Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

241) Ao elaborar um laudo psicológico ou realizar uma entrevista para devolução dos resultados obtidos no processo de avaliação, o psicólogo deverá

  • A) ser influenciado, nas suas conclusões, por valores religiosos, preconceitos, distinções sociais ou pelas características físicas do indivíduo avaliado.

  • B) elaborar seu relatório de maneira clara, abrangendo o indivíduo apenas em relação aos seus aspectos psicológicos, sem enfatizar a natureza dinâmica e circunstancial dos dados apresentados.

  • C) utilizar uma linguagem adequada aos destinatários, de modo a evitar as interpretações errôneas das informações, devendo sempre incluir recomendações específicas para os solicitantes.

  • D) evitar apresentar os resultados das avaliações psicológicas ao indivíduo avaliado.

  • E) redigir apenas o que foi solicitado (laudo ou parecer) e não manter arquivado o resultado ou demais informações sobre o indivíduo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) utilizar uma linguagem adequada aos destinatários, de modo a evitar as interpretações errôneas das informações, devendo sempre incluir recomendações específicas para os solicitantes.

Gabarito Letra C

 

Ao elaborar um laudo psicológico ou realizar uma entrevista para devolução dos resultados obtidos no processo de avaliação, o psicólogo deverá

 

a)  ser influenciado, nas suas conclusões, por valores religiosos, preconceitos, distinções sociais ou pelas características físicas do indivíduo avaliado.

Errado. O psicólogo não pode deixar que preconceitos, valores religiosos e distinções sociais ou características físicas influenciem nas conclusões do laudo.

 

b)  elaborar seu relatório de maneira clara, abrangendo o indivíduo apenas em relação aos seus aspectos psicológicos, sem enfatizar a natureza dinâmica e circunstancial dos dados apresentados.

Errado. No laudo, o psicólogo deve sempre considerar a natureza dinâmica e não cristalizada dos dados:

“Análise

§ 5º - Nessa parte do documento, a(o) psicóloga(o) deve fazer uma exposição descritiva, metódica, objetiva e coerente com os dados colhidos e situações relacionadas à demanda em sua complexidade considerando a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.

I - A análise não deve apresentar descrições literais das sessões ou atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

II - Nessa exposição, deve-se respeitar a fundamentação teórica que sustenta o instrumental técnico utilizado, bem como os princípios éticos e as questões relativas ao sigilo das informações. Somente deve ser relatado o que for necessário para responder a demanda, tal qual disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo.”

 

c)  utilizar uma linguagem adequada aos destinatários, de modo a evitar as interpretações errôneas das informações, devendo sempre incluir recomendações específicas para os solicitantes.

Certo!

Ao elaborar um laudo psicológico ou realizar uma entrevista para devolução dos resultados obtidos no processo de avaliação, o psicólogo deverá:

- Evitar ser influenciado, nas suas conclusões, por valores religiosos, preconceitos, distinções sociais ou pelas características físicas do(s) indivíduo(s) avaliado(s).

- Elaborar o seu relatório de maneira clara, abrangendo o indivíduo em todos os seus aspectos, enfatizando a natureza dinâmica e circunstancial dos dados apresentados.

- Utilizar-se de linguagem adequada aos destinatários, de modo a evitar as interpretações errôneas das informações, devendo sempre incluir recomendações específicas para os solicitantes.

- Evitar fornecer resultados em forma de respostas certas e esperadas aos instrumentos psicológicos utilizados, considerando que tal comportamento inviabilizará o uso futuro destes instrumentos.

- Respeitar o direito de cada indivíduo conhecer os resultados da avaliação psicológica, as interpretações feitas e as bases nas quais se fundamentam as conclusões.

- Devolver informações sobre avaliação de crianças e adolescentes para o seu responsável, garantindo-lhe o direito previsto em lei.

- Guardar sigilo das informações obtidas e das conclusões elaboradas, observando que o anonimato deverá ser sempre mantido, quer seja em congressos, reuniões científicas, entrevistas a rádio ou televisão, situações da prática profissional, ensino ou pesquisa.

- Redigir as informações obtidas no processo de avaliação psicológica em forma de laudo, mesmo que seja solicitado somente um parecer. Nesta situação, este laudo deverá ser arquivado, juntamente com as demais informações sobre o indivíduo.

