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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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231) De acordo com a Resolução 007/2003, qual a modalidade de documento que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma questão-problema, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão?

  • A) Declaração.
  • B) Parecer psicológico.
  • C) Avaliação psicológica.
  • D) Relatório.
  • E) Laudo psicológico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Parecer psicológico.

 

De acordo com a Resolução 007/2003, qual a modalidade de documento que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma questão-problema, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão?

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque divididas em três partes:

 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

3) Análise das alternativas

  
  

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003, é, portanto, com base neste material que procederemos a análise.
  
  

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

  

Segundo a Resolução 007/2003:

 
  • São Modalidades de Documentos produzidos pelo psicólogo: 1. Declaração; 2. Atestado psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer psicológico;
 
  • A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
 

Conforme a Resolução em destaque, segue o conceito e finalidade dos documentos produzidos pelo psicólogo:

  
  • Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
 
  • Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
  
  • Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
 
  • Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
   
   

3) Análise das alternativas

 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (Parecer) corresponde ao documento descrito pelo enunciado e publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Resolução 007/2003. As demais alternativas mencionam outros documentos provenientes do exercício da profissão de psicologia (Relatório/Laudo; Atestado; Declaração), mas que não compatíveis com a descrição requisitada. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI  Acesso em 05 de Out de 2021.

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232) O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

I levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados(as) para a realização da avaliação psicológica.

II coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente restrita para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.

III integração das informações e do desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante delas, o psicólogo pode constatar a não necessidade de utilizar outros(as) instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.

IV indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando-se as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.

São corretas as afirmativas

  • A) I e IV.
  • B) II e III.
  • C) I, II e III.
  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e IV.

   

  

Essa questão está baseada no seguinte texto do CFP:

 

"3. Quais os passos mínimos para se fazer avaliação psicológica?


O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar
os resultados esperados, a saber:

 

- Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser a avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

- Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). E importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

- Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

- Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação."

 

Fonte: "Cartilha de Avaliação Psicológica" (CFP, 2007)

 

Com base nisso, podemos identificar as afirmativas corretas abaixo.

 

levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados(as) para a realização da avaliação psicológica.

 

II coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente restrita para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.

  

III integração das informações e do desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante delas, o psicólogo pode constatar a não necessidade de utilizar outros(as) instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.

  

IV indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando-se as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra A.

 

São corretas as afirmativas


a)  I e IV.
b)  II e III.
c)  I, II e III.
d)  I, II, III e IV.

233) Ao documento que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos de forma concisa, minuciosa e abrangente dá-se o nome de:

  • A) Atestado
  • B) Declaração
  • C) Laudo Psicológico
  • D) Parecer Psicológico

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Laudo Psicológico

Gabarito: Letra C

Ao documento que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos de forma concisa, minuciosa e abrangente dá-se o nome de:

 

Essa questão traz na literalidade uma resolução que está desatualizada:

“A palavra laudo é originária do idioma latino, do genitivo laud-is e significa originalmente mérito, valor, glória. É um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos. Portanto, diferencia-se do Relatório Psicológico por ter como objetivo subsidiar uma tomada de decisão, por realizar uma extensa pesquisa cujas observações e dados colhidos deverão ser relacionados às questões e situações levantadas pela decisão a ser tomada.”

 

Atualmente, o documento que mais se aproximaria da descrição apresentada seria o relatório.


a)  Atestado
b)  Declaração
c)  Laudo Psicológico
d)  Parecer Psicológico

 

Nosso gabarito é Letra C

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234) Assinale a alternativa que se encontra entre os passos essenciais para se alcançar os resultados esperados em um processo de avaliação psicológica, segundo a cartilha de avaliação psicológica.

  • A) Coleta de informações por meio de entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, entre outros.
  • B) Levantamento dos objetivos sem levar em conta particularidades do indivíduo a ser avaliado.
  • C) Entrevista com testemunhas do fato.
  • D) Leitura criteriosa dos dados.
  • E) Contato com outros profissionais envolvidos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Coleta de informações por meio de entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, entre outros.

