as pessoas ouvidas no processo de trabalho desenvolvido, as informações objetivas, o número de encontros e o tempo de duração do processo realizado.
II - Os procedimentos adotados devem ser pertinentes à complexidade do que está sendo demandado e a(o) psicóloga(o) deve atender à Resolução CFP nº 09/2018, ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.”
IV – Análise: deve expor tudo o que foi observado durante o processo avaliativo, considerando todas as informações coletadas e registrando-as no relatório/laudo.
Errado. A análise não deve expor tudo, apenas o que for pertinente.
V – Conclusão: o psicólogo (a) vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua avaliação a partir das referências que subsidiaram seu trabalho.
Certo!
“Conclusão
§ 6º - Neste item, a(o) psicóloga(o) autora(or) do laudo deve descrever suas conclusões a partir do que foi relatado na análise, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.
I - Na conclusão indicam-se os encaminhamentos e intervenções, diagnóstico, prognóstico e hipótese diagnóstica, evolução do caso, orientação ou sugestão de projeto terapêutico.
II - O documento deve ser encerrado com indicação do local, data de emissão, carimbo, em que conste nome completo ou nome social completo da(o) psicóloga(o), acrescido de sua inscrição profissional, com todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.
III - É facultado à(ao) psicóloga(o) destacar, ao final do laudo, que este não poderá ser utilizado para fins diferentes do apontado no item de identificação, que possui caráter sigiloso, que se trata de documento extrajudicial e que não se responsabiliza pelo uso dado ao laudo por parte da pessoa, grupo ou instituição, após a sua entrega em entrevista devolutiva.”
174) A avaliação psicológica pode ser compreendida como um processo de investigação amplo, no qual se busca conhecer o avaliado e sua demanda, com o objetivo de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.
A partir dessa concepção NÃO é correto afirmar:
- A) dentre as possíveis técnicas usadas para uma avaliação psicológica podemos citar entrevistas e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos como jogos, desenhos e brincar.
- B) a escolha das estratégias e instrumentos empregados é feita de acordo com o referencial teórico, o objetivo e a demanda da avaliação.
- C) antes de optar pelo uso de um teste psicológico, é necessário que o psicólogo faça a leitura cuidadosa do manual e das pesquisas envolvidas na sua construção de modo a decidir se pode ou não ser utilizado naquela situação.
- D) avaliação psicológica é entendida como sinônimo de testagem psicológica.
- E) não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação psicológica.
A alternativa correta é letra D) avaliação psicológica é entendida como sinônimo de testagem psicológica.
Gabarito: Letra D
A partir dessa concepção NÃO é correto afirmar:
a) dentre as possíveis técnicas usadas para uma avaliação psicológica podemos citar entrevistas e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos como jogos, desenhos e brincar.
Certo! Essas são técnicas disponíveis para a avaliação psicológica.
“Em concordância, Ocampo (2008) define psicodiagnóstico como um processo clínico que abrange um todo de princípios teóricos, métodos e técnicas de verificação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, como entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e entre outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar.”
b) a escolha das estratégias e instrumentos empregados é feita de acordo com o referencial teórico, o objetivo e a demanda da avaliação.
Certo! Esses são elementos que devem ser considerados na escolha das estratégias.
“A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção), conforme Ocampo et al. (2005), Arzeno (2003) e Trinca (1984a).”
c) antes de optar pelo uso de um teste psicológico, é necessário que o psicólogo faça a leitura cuidadosa do manual e das pesquisas envolvidas na sua construção de modo a decidir se pode ou não ser utilizado naquela situação.
Certo! É muito importante que o psicólogo tenha conhecimento aprofundado sobre as técnicas que utilizará.
“Em suma, a escolha adequada de um instrumento/ estratégia é complexa e deve levar em conta os dados empíricos que justifiquem simultaneamente o propósito da avaliação associado aos contextos específicos. No caso da escolha de um teste específico, é necessário que o psicólogo faça a leitura cuidadosa do manual e das pesquisas envolvidas na sua construção para decidir ele pode ou não ser utilizado naquela situação. Uma boa fonte de informações sobre pesquisas na Psicologia, além é claro, do manual, é a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia: www.bvs-psi.org.br.”
d) avaliação psicológica é entendida como sinônimo de testagem psicológica.
