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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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281) De acordo com Villemor-Amaral, 2008, analise as assertivas abaixo:

I. Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações para que sejam tomadas decisões sobre a pessoa avaliada.

II. As técnicas projetivas destinam-se à investigação da personalidade e não podem ser utilizadas em contextos que indiquem a forma como cada sujeito percebe seu entorno.

III. As técnicas projetivas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e recursos para lidar com seus conflitos.

Assinale a alternativa que indica as assertivas que estão corretas:

  • A) I, II
  • B) I, III
  • C) II, III
  • D) I, II, III

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A alternativa correta é letra B) I, III

   

  

Essa questão está baseada no seguinte texto:

 

"Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações, para que, a partir destas, sejam tomadas decisões sobre o indivíduo avaliado. Estas decisões situam-se nos mais variados âmbitos, tais como no organizacional (indivíduo se encaixa ou não no perfil desejado para determinado cargo), no jurídico (indivíduo deve ou não ser considerado imputável por algum delito cometido) e no clínico (indivíduo precisa ou não de acompanha- mento psicológico ou psiquiátrico), citando apenas alguns. Em todos estes âmbitos é comum que se faça uso de técnicas projetivas. Independentemente da área de atuação, a atividade profissional do psicólogo vincula-se diretamente ao ato de avaliar e, na sociedade contemporânea, cada vez mais é preciso avaliar comportamentos humanos em diferentes contextos e com alto grau de precisão e confiabilidade.

(...)

Testes e técnicas projetivas podem ser utilizados na avaliação da personalidade e de outros elementos (relações interpessoais, dinâmica familiar) que se mostrem importantes para a compreensão de um sujeito ou de uma situação vivenciada ou percebida por ele. Na "leitura" de um fenômeno projetivo, deve se considerar a percepção externa que um indiví- duo tem de determinado estímulo, que é influenciada e determinada pelo seu mundo inter- no. Assim, é possível pensar que a produção feita a partir de uma mancha de tinta, um desenho ou uma história sempre trará consigo informações sobre o que se passa internamente com aquele que a fez. Essa idéia abre espaço para que as técnicas projetivas sejam utilizadas em outros contextos e não apenas na investigação da personalidade, trazendo dados sobre a forma com que cada sujeito percebe determinadas cenas ou situações.

(...)

As semelhanças existentes entre as diversas técnicas projetivas residem no fato de que todas são "reveladoras de material dinâmico, normal ou patológico, através da projeção" (Werlang & Cunha, 1993, p. 123). Elas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, "retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e seus recursos para lidar com seus conflitos" (p. 124). Nesse tipo de instrumento psicológico, o sujeito atribui as próprias qualidades e necessidades a estímulos externos, sem que tome consciência disso."

 

Fonte: "Apontamentos sobre o status científico das técnicas projetivas" (Fensterseifer e Werlang) In: "Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica" (1ª ed.). (Villemor-Amaral e Werlang)

 

Com isso, podemos identificar como corretas as afirmativas I e III.

 

I. Qualquer avaliação psicológica tem como objetivo fornecer informações para que sejam tomadas decisões sobre a pessoa avaliada.

  

II. As técnicas projetivas destinam-se à investigação da personalidade e não podem ser utilizadas em contextos que indiquem a forma como cada sujeito percebe seu entorno.

  

III. As técnicas projetivas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade, retratando o mundo interno do indivíduo e revelando seu equilíbrio e recursos para lidar com seus conflitos.

 

Encontramos a resposta na Letra B.

 

Assinale a alternativa que indica as assertivas que estão corretas:


a)  I, II
b)  I, III
c)  II, III
d)  I, II, III

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282) Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para atender à determinação judicial, o psicólogo poderá utilizar os mesmos métodos de investigação da esfera clínica.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

   

 


Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Para atender à determinação judicial, o psicólogo poderá utilizar os mesmos métodos de investigação da esfera clínica.

 

Os meios utilizados para coleta de informação podem ser utilizados na esfera clínica, jurídica e em outros contextos.

 

Veja um pouco mais no texto abaixo:

 

"O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

 

- Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

- Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

- Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

- Indicação das respostas à situação que motivou 0 processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação."

 

Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)

 

Portanto, a assertiva está Correta.

283) Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

A avaliação psicológica e a testagem psicológica são processos similares, pois consistem na aplicação de testes psicológicos de diferentes tipos para diagnóstico de características comportamentais.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

A avaliação psicológica e a testagem psicológica são processos similares, pois consistem na aplicação de testes psicológicos de diferentes tipos para diagnóstico de características comportamentais.

Errado. Avaliação psicológica e testagem psicológica não são sinônimos. A testagem pode ou não ser uma ferramenta utilizada na avaliação, que é um processo mais amplo que utiliza diversas fontes de informação.  

“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”

 

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf

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284) Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

A escolha de instrumentos ou estratégias mais adequadas para a realização da avaliação psicológica é determinada a partir da coleta de informações por meio, por exemplo, da aplicação de entrevistas, dinâmicas e observações, as quais são realizadas pelo psicólogo.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

Errado. As entrevistas, dinâmicas e observações são, justamente, exemplos de instrumentos e estratégias que o psicólogo pode escolher para realizar a avaliação psicológica. Essa escolha deve ser feita baseada nas hipóteses iniciais, nas características do avaliando e na experiência e conhecimento técnico do profissional.

285) Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

Os psicólogos aplicam avaliações psicológicas para compreender o funcionamento psicológico das pessoas e as suas implicações com relação a como elas irão desempenhar uma dada atividade, analisando, por exemplo, a qualidade das suas interações interpessoais.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito Item Certo

Certo! Através do processo de avaliação psicológica, os psicólogos conseguem compreender o funcionamento das pessoas e, principalmente, qual impacto desse funcionamento em determinado contexto que está sendo avaliado. Por exemplo, no psicotécnico o psicólogo busca compreender como o funcionamento do indivíduo impactará seu comportamento no trânsito.

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286) Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

Profissionais de diferentes áreas podem atuar com avaliação psicológica, desde que possuam conhecimentos da área de psicometria para julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes psicológicos.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

Errado. A utilização de instrumentos e técnicas da psicologia com objetivos de realizar avaliação psicológica é uma atividade privativa do psicólogo. Isso significa dizer que apenas esse profissional pode atuar nessa área.

“A partir do entendimento de que a Avaliação Psicológica se baseia em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno no qual a realidade é significada a partir do uso de conceitos, noções e de teorias científicas, este caderno que aqui apresentamos tem como objetivo caracterizar a Avaliação Psicológica como uma competência clássica da(o) Psicóloga(o). Vale destacar que, por lei, é a única atividade privativa desta(e) profissional.”

 

Fonte: Caderno de avaliação psicológica: dimensões, campos de atuação e atenção / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.

287) Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

Ao final da avaliação, elabora-se o laudo psicológico, que deve conter a descrição dos procedimentos, as conclusões do processo de avaliação psicológica, bem como direcionar o encaminhamento, as intervenções ou acompanhamento psicológico indicados.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito Item Certo

Certo. O laudo é um dos documentos que é feito a partir da avaliação psicológica, e ele deve conter as informações mencionadas na afirmativa.

“III - Deve considerar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnicocientífico da profissional, fundamentado teórica e tecnicamente, bem como suas conclusões e recomendações, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.

O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico.”

 

“Procedimento § 4.º Neste item, a(o) psicóloga(o) autora(or) do laudo deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica o processo de trabalho realizado pela(o) psicóloga(o) e os recursos técnico-científicos utilizados no processo de avaliação psicológica, especificando o referencial teórico metodológico que fundamentou suas análises, interpretações e conclusões.”

 

Fonte: Resolução CFP 06/2019 Comentada Orientações Sobre Elaboração De Documentos Escritos Produzidos Pela(O) Psicóloga(O) No Exercício Profissional. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf

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288) Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.

A classificação das características psicológicas e o devido enquadramento do indivíduo nas taxonomias de psicodiagnóstico permitem a explicação do comportamento humano sob aspectos gerais, relacionado ao agir social, e específicos, que diz respeito ao agir privado.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

Errado. Essa questão pode parecer correta a primeira vista, afinal, não é um dos objetivo do psicodiagnóstico explicar o comportamento humano? Entretanto, perceba que a questão fala que o enquadramento nas taxonomias, ou seja, separar os indivíduos em categorias,  é suficiente para explicar todos os comportamentos dele: tanto em seu agir social quanto em seu agir privado. Apesar do uso do termo "aspectos gerais", o que poderia tornar a afirmativa correta, logo em seguida o item também fala em aspectos específicos, indicando que, sim, está afirmando que todos os comportamentos podem ser explicados pelo psicodiagnóstico.

