Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
311) Considerando os cuidados importantes para uma avaliação neuropsicológica de um paciente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F as falsas.
( ) Numa avaliação neuropsicológica, o profissional deve estar atento às particularidades individuais do examinando e às suas necessidades, considerando as particularidades de cada caso.
( ) O encaminhamento feito por um profissional de saúde especializado já é o suficiente para identificar as particularidades da patologia de um indivíduo.
( ) A cognição e, particularmente, a memória são o principal objeto de análise entre as dimensões de comportamento numa avaliação neuropsicológica.
( ) A identificação e a mensuração de déficits cognitivos e de alterações disfuncionais da cognição e da emocionalidade são tarefas do médico clínico geral.
( ) No exame neuropsicológico, todas as informações do indivíduo devem ser compreendidas dentro de um contexto, incluindo idade, história de vida e escolaridade, independentemente das razões do encaminhamento.
Assinale a sequência correta.
- A) F V F V F
- B) V V F F V
- C) V F V F V
- D) F F V V F
A alternativa correta é letra C) V F V F V
Gabarito letra C
Considerando os cuidados importantes para uma avaliação neuropsicológica de um paciente, assinale com V as afirmativas verdadeiras e F as falsas.
(V) Numa avaliação neuropsicológica, o profissional deve estar atento às particularidades individuais do examinando e às suas necessidades, considerando as particularidades de cada caso.
Certo! Não só na avaliação neuropsicológica, como em qualquer avaliação feita por profissionais da psicologia, é importante atentar-se para as particularidades do indivíduo examinado para maior acurácia na avaliação.
(F) O encaminhamento feito por um profissional de saúde especializado já é o suficiente para identificar as particularidades da patologia de um indivíduo.
Errado! Considerando que a avaliação neuropsicológica busca verificar o desempenho das funções cognitivas, seja em situações de saúde ou patologia, se o profissional de saúde que fez o encaminhamento já tivesse as informações sobre as particularidades da patologia do individuo, esse encaminhamento seria desnecessário.
(V) A cognição e, particularmente, a memória são o principal objeto de análise entre as dimensões de comportamento numa avaliação neuropsicológica.
Certo! Essa informação foi retirada do livro Psicodiagnóstico V, de Jurema Alcides Cunha:
“Entre as dimensões de comportamento, a que é o principal objeto de análise, na avaliação neuropsicológica, é a cognição (e, particularmente, a memória), seja por serem os prejuízos das funções cognitivas os principais correlatos de alterações cerebrais, seja por sua acessibilidade à mensuração, mas isso não significa que os problemas do SNC não se reflitam em outras dimensões do comportamento (Lezak, 1995). São prioridades no exame que se estabelecem.”
(F) A identificação e a mensuração de déficits cognitivos e de alterações disfuncionais da cognição e da emocionalidade são tarefas do médico clínico geral.
Errado! Essas são tarefas do neuropsicologista.
(V) No exame neuropsicológico, todas as informações do indivíduo devem ser compreendidas dentro de um contexto, incluindo idade, história de vida e escolaridade, independentemente das razões do encaminhamento.
Certo! Cunha trás:
“Mas quaisquer que sejam as razões do encaminhamento e a categoria das questões envolvidas no exame, todas as informações e todos os achados só podem ser entendidos dentro de um contexto, em que são essenciais, pelo menos, a idade do indivíduo, sua história de vida, seu nível de escolaridade (o número de anos de educação formal) e sua dominância manual.”
Nossa sequência ficou, então, V-F-V-F-V, gabarito letra C.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
312) Conforme Lopes et al. (2015), as funções executivas são resumidas em cinco conceitos principais, sendo eles:
- A) Atenção concentrada, memória operacional, inflexibilidade cognitiva, controle inibitório e improvisação.
- B) Atenção concentrada, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, descontrole inibitório e planejamento.
- C) Atenção seletiva, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
- D) Atenção seletiva, memória operacional, inflexibilidade cognitiva, controle inibitório e improvisação.
- E) Atenção concentrada, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
A alternativa correta é letra C) Atenção seletiva, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
Conforme Lopes et al. (2015), as funções executivas são resumidas em cinco conceitos principais, sendo eles:
São muitas publicações, de diversas autorias, que falam sobre funções executivas. Josiane Golin destaca cinco conceitos principais. Veja quais são:
"1. Auto-controle (controle inibitório) - capacidade de resistir e controlar impulsos e de prever consequências, assim como inibir respostas inadequadas, ou estímulos (internos ou externos) que possam interromper uma ação ou resposta adequada em curso.
2. Memória de trabalho - capacidade de manter as informações na mente por tempo limitado, para serem manipuladas. É o arquivo temporário de informações para o desempenho de atividades.
