Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
271) Entre as alternativas abaixo relacionadas, apenas uma não é compatível com a proposta do novo código de ética do psicólogo, que se propõe responder ao contexto organizativo dos psicólogos e ao estágio de desenvolvimento da psicologia como campo científico e profissional. Assinale a alternativa.
- A) estimular reflexões que considerem a profissão como um todo, uma vez que os dilemas éticos não se restringem a práticas específicas de atuação.
- B) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
- C) abrir espaço para a discussão dos limites e intersecções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que o psicólogo estabelece com a sociedade, os usuários dos seus serviços e seus colegas de profissão.
- D) configurar o exercício da profissão e a inserção do psicólogo em diferentes contextos institucionais e equipes multiprofissionais.
A alternativa correta é letra B) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
Entre as alternativas abaixo relacionadas, apenas uma não é compatível com a proposta do novo código de ética do psicólogo, que se propõe responder ao contexto organizativo dos psicólogos e ao estágio de desenvolvimento da psicologia como campo científico e profissional. Assinale a alternativa.
Conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005):
“Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se:
a. Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
b. Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
c. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
d. Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.”
a) estimular reflexões que considerem a profissão como um todo, uma vez que os dilemas éticos não se restringem a práticas específicas de atuação.
CORRETA. A afirmativa corresponde ao item “D” do Código supracitado.
b) estabelecer um conjunto de normas rígidas a serem seguidas pelo psicólogo.
INCORRETA. Ao contrário do que traz a afirmativa o Código de Ética Profissional do Psicólogo representa “mais um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo”, portanto, alternativa FALSA.
c) abrir espaço para a discussão dos limites e intersecções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que o psicólogo estabelece com a sociedade, os usuários dos seus serviços e seus colegas de profissão.
CORRETA. A assertiva reproduz o que traz o item “B” do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
d) configurar o exercício da profissão e a inserção do psicólogo em diferentes contextos institucionais e equipes multiprofissionais.
CORRETA. A alternativa preconiza o que está expresso no item “C” do Código de Ética do Psicólogo.
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Fonte consultada:
CFP (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
272) Por quanto tempo devo guardar os materiais de uma Avaliação Psicológica?
- A) Devo guardar pelo prazo mínimo de um ano, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
- B) Devo guardar pelo prazo mínimo de três anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
- C) Devo guardar pelo prazo mínimo de cinco anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
- D) Devo guardar pelo prazo mínimo de oito anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
A alternativa correta é letra C) Devo guardar pelo prazo mínimo de cinco anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
Gabarito: Letra C
Por quanto tempo devo guardar os materiais de uma Avaliação Psicológica?
a) Devo guardar pelo prazo mínimo de um ano, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
b) Devo guardar pelo prazo mínimo de três anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
c) Devo guardar pelo prazo mínimo de cinco anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
d) Devo guardar pelo prazo mínimo de oito anos, e devo estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.
O prazo mínimo de guarda dos materiais da avaliação psicológica é cinco anos. Veja:
“Por quanto tempo devo guardar os materiais de uma avaliação psicológica?
Os documentos e o material que fundamentou a avaliação psicológica devem ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos, e o(a) psicólogo(a) e/ou a instituição em que foi feita a avaliação psicológica são responsáveis pelos materiais relativos à avaliação. Sobre o tempo de guarda o(a) psicólogo(a) deverá estar atento(a) a regulamentações específicas de outros órgãos em sua área de atuação.”
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: Parte I - Entendendo o Sistema Conselhos de Psicologia
Apresentação da estrutura e do funcionamento do Sistema Conselhos. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/manuais/manual_orientacoes/frames/fr_conteudo.aspx
273) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados:
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode finalizar o processo de avaliação.
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) Apenas I, II, III estão corretos.
- B) Apenas I e IV estão corretos.
- C) Apenas II, III e IV estão corretos.
- D) Apenas I, II e IV estão corretos.
A alternativa correta é letra B) Apenas I e IV estão corretos.
Gabarito: Letra B
De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados:
Vamos, primeiro, ver todos os passos apresentados pela cartilha:
“O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.”
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
Certo!
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
Errado. Não é recomendada a utilização de uma só técnica.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode finalizar o processo de avaliação.
Errado. Diante das hipóteses iniciais, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Certo!
Apenas I e IV estão corretas.
Gabarito Letra B
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
274) Considere as afirmativas abaixo e assinale VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) a respeito da Avaliação Psicológica :
I. Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.
II. Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.
III. Emprego de todos os instrumentos de avaliação psicológica.
IV. Disponibilização das informações da avaliação psicológica quando solicitada pelo indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) I- V, II- V, III- F, IV- F.
- B) I- V, II- F, III- F, IV- F.
- C) I- F, II- V, III - V, IV- F.
- D) I- V, II- V, III- F, IV- V.
A alternativa correta é letra A) I- V, II- V, III- F, IV- F.
Gabarito: Letra A
I. Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.