Errado. Avaliação e testagem não são sinônimos. A avaliação é um processo complexo e mais abrangente, que pode ou não incluir a testagem.
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos”
e) não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação psicológica.
Certo! Uma única técnica pode fazer uma avaliação parcial e incompleta. A utilização de mais de uma técnica é importante para cruzamento dos dados.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 2013. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf>.
Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática, 9(2), 126-141
175) A Avaliação Psicológica é um processo realizado por Psicólogos que vai além da aplicação de testes, podendose, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos. Sobre Avaliação Psicológica, analise as afirmativas.
I – É fundamental que as ferramentas utilizadas pelos Psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia.
II – Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade.
III – Não existe atualmente grande variedade de testes psicológicos para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos; os existentes oferecem poucas vantagens e muitas limitações que o Psicólogo deve considerar quando for incluir em ou excluir de um processo avaliativo.
IV – O teste avalia todo o comportamento de uma pessoa, evidenciando uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, dentro de uma área específica; em função disso, num processo de avaliação psicológica não pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que usar mais de um teste invalida o processo.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, II, III e IV.
- B) I e II, apenas.
- C) II, III e IV, apenas.
- D) I e IV, apenas.
A alternativa correta é letra B) I e II, apenas.
Gabarito: Letra B
A Avaliação Psicológica é um processo realizado por Psicólogos que vai além da aplicação de testes, podendose, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos. Sobre Avaliação Psicológica, analise as afirmativas.
I - É fundamental que as ferramentas utilizadas pelos Psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia.
Certo! Sabemos que os testes psicológicos não são as únicas ferramentas que os psicólogos dispõe nos processos de avaliação, mas a afirmativa foi retirada de material oficial do CFP, veja:
“Esses cuidados e exigências ganham destaque quando se pensa que processos de avaliação psicológica são realizados visando à tomada de decisão em relação a determinada questão sobre a vida de um indivíduo, em diferentes contextos, o que foi bem discutido por Fensterseifer e Werlang (2008). Portanto, é fundamental que as ferramentas utilizadas pelos psicólogos nos processos de avaliação – leiam-se testes psicológicos – sejam precisas e confiáveis, na dimensão em que isso é possível na área da Psicologia. Como já afirmado, salienta-se novamente que a avaliação psicológica é definida como um processo que vai além da aplicação de testes, podendo-se, inclusive, fazer avaliações sem o uso de instrumentos caracterizados como testes psicológicos”
II - Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade.
Certo! Veja:
“Testes psicológicos são instrumentos mediante os quais se obtém uma amostra do comportamento de um sujeito em um domínio específico, que é, em seguida, avaliado e pontuado, usando-se procedimentos estandardizados e fundamentados em evidências empíricas de fidedignidade e validade (Garcia Cueto, 1993; Anastasi & Urbina, 2000; Hogan, 2004). Existe atualmente uma variedade expressiva de testes psicológicos criados para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos. Cada tipo de teste oferece vantagens e limitações que o psicólogo deve considerar quando o inclui ou exclui de um processo avaliativo. Portanto, é fundamental enfatizar, como explicita Fernández Liporace (2009), que um teste não avalia todo o comportamento de uma pessoa e, sim, uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, reduzidos a uma área específica ou dentro de uma área específica. Em função disso, num processo de avaliação psicológica pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que nenhum deles, isoladamente, proporciona avaliação abrangente da pessoa como um todo”
III - Não existe atualmente grande variedade de testes psicológicos para a exploração de diversos aspectos e processos psicológicos; os existentes oferecem poucas vantagens e muitas limitações que o Psicólogo deve considerar quando for incluir em ou excluir de um processo avaliativo.