3. Atenção seletiva - capacidade de selecionar e filtrar informações relevantes para determinada tarefa. Enquanto permite a entrada de determinados estímulos, deve suprimir outros.
4. Flexibilidade cognitiva - capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar as mudanças, ou alternância de objetivos.
5. Planejamento - capacidade de organizar, selecionar, ordenar e planejar através de uma hierarquia de subobjetivos para se atingir o objetivo proposto".
Vamos, agora buscar a alternativa correta.
a) Atenção concentrada, memória operacional, inflexibilidade cognitiva, controle inibitório e improvisação.
b) Atenção concentrada, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, descontrole inibitório e planejamento.
c) Atenção seletiva, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
d) Atenção seletiva, memória operacional, inflexibilidade cognitiva, controle inibitório e improvisação.
e) Atenção concentrada, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento.
Percebemos, portanto, que a alternativa que contém todos os termos definidos pelos autores é a Letra C.
Observação: muitos autores referem que memória de trabalho e memória operacional são sinônimos, contudo a atenção seletiva e atenção concentrada são conceitos diferentes. Além disso, Lopes et al. utilizam os termos definidos na alternativa correta.
313) Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as facetas do modelo dos cinco grandes fatores, segundo Mansur-Alves & Silva (2015).
( ) Inteligência.
( ) Extroversão.
( ) Amabilidade.
( ) Conscienciosidade.
( ) Criatividade.
( ) Neuroticismo.
( ) Hereditariedade.
( ) Abertura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – V – V – V – F – V – F – V.
- B) F – F – V – F – F – V – V – F.
- C) F – V – F – V – V – F – V – F.
- D) V – F – V – F – V – V – F – V.
- E) V – F – F – V – V – F – V – F.
A alternativa correta é letra A) F – V – V – V – F – V – F – V.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as facetas do modelo dos cinco grandes fatores, segundo Mansur-Alves & Silva (2015).
Os cinco fatores podem receber diferentes nomes, a depender dos teóricos. Silva e Nakano trazem um texto pertinente sobre isso:
"No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.
Como exemplo podemos citar os apontamentos de Urquijo (2001), ao afirmar que alguns autores preferem denominar alguns desses fatores como agradabilidade, escrupulosidade e estabilidade emocional, o de McCrae (1993), ao comentar que o fator abertura à experiência tem sido chamado também de intelecto, e ainda o de Nunes, Hutz e Giacomoni (2009), ao afirmarem que o fator socialização também tem sido chamado de amabilidade e o fator realização, de conscienciosidade.
Embora existam discrepâncias na forma como são chamados alguns fatores, as definições são consensuais e apontam para características semelhantes"
Portanto, vamos buscar os seguintes fatores: Extroversão; Neuroticismo; Socialização ou Amabilidade; Realização ou Conscienciosidade; Abertura à experiência ou Intelecto.
( ) Inteligência. - Não faz parte dos cinco fatores. (F)
( ) Extroversão. - Faz parte dos cinco fatores. (V)
( ) Amabilidade. - Faz parte dos cinco fatores. (V)
( ) Conscienciosidade. - Faz parte dos cinco fatores. (V)
( ) Criatividade. - Não faz parte dos cinco fatores. (F)
( ) Neuroticismo. - Faz parte dos cinco fatores. (V)
( ) Hereditariedade. - Não faz parte dos cinco fatores. (F)
( ) Abertura. - Faz parte dos cinco fatores. (V)
A sequência correta é F - V - V - V - F - V - F - V. Encontramos isso na Letra A.
314) Sobre a Teoria do Traço Difuso (TTD), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os sistemas de memórias independentes às suas formas de operação.
Coluna 1
1. Memória de essência.
2. Memória literal.
Coluna 2
( ) Responsável pelas lembranças mais centrais e genéricas.
( ) Corresponde às lembranças dos detalhes.
( ) Menos suscetível à interferência.
( ) Mais sujeita aos efeitos da interferência e ao esquecimento.
( ) É mais frágil.
( ) É mais estável e duradoura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2.
- B) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1.
- C) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
- D) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
- E) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1.
A alternativa correta é letra D) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
Sobre a Teoria do Traço Difuso (TTD), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os sistemas de memórias independentes às suas formas de operação.
Stein, ao falar sobre a Teoria do Traço Difuso (TTD), comenta que
"A memória de essência é responsável pelas lembranças mais centrais e genéricas ou do significado, sendo mais estável e duradoura e, portanto, menos suscetível à interferência.
Por outro lado, a memória literal corresponde às lembranças dos detalhes, ou seja, a aspectos específicos da situação vivenciada. A memória literal é mais frágil e está mais sujeita aos efeitos da interferência e ao esquecimento".