 

 

Assinale a alternativa que se encontra entre os passos essenciais para se alcançar os resultados esperados em um processo de avaliação psicológica, segundo a cartilha de avaliação psicológica.

 

A Cartilha de Avaliação Psicológica (2013, p. 14) elenca os seguintes passos essenciais para o processo de avaliação psicológica. Acompanhe:

 

 • levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica

 

coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.

 

integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses

 

• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.


 

Com base no exposto vamos à análise das alternativas:

 

a)  Coleta de informações por meio de entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, entre outros. (Alternativa CORRETA, considerando o enunciado e o comentário destacado, segundo informações dos “passos essenciais” elencados pela referida Cartilha)


b)  Levantamento dos objetivos sem levar em conta particularidades do indivíduo a ser avaliado. (Incorreta. Pelo contrário, considerar as particularidades do indivíduo a ser avaliado é um dos fatores imprescindíveis para o levantamento dos objetivos, além de permitir a escolha das estratégias mais adequadas para a realização do procedimento).


c)  Entrevista com testemunhas do fato. (Incorreta. Constitui aspecto esporádico e não está elencado como um passo essencial no processo mencionado)


d)  Leitura criteriosa dos dados. (Incorreta. A questão está mais relacionada à um manejo tácito dos dados, inferindo uma análise não negligente do processo de avaliação, contudo, a alternativa não implica em um “passo explícito”, segundo define a Cartilha citada)


e)  Contato com outros profissionais envolvidos. (Incorreta. Embora esse aspecto possa ocorrer com base em procedimentos éticos implícitos e considerando a natureza da demanda do caso, ele não traduz um passo explicitado pela Cartilha mencionada)

______________

Fonte consultada

Conselho Federal de Psicologia. (2013b). Cartilha avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 16 de Novembro de 2018.

235) A respeito de avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

  • A) O campo da avaliação psicológica possui como elemento fundamental o objetivo visado, ou seja, a condição que permite conhecer, ou, ainda, as formas de acesso ao que se pretende conhecer.
  • B) Historicamente, a trajetória de constituição do campo da avaliação psicológica emergiu a partir de situações práticas, calcadas no formalismo científico e nas medidas das diferenças individuais e das aptidões humanas.
  • C) O campo teórico de uma avaliação psicológica se refere ao fenômeno ou conjunto de fenômenos e processos psicológicos envolvidos, incluindo sua metodologia e instrumentos de prática.
  • D) Processos de avaliação psicológica, para terem validade e fidedignidade perante a comunidade científica, devem ser operacionalizados unicamente por meio de instrumentos e procedimentos objetivos.
  • E) Avaliação psicológica se caracteriza como um campo interdisciplinar de trabalho, haja vista sua utilização em múltiplas áreas e/ou demandas da psicologia, extrapolando o campo da clínica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Historicamente, a trajetória de constituição do campo da avaliação psicológica emergiu a partir de situações práticas, calcadas no formalismo científico e nas medidas das diferenças individuais e das aptidões humanas.

Gabarito Letra B

 

A respeito de avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
 

a)  O campo da avaliação psicológica possui como elemento fundamental o objetivo visado, ou seja, a condição que permite conhecer, ou, ainda, as formas de acesso ao que se pretende conhecer.

Errado. O campo da avaliação psicológica possui quatro elementos fundamentais: o objeto (fenômenos ou processos psicológicos), o objetivo visado, o campo teórico e o método.


b)  Historicamente, a trajetória de constituição do campo da avaliação psicológica emergiu a partir de situações práticas, calcadas no formalismo científico e nas medidas das diferenças individuais e das aptidões humanas.

Certo! A história da avaliação psicológica começa em 1880, com Francis Galton.


c)  O campo teórico de uma avaliação psicológica se refere ao fenômeno ou conjunto de fenômenos e processos psicológicos envolvidos, incluindo sua metodologia e instrumentos de prática.

Errado. Os fenômenos envolvidos são o objeto da avaliação psicológica, e a metodologia e instrumentos são o método.


d)  Processos de avaliação psicológica, para terem validade e fidedignidade perante a comunidade científica, devem ser operacionalizados unicamente por meio de instrumentos e procedimentos objetivos.