Errado. É só consultar o site do SATEPSI para perceber que existe, sim, grande variedade de testes, sendo que cada um tem suas próprias vantagens e limitações.
IV - O teste avalia todo o comportamento de uma pessoa, evidenciando uma amostra de todos seus comportamentos possíveis, dentro de uma área específica; em função disso, num processo de avaliação psicológica não pode ser utilizado mais de um teste, por considerar-se que usar mais de um teste invalida o processo.
Errado. O teste não é capaz de avaliar todo o comportamento de uma pessoa, e justamente por isso é possível e desejável que sejam utilizados mais de um teste no mesmo processo de avaliação.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Conselho Federal de Psicologia Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
176) De Acordo com Urbina (2007), assinale a alternativa INCORRETA:
(URBINA, S. Fundamentos da testagem psicológica.)
- A) O teste psicológico é um procedimento sistemático.
- B) Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica são sinônimos.
- C) O teste psicológico permite a obtenção de amostras de comportamento.
- D) Uma das modalidades de uso dos testes ocorre como ferramenta para a tomada de decisões.
- E) Conhecimentos e habilidades genéricos em psicometria e estatística são considerados relevantes para todos os profissionais que utilizam testes.
A alternativa correta é letra B) Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica são sinônimos.
De Acordo com Urbina (2007), assinale a alternativa INCORRETA:
a) O teste psicológico é um procedimento sistemático.
CORRETA. Segundo Urbina (2007, p. 12):
“O teste psicológico é um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões.”
b) Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica são sinônimos.
INCORRETA. Para a autora avaliação psicológica e testagem psicológica são procedimentos distintos, acompanhe o que menciona Urbina (2007, p. 33):
“Testes e avaliações NÃO são sinônimos. Os testes são uma das ferramentas usadas no processo de avaliação”
c) O teste psicológico permite a obtenção de amostras de comportamento.
CORRETA. Conforme Urbina (2007, p. 12):
“O teste psicológico é um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões.”
d) Uma das modalidades de uso dos testes ocorre como ferramenta para a tomada de decisões.
CORRETA. Acompanhe o que preconiza Urbina (2007, p. 18):
“Muito embora os testes psicológicos possam ser usados para explorar e investigar uma ampla gama de variáveis, seu uso mais básico e típico é como ferramenta na tomada de decisões que envolvem pessoas”
e) Conhecimentos e habilidades genéricos em psicometria e estatística são considerados relevantes para todos os profissionais que utilizam testes.
CORRETA. Corroborando a assertiva, Urbina (2007, p. 36) explicita:
“Conhecimentos e habilidades genéricos em psicometria, estatística, seleção de testes, administração, pontuação, comunicação de resultados e salvaguardas são considerados relevantes para todos os usuários.”
_______________
Fonte consultada:
Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.
177) A avaliação psicológica é uma atividade restrita a profissionais da Psicologia. Isso implica que a utilização de instrumentos de avaliação, com destaque para o uso de testes psicológicos, deve ser cercada de atenção. Nessa perspectiva, indique a opção correta.
- A) Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
- B) Os cursos que objetivam o ensino de testes que possuem um parecer desfavorável do Conselho Federal de Psicologia devem ser suspensos, inclusive, os de formação de pesquisadores.
- C) Um teste será considerado em condições de uso após sua aprovação pelo Comitê de Ética dos Conselhos de Psicologia e atendimento aos requisitos do Estatuto de Avaliação Psicológica.
- D) A validade do teste - compreendida como a capacidade do teste apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa – deve ser considerada.
- E) Na avaliação psicológica, os testes psicométricos são os mais indicados para o levantamento de competências emocionais.
A alternativa correta é letra A) Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Gabarito Letra A
A avaliação psicológica é uma atividade restrita a profissionais da Psicologia. Isso implica que a utilização de instrumentos de avaliação, com destaque para o uso de testes psicológicos, deve ser cercada de atenção. Nessa perspectiva, indique a opção correta.
a) Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Certo! É obrigação do psicólogo se manter atualizado sobre essa relação.