 

d)  evitar apresentar os resultados das avaliações psicológicas ao indivíduo avaliado.

Errado. O laudo psicológico tem como função apresentar os resultados obtidos ao indivíduo avaliado e a quem demandou o documento, ter acesso a essas informações é um direito do avaliando.

“Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.”

 

e)  redigir apenas o que foi solicitado (laudo ou parecer) e não manter arquivado o resultado ou demais informações sobre o indivíduo.

Errado. Os resultados que basearam o documento também devem ser mantidos.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 06/2019 _ Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-6-2019-institui-regras-para-a-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pela-o-psicologa-o-no-exercicio-profissional-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-15-1996-a-resolucao-cfp-no-07-2003-e-a-resolucao-cfp-no-04-2019?q=006/2019 Acesso 06 de abril de 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília: CFP, 2010.

Continua após a publicidade..

242) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Na entrevista clínica para recomendação diagnóstica ou terapêutica, dentre outras habilidades, o profissional de Psicologia também deve ser capaz de:

 

I. facilitar a expressão dos motivos que levaram o paciente a buscar ajuda.

 

II. evitar o confronto das contradições e esquivas do paciente.

 

III. confrontar esquivas e contradições do paciente.

 

IV. reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente.

  • A) Apenas I e III.

  • B) Apenas I, III e IV.

  • C) Apenas II, III e IV.

  • D) Apenas II e IV.

  • E) Apenas I, II e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas I, III e IV.

 

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Na entrevista clínica para recomendação diagnóstica ou terapêutica, dentre outras habilidades, o profissional de Psicologia também deve ser capaz de: 

 

 

A respeito da entrevista clínica, Tavares (2000, p. 52) destaca:

Para levar uma entrevista a termo de modo adequado, o entrevistador deve ser capaz de:

1) estar presente, no sentido de estar inteiramente disponível para o outro naquele momento, e poder ouvi-lo sem a interferência de questões pessoais;

2) ajudar o paciente a se sentir à vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho;

3) facilitar a expressão dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada ou a buscar ajuda;

4) buscar esclarecimentos para colocações vagas ou incompletas;

5) gentilmente, confrontar esquivas e contradições;

6) tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista;

7) reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando elas atuam diretamente na relação com o entrevistador (transferência);

8) compreender seus processos contratransferenciais;

9) assumir a iniciativa em momentos de impasse;

10) dominar as técnicas que utiliza.


  

Considerando o exposto vamos a análise das proposições apresentadas:

 

I. facilitar a expressão dos motivos que levaram o paciente a buscar ajuda. 

(Proposição CORRETA. Tais motivos auxiliam na construção do processo de Psicodiagnóstico.)


II. evitar o confronto das contradições e esquivas do paciente.

(Proposição INCORRETA. O autor não recomenda a esquiva, mas um confronto gentil nesse sentido.)


III. confrontar esquivas e contradições do paciente.

(Proposição CORRETA. De maneira gentil, Tavares sugere o confronto de tais aspectos durante a entrevista.)

 

IV. reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente.

(Proposição CORRETA. Para Tavares a questão se faz necessária, especialmente quando elas atuam diretamente na relação com o entrevistador.)

  

Considerando a análise das proposições apresentadas, estão corretas apenas I, III e IV, portanto, LETRA B.

 

_______________

Fonte consultada:        

Tavares, M. (2000). A entrevista clínica. Em: J. A. Cunha (Org.), Psicodiagnóstico V (5a ed.; pp.45-56). Porto Alegre: ArtMed. 

243) Em relação à Avaliação Psicológica, é correto afirmar que

  • A) é o processo aplicado e técnico de produção de instrumentos para o psicólogo.

  • B) é a área da psicologia responsável por produzir um conhecimento específico sobre o comportamento observado, de caráter definitivo e diagnóstico, por meio de estratégias psicológicas.

  • C) é a etapa responsável pela aplicação de testes e instrumentos de caráter técnicocientífco de coleta de dados.

  • D) é um processo padronizado que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas.

  • E) é a área da psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) é a área da psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis.