Errado. Os testes projetivos não são operacionalizados por meio de instrumentos e procedimentos objetivos e tem validade e fidedignidade.


e) Avaliação psicológica se caracteriza como um campo interdisciplinar de trabalho, haja vista sua utilização em múltiplas áreas e/ou demandas da psicologia, extrapolando o campo da clínica.

Errado. Para ser interdisciplinar, seria necessário envolver outras áreas do conhecimento. Entretanto, a avaliação psicológica é privativa do psicólogo.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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236) O procedimento de avaliação psicológica também abrange o uso de entrevistas e observações. Tendo isso em vista, assinale a afirmativa correta.

  • A) O processo de entrevista exime o entrevistador de liberdade para a condução da entrevista.

  • B) Uma entrevista diretiva ou fechada é programada, requer planejamento, o seguimento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas. 

  • C) Uma entrevista aberta ou não diretiva restringe a liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, sendo mais flexível para uma investigação profunda do entrevistado.

  • D) O procedimento de uma entrevista diretiva possibilita que o entrevistado escolha o assunto pelo qual iniciará sua fala, enquanto o entrevistador intervém no sentido de esclarecer pontos obscuros ou confusos. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Uma entrevista diretiva ou fechada é programada, requer planejamento, o seguimento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas. 

Gabarito Letra B

 

O procedimento de avaliação psicológica também abrange o uso de entrevistas e observações. Tendo isso em vista, assinale a afirmativa correta.

 

a)  O processo de entrevista exime o entrevistador de liberdade para a condução da entrevista.

Errado! A alternativa coloca o processo de entrevista como um todo, e por isso fica errada. Em entrevistas fechadas, de fato o entrevistador não tem liberdade para condução da entrevista, uma vez que as perguntas são pré-formuladas e devem ser feitas em uma ordem específica, mas nem todas as entrevistas são fechadas.

 

b)  Uma entrevista diretiva ou fechada é programada, requer planejamento, o seguimento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas. 

Certo! Veja como Bleger define a entrevista fechada:

“A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais: aberta e fechada. Na segunda as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-Ias, e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Na entrevista aberta, pelo contrário, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular. A entrevista fechada é, na realidade, um questionário que passa a ter uma relação estreita com a entrevista, na medida em que uma manipulação de certos princípios e regras facilita e possibilita a aplicação do questionário.”

 

Entretanto, há um detalhe nebuloso nessa alternativa. Alguns autores consideram entrevista diretiva e fechada sinônimos, enquanto outros, como Chiavenato, dizem que na entrevista diretiva está determinado a resposta que se busca, mas que há liberdade nas perguntas, classificando a entrevista diretiva como entrevista de resultados. Isso poderia gerar dúvidas na hora de resolver a questão, mas, vendo as outras alternativas, ficará claro que esta é a mais correta.

 

c)  Uma entrevista aberta ou não diretiva restringe a liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, sendo mais flexível para uma investigação profunda do entrevistado.

Errado! A entrevista aberta é, de fato, mais flexível, o que significa que ela não restringe a liberdade do entrevistador.

 

d)  O procedimento de uma entrevista diretiva possibilita que o entrevistado escolha o assunto pelo qual iniciará sua fala, enquanto o entrevistador intervém no sentido de esclarecer pontos obscuros ou confusos. 

Errado! Esse é o conceito de entrevista semidirigida.

 

Nosso gabarito fica, então, Letra B.

 

Referência

BLEGER, José. Temas de Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

237) A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.


Considerando-se os limites da avaliação psicológica e o comportamento humano, resultado de uma complexa teia de dimensões inter relacionadas que interagem para produzi-lo, as avaliações psicológicas têm um limite em relação ao que é possível entender e prever, mesmo baseando-se em métodos cientificamente comprovados.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

 

Julgue o item seguinte.

 

Considerando-se os limites da avaliação psicológica e o comportamento humano, resultado de uma complexa teia de dimensões inter relacionadas que interagem para produzi-lo, as avaliações psicológicas têm um limite em relação ao que é possível entender e prever, mesmo baseando-se em métodos cientificamente comprovados.