Com base nisso, vamos relacionar as colunas.
Coluna 1
1. Memória de essência.
2. Memória literal.
Coluna 2
( ) Responsável pelas lembranças mais centrais e genéricas. - Característica da Memória de Essência (1)
( ) Corresponde às lembranças dos detalhes. - Característica da Memória Literal (2)
( ) Menos suscetível à interferência. - Característica da Memória de Essência (1)
( ) Mais sujeita aos efeitos da interferência e ao esquecimento. - Característica da Memória Literal (2)
( ) É mais frágil. - Característica da Memória Literal (2)
( ) É mais estável e duradoura. - Característica da Memória de Essência (1)
A sequência correta, portanto, é 1 - 2 - 1 - 2 - 2 - 1. Encontramos isso na Letra D.
315) Na área jurídica, os psicólogos tendem a utilizar os mesmos métodos de investigação utilizados na clínica, como entrevistas, testes, recuperação de dados de arquivo (protocolos) e informações de familiares e terceiros.
(CUNHA, 2000 p. 184.)
Considerando os métodos de avaliação do psicólogo e as suas particularidades na área jurídica, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense é importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clinica e em sua atividade junto ao sistema legal.
- B) A natureza específica desta avaliação obriga a uma adaptação das informações às questões formuladas, valorizando de modo diferenciado as estratégias para obtenção dos dados, de forma a estabelecer uma maior confiabilidade destes.
- C) A precisão da informação é importante, apenas no setting clínico, considerando que na concepção clínica a compreensão da visão particular do cliente sobre o problema, que é o motivo do processo, fica em primeiro plano, deixando a avaliação mais objetiva.
- D) O examinador jurídico deve preocupar-se com a exatidão da informação, na medida em que sua avaliação deve responder sobre fatos que extrapolam a subjetividade do examinado. Ainda que a visão do cliente seja importante, torna-se secundária para os objetivos propostos.
A alternativa correta é letra C) A precisão da informação é importante, apenas no setting clínico, considerando que na concepção clínica a compreensão da visão particular do cliente sobre o problema, que é o motivo do processo, fica em primeiro plano, deixando a avaliação mais objetiva.
Gabarito Letra C
Considerando os métodos de avaliação do psicólogo e as suas particularidades na área jurídica, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense é importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clinica e em sua atividade junto ao sistema legal.
b) A natureza específica desta avaliação obriga a uma adaptação das informações às questões formuladas, valorizando de modo diferenciado as estratégias para obtenção dos dados, de forma a estabelecer uma maior confiabilidade destes.
c) A precisão da informação é importante, apenas no setting clínico, considerando que na concepção clínica a compreensão da visão particular do cliente sobre o problema, que é o motivo do processo, fica em primeiro plano, deixando a avaliação mais objetiva.
d) O examinador jurídico deve preocupar-se com a exatidão da informação, na medida em que sua avaliação deve responder sobre fatos que extrapolam a subjetividade do examinado. Ainda que a visão do cliente seja importante, torna-se secundária para os objetivos propostos.
Jurema Alcides Cunha trás, em seu livro Psicodiagnóstico V:
“Porém, a natureza específica desta avaliação obriga-os a uma adaptação das informações às questões formuladas, valorizando de modo diferenciado as estratégias para obtenção dos dados, de forma a estabelecer uma maior confiabilidade dos mesmos.
Para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense, é importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clínica e em sua atividade junto ao sistema legal. (...)
O examinador forense deve preocupar-se com a exatidão da informação, na medida em que sua avaliação deve responder sobre fatos que extrapolam a subjetividade do examinando. Ainda que a visão do cliente seja importante, torna-se secundária para os objetivos propostos. As fontes de informação não devem se restringir ao cliente, mas a todas as fontes consideradas relevantes.”
Com exceção da Letra C, todas as alternativas trazem conteúdo semelhante ao texto original de Cunha.
O erro da alternativa é dizer que apenas no setting clínico a precisão é importante, quando vimos logo em seguida que na avaliação forense a exatidão da informação é crucial para o procedimento.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra C.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
316) A Resolução nº 6, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos por psicóloga(o), no exercício profissional. Ela faz uma distinção entre laudo e relatório psicológico que inexistia, por exemplo, no revogado Manual de Elaboração de Documentos Escritos.
De acordo com a resolução nº 6/19, é correto afirmar que o laudo psicológico
- A) certifica uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
- B) pode gerar orientações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.
- C) corresponde à descrição literal das sessões, devendo explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico do profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
- D) visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que está interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.
