Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
221) A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre alguns passos mínimos para se fazer avaliação psicológica:
- A) Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
- B) Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
- C) Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.
- D) Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é letra D) Nenhuma das alternativas.
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre alguns passos mínimos para se fazer avaliação psicológica:
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
2) Análise das alternativas
1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)
Segundo o documento “Cartilha de avaliação psicológica” (2013) publicado pelo CFP, o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
• levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
• coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
• integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
2) Análise das alternativas
Considerando a requisição contida no enunciado aos passos mínimos para se fazer avaliação psicológica, destaca-se que com exceção da LETRA “D” (Nenhuma das alternativas) todas as outras assertivas encontram correspondência com o que expressa a publicação supracitada. Com base nisto, corrobora-se, portanto, que a alternativa que apresenta a opção CERTA encontra-se na LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 21 de Novembro de 2021.
222) Dependendo dos objetivos de um psicodiagnóstico, podem ser necessários vários tipos de comunicação a respeito dos resultados do processo, como, por exemplo, entrevista de devolução com o indivíduo avaliado e com seus responsáveis, laudo encaminhado ao psiquiatra que acompanha o caso e parecer encaminhado a alguma instituição que fez a sugestão inicial do exame. Nesse caso, o conteúdo de cada documento
- A) é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, quanto pelas características dos diferentes receptores do informe.
- B) apresenta a mesma redação, para preservar a integridade das informações sobre o caso e garantir a uniformidade da sua compreensão pelos vários solicitantes do laudo.
- C) responde sempre às mesmas questões, com o mesmo nível de profundidade, especificidade e extensão na apresentação de conclusões.
- D) varia conforme a gravidade dos dados obtidos pelo psicodiagnóstico, que pode solicitar do profissional a omissão de pontos fundamentais do caso nos documentos.
- E) é elaborado de forma semelhante, pois, embora os receptores tenham questionamentos diferentes, os pontos a serem discutidos com todos eles são os mesmos.
A alternativa correta é letra A) é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, quanto pelas características dos diferentes receptores do informe.
Dependendo dos objetivos de um psicodiagnóstico, podem ser necessários vários tipos de comunicação a respeito dos resultados do processo, como, por exemplo, entrevista de devolução com o indivíduo avaliado e com seus responsáveis, laudo encaminhado ao psiquiatra que acompanha o caso e parecer encaminhado a alguma instituição que fez a sugestão inicial do exame. Nesse caso, o conteúdo de cada documento
a) é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, quanto pelas características dos diferentes receptores do informe.
Essa alternativa está de acordo com Cunha:
"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor. Existem questões cuja resposta é do interesse de um receptor, mas não de outro. Tomemos um exemplo simples de um menino que está tendo reações agressivas contra pessoas do sexo feminino, que é encaminhado para exame pela pré-escola.
Ao psicoterapeuta, ao qual será encaminhado, interessa por que e para que existe o sintoma, isto é, importa o entendimento dinâmico do caso. À escola importa mais saber como se apresenta, em que circunstâncias, e como manejar o problema. Portanto, o conteúdo pode variar quanto à natureza dos dados, conforme as questões a que responde."
Assertiva Correta.
b) apresenta a mesma redação, para preservar a integridade das informações sobre o caso e garantir a uniformidade da sua compreensão pelos vários solicitantes do laudo.
Como vimos acima, os receptores tem interesses diferentes. Portanto, o documento não apresenta a mesma redação.
Assertiva Falsa.
c) responde sempre às mesmas questões, com o mesmo nível de profundidade, especificidade e extensão na apresentação de conclusões.
Cunha comenta o seguinte:
"Eventualmente, as mesmas questões podem ser respondidas através de comunicações diferentes, mas o conteúdo de cada uma pode ser diverso, em especificidade, profundidade e extensão, seja o receptor, por exemplo, um psiquiatra, um professor ou um pai de nível socioeconômico baixo."
Há, portanto, variações.
Assertiva Falsa.
d) varia conforme a gravidade dos dados obtidos pelo psicodiagnóstico, que pode solicitar do profissional a omissão de pontos fundamentais do caso nos documentos.
Como vimos acima, o critério para a variação do conteúdo da comunicação não é a gravidade dos dados:
"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor."