Pense, por exemplo, em um indivíduo diagnosticado como transtorno de personalidade borderline: todos os comportamentos dele podem ser explicados pelo diagnóstico? Não, porque somos complexos, diversos, e encontrar categorias que fossem suficientes para explicar todos os comportamentos seria impossível.

289) Analise os itens I, II e III acerca da proposição abaixo e, após, marque a alternativa correta.

De acordo com Borsa e Muniz, apud Hutz et al (2016), a avaliação psicológica é um processo técnico e científico, realizado com pessoas ou grupos de pessoas, que requer metodologias específicas de acordo com cada área do conhecimento. Entre as ferramentas de coleta de informações, estão os testes psicológicos que são definidos como procedimentos sistemáticos de observação e registro de comportamentos, com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos. Na prática da testagem psicológica com crianças e adolescentes alguns cuidados são fundamentais.

I. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.

II. Os resultados dos testes devem ser confrontados com outros dados advindos de outros informantes: pais, professores, profissionais que atendam à criança ou ao adolescente, entre outros.

III. O psicólogo deve considerar o contexto e os objetivos da avaliação, ou seja, na clínica o processo de investigação é mais longo e complexo. Já nos contextos escolar, jurídico e hospitalar a testagem geralmente possui característica mais pontual.

  • A) Somente os itens I e II estão corretos.
  • B) Somente os itens II e III estão corretos.
  • C) Todos os itens estão corretos.
  • D) Nenhum dos itens está correto.

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A alternativa correta é letra C) Todos os itens estão corretos.

 

A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al.. 

 

Observe o trecho utilizado como referência:

 

"Os apontamentos de Gauy e Guimarães (2006) e Bird Duarte (2002) justificam ainda mais os cuidados a serem tomados com a avaliação e o teste psicológico para a população infantojuvenil. Assim, a prática a da testagem psicológica requer uma série de cuidados técnicos e éticos que garantirão sua efetividade. Tais cuidados são inerentes a qualquer contexto e demanda, porém, na prática com crianças e adolescentes, é preciso atenção especial. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser sempre considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.

 

Além disso, é importante que os resultados dos testes psicológicos também sejam confrontados com os dados advindos de outros informantes, como pais, professores, amigos e outros cuidadores e familiares, os quais poderão fornecer informações úteis sobre 0 comportamento da criança ou do adolescente no seu cotidiano. Do mesmo modo, as informações advindas de outros profissionais, como neurologistas e fonoaudiólogos, poderão ser de extrema valia, pois fornecem dados específicos de suas áreas de conhecimento que, por sua vez, serão importantes para a investigação conduzida pelo psicólogo ao longo do processo de avaliação psicológica. Concordando com Rocha, Emerich e Silvares (2014), a inclusão de múltiplos informantes é fundamental, já que permitirá ao psicólogo uma melhor mais completa compreensão e do caso, auxiliando na tomada de decisão mais adequada quanto à indicação terapêutica. Ressalta-se que a interpretação dos resultados dos testes é outro aspecto que merece atenção especial. É importante considerar que crianças e adolescentes sofrem significativa influência de referências externas, como a família, a escola, os pares, entre outros. Nesse sentido, é importante que os resultados não sejam taxativos e considerem o atual momento de vida do sujeito avaliado.

 

(...)

 

Também deve-se considerar o contexto e os objetivos da avaliação. A testagem realizada no contexto clínico apresentará características distintas da testagem realizada no contexto hospitalar, escolar ou jurídico, por exemplo. Independentemente do contexto e dos objetivos da avaliação, a aplicação dos testes deve estar sempre atrelada a outros procedimentos e técnicas. Porém, na clínica, o processo de investigação tende a ser mais longo e mais complexo. Essas características permitem uma postura mais exploratória por parte do psicólogo, que fará uma análise detalhada dos sintomas investigados das possíveis relações entre eles e outras características e eventos de vida do avaliando. Já no contexto jurídico, escolar ou hospitalar, a testagem geralmente tem característica mais pontual, visto que cumpre responder a um objetivo mais específico, como, por exemplo, avaliação em caso de disputa de guarda, orientação vocacional ou avaliação pré-cirúrgica."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.

