Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
181) Sobre o psicodiagnóstico e os testes psicológicos, o que é INCORRETO afirmar?
- A) A necessidade de identificação dos retardos mentais e as problemáticas oriundas da área bélica, da educação e dos recursos humanos motivaram o desenvolvimento dos primeiros testes intelectuais, tendo como base a ideia de que elementos do psiquismo possam ser mensuráveis. Foi nesta época que o psicólogo francês Alfred Binet cunhou o termo idade mental, e o americano Terman a famosa noção de QI (coeficiente de inteligência), que provém da relação entre a “idade mental” e a “idade real” do sujeito testado.
- B) No psicodiagnóstico, supõe-se a existência de sintomas que são a expressão visível de uma “doença” invisível que afeta o psiquismo, e os instrumentos servem para desvelar os componentes desta doença do psiquismo.
- C) Os testes projetivos, exemplificados por instrumentos como exame de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática, partem da hipótese de que a percepção é intermediada por elementos singulares a cada sujeito, sendo por estes modelada em maior ou menor grau.
- D) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
- E) Na entrevista lúdica, o psicólogo aproxima-se do campo perceptivo do paciente através do seu brincar, a fim de construir hipóteses sobre a constituição psíquica do paciente.
A alternativa correta é letra D) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
Sobre o psicodiagnóstico e os testes psicológicos, o que é INCORRETO afirmar?
A alternativa incorreta distorce o seguinte texto:
"Em segundo lugar, a entrevista não é uma anamnese. Esta implica uma compilação de dados preestabelecidos, de tal amplitude e detalhe, que permita obter uma síntese tanto da situação presente como da história de um indivíduo, de sua doença e de sua saúde. Embora uma boa anamnese se faça com base na utilização correta dos princípios que regem a entrevista, esta última é, sem dúvida, algo muito diferente.
Na anamnese a preocupação e a finalidade residem na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade, sua vida e seus dados, por um lado, e o médico por outro. Se o paciente não fornece informações, estas devem ser extraídas dele. Mas além dos dados que o médico previu como necessários, toda a contribuição do paciente é considerada como uma perturbação da anamnese, freqüentemente tolerada por cortesia, porém considerada como supérflua ou desnecessária. Não são poucas as ocasiões em que a anamnese é feita por razões estatísticas ou para cumprir obrigações regulamentares de uma instituição; nesses casos fica em mãos de pessoal auxiliar. Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista psicológica objetiva o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico, durante o tempo em que essa relação durar. Na prática médica é extremamente útil levar em conta e utilizar os conhecimentos da técnica da entrevista e tudo o que se refere à relação interpessoal."
Fonte: "Teoria e técnica na entrevista e nos grupos" (Bleger)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) A necessidade de identificação dos retardos mentais e as problemáticas oriundas da área bélica, da educação e dos recursos humanos motivaram o desenvolvimento dos primeiros testes intelectuais, tendo como base a ideia de que elementos do psiquismo possam ser mensuráveis. Foi nesta época que o psicólogo francês Alfred Binet cunhou o termo idade mental, e o americano Terman a famosa noção de QI (coeficiente de inteligência), que provém da relação entre a “idade mental” e a “idade real” do sujeito testado.
b) No psicodiagnóstico, supõe-se a existência de sintomas que são a expressão visível de uma “doença” invisível que afeta o psiquismo, e os instrumentos servem para desvelar os componentes desta doença do psiquismo.
c) Os testes projetivos, exemplificados por instrumentos como exame de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática, partem da hipótese de que a percepção é intermediada por elementos singulares a cada sujeito, sendo por estes modelada em maior ou menor grau.
d) Na entrevista de anamnese e na entrevista psicológica aberta, o psicólogo dirige a entrevista tendo por finalidade a compilação de dados, utilizando o paciente como um mediador entre sua enfermidade e sua vida para fornecer seus dados. O psicólogo deve extrair informações objetivas do paciente, sem visar o estudo do comportamento do paciente no momento da entrevista.
e) Na entrevista lúdica, o psicólogo aproxima-se do campo perceptivo do paciente através do seu brincar, a fim de construir hipóteses sobre a constituição psíquica do paciente.