Assertiva Falsa.
e) é elaborado de forma semelhante, pois, embora os receptores tenham questionamentos diferentes, os pontos a serem discutidos com todos eles são os mesmos.
De acordo com Cunha, conforme estudamos, o conteúdo da comunicação não é elaborado de forma semelhante.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
223) A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas. A operacionalização desse processo
- A) solicita um planejamento rígido, que independe dos fins a que se destina.
- B) é definida pela pessoa ou grupo que é alvo da inquirição e pela queixa por eles formulada.
- C) prevê a utilização de instrumentos de medida e da técnica da entrevista, invariavelmente.
- D) depende de definição e compreensão claras e imediatas a respeito do problema trazido para investigação.
- E) requer metodologias específicas, de acordo com cada área do conhecimento.
A alternativa correta é letra E) requer metodologias específicas, de acordo com cada área do conhecimento.
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas. A operacionalização desse processo
a) solicita um planejamento rígido, que independe dos fins a que se destina.
A avaliação psicológica perde o sentido se não for destinada a um fim específico. Segundo o CRP-SP:
"Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."
Assertiva Falsa.
b) é definida pela pessoa ou grupo que é alvo da inquirição e pela queixa por eles formulada.
A operacionalização da avaliação psicológica é de responsabilidade do Psicólogo. Veja o que diz o texto do CRP-SP:
"É responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional."
Assertiva Falsa.
c) prevê a utilização de instrumentos de medida e da técnica da entrevista, invariavelmente.
O CRP-SP fala de várias fontes e não especifica quais devem ser utilizadas invariavelmente:
"Para a conselheira Maria Cristina B.M.Pellini, trata-se de um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. Diferente da testagem psicológica considerada uma etapa da Avaliação Psicológica, que implica na utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos."
Assertiva Falsa.
d) depende de definição e compreensão claras e imediatas a respeito do problema trazido para investigação.
A compreensão nem sempre ocorrerá de forma imediata e isso não é um critério para que haja avaliação psicológica. O problema pode ser analisado ao longo das entrevistas.
Assertiva Falsa.
e) requer metodologias específicas, de acordo com cada área do conhecimento.
Essa é a alternativa que está de acordo com o texto do CRP-SP:
"A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
224) Sobre o Atestado Psicológico é correto afirmar:
- A) É um documento emitido pelo psicólogo que declara uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como desígnio afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. O profissional deverá guardar relatório correspondente ao processo de avaliação psicológica realizado, nos arquivos do psicólogo, pelo prazo estipulado na resolução do CFP nº 7/2003.
- B) O atestado psicológico tem como escopo proporcionar resposta esclarecedora, no âmbito do conhecimento psicológico, através de uma ponderação especializada, de uma "questão- problema", mirando a dirimir dúvidas que estão intervindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem objeta capacidade na matéria.
- C) A formulação do atestado não deve restringir-se apenas à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
- D) O atestado deve expor uma narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e inteligível ao destinatário. Os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico- filosóficos que os sustentam.
- E) A finalidade do atestado psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
A alternativa correta é letra A) É um documento emitido pelo psicólogo que declara uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como desígnio afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. O profissional deverá guardar relatório correspondente ao processo de avaliação psicológica realizado, nos arquivos do psicólogo, pelo prazo estipulado na resolução do CFP nº 7/2003.
Sobre o Atestado Psicológico é correto afirmar:
Considerando o assunto que traz a questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre a Resolução 07/2003
2) Análise das alternativas
1) Sobre a Resolução 07/2003
ATENÇÃO:
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
- Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003, é, portanto, com base neste material que procederemos a análise.
Conforme a Resolução 07/2003:
- Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
- Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento [...] Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
- Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
- Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
2) Análise das alternativas
a) É um documento emitido pelo psicólogo que declara uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como desígnio afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. O profissional deverá guardar relatório correspondente ao processo de avaliação psicológica realizado, nos arquivos do psicólogo, pelo prazo estipulado na resolução do CFP nº 7/2003.