Em relação à Avaliação Psicológica, é correto afirmar que

 

 

Segundo Primi, (2003, p. 68):

 

“A avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo, visão certamente simplista da área. A avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Com isso, ela fomenta a observação sistemática de eventos psicológicos, abrindo os caminhos para a integração teoria e prática. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento na psicologia. Portanto, a avaliação na psicologia é uma área fundamental de integração entre a ciência e a profissão. Disso decorre que o avanço da avaliação psicológica não é um avanço simplesmente da instrumentação, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicológico.”

 
 

Com base na literatura supracitada, vamos a análise das proposições apresentadas:

  

a) é o processo aplicado e técnico de produção de instrumentos para o psicólogo.

(Alternativa INCORRETA. Na visão do autor esse tipo de entendimento constitui uma visão simplista da área.)

 

b) é a área da psicologia responsável por produzir um conhecimento específico sobre o comportamento observado, de caráter definitivo e diagnóstico, por meio de estratégias psicológicas.

(Alternativa INCORRETA. O conhecimento produzido pela avaliação psicológica sobre o comportamento investigado, não é de caráter definitivo, mas principalmente explicativo a respeito do funcionamento observado.)

 

c) é a etapa responsável pela aplicação de testes e instrumentos de caráter técnico-científco de coleta de dados.

(Alternativa INCORRETA, já que o entendimento descrito fornece uma colocação reducionista concernente a avaliação psicológica, reverberando a mesma conotação simplista da Opção “A”.)

 

d) é um processo padronizado que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas.

(Alternativa INCORRETA. O autor faz questão de mitigar qualquer aspecto taxativo a respeito da avaliação psicológica, enfatizando que uma das contribuições desse processo é permitir que teorias possam ser averiguadas, eventualmente aperfeiçoadas, auxiliando dessa forma para a evolução do conhecimento na psicologia.

 

e) é a área da psicologia responsável por operacionalizar as teorias psicológicas em eventos observáveis.

(Alternativa CORRETA. Segundo Primi, além de operacionalizar tal questão, a avaliação psicológica também é uma área essencial na psicologia, que viabiliza a integração entre a ciência e a profissão.)

_______________

Fonte consultada:

 

Primi, R. (2003). Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2, 67-77

Continua após a publicidade..

244) Assinale a alternativa INCORRETA quanto à linguagem adequada a ser utilizada para cada tipo de profissional a quem se destina o documento decorrente de Avaliação Psicológica.

  • A) Nos momentos em que o documento destina-se a outro psicólogo, o relato pode ser em linguagem técnica, fazendo referência concreta ao material do teste do qual foi extraída esta ou aquela conclusão.

  • B) Nos casos em que o destino é um empresário, o documento deve sempre partir das qualidades do avaliando e o informe responderá apenas às condições exigidas para a classificação e em que nível estão presentes ou se estão ausentes.

  • C) Quando o documento destina-se a um advogado, o cuidado deve ser redobrado. Deve ser expresso em termos inequívocos deixando margem para que as conclusões sejam usadas conforme a causa.

  • D) Para outros profissionais (médico, fonoaudiólogos), o psicólogo deve limitar-se a responder sobre a presença ou ausência de transtornos emocionais, informando ao profissional apenas o necessário para o encaminhamento do caso.

  • E) Nos casos em que os documentos destinamse a professores, o informe deverá ser breve e referenciar exclusivamente ao que o professor necessita saber. A linguagem deve ser formal, porém cotidiana, procurando não transparecer intimidades do caso que não se relacionam com o aspecto pedagógico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Quando o documento destina-se a um advogado, o cuidado deve ser redobrado. Deve ser expresso em termos inequívocos deixando margem para que as conclusões sejam usadas conforme a causa.


Assinale a alternativa INCORRETA quanto à linguagem adequada a ser utilizada para cada tipo de profissional a quem se destina o documento decorrente de Avaliação Psicológica.


A questão tem por base o “Manual de Avaliação Psicológica: Coletânea ConexãoPsi” de Machado & Morona (2007).


Com base nas diretrizes propostas pelo Manual, vamos a análise das alternativas:

  

a) Nos momentos em que o documento destina-se a outro psicólogo, o relato pode ser em linguagem técnica, fazendo referência concreta ao material do teste do qual foi extraída esta ou aquela conclusão.