182) O documento produzido pelo psicólogo, fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo, e que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão- problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto é o (a).
- A) Parecer.
- B) Relatório.
- C) Atestado.
- D) Laudo.
- E) Declaração.
A alternativa correta é letra A) Parecer.
O documento produzido pelo psicólogo, fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo, e que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão- problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto é o (a).
ATENÇÃO:
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
- Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003, é, portanto, com base neste material que procederemos a análise.
Conforme a Resolução 07/2003:
- Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
- Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento [...] Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
- Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
- Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (Parecer) corresponde ao documento descrito pelo enunciado e publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Resolução 007/2003. As demais alternativas mencionam outros documentos provenientes do exercício da profissão de psicologia (Relatório/Laudo; Atestado; Declaração), mas que não compatíveis com a descrição requisitada. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_________________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 09 de Fevereiro de 2019
183) O atestado psicológico, de acordo com a Resolução CFP 007/2003, é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. Assinale a alternativa que apresenta um elemento que deve ser exposto exclusivamente neste tipo de documento.
- A) Finalidade do documento.
- B) Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas.
- C) Registro do local e data da expedição.
- D) Registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações.
- E) Assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo.
A alternativa correta é letra B) Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas.
O atestado psicológico, de acordo com a Resolução CFP 007/2003, é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. Assinale a alternativa que apresenta um elemento que deve ser exposto exclusivamente neste tipo de documento.
A Resolução CFP 007/2003 encontra-se REVOGADA pela Resolução 006/2019. Contudo, é possível responder com base na nova resolução.
a) Finalidade do documento.
Segundo a Resolução CFP 006/2019, todos os documentos devem conter a finalidade.
Assertiva Falsa.
b) Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas.
Observe o que dizia a Resolução antiga:
b) O atestado deve expor:
- Registro do nome e sobrenome do cliente;
- Finalidade do documento;
- Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta – podendo ser registrado sob o indicativo do código da Classificação Internacional de Doenças em vigor;
- Registro do local e data da expedição do atestado;
- Registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações;
- Assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo
Veja agora o texto da Resolução 006/2019 sobre o atestado:
V - Descrição das condições psicológicas do beneficiário do serviço psicológico advindas do raciocínio psicológico ou processo de avaliação psicológica realizado, respondendo a finalidade deste. Quando justificadamente necessário, fica facultado à(ao) psicóloga(o) o uso da Classificação Internacional de Doenças (CID) ou outras Classificações de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidas, como fonte para enquadramento de diagnóstico;
Assertiva Correta.
c) Registro do local e data da expedição.
Os outros documentos também exigem esse registro.
Assertiva Falsa.
d) Registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações.
Essas informações também não são exclusivas do atestado.
Assertiva Falsa.
e) Assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo.
A assinatura deve estar presente em todos os documentos.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
184) Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
- A) É vedado ao Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
- B) Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas para orientação e seleção profissional.
- C) Oritentação psicopedagógica é função do Psicólogo.
- D) Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
- E) Diagnóstico psicológico é função privativa do Psicólogo.
A alternativa correta é letra A) É vedado ao Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Segundo a Lei nº 4.119, de 27/08/1962, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo:
§ 1º - Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:*
- diagnóstico psicológico;
- orientação e seleção profissional;
- orientação psicopedagógica;
- solução de problemas de ajustamento.
§ 2º - É da competência do Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
a) É vedado ao Psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.
INCORRETA. Note que o dispositivo legal sinaliza, que a questão de colaboração com outras ciências é da competência do psicólogo, e não um veto à esta profissão, portanto, opção FALSA.
b) Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas para orientação e seleção profissional.
CORRETA. Vide item “b” da Lei supracitada.
c) Orientação psicopedagógica é função do Psicólogo.
CORRETA. Confira o item “c” do documento mencionado.
d) Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
CORRETA. Segundo a Lei nº 4.119, de 27/08/1962:
“Art. 11º Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.”
e) Diagnóstico psicológico é função privativa do Psicólogo.