CORRETA. Note que a descrição é compatível com o que expressa a Resolução 007/2003, portanto, alternativa CERTA.
b) O atestado psicológico tem como escopo proporcionar resposta esclarecedora, no âmbito do conhecimento psicológico, através de uma ponderação especializada, de uma "questão- problema", mirando a dirimir dúvidas que estão intervindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem objeta capacidade na matéria.
INCORRETA. Corrigindo: o conceito é referente ao Parecer Psicológico.
c) A formulação do atestado não deve restringir-se apenas à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
INCORRETA. Corrigindo: segundo a Resolução 007/2003:
“A formulação do atestado deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.”
d) O atestado deve expor uma narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e inteligível ao destinatário. Os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico- filosóficos que os sustentam.
INCORRETA. Corrigindo: a afirmação não é compatível com o entendimento da Resolução 007/2003 sobre atestado psicológico.
e) A finalidade do atestado psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
INCORRETA. Corrigindo: o conceito é referente ao Parecer Psicológico.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 09 de Fevereiro de 2019
225) Estão elencados dentre os princípios éticos que regem o uso da avaliação psicológica, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2007), EXCETO:
- A) Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado.
- B) Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las.
- C) Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.
- D) Utilização, durante a elaboração dos documentos escritos, de linguagem popular e condizente com a região geográfica em que está sendo realizada a avaliação.
- E) Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos.
A alternativa correta é letra D) Utilização, durante a elaboração dos documentos escritos, de linguagem popular e condizente com a região geográfica em que está sendo realizada a avaliação.
Estão elencados dentre os princípios éticos que regem o uso da avaliação psicológica, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2007), EXCETO:
Observe o que diz a Cartilha Avaliação Psicológica do CFP:
"12. Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica?
É necessário que o psicólogo se mantenha atento aos seguintes princípios:
¬ Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica;
¬ Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI;
¬ Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado;
¬ Realização da avaliação psicológica em condições ambientais adequadas, de modo a assegurar a qualidade e o sigilo das informações obtidas;
¬ Guarda dos documentos de avaliação psicológica em arquivos seguros e de acesso controlado;
¬ Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las;
¬ Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos."
Com isso, nota-se que a única alternativa que não traz um princípio citado acima é a Letra D.
a) Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado.
b) Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las.
c) Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.
d) Utilização, durante a elaboração dos documentos escritos, de linguagem popular e condizente com a região geográfica em que está sendo realizada a avaliação.
e) Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos.
226) O processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica. Expressa-se na sequência de fases e nos passos que se dão para a consecução dos objetivos diagnósticos. Segundo a estruturação que lhe é dada, um processo diagnóstico pode ser classificado em conformidade com os tipos existentes. Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),
I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.
II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.
III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.
IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.
verifica-se que está(ão) correto(s)
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) III e IV, apenas.
- D) II, III e IV, apenas.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra D) II, III e IV, apenas.
Gabarito: Letra D
Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),
I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.
Errado. Processo clínico não é um tipo descrito por Maher.
II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.
Certo! Vamos relembrar a definição do processo psicanalítico e do processo baseado no modelo médico:
“Processo psicanalítico. A Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam-deste tipo de processo. A concepção predominante é a de que o diagnostico deve configurar uma espécie ·de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria”
“Processo baseado no modelo médico. Trata-se de transposição, para o diagnostico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina. A visão médica, que impregna o diagnostico psicológico neste processo, toma a vida emocional em termos similares aqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente, próprio para ser manipulado, dissecado, tratado etc. A conduta do psicólogo, como, tradicionalmente, a do médico, é despersonalizar-se para não prejudicar a coleta de informações e o pensamento clínico.”
III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.
Certo! Vamos também relembrar o processo compreensivo, já que vimos o processo psicanalítico na afirmativa anterior:
“Processo compreensivo. A idéia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de uma designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim, significa abraçar, tomar e apreender o conjunto. Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.”
IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.
Certo! Vamos relembrar o processo psicométrico:
“Processo psicométrico. É aquele que tem, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais. O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo "objetivo", evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo. Nestes casos, fica prejudicada a integração dos dados numa visão globalizadora. O instrumental psicométrico é, aqui, desenvolvido a partir da matemática e da estatística.”
Assim, apenas II, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra D
Fonte: Trinca, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.