Verdadeiro. Esse é um princípio ético básico que rege o uso da avaliação psicológica.
II. Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.
Verdadeiro. Esse também é um princípio ético básico que rege o uso da avaliação psicológica.
III. Emprego de todos os instrumentos de avaliação psicológica.
Falso. Apenas os instrumentos em que o profissional esteja qualificado devem ser empregados.
“¬ Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado”
IV. Disponibilização das informações da avaliação psicológica quando solicitada pelo indivíduo.
Falso. As informações só devem ser disponibilizadas para pessoas que tenham direito.
“¬ Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las”
Assim, a sequência correta é VVFF
Gabarito Letra A
Fonte: Cartilha sobre Avaliação Psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
275) Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica de 2013 elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia existem os passos mínimos para se fazer a avaliação psicológica e alcançar os resultados esperados:
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade e utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) I, II, III e IV estão corretas.
- B) Apenas I, II e III estão corretas.
- C) Apenas I, II e IV estão corretas.
- D) Apenas II, III e IV estão corretas.
A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito: Letra A
I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
Certo! O primeiro passo no processo de avaliação é fazer esses levantamentos. Sem eles, não é possível fazer os próximos passos.
II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
Certo! Depois de levantar os objetivos e particularidades e a partir desses dados escolher os instrumentos a serem utilizados, o passo seguinte é aplicar esses instrumentos e coletar as informações necessárias.
III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade e utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.
Certo! As informações cruas não são o suficiente para o processo de avaliação. O passo seguinte é de integração de todas as informações obtidas.
IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.
Certo! Por fim, o psicólogo deve devolver ao paciente os dados colhidos.
Assim, I, II, III e IV estão corretos.
Gabarito Letra A
276) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica de 2013, a avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em alguns elementos, entre os quais NÃO é CORRETO:
- A) Contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
- B) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
- C) Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
- D) Construtos psicológicos a serem investigados.
A alternativa correta é letra B) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
Gabarito: Letra B
A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em alguns elementos, entre os quais NÃO é CORRETO:
a) Contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
b) A avaliação deve considerar e analisar os condicionantes sociais, os históricos não interferem no resultado final, pois a avaliação se torna um instrumento confiável e exclusivo.
c) Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
d) Construtos psicológicos a serem investigados.
Vamos ver quais são os elementos apresentados pela cartilha:
“Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.”
A avaliação deve considerar tanto os condicionantes históricos quanto os sociais:
“Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Cartilha Avaliação Psicológica – 2013. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf
277) Todo(a) psicólogo(a) está obrigado(a) a manter registro documental dos serviços de psicologia prestados?
- A) Sim.
- B) Não.
- C) Somente quando este prontuário fizer parte especificamente de portadores de transtornos mentais.
- D) Somente quando este prontuário fizer parte especificamente de portadores de necessidades especiais, auditivas ou visuais.
A alternativa correta é letra A) Sim.
Gabarito: Letra A
Todo(a) psicólogo(a) está obrigado(a) a manter registro documental dos serviços de psicologia prestados?
a) Sim.
b) Não.
c) Somente quando este prontuário fizer parte especificamente de portadores de transtornos mentais.
d) Somente quando este prontuário fizer parte especificamente de portadores de necessidades especiais, auditivas ou visuais.
A resposta é sim! Todo psicólogo é obrigado a manter registro documental dos serviços prestados, a resolução 01/2009 trata exatamente sobre isso. Veja um esclarecimento do CRP SP sobre o assunto:
“De acordo com a Resolução CFP nº 01/2009, o CRP SP orienta a categoria que em qualquer atividade profissional e independente da abordagem teórica, a(o) psicóloga(o) deve manter registros documentais do seu trabalho, que poderá ser elaborado em arquivos manuscritos, impressos ou digitais.
Na área da Saúde, por exemplo, na modalidade de psicoterapia, deverá mantê-lo obrigatoriamente no formato de prontuário.
Quando a(o) psicóloga(o) realizar serviço multiprofissional, deve ser realizado em prontuário único e compartilhar somente informações necessárias ao cumprimento dos objetivos do trabalho e que possam qualificar o serviço prestado.
Todos os registros documentais deverão ser armazenados em local seguro, com boas condições de sigilo e guardados por um período mínimo de cinco anos, ou de acordo com a legislação vigente.”
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Resolução CFP nº 01/2009 - Orientação sobre registros documentais. Disponível em: https://www.crpsp.org/noticia/view/2389/resolucao-cfp-n-012009---orientacao-sobre-registros-documentais
278) O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, exceto:
- A) a pedido do profissional responsável pelo serviço;
- B) em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;
- C) quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;
- D) quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada.
A alternativa correta é letra D) quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada.
O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, exceto:
Considerando a situação apresentada pela questão, acompanhe o que expressa o Código de Ética do Psicólogo (2005):
“Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:
a) A pedido do profissional responsável pelo serviço;
b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional;
c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço;
d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.”