“Art. 16 - Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea "c" do Art. 1º e na alínea "g" e "h" do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo(*), a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de pesquisa.”
b) Os cursos que objetivam o ensino de testes que possuem um parecer desfavorável do Conselho Federal de Psicologia devem ser suspensos, inclusive, os de formação de pesquisadores.
Errado. Os testes não favoráveis podem ser utilizados com objetivo de ensino e pesquisa.
c) Um teste será considerado em condições de uso após sua aprovação pelo Comitê de Ética dos Conselhos de Psicologia e atendimento aos requisitos do Estatuto de Avaliação Psicológica.
Errado. Para ser considerado em condições de uso o teste deve receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica.
d) A validade do teste - compreendida como a capacidade do teste apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa – deve ser considerada.
Errado. Essa é a definição de fidedignidade. A validade é a capacidade do teste de medir aquilo que ele se propõe a medir.
e) Na avaliação psicológica, os testes psicométricos são os mais indicados para o levantamento de competências emocionais.
Errado. Não necessariamente.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Orientação teste psicológicos: o que você precisa saber antes de escolher um. Disponível em: PSI - Jornal - Edição 155 - Orientação (crpsp.org.br)
178) De acordo com o Manual de Elaboração de Documentos, segundo a resolução CFP nº 007/2003, os documentos decorrentes da avaliação psicológica são os seguintes:
- A) parecer psicológico e relatório.
- B) laudo psicológico, atestado psicológico e parecer psicológico.
- C) atestado psicológico e laudo psicológico.
- D) relatório e atestado psicológico.
A alternativa correta é letra C) atestado psicológico e laudo psicológico.
GABARITO DA BANCA: LETRA C
GABARITO PROPOSTO: ANULADA
De acordo com o Manual de Elaboração de Documentos, segundo a resolução CFP nº 007/2003, os documentos decorrentes da avaliação psicológica são os seguintes:
Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque divididas em duas partes:
1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019
2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
3) Análise das alternativas
1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
- A definição trazida pelo enunciado da questão (“apresentação descritiva sobre situações ou condições psicológicas e suas determinações (sociais, históricas, políticas, culturais, etc.) pesquisadas no processo de avaliação psicológica”) trata da definição de AVALIAÇÃO PSICÓLOGICA instituída pela Resolução anterior. Com base nisto é muito provável que a lógica desta questão ainda tenha se fundamentado na ANTIGA RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003.
- Dessa forma é com base na RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 que procederemos a análise das proposições.
2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
Segundo a Resolução 007/2003:
- São Modalidades de Documentos produzidos pelo psicólogo: 1. Declaração; 2. Atestado psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer psicológico;
- A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
- Conforme a Resolução em destaque, segue o conceito e finalidade do relatório ou laudo psicológico:
“O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.”
3) Análise das alternativas
a) parecer psicológico e relatório.
INCORRETA. “Parecer” não é documento decorrente da avaliação psicológica.
b) laudo psicológico, atestado psicológico e parecer psicológico.
INCORRETA. Vide correção da LETRA “A”.
c) atestado psicológico e laudo psicológico.
CORRETA. Note que ambos podem estar atrelados a avaliação psicológica, tornando a alternativa CERTA.
d) relatório e atestado psicológico
Observe que laudo/relatório são sinônimos para a Resolução 007/2003, o que torna a alternativa, assim como a LETRA “C”, também VERDADEIRA.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf. Acesso em 24 de janeiro de 2021.
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 08 de Janeiro de 2021.
179) O termo diagnóstico origina-se do grego e significa discernimento, faculdade de conhecer. Em relação ao diagnóstico no processo de aprendizagem, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
( ) A ideia de diagnóstico nos remete, exclusivamente, ao que significa ensinar, pois deriva da concepção que temos de sujeito da aprendizagem.
( ) O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nos três níveis inter-relacionados na ação educativa: sociopolítico, pedagógico e psicopedagógico.
( ) O diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica, pois se torna necessário compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional.