227) O diagnóstico precoce do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas pode ajudar no tratamento e no prognóstico. É um diagnóstico difícil em função da imprecisão do conceito de alcoolismo e de sua existência coabitar com outros transtornos psíquicos, tendo, assim, uma etiologia diversificada. Em relação à atuação do psicólogo diante do diagnóstico diferencial, assinale a alternativa correta.
- A) Deve aplicar o DMS-IV para fazer o diagnóstico, pois é o método mais confiável.
- B) Deve aplicar um protocolo para anamnese da história familiar.
- C) Deve usar o método do psicodiagnóstico e aplicar testes de personalidade.
- D) Deve diagnosticar a etapa em que a doença se encontra para avaliar a gravidade do transtorno e seu prognóstico.
- E) Deve fazer estudo de caso com a equipe multiprofissional.
A alternativa correta é letra E) Deve fazer estudo de caso com a equipe multiprofissional.
O diagnóstico precoce do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas pode ajudar no tratamento e no prognóstico. É um diagnóstico difícil em função da imprecisão do conceito de alcoolismo e de sua existência coabitar com outros transtornos psíquicos, tendo, assim, uma etiologia diversificada. Em relação à atuação do psicólogo diante do diagnóstico diferencial, assinale a alternativa correta.
Segundo Melo & Cunha (2008, p.3):
“O diagnóstico diferencial é um dos recursos iniciais que lançamos mão no tratamento de patologias mentais, pois, como diz o senso comum: fica mais fácil vencer a batalha quando o inimigo é conhecido, ou seja, de posse das informações necessárias a respeito de que doença se trata, é possível prognosticar um tratamento eficaz. O diagnóstico diferencial nos permite identificar e classificar uma doença numa gama de possibilidades.”
a) Deve aplicar o DMS-IV para fazer o diagnóstico, pois é o método mais confiável.
INCORRETA. Atualmente para o diagnóstico de desordens mentais recomenda-se o DSM-V lançado publicamente em 2014.
b) Deve aplicar um protocolo para anamnese da história familiar.
INCORRETA. A anamnese costuma estar incluída quando o objetivo da avaliação é a de uma análise nosológica.
c) Deve usar o método do psicodiagnóstico e aplicar testes de personalidade.
INCORRETA. O psicodiagnóstico é uma avaliação compreensiva da personalidade, limitada no tempo, e para o diagnóstico precoce do uso de drogas lícitas e ilícitas, o recomendável é uma avaliação mais abrangente.
d) Deve diagnosticar a etapa em que a doença se encontra para avaliar a gravidade do transtorno e seu prognóstico.
INCORRETA. A consideração sobre em qual etapa a doença se encontra serve mais para propósitos nosólogicos, e nesse caso específico o enunciado está se referindo ao diagnóstico diferencial.
e) Deve fazer estudo de caso com a equipe multiprofissional.
CORRETA. Note que de acordo com a literatura de Melo & Cunha (2008) o diagnóstico diferencial torna possível identificar uma nosologia em múltiplas possibilidades, dessa forma, para que várias hipóteses sobre o caso sejam refutadas ou corroboradas é recomendável que o processo seja sistematizado a partir de coletas de informações de forma integrada, portanto, alternativa CERTA.
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Fonte consultada:
MELO, G. A.; CUNHA, A. (2008). O Diagnóstico diferencial e o processo de desmedicalização: práticas de acolhimento psicológico a pacientes psicóticos em tratamento. Disponível em:. Acesso em: agosto de 2020.
228) O Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia consiste em um sistema de certificação de instrumentos de avaliação psicológica para uso profissional que avalia e qualifica os instrumentos em apto ou inapto para uso. Dessa forma, um dos motivos de sua criação foi o(a)
- A) exame das consequências sociais intencionais e não intencionais do uso do teste.
- B) levantamento de dados sobre os processos mentais envolvidos na realização das tarefas propostas pelo teste.
- C) levantamento de dados sobre a representatividade dos itens do teste.
- D) evidência dos dados sobre a capacidade preditiva dos testes.
- E) observação da grande quantidade de processos éticos envolvendo a avaliação psicológica.
A alternativa correta é letra E) observação da grande quantidade de processos éticos envolvendo a avaliação psicológica.