 

I. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação.


II. Os resultados dos testes devem ser confrontados com outros dados advindos de outros informantes: pais, professores, profissionais que atendam à criança ou ao adolescente, entre outros.


III. O psicólogo deve considerar o contexto e os objetivos da avaliação, ou seja, na clínica o processo de investigação é mais longo e complexo. Já nos contextos escolar, jurídico e hospitalar a testagem geralmente possui característica mais pontual.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra C.


a) Somente os itens I e II estão corretos.
b) Somente os itens II e III estão corretos.
c) Todos os itens estão corretos.
d) Nenhum dos itens está correto.

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290) Considere que a sua organização iniciou um processo de seleção de novos funcionários do setor de segurança, que deverão portar armas de fogo como parte de sua rotina de trabalho. Considerando a legislação vigente sobre o tema, assinale a alternativa correta sobre o procedimento a ser adotado nesse caso.

  • A) Devido à necessidade da organização, os psicólogos responsáveis pelo processo seletivo poderão fazer avaliação dos candidatos para aprovar o porte de arma desses candidatos.

  • B) Devido à exigência do cargo, os candidatos deverão comprovar permissão de porte de arma como parte da primeira etapa de seleção.

  • C) Devido à exigência do cargo, os candidatos deverão apresentar documentação referente à sua permissão para porte de armas, o que os exime de passar por avaliação psicológica nesse processo seletivo, já que o fizeram antes.

  • D) Devido à necessidade da organização, os psicólogos responsáveis pelo processo seletivo deverão planejar uma bateria de avaliação que inclua técnicas projetivas, em vista da complexidade desse processo.

  • E) Conforme estabelecido na Resolução CFP nº 18/2008, a habilitação para o porte de armas é atribuição exclusiva do psicólogo.

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A alternativa correta é letra B) Devido à exigência do cargo, os candidatos deverão comprovar permissão de porte de arma como parte da primeira etapa de seleção.

Gabarito Letra B

 

Considere que a sua organização iniciou um processo de seleção de novos funcionários do setor de segurança, que deverão portar armas de fogo como parte de sua rotina de trabalho. Considerando a legislação vigente sobre o tema, assinale a alternativa correta sobre o procedimento a ser adotado nesse caso.

 

a)  Devido à necessidade da organização, os psicólogos responsáveis pelo processo seletivo poderão fazer avaliação dos candidatos para aprovar o porte de arma desses candidatos.

Errado. Para fazer avaliação de porte de arma, o psicólogo precisa ser credenciado pela polícia federal.

 

b)  Devido à exigência do cargo, os candidatos deverão comprovar permissão de porte de arma como parte da primeira etapa de seleção.

Certo! O ideal é que os candidatos já tenham essa permissão previamente, uma vez que não é responsabilidade da empresa fazer esse tipo de avaliação.

 

c)  Devido à exigência do cargo, os candidatos deverão apresentar documentação referente à sua permissão para porte de armas, o que os exime de passar por avaliação psicológica nesse processo seletivo, já que o fizeram antes.

Errado. A empresa pode exigir uma avaliação psicológica no processo seletivo que avalie outros fatores que vão além da avaliação para porte de arma.

 

d)  Devido à necessidade da organização, os psicólogos responsáveis pelo processo seletivo deverão planejar uma bateria de avaliação que inclua técnicas projetivas, em vista da complexidade desse processo.

Errado. Os psicólogos tem autonomia para decidir quais instrumentos utilizar na avaliação.

 

e)  Conforme estabelecido na Resolução CFP nº 18/2008, a habilitação para o porte de armas é atribuição exclusiva do psicólogo.

Errado. - A realização das avaliações psicológicas para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo é de competência privativa do psicólogo.

 

Nosso gabarito é Letra B,

1 27 28 29 30 31 65