(Alternativa CORRETA. Diz o Manual:

“Nos momentos em que o documento destina-se a outro psicólogo, o relato pode ser em linguagem técnica, fazendo referência concreta ao material do teste do qual foi extraída esta ou aquela conclusão. Pode conter uma descrição mi - nuciosa da estrutura básica da personalidade (ansiedade, defesas, etc.), bem como o diagnóstico e prognóstico, de acordo com os termos da Psicopatologia.” (p. 40)

 

b) Nos casos em que o destino é um empresário, o documento deve sempre partir das qualidades do avaliando e o informe responderá apenas às condições exigidas para a classificação e em que nível estão presentes ou se estão ausentes.

(Alternativa CORRETA. Menciona o Manual:

“Nos casos em que o destino é um empresário, o documento deve sempre partir das qualidades do avaliando e o informe responderá apenas às condições exigidas para a classificação e em que nível estão presentes ou se estão ausentes.” (p. 40)

 

c) Quando o documento destina-se a um advogado, o cuidado deve ser redobrado. Deve ser expresso em termos inequívocos deixando margem para que as conclusões sejam usadas conforme a causa. (p. 40)

(Alternativa INCORRETA. Conforme o Manual:

“Quando o documento destina-se a um advogado o cuidado deve ser redobrado. Deve ser expresso em termos inequívocos e com afirmação que não deixem margem para que sejam usadas conforme convier à causa. Uma vez formulada a conclusão em relação à dúvida que levou a solicitação do estudo, é conveniente justificar esta conclusão.” (p. 40)

 

d) Para outros profissionais (médico, fonoaudiólogos), o psicólogo deve limitar-se a responder sobre a presença ou ausência de transtornos emocionais, informando ao profissional apenas o necessário para o encaminhamento do caso.

(Alternativa CORRETA. Menciona o Manual:

“Para outros profissionais (médico, fonoaudiólogos, etc.), o psicólogo deve limitar-se a responder sobre a presença ou ausência de transtornos emocionais, informando ao profissional apenas o necessário para o encaminhamento do caso.” (p. 40)

 

e) Nos casos em que os documentos destinam-se a professores, o informe deverá ser breve e referenciar exclusivamente ao que o professor necessita saber. A linguagem deve ser formal, porém cotidiana, procurando não transparecer intimidades do caso que não se relacionam com o aspecto pedagógico.

(Alternativa CORRETA. Preconiza o Manual:

“Nos casos em que os documentos destinam-se a professores, o informe deverá ser breve e referenciar exclusivamente ao que o professor necessita saber. A linguagem deve ser formal porém cotidiana, procurando não transparecer intimidades do caso que não se relacionam com o aspecto pedagógico.” (p.40)

 

______________

Fonte consultada:

 

MACHADO, Adriane Picchetto. MORONA, Valéria Cristina. Manual de Avaliação Psicológica: Coletânea ConexãoPsi –Série Técnica. Curitiba: Unificado, 2007.

245) Jefferson, 16 anos, foi apreendido após denúncia de agressão e ameaça à sua própria mãe. Na audiência de apresentação, o Juiz requereu, entre outras providências, a realização do estudo psicológico, a ser juntado aos autos para a segunda audiência.


O processo de avaliação psicológica de Jefferson deverá

  • A) privilegiar as questões de ordem emocional, reservando as determinações históricas e sociais do caso ao estudo social, respeitando os limites da atuação multidisciplinar.
  • B) estar circunscrito a testes projetivos de personalidade que revelem a dinâmica do funcionamento emocional e o estágio de desenvolvimento cognitivo do adolescente.
  • C) incluir instrumentais técnicos escolhidos pelo psicólogo, como testes, visitas domiciliares e institucionais e entrevistas individuais e familiares.
  • D) indicar o nexo causal na conduta delituosa do adolescente e determinar as medidas socioeducativas cabíveis.
  • E) atender às determinações do Ministério Público e/ou da autoridade judiciária quanto à escolha dos instrumentos e métodos para a coleta de dados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) incluir instrumentais técnicos escolhidos pelo psicólogo, como testes, visitas domiciliares e institucionais e entrevistas individuais e familiares.

Gabarito Letra C

 

O processo de avaliação psicológica de Jefferson deverá
a)  privilegiar as questões de ordem emocional, reservando as determinações históricas e sociais do caso ao estudo social, respeitando os limites da atuação multidisciplinar.
Errado. A avaliação deve  coletar informações técnicas e científicas de todos os fenômenos psicológicos, não só questões de ordem emocional, considerando os condicionantes históricos e sociais.