Gabarito Letra E
O Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia consiste em um sistema de certificação de instrumentos de avaliação psicológica para uso profissional que avalia e qualifica os instrumentos em apto ou inapto para uso. Dessa forma, um dos motivos de sua criação foi o(a)
a) exame das consequências sociais intencionais e não intencionais do uso do teste.
Errado. O SATEPSI não examina consequências sociais, e sim as condições de aplicação de instrumentos.
b) levantamento de dados sobre os processos mentais envolvidos na realização das tarefas propostas pelo teste.
Errado. O SATEPSI não faz esse tipo de levantamento.
c) levantamento de dados sobre a representatividade dos itens do teste.
Errado. O SATEPSI também não faz esse tipo de estudo.
d) evidência dos dados sobre a capacidade preditiva dos testes.
Errado. Mais uma vez, o SATEPSI avalia se as evidências apresentadas são suficientes para considerar um instrumento como adequado, mas não faz esse estudo por si próprio.
e) observação da grande quantidade de processos éticos envolvendo a avaliação psicológica.
Certo!
“Considerando a importância de compreender todo o processo de instauração de uma falta ética, é possível observar que a conduta dos profissionais em Psicologia tem sido foco do interesse de pesquisadores (Anache, & Reppold, 2010). Dessa forma, ao analisar as principais infrações éticas cometidas pelos psicólogos inscritos no Conselho Regional 8 (Paraná), no período de 1994 a 2003, Frizzo (2004) constatou que a maioria das infrações denunciadas se referiam ao exercício da avaliação psicológica. Dentre os principais motivos das denúncias destacam-se, principalmente, o uso de testes aplicados, a análise das informações obtidas por meio desses instrumentos e as razões que levaram o psicólogo a conduzir uma avaliação psicológica. Portanto, é possível afirmar que a criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) se dá diante da observação de uma grande quantidade de processos éticos envolvendo a avaliação psicológica (Primi, & Nunes, 2010), fato este que motivou a realização da presente pesquisa.”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Zaia, Priscila, Oliveira, Karina da Silva e Nakano, Tatiana de CássiaAnálise dos Processos Éticos Publicados no Jornal do Conselho Federal de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. 1 [Acessado 23 Fevereiro 2022] , pp. 8-21.
229) Na avaliação psicométrica, diz(em) respeito à fidedignidade o(a)
- A) integração de resultados.
- B) precisão e a exatidão.
- C) plano de avaliação.
- D) fechamento da avaliação.
- E) validade relacionada a conteúdo.
A alternativa correta é letra B) precisão e a exatidão.
Gabarito Letra B
Na avaliação psicométrica, diz(em) respeito à fidedignidade o(a)
a) integração de resultados.
b) precisão e a exatidão.
c) plano de avaliação.
d) fechamento da avaliação.
e) validade relacionada a conteúdo.
Dois conceitos são fundamentais na psicometria: a validade, que avalia se um teste de fato mede o que se propõe a medir, e a fidedignidade, que avalia a consistência dos dados, e também é chamada precisão ou exatidão. Um teste é fidedigno se for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos.
“Na psicologia e em outras áreas de ciências do comportamento, é usual a construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não diretamente observáveis, como, por exemplo, inteligência, depressão, traços de personalidade, etc. O objetivo, ao construir essas escalas, é que essas medidas sejam o mais precisas possível e que meçam realmente o que se estava querendo medir. Esses dois conceitos dizem respeito à fidedignidade (precisão, exatidão) e à validade das escalas de medidas, respectivamente, e é o que abordaremos nesta seção. Para tornar claros esses conceitos, costumamos dar o seguinte exemplo: para medir o comprimento de uma mesa, podemos fazê-lo de várias formas: uma maneira seria utilizar uma régua, a outra seria utilizar nosso palmo sabendo que ele tem aproximadamente 20 cm, digamos. As duas maneiras para medir o comprimento da mesa são válidas para medir comprimento, no entanto, uma é mais precisa, mais fidedigna do que a outra, isto é, a régua é mais precisa do que o palmo.”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
230) De acordo com Urbina (2007), assinale a opção correta com relação aos conceitos de testagem e avaliação psicológica.