A afirmação trazida pelo item tem por base a recomendação da Cartilha de Avaliação Psicológica, produzida pelo Conselho Federal de Psicologia em junho de 2007. Peço ao aluno que leia com atenção o que expressa este documento, a respeito dos limites da avaliação psicológica:

 

“Por intermédio da avaliação, os psicólogos buscam informações que os ajudem a responder questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas e suas implicações. Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.” (CFP, 2007, p. 10).

 

Com base no recorte textual supracitado, ratificamos, portanto, que o ITEM está CORRETO.

________________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia – CFP (2007). Cartilha de Avaliação Psicológica.  Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf

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238) Julgue o item, relativo à psicologia da saúde.

 

Na investigação de pensamentos, planos e comportamentos suicidas, deve-se evitar indagar especificamente sobre a presença de ideias de insatisfação com a vida, pois, quanto mais intenso for o desejo de morrer e menor a ambivalência entre morrer e viver, maior será o risco de suicídio.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

 

Julgue o item, relativo à psicologia da saúde.

 

Na investigação de pensamentos, planos e comportamentos suicidas, deve-se evitar indagar especificamente sobre a presença de ideias de insatisfação com a vida, pois, quanto mais intenso for o desejo de morrer e menor a ambivalência entre morrer e viver, maior será o risco de suicídio.

 

Indagar sobre a presença de ideias de insatisfação com a vida é algo fundamental para uma investigação de pensamentos, planos e comportamentos suicidas. A afirmativa feita pela questão e a sua justificativa não fazem muito sentido.

 

Existem também testes para ajudar nessa avaliação como a Escala de Ideação Suicida de Beck.

 

Assertiva Falsa. 

239) O processo de avaliação psicológica pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. A esse respeito, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como objetivo da avaliação psicológica.

  • A) A entrevista clínica.

  • B) O entendimento dinâmico do paciente.

  • C) O diagnóstico diferencial.

  • D) A classificação nosológica.

  • E) A perícia forense.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A entrevista clínica.

Gabarito Letra A

 

O processo de avaliação psicológica pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta. A esse respeito, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada como objetivo da avaliação psicológica.

a)  A entrevista clínica.

b)  O entendimento dinâmico do paciente.

c)  O diagnóstico diferencial.

d)  A classificação nosológica.

e)  A perícia forense.

 

A entrevista clínica é um recurso da avaliação psicológica, e não um objetivo desta. Veja todos os objetivos:

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003

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240) Em relação às condutas a serem assumidas nas diferentes etapas da avaliação psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. Ao selecionar um teste ou escala, o psicólogo deverá considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (urbana ou rural), condições físicas gerais, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

 

II. No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito, o seu consentimento livre e esclarecido para participar do processo de avaliação psicológica.

 

III. É vedado ao psicólogo reproduzir o material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

 

IV. No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicações dos instrumentos.

 

  • A) Apenas I, II e III.

  • B) Apenas I, II e IV.

  • C) Apenas II e III.

  • D) Apenas I e IV.

  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.

Gabarito Letra E

 

Em relação às condutas a serem assumidas nas diferentes etapas da avaliação psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. Ao selecionar um teste ou escala, o psicólogo deverá considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (urbana ou rural), condições físicas gerais, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

Certo! É importante que as características do avaliando sejam consideradas para que a avaliação seja feita de forma adequada. Veja tudo que o psicólogo deve fazer ao selecionar um teste ou escala:

“- Definir os atributos e características a serem avaliados, investigando na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado.

- Avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados, tais como: sensibilidade, validade, precisão e existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira.

- Considerar a idade, sexo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, origem (rural ou urbana), condições físicas gerais, presença de deficiências físicas, nacionalidade e necessidade de equipamentos especiais para aplicação dos instrumentos.

- Verificar se os manuais dos testes e/ou escalas possuem informações necessárias para aplicação, correção e interpretação dos resultados dos testes.

- Solicitar a ajuda de outro psicólogo para esta atividade, caso não possua algumas das informações acima”

 

II. No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito, o seu consentimento livre e esclarecido para participar do processo de avaliação psicológica.