 

b)  estar circunscrito a testes projetivos de personalidade que revelem a dinâmica do funcionamento emocional e o estágio de desenvolvimento cognitivo do adolescente.
Errado. Uma avaliação psicológica que se limite a determinados testes não é capaz de coletar dados suficientes para uma conclusão abrangente sobre o avaliando.

 

c)  incluir instrumentais técnicos escolhidos pelo psicólogo, como testes, visitas domiciliares e institucionais e entrevistas individuais e familiares.
Certo. O psicólogo é quem escolhe os instrumentos a serem utilizados, que incluem métodos e técnicas reconhecidas pela psicologia.

A Resolução CFP nº 017/2012, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos, informa que a atuação do psicólogo nessa atividade consiste em uma avaliação direcionada a responder demandas específicas, originada no contexto pericial e poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pela ciência psicológica

 

d)  indicar o nexo causal na conduta delituosa do adolescente e determinar as medidas socioeducativas cabíveis.
Errado. Não cabe ao psicólogo decidir sobre medidas socioeducativas. Ele apenas fornece informações para que o juiz possa tomar a decisão de forma mais fundamentada.

e)  atender às determinações do Ministério Público e/ou da autoridade judiciária quanto à escolha dos instrumentos e métodos para a coleta de dados.

Errado. Nem o MP nem alguma autoridade judiciária determinam os instrumentos a serem utilizados. É o profissional da psicologia que decide os documentos que utilizará.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Cartilha avaliação psicológica – 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf

Continua após a publicidade..

246) No campo do psicodiagnóstico, em que o psicólogo deve identificar os detalhes da situação ou conflito que está lidando, a avaliação e a testagem psicológica se aproximam como áreas correlacionadas aopsicodiagnóstico. No entanto elas são frequentemente confundidas. Considerando esse fenômeno, qual é a relação entre avaliação e testagem psicológica?

  • A) Avaliação e testagem psicológica são sinônimos.
  • B) A testagem psicológica é ampla e pode incluir avaliações.
  • C) A avaliação psicológica é ampla e pode incluir testes.
  • D) A avaliação é uma das ferramentas da testagem.
  • E) Não há qualquer relação entre avaliação e testagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A avaliação psicológica é ampla e pode incluir testes.

 

No campo do psicodiagnóstico, em que o psicólogo deve identificar os detalhes da situação ou conflito que está lidando, a avaliação e a testagem psicológica se aproximam como áreas correlacionadas ao psicodiagnóstico. No entanto elas são frequentemente confundidas. Considerando esse fenômeno, qual é a relação entre avaliação e testagem psicológica?

 

Observe o seguinte texto do documento "Cartilha sobre Avaliação Psicológica" do CFP:

 

2. Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?

 

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Avaliação e testagem psicológica são sinônimos.
b)  A testagem psicológica é ampla e pode incluir avaliações.
c)  A avaliação psicológica é ampla e pode incluir testes.
d)  A avaliação é uma das ferramentas da testagem.
e)  Não há qualquer relação entre avaliação e testagem.

247) Considerando o conjunto dos documentos utilizados pelo Psicólogo em sua prática, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Declaração
  • B) Atestado
  • C) Entrevista
  • D) Laudo
  • E) Parecer

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Entrevista

Gabarito: Letra C

 

Considerando o conjunto dos documentos utilizados pelo Psicólogo em sua prática, assinale a alternativa INCORRETA.
a)  Declaração
b)  Atestado
c)  Entrevista
d)  Laudo
e)  Parecer

 

A entrevista faz parte da avaliação psicológica, e não é um documento realizado pelo psicólogo.

 

“Art. 8º - Constituem modalidades de documentos psicológicos:

I - declaração;

II - Atestado Psicológico;

III - Relatório;

a) Psicológico;

b) Multiprofissional;

IV - Laudo Psicológico;

V - Parecer Psicológico.”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Disponível em: https://www.crp03.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf

Continua após a publicidade..