( ) O diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados, para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico.
( ) O nível sociopolítico do diagnóstico não inclui a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) F, F, V, F, F.
- B) V, F, F, F, V.
- C) V, V, F, V, V.
- D) F, V, V, V, F.
A alternativa correta é letra D) F, V, V, V, F.
Gabarito: Letra D
O termo diagnóstico origina-se do grego e significa discernimento, faculdade de conhecer. Em relação ao diagnóstico no processo de aprendizagem, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:
(F) A ideia de diagnóstico nos remete, exclusivamente, ao que significa ensinar, pois deriva da concepção que temos de sujeito da aprendizagem.
Falso. A ideia de diagnostico remete ao que significa ensinar e aprender.
(V) O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nos três níveis inter-relacionados na ação educativa: sociopolítico, pedagógico e psicopedagógico.
Verdadeiro! Veja:
“O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nas dimensões: do aluno, do professor, e dos três níveis inter-relacionados na ação educativa:
1. Sociopolítico - inclui não apenas as políticas educacionais, mas a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar ou a produzir fracassos dos alunos conforme sua classe social.
2. Pedagógico - refere-se ao processo de ensino: a relação dos conteúdos e a didática. Pensamos que uma didática eficiente possa representar uma ação preventiva de problemas de aprendizagem. Porque a didática preventiva é aquela que lança desafios aos alunos para que avancem a partir do ponto que se encontram, isto é, do conhecimento já construído.
3. Psicopedagógico - o psicopedagogo prioriza o sujeito que aprende ou que fracassa ajudando-o a situar-se em um lugar que possibilite a aprender.”
(V) O diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica, pois se torna necessário compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional.
Verdadeiro! Veja:
“Os fundamentos de um diagnóstico também revelam um tempo, um lugar e um espaço que é dado para aquele que aprende e para aquele que ensina.
Historicamente a prática educativa e a prática Psicopedagógica são derivadas das distintas teorias de aprendizagens que sustentam as concepções diferentes em relação à tríade: professor, aluno e conhecimento.
Consideramos o aluno como um sujeito que elabora o seu conhecimento e sua evolução pessoal a partir da atribuição de um sentido próprio e genuíno às situações que vivem e com as quais aprende. Já o lugar do professor é o lugar daquele que gerencia o processo da aprendizagem. Sua principal ação é mediar o objeto do conhecimento.
É necessário também compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional, bem como todos os elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem.
Nesse sentido o diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica.”
(V) O diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados, para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico.
Verdadeiro! Veja:
“Enquanto psicopedagoga e docente, em nossa prática observamos que o diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico; lugar espacial onde transcorre a ação educativa no tempo previamente estabelecido pela conforme a complexidade dos fatores que envolvem a instituição.”
(F) O nível sociopolítico do diagnóstico não inclui a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar.
Falso. O nível sociopolítico inclui, sim, a organização da escola.
Nosso gabarito é Letra D
180) Marque a alternativa que corretamente indica as competências que um psicólogo deve ter para realizar uma avaliação psicológica:
I – Desconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.
II – Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, Psicopatologia e Psicometria.
III – Ter um breve conhecimento sobre os procedimentos de aplicação e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica.
IV – Saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Gabarito: Letra D
Marque a alternativa que corretamente indica as competências que um psicólogo deve ter para realizar uma avaliação psicológica:
Vamos relembrar as competências que o CFP apresenta como necessárias para a avaliação psicológica:
“Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Ppicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:
¬ Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;
¬ Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;
¬ Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analítica, fenomenologia, Psicologia sociohistórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais;
¬ Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um;
¬ Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.”
I - Desconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.
Errado. O psicólogo deve conhecer o caráter processual da avaliação.
II - Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, Psicopatologia e Psicometria.
Certo!
III - Ter um breve conhecimento sobre os procedimentos de aplicação e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica.
Errado. O conhecimento sobre os procedimentos deve ser aprofundado, e não breve.
IV - Saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.
Certo!
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 2013. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf>.