CORRETA. Afirmação reitera o que consta no item “a” da Lei citada.
______________
Fonte consultada:
Brasil, Lei nº 4.119, de 27.09.1962: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4119-27-agosto-1962-353841-publicacaooriginal-1-pl.html
185) A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas (CFP, 2007). As alternativas abaixo apresentam alguns passos essenciais da avaliação psicológica para que seja possível alcançar os resultados esperados, EXCETO:
- A) Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado.
- B) Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.).
- C) Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais.
- D) Escolha de uma só técnica para a avaliação a fim de evitar confusões teórico-metodológicas.
- E) Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação.
A alternativa correta é letra D) Escolha de uma só técnica para a avaliação a fim de evitar confusões teórico-metodológicas.
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas (CFP, 2007). As alternativas abaixo apresentam alguns passos essenciais da avaliação psicológica para que seja possível alcançar os resultados esperados, EXCETO:
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
2) Análise das alternativas
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
Segundo o documento “Cartilha de avaliação psicológica” (2013) publicado pelo CFP, o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
• levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
• coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
• integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação
2) Análise das alternativas
Para a análise das alternativas, acompanhe os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “D” (“Escolha de uma só técnica para a avaliação a fim de evitar confusões teórico-metodológicas”) NÃO corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Prosseguindo a análise, destaca-se as demais alternativas são compatíveis aos passos elencados pelo documento do CFP.
- Concluindo, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 21 de Novembro de 2021.
186) A avaliação psicológica para fins de seleção de pessoal é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho no cargo. Com base na recomendação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao proceder tal tipo de avaliação, o psicólogo deverá:
- A) Utilizar métodos e técnicas psicológicas reconhecidos e validados pela comunidade científica.
- B) Utilizar testes que sejam aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
- C) Realizar descrição detalhada das atividades e profissiografia do cargo.
- D) Reunir-se com o candidato, ao final do processo, para devolutiva da avaliação.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
A avaliação psicológica para fins de seleção de pessoal é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho no cargo. Com base na recomendação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao proceder tal tipo de avaliação, o psicólogo deverá:
A questão está baseada no seguinte documento:
"Art. 1º - A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos(as) é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do(a) candidato(a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.
§ 1º - Para proceder à avaliação referida no caput deste artigo, o(a) psicólogo(a) deverá utilizar métodos e técnicas psicológicas que possuam características e normas reconhecidas pela comunidade científica como adequadas para recursos dessa natureza, com evidências de validade para a descrição e/ou predição dos aspectos psicológicos compatíveis com o desempenho do candidato em relação às atividades e tarefas do cargo.
§ 2º - Optando pelo uso de testes psicológicos, o(a) psicólogo(a) deverá utilizar testes aprovados pelo CFP, de acordo com as Resoluções CFP no 002/2003 e no 05/2012, ou resoluções que venham a substituí-las ou alterá-las.
Art. 2º - Para alcançar os objetivos referidos no artigo anterior, o(a) psicólogo(a) deverá:
I - selecionar métodos e técnicas psicológicas com base nos estudos científicos, que contemplem as atribuições e responsabilidades dos cargos, incluindo a descrição detalhada das atividades e profissiografia do cargo, identificação dos construtos psicológicos necessários e identificação de características restritivas e/ou impeditivas para o desempenho no cargo;
(...)
§ 2º - Será facultado ao(à) candidato(a), e somente a este(a), conhecer os resultados da avaliação por meio de entrevista devolutiva."
Fonte: "Resolução CFP N 002/2016"
Com isso, nota-se que a questão ficou com 3 alternativas corretas. Portanto, a banca optou pela anulação.
a) Utilizar métodos e técnicas psicológicas reconhecidos e validados pela comunidade científica.
b) Utilizar testes que sejam aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
c) Realizar descrição detalhada das atividades e profissiografia do cargo.
d) Reunir-se com o candidato, ao final do processo, para devolutiva da avaliação.