248) Hutz (2015) aponta que a avaliação psicológica é equivalente a uma pesquisa, pois ambas são planejadas. Posteriormente, dados são coletados, analisados e interpretados. Os resultados obtidos são utilizados com diversos propósitos. Esses resultados podem se referir a grupos pesquisados e/ou a pessoas avaliadas em diferentes contextos, como clínicas, consultórios, empresas, CAPS, entre outros. Podem, ainda, gerar benefícios para as pessoas avaliadas. Questões éticas que envolvem pesquisa vêm sendo discutidas sistematicamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi criado o Código de Nuremberg, que postulou 10 princípios básicos, alguns deles, mantidos até hoje.

 

Sobre avaliação psicológica, considere as afirmações abaixo.


I – É necessário haver consentimento livre e esclarecido por parte dos participantes.


II – É necessário que o profissional aja com cuidado para não produzir danos ou sofrimento para os participantes.


III – O participante deve ter liberdade de interromper a participação a qualquer momento.


IV – Deve haver pagamento adequado e proporcional à pesquisa realizada.


Quais estão corretas?

  • A) Apenas II e IV.
  • B) Apenas III e IV.
  • C) Apenas I, II e III.
  • D) Apenas I, II e IV.
  • E) Apenas I, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e III.

 

Hutz (2015) aponta que a avaliação psicológica é equivalente a uma pesquisa, pois ambas são planejadas. Posteriormente, dados são coletados, analisados e interpretados. Os resultados obtidos são utilizados com diversos propósitos. Esses resultados podem se referir a grupos pesquisados e/ou a pessoas avaliadas em diferentes contextos, como clínicas, consultórios, empresas, CAPS, entre outros. Podem, ainda, gerar benefícios para as pessoas avaliadas. Questões éticas que envolvem pesquisa vêm sendo discutidas sistematicamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi criado o Código de Nuremberg, que postulou 10 princípios básicos, alguns deles, mantidos até hoje.

 

Sobre avaliação psicológica, considere as afirmações abaixo.

 

Observe a continuação do texto de Hutz et al. citado acima:

 

"Entre eles, há alguns princípios fundamentais que foram mantidos até hoje, como a necessidade de consentimento livre e esclarecido por parte dos participantes, o cuidado para não produzir danos ou sofrimento para os participantes e a liberdade de interromper a participação a qualquer momento." 

 

Com base nisso, a única afirmativa abaixo que não está de acordo com os autores é a IV


I - É necessário haver consentimento livre e esclarecido por parte dos participantes.


II - É necessário que o profissional aja com cuidado para não produzir danos ou sofrimento para os participantes.


III - O participante deve ter liberdade de interromper a participação a qualquer momento.


IV - Deve haver pagamento adequado e proporcional à pesquisa realizada.

 


Quais estão corretas?

 

Estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra C.


a) Apenas II e IV.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) Apenas I, III e IV.

249) São objetivos da avaliação neuropsicológica, EXCETO:

  • A) auxiliar na definição do prognóstico.
  • B) auxiliar o diagnóstico.
  • C) definir a tomada de decisão em processos periciais.
  • D) orientar o encaminhamento para tratamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) definir a tomada de decisão em processos periciais.

Gabarito Letra C

 

A questão pergunta qual, dentre os apresentados, não é um objetivo da avaliação neuropsicológica.

 

Vejamos:

 

a) auxiliar na definição do prognóstico.

b) auxiliar o diagnóstico.

c) definir a tomada de decisão em processos periciais.

d) orientar o encaminhamento para tratamento.

 

Um erro grave na letra C talvez passe despercebido na hora da prova: não é objetivo de nenhuma forma de avaliação psicológica definir tomada de decisão, e sim auxiliá-la.

 

Mas, para aprofundar, vamos relembrar os objetivos da Avaliação Neuropsicológica para Malloy-Dinis, Fuentes e Mattos (2010):

 

O exame neuropsicológico pode ser realizado com diferentes propósitos, entre eles: diagnóstico (por exemplo, aprimorar a classificação diagnóstica, uma vez que reduz a heterogeneidade diagnóstica dentro dos transtornos), prognóstico (por exemplo, predizer o curso da patologia, estimar medidas de funcionamento pré-mórbido), cuidado do paciente e planejamento, tratamento (por exemplo, auxiliar no manejo individualizado do cuidado com o paciente e no desenvolvimento de opções de tratamento), pesquisa (por exemplo, avaliação da eficácia e da efetividade de uma intervenção) e fins legais

 

O único erro é, como dito anteriormente, a palavra “definir” na letra C, que é nosso gabarito.