- A) A Testagem Psicológica, em relação ao foco, tem por base a maneira como uma pessoa ou grupo se compara com outros (nomotético), enquanto a avaliação psicológica baseia-se na singularidade de um determinado indivíduo, grupo ou situação (idiográfico).
- B) A Testagem Psicológica tem maior complexidade quando comparada à Avaliação Psicológica, pois a primeira envolve vários procedimentos, como entrevistas, observações, além de variadas dimensões.
- C) A Avaliação Psicológica prima pela objetividade, enquanto a Testagem Psicológica possui na base de seus procedimentos um caráter mais subjetivo, na forma de julgamento clínico.
- D) A Testagem Psicológica possui alto custo e requer profissionais altamente qualificados, enquanto a Avaliação Psicológica apresenta baixos custos, principalmente quando realizada em grupos.
- E) A Avaliação Psicológica possui duração mais breve quando comparada à Testagem Psicológica, que se configura mais longa e pode levar até dias.
A alternativa correta é letra A) A Testagem Psicológica, em relação ao foco, tem por base a maneira como uma pessoa ou grupo se compara com outros (nomotético), enquanto a avaliação psicológica baseia-se na singularidade de um determinado indivíduo, grupo ou situação (idiográfico).
De acordo com Urbina (2007), assinale a opção correta com relação aos conceitos de testagem e avaliação psicológica.
Essa questão está baseada na seguinte tabela presente no livro "Fundamentos da Testagem Psicológica" (Urbina):
Aspecto | Testagem psicológica | Avaliação psicológica |
Grau de complexidade | Mais simples; envolve um procedimento uniforme, freqüentemente unidimensional. | Mais complexa; cada avaliação envolve vários procedimentos (entrevistas, observações, testagens, etc.) e dimensões. |
Duração | Mais breve, de alguns minutos a algumas horas. | Mais longa, de algumas horas a alguns dias ou mais. |
Fontes de dados | Uma pessoa, o testando. | Muitas vezes são usadas fontes colaterais, como parentes ou professores, além do sujeito aa avaliação. |
Foco | Como uma pessoa ou grupo se compara com outros (nomotético). | A singularidade de um determinado indivíduo, grupo ou situação (idiográfico). |
Qualificações necessárias | Conhecimento sobre testes e procedimentos de testagem. | Conhecimento de testagem e outros métodos de avaliação, bem como da área avaliada (p. ex., transtornos psiquiátricos, requisitos para uma função). |
Base de procedimentos | É necessária objetividade; a quantificação é crucial. | É necessária subjetividade, na forma de julgamento clínico; a quantificação raramente é possível. |
Custo | Barata, especialmente quando feita em grupos. | Muito cara, pois requer o uso intensivo de profissionais altamente qualificados. |
Objetivo | Obter dados para uso na tomada de decisões. | Chegar a uma decisão a respeito da questão ou problema que originou o encaminhamento. |
Grau de estruturação | Altamente estruturada. | Engloba aspectos estruturados e não-estruturados. |
Avaliação dos resultados | Investigação relativamente simples da fidedignidade e validade baseada em resultados grupais. | Muito difícil devido à variabilidade de métodos, avaliadores, natureza das questões investigadas, etc. |
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A Testagem Psicológica, em relação ao foco, tem por base a maneira como uma pessoa ou grupo se compara com outros (nomotético), enquanto a avaliação psicológica baseia-se na singularidade de um determinado indivíduo, grupo ou situação (idiográfico).
b) A Testagem Psicológica tem maior complexidade quando comparada à Avaliação Psicológica, pois a primeira envolve vários procedimentos, como entrevistas, observações, além de variadas dimensões.
c) A Avaliação Psicológica prima pela objetividade, enquanto a Testagem Psicológica possui na base de seus procedimentos um caráter mais subjetivo, na forma de julgamento clínico.
d) A Testagem Psicológica possui alto custo e requer profissionais altamente qualificados, enquanto a Avaliação Psicológica apresenta baixos custos, principalmente quando realizada em grupos.
e) A Avaliação Psicológica possui duração mais breve quando comparada à Testagem Psicológica, que se configura mais longa e pode levar até dias.