Considerando a requisição contida no enunciado em relação as situações em que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, destaca-se que com exceção da LETRA “D” (quando não se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção não fizer parte da metodologia adotada) todas as outras alternativas encontram correspondência com o que expressa o Código de Ética do Psicólogo (2005). Com base nisto ratifica-se que a LETRA “D”, de fato, constitui o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia_ CFP (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em https://bit.ly/359lRgj
279) Qual documento psicológico deve ser emitido quando o atendido solicitar um documento psicológico com a seguinte demanda: registro de informações, por exemplo, se faz acompanhamento psicológico, em quais dias e horários.
- A) Atestado.
- B) Relatório/laudo psicológico.
- C) Declaração.
- D) Parecer psicológico.
A alternativa correta é letra C) Declaração.
Qual documento psicológico deve ser emitido quando o atendido solicitar um documento psicológico com a seguinte demanda: registro de informações, por exemplo, se faz acompanhamento psicológico, em quais dias e horários.
Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque divididas em três partes:
1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019
2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
3) Análise das alternativas
1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
- Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003, é, portanto, com base neste material que procederemos a análise.
2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
Segundo a Resolução 007/2003:
- São Modalidades de Documentos produzidos pelo psicólogo: 1. Declaração; 2. Atestado psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer psicológico;
- A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
Conforme a Resolução em destaque, segue o conceito e finalidade dos documentos produzidos pelo psicólogo:
- Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
- Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
- Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
- Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
3) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (Declaração) corresponde ao documento descrito pelo enunciado e publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Resolução 007/2003. As demais alternativas mencionam outros documentos provenientes do exercício da profissão de psicologia (Relatório/Laudo; Atestado; Parecer), mas que não compatíveis com a descrição requisitada. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI Acesso em 03 de Ago de 2021.
280) O diagnóstico de violência contra a criança ou o adolescente, muitas vezes, pode ser confundido com outras patologias orgânicas. É extremamente importante que todos os profissionais envolvidos reúnam os dados e evidências observados, de acordo com suas competências, para a construção de uma história precisa sobre o evento. Do ponto de vista psicológico, quais etapas são consideradas importantes para um diagnóstico diferencial?
- A) Perguntar diretamente se um dos pais foi responsável pelo ocorrido.
- B) Formular as perguntas de forma aberta, imparcial.
- C) Insistir em confrontar dados contraditórios ou aferir registros.
- D) Demonstrar seus sentimentos em relação à situação - como desaprovação, raiva, indignação.
- E) Assumir postura de policial ou detetive.
A alternativa correta é letra B) Formular as perguntas de forma aberta, imparcial.
O diagnóstico de violência contra a criança ou o adolescente, muitas vezes, pode ser confundido com outras patologias orgânicas. É extremamente importante que todos os profissionais envolvidos reúnam os dados e evidências observados, de acordo com suas competências, para a construção de uma história precisa sobre o evento. Do ponto de vista psicológico, quais etapas são consideradas importantes para um diagnóstico diferencial?
Essa questão está baseada no seguinte trecho do texto "Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço" (Ministério da Saúde):
"Etapas importantes no diagnóstico diferencial
Do ponto de vista clínico
- realizar exame físico e neurológico acurado com avaliação de todas as partes do corpo examinado;- solicitar raios X de ossos longos para avaliar fraturas recentes ou antigas e evidências de trauma por torção;
- solicitar coagulograma para descartar síndrome hemorrágica.
Do ponto de vista psicológico
- entrevistar toda a família em conjunto, para avaliar sua visão e respostas sobre 0 problema em questão, observar seu relacionamento e determinar o possível envolvimento de outros membros;
- utilizar um espaço reservado para a entrevista e fazer com que todos se sintam o mais confortáveis possível;- afirmar que as condições físicas ou o comportamento do paciente são os seus principais motivos de preocupação;
- formular as perguntas de forma aberta, imparcial;
- procurar não ser acusador, concentrando-se nas condições da criança e possíveis causas e que justifiquem seu estado atual;
- é fundamental estar atento aos detalhes.Posturas a serem terminantemente evitadas:
1. Perguntar diretamente se um dos pais foi responsável pelo ocorrido.
2. Insistir em confrontar dados contraditórios ou aferir registros.
3. Confrontar os pais com descrições trazida pela criança ou adolescente, especialmente nos casos de abuso, pois isso trai a confiança do (a) usuário (a).
4. Demonstrar seus sentimentos em relação à situação como desaprovação, raiva, indignação.
5. Assumir postura de policial ou detetive.""Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço" (Ministério da Saúde)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Perguntar diretamente se um dos pais foi responsável pelo ocorrido.
b) Formular as perguntas de forma aberta, imparcial.
c) Insistir em confrontar dados contraditórios ou aferir registros.
d) Demonstrar seus sentimentos em relação à situação - como desaprovação, raiva, indignação.
e) Assumir postura de policial ou detetive.