 

Referência

MALLOY-DINIS Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. São Paulo: Artmed, 2010.

Continua após a publicidade..

250) Leia as seguintes afirmativas sobre a documentação a ser elaborada por psicólogos.

I. O O Relatório Psicológico, também pode ser chamado de Laudo Psicológico, consiste na apresentação descritiva de condições psicológicas e suas determinações psicossoais, possuindo como finalidade apresentar os procedimentos e as conclusões obtidos no processo de avaliação psicológica.

II. O O s Registros Documentais gerados a partir do uso de instrumentos de avaliação psicológica são de livre acesso e podem ser consultados por toda a equipe de trabalho.

III. O O usuário de serviços prestados ou o seu representante legal, no caso de informações registradas sob a forma de prontuários, tem acesso integral ao seu conteúdo.

IV. O O Parecer Psicológico descreve hipóteses e circunstâncias dos atendimentos, sem a necessidade de expor conclusões ou responder as questões interpostas por outros profissionais de áreas distintas.

Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

  • A) II, IV.
  • B) I, II.
  • C) I, III.
  • D) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I, III.

Vamos a análise das afirmativas propostas:


I. O Relatório Psicológico, também pode ser chamado de Laudo Psicológico, consiste na apresentação descritiva de condições psicológicas e suas determinações psicossoais, possuindo como finalidade apresentar os procedimentos e as conclusões obtidos no processo de avaliação psicológica.

Afirmativa CORRETA. Na RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003, laudo e relatório psicológico são realmente tomados como equivalentes; acompanhe o que traz a RESOLUÇÃO mencionada, a respeito deste documento:

“O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica”

 

II. Os Registros Documentais gerados a partir do uso de instrumentos de avaliação psicológica são de livre acesso e podem ser consultados por toda a equipe de trabalho.

Afirmativa INCORRETA. Conforme RESOLUÇÃO 001/2009 do CFP, tais registros devem ser mantidos em um espaço que assegure sigilo e manutenção privativa. Sobre isso, note o que traz a Resolução do CFP:

“O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos disciplinares e à defesa legal.”



III. O usuário de serviços prestados ou o seu representante legal, no caso de informações registradas sob a forma de prontuários, tem acesso integral ao seu conteúdo.

Afirmativa CORRETA. Mencionado o que trata a afirmativa com base na RESOLUÇÃO 001/2009, Rodrigues & Cols. (2017, p. 197), destacam:

“A Resolução 001/2009 ainda prevê que no caso do registro documental ser realizado na forma de prontuário é necessário registrar as informações recomendadas acima e, além disso, fica garantido ao usuário ou representante legal o acesso integral às informações registradas pelo psicólogo em seu prontuário. Em seu Art. 6º o documento prevê que quando em serviço multiprofissional, o registro do psicólogo deve ser realizado em prontuário único.”



IV. O Parecer Psicológico descreve hipóteses e circunstâncias dos atendimentos, sem a necessidade de expor conclusões ou responder as questões interpostas por outros profissionais de áreas distintas.

Afirmativa INCORRETA. Conforme a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003, o Parecer é um documento cujo o produto pode incluir uma exposição conclusiva, além de poder fornecer também contribuições concernentes a aspectos consultivos. Sobre isso, acompanhe o destaca a Resolução em questão:

Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”

     

Considerando a análise realizada, ratifica-se que estão CORRETAS apenas as afirmativas I e III, portanto, LETRA “C”.

 

_______________

Fonte consultada:

 

Rodrigues, Patrícia Matte, Paraboni, Patrícia, Arpini, Dorian Mônica, Brandolt, Catheline Rubim, Lima, Jessica Vaz, & Cezar, Pâmela Kurtz. (2017). O registro em prontuário coletivo no trabalho do psicólogo na Estratégia Saúde da Família. Estudos de Psicologia (Natal)22(2), 195-202. https://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170020

 

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 30 de Junho de 2019

 

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução Nº 001/ 2009 _ Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Brasília, DF. Disponível em  https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/04/resolucao2009_01.pdf Acesso em 30 de Junho de 2019

1 23 24 25 26 27 65