187) De acordo com Cunha (2000), no exame do estado mental de um paciente, devem ser pesquisados sinais ou sintomas em áreas da conduta humana como atenção, sensopercepção, memória, orientação, pensamento, afetividade. No que se refere à área da atenção, assinale a alternativa que apresenta corretamente sinais ou sintomas que devem ser pesquisados.
- A) A presença de ilusões e alucinações, que podem ser visuais, auditivas, gustativas, olfativas, táteis, térmicas, cinestésicas ou motoras.
- B) O sentimento de angústia, alterações de humor, como por exemplo distimia (alteração tanto no sentido de exaltação como na inibição na conduta humana) e disforia com irritabilidade.
- C) A capacidade de concentração alterada com hipoprosexia, presente em quadros de demência, ou hiperprosexia, em quadros de mania.
- D) A fuga de ideias, comum nos quadros maníacos ou inibição comum nos quadros depressivos. Os principais transtornos nessa área são os delírios (ideias supervalorizadas) e o delirium.
RESPOSTA:
A alternativa correta é letra C) A capacidade de concentração alterada com hipoprosexia, presente em quadros de demência, ou hiperprosexia, em quadros de mania.
De acordo com Cunha (2000), ao examinar o estado mental de um paciente, é fundamental investigar sinais ou sintomas em diversas áreas da conduta humana, incluindo atenção, sensopercepção, memória, orientação, pensamento e afetividade. No contexto da atenção, é relevante observar a capacidade de concentração, que pode estar alterada de diferentes formas. A hipoprosexia, caracterizada pela diminuição da capacidade de concentração, está frequentemente associada a quadros de demência, enquanto a hiperprosexia, marcada por uma atenção exagerada e difícil de ser desviada, é mais comum em quadros de mania.
188) Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração
- A) os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
- B) a objetividade da avaliação, que depende da validação dos indicadores, a seleção dos conteúdos a serem avaliados e a confiabilidade do ensino e das aprendizagens promovidas, para emissão de juízos de valor.
- C) o produto final da ação avaliativa e a simplificação da realidade para que a avaliação cumpra sua função diagnóstica.
- D) as condições de ensino que impeçam de modo definitivo a melhoria dos resultados.
- E) a avaliação, que constitui momento importante e pontual do processo de ensino e aprendizagem na medida em que permite estabelecer escalas de valores numéricos que facilitem a classificação dos estudantes.
A alternativa correta é letra A) os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração:
a) os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
CORRETA. Veja trecho que explica tal posicionamento:
"O monitoramento e avaliação, como condição inerente à qualquer projeto, programa ou ação sistemática e organizada para realizar objetivos é constituído por um conjunto de aspectos fundamentais (SHAPIRO, 2008) que se integram para garantir sua efetividade."
As demais alternativas não são coerentes com o tema em questão. Por isso, podemos descartá-las.
Fonte:https://books.google.com.br/books?id=suMbBAAAQBAJ&pg=PT44&dq=os+objetivos+da+avalia%C3%A7%C3%A3o+e+os+indicadores+observ%C3%A1veis&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjZv6_3xZbZAhWHjZAKHZO2DwcQ6AEIOzAD#v=onepage&q=os%20objetivos%20da%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20e%20os%20indicadores%20observ%C3%A1veis&f=false
189) Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.
- A) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
- B) A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
- C) Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
- D) Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
- E) As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.
A alternativa correta é letra A) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
Vejamos o trecho que justifica a escolha pela ALTERNATIVA A:
a) Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
Justificativa:
"Por exemplo, a entrevista é a técnica de avaliação que pode mais facilmente se adaptar às variações individuais e de contexto, para atender às necessidades colocadas por uma grande diversidade de situações clínicas e para tornar explícitas particularidades que escapam a outros procedimentos."
Erros das demais opções:
b) A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
c) Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
d) Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
e) As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.
Fonte: DE ALMEIDA, Nemésio Vieira. A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic, São Paulo, v. 5, n.1, p.34-39, jun.2004
190) Avaliando os transtornos psicológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação clínica é avaliação e medida sistemáticas de fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo com um possível transtorno psicológico; o diagnóstico é o processo de determinar se esses fatores satisfazem todos os critérios de um transtorno psicológico específico.