Certo! É fundamental que o avaliando esteja ciente do processo e concorde com ele.

“No processo de administração de testes ou escalas, o psicólogo deverá:

 - Prestar informações aos indivíduos envolvidos quanto à natureza e ao objetivo da avaliação e dos instrumentos a serem empregados, obtendo, por escrito o seu consentimento livre e esclarecido para participar no processo de avaliação psicológica. No caso de menores ou pessoas em situação de vulnerabilidade, este consentimento deverá ser obtido por meio de seus responsáveis.

- Verificar se o ambiente no qual será realizada a avaliação possui as condições físicas adequadas em termos de espaço, ventilação, mobiliário, qualidade de silêncio, a fim de assegurar o melhor desempenho dos indivíduos envolvidos.

 - Organizar o material que irá utilizar antes de iniciar uma aplicação, verificando as especificidades de cada tipo de teste envolvido, como mesas especiais, gravadores, etc.

- Motivar os indivíduos para realizar a tarefa, tendo, entretanto, o cuidado para não interferir no desempenho do teste.

- Desenvolver um relacionamento de confiança (rapport), visto como essencial no processo de aplicação de instrumentos psicológicos em forma individual.

- Atentar para os comportamentos dos indivíduos na situação de avaliação, observando a forma de resposta e o envolvimento na situação de avaliação, considerando que estas são variáveis influenciáveis no desempenho nos instrumentos utilizados.

- Seguir rigorosamente as instruções, os exemplos, o tempo e outras orientações que se encontrem no manual ou no próprio caderno do teste ou escala, evitando quaisquer improvisações que possam comprometer a validade dos instrumentos utilizados.

- Evitar ausentar-se da sala onde está realizando a avaliação, ou realizar quaisquer outros comportamentos que o possam desviar do processo de avaliação, tais como: conversar com outras pessoas, atender ao telefone, etc.

- Responsabilizar-se pela qualidade da aplicação dos testes e escalas psicológicas, sendo esta condição essencial para a obtenção de um resultado fidedigno.”

 

III. É vedado ao psicólogo reproduzir o material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

Certo!

É vedado ao psicólogo:

- Reproduzir material de teste em forma de fotocópias ou em outras formas que não sejam as originais do teste.

- Realizar avaliações psicológicas em situações nas quais não ocorra uma relação interpessoal, por exemplo, correios, telefone ou internet. De acordo com as orientações do CFP, os inventários administrados via internet somente poderão ser utilizados com finalidades de pesquisa, respeitando-se as normas específicas para esta situação, como a ser apresentado posteriormente.

- Efetivar gravações de sessões de avaliação psicológica sem o consentimento do(s) indivíduo(s) envolvido(s).

- Realizar atividades de avaliação psicológica que interfiram no trabalho de outro colega.

- Utilizar material informatizado como substituição total da presença do psicólogo no processo de avaliação.”

 

IV. No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicações dos instrumentos.

Certo! É preciso que os dados colhidos através de testes sejam integrados com a história clínica e pessoal do indivíduo avaliado.

“No processo de correção e interpretação dos resultados colhidos na avaliação psicológica, cabe ao psicólogo:

- Corrigir os instrumentos utilizados, seguindo os critérios e as tabelas apropriadas para cada finalidade.

- Avaliar não só quantitativamente os comportamentos e respostas do sujeito, como também qualitativamente, integrando esses dados com as observações realizadas durante as entrevistas ou aplicação dos instrumentos.

- Interpretar os resultados obtidos de forma dinâmica, considerando-os como uma estimativa de desempenho do(s) indivíduo(s) sob um dado conjunto de circunstâncias.

- Considerar na interpretação dos resultados dos testes e escalas a atualidade das normas nas tabelas apresentadas, assim como a finalidade de sua avaliação.

Utilizar a análise computadorizada dos resultados, caso assim preferir, somente como um apoio e nunca em total substituição às informações colhidas pelo psicólogo.

- Arquivar os dados coletados, de forma confidencial, por um período mínimo de cinco anos, seguindo as normas estabelecidas no nosso código de ética.”

 

Assim, I, II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra E.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília: CFP, 2010.

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