( ) A confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de uma avaliação psicológica.
( ) Para avaliar diversos aspectos dos transtornos psicológicos, em um primeiro momento os clínicos podem entrevistar e fazer um exame informal do estado mental do paciente. Observações mais sistemáticas do comportamento são chamadas de avaliação comportamental.
( ) Uma variedade de testes psicológicos pode ser usada durante a avaliação, só excluindo os testes projetivos (nos quais o paciente responde a estímulos ambíguos projetando pensamentos inconscientes), mas são comumente usados os inventários de personalidade, nos quais o paciente responde a um questionário de autorrelato elaborado para avaliar seus traços de personalidade e teste de inteligência, que oferece uma pontuação conhecida como Quociente de Inteligência (Q.I.).
( ) Os aspectos biológicos dos transtornos psicológicos não podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos construídos para identificar possíveis áreas de disfunção cerebral. A neuroimagem pode ser utilizada para identificar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Por fim, a avaliação psicofisiológica se refere às mudanças mensuráveis no sistema nervoso que refletem eventos emocionais ou psicológicos que poderiam ser relevantes para um transtorno psicológico.
A sequência está correta em
- A) F, F, F, F, F.
- B) F, F, F, V, V.
- C) V, V, V, V, V.
- D) V, V, V, F, F.
A alternativa correta é letra D) V, V, V, F, F.
Solicita-se que julguemos as afirmações. Vejamos os erros dos itens falsos:
(V) A avaliação clínica é avaliação e medida sistemáticas de fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo com um possível transtorno psicológico; o diagnóstico é o processo de determinar se esses fatores satisfazem todos os critérios de um transtorno psicológico específico.
(V) A confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de uma avaliação psicológica.
(V) Para avaliar diversos aspectos dos transtornos psicológicos, em um primeiro momento os clínicos podem entrevistar e fazer um exame informal do estado mental do paciente. Observações mais sistemáticas do comportamento são chamadas de avaliação comportamental.
(F) Uma variedade de testes psicológicos pode ser usada durante a avaliação, só excluindo os testes projetivos (nos quais o paciente responde a estímulos ambíguos projetando pensamentos inconscientes), mas são comumente usados os inventários de personalidade, nos quais o paciente responde a um questionário de autorrelato elaborado para avaliar seus traços de personalidade e teste de inteligência, que oferece uma pontuação conhecida como Quociente de Inteligência (Q.I.).
O erro está em dizer que os testes projetivos não podem ser usados durante a avaliação. Estes são indicados para investigar aspectos importantes da personalidade do indivíduo. Para mais informações sobre o uso desse tipo de teste, olhar a seguinte literatura: OCAMPO, María Luisa Siquier; ARZENO, María Esther García; DE PICCOLO, Elza Grassano. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Martins Fontes, 2003.
(F) Os aspectos biológicos dos transtornos psicológicos não podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos construídos para identificar possíveis áreas de disfunção cerebral. A neuroimagem pode ser utilizada para identificar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Por fim, a avaliação psicofisiológica se refere às mudanças mensuráveis no sistema nervoso que refletem eventos emocionais ou psicológicos que poderiam ser relevantes para um transtorno psicológico.
Os testes neuropsicológicos estão aptos a avaliar aspectos relacionados à cognição e processos psicológicos. No entanto, isso não significa que os aspectos biológicos sejam desconsiderados. O psicólogo deve ter conhecimento sobre eles para conduzir o processo da melhor forma possível. Ademais, a avaliação psicofisiológica não se refere apenas a mudanças no sistema nervoso. Engloba, por exemplo, o biofeedback, que se refere à medição contínua de processos biológicos como pressão arterial, pulso, etc.
A sequência está correta em: V, V, V, F, F.
Conferir: COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e Avaliação Psicológica: Introdução a Testes e Medidas. AMGH Editora, 2014.