- E) é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão Anulada
A Resolução nº 6, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos por psicóloga(o), no exercício profissional. Ela faz uma distinção entre laudo e relatório psicológico que inexistia, por exemplo, no revogado Manual de Elaboração de Documentos Escritos.
De acordo com a resolução nº 6/19, é correto afirmar que o laudo psicológico
a) certifica uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita. –
Errado. O documento que faz isso é o atestado.
b) pode gerar orientações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.
Errado. O documento que faz isso é o relatório.
c) corresponde à descrição literal das sessões, devendo explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico do profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações.
Errado. Nenhum documento deve conter descrição literal das sessões, para preservar o sigilo da pessoa avaliada.
d) visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que está interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.
Errado. O documento que faz isso é o parecer.
e) é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.
Certo! É assim que a resolução define o laudo psicológico:
“O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. “
Entretanto, a questão foi anulada. Não consegui acessar uma resposta oficial da banca do porque da anulação, mas acredito que seja porque a partir do recorte que fizeram da resolução, o laudo psicológico não era a única resposta possível. Por exemplo, o atestado também é resultado da avaliação psicológica e subsidia decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda (por exemplo, se uma pessoa tem condições de ter porte de arma).
Referência
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 06/2019 _ Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019. Disponível em https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-6-2019-institui-regras-para-a-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pela-o-psicologa-o-no-exercicio-profissional-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-15-1996-a-resolucao-cfp-no-07-2003-e-a-resolucao-cfp-no-04-2019?q=006/2019 Acesso em 16 de agosto de 2019.
317) Levando em conta os conceitos de Deffendi e Schelini (2016) sobre metacognição, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As experiências metacognitivas são experiências conscientes, cognitivas e afetivas.
( ) O conhecimento metacognitivo não contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, sendo essa a função das estratégias cognitivas.
( ) O monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V – F – V.
- B) F – V – V.
- C) V – V – V.
- D) V – F – F.
- E) F – V – F.
A alternativa correta é letra A) V – F – V.
Levando em conta os conceitos de Deffendi e Schelini (2016) sobre metacognição, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As experiências metacognitivas são experiências conscientes, cognitivas e afetivas.
Afirmativa coerente com o artigo de Deffendi e Schelini:
"As experiências metacognitivas, por sua vez, são experiências conscientes, cognitivas e afetivas (Flavell, 1981). A sua principal função é a de informar o sujeito sobre o ponto em que ele se encontra na atividade, as suas principais dificuldades e o tipo de progresso que ele já fez ou que tem a possibilidade de fazer"
Assertiva Correta.
( ) O conhecimento metacognitivo não contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, sendo essa a função das estratégias cognitivas.
Deffendi e Schelini dizem que o conhecimento metacognitivo contribui para o controle das condutas de resolução. Veja:
"O conhecimento metacognitivo é definido como o conhecimento ou crença que o sujeito possui sobre si próprio, sobre os fatores da pessoa, da tarefa e da estratégia bem como sobre o modo como tais variáveis afetam o resultado dos procedimentos cognitivos.
Contribui para o controle das condutas de resolução, permitindo ao sujeito reconhecer e representar as situações, ter mais fácil acesso ao repertório das estratégias disponíveis e selecionar as suscetíveis de se poderem aplicar. Permite, também, avaliar os resultados finais e/ou intermédios e reforçar a estratégia escolhida ou alterá-la, em função das avaliações feitas (Ribeiro, 2003)."
Assertiva Falsa.
( ) O monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias.
Afirmativa coerente com o artigo:
"Em 1979, Flavell apresentou o Modelo de Monitoramento Cognitivo, sugerindo que o monitoramento cognitivo pode ser entendido pela interação de quatro classes de fenômenos: conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas, objetivos e ações ou estratégias."
A sequência ficou a seguinte: V F V. Encontramos isso na Letra A.
318) A respeito da confecção e elaboração de documentos decorrentes das avaliações psicológicas, assinale a alternativa incorreta.
- A) Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamenta, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos
- B) A declaração trata-se de um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico
- C) O atestado psicológico deve ser apresentado em papel timbrado ou apresentado na subscrição do documento o carimbo, que conste o nome e sobrenome do psicólogo, acrescido de sua inscrição profissional
- D) A estrutura do parecer psicológico deve apresentar os itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão
A alternativa correta é letra D) A estrutura do parecer psicológico deve apresentar os itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão
A respeito da confecção e elaboração de documentos decorrentes das avaliações psicológicas, assinale a alternativa incorreta.
a) Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamenta, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos
Alternativa coerente com a Resolução CFP n.6/2019:
"Art. 15 - Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, conforme Resolução CFP nº 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la."
Assertiva Correta.
b) A declaração trata-se de um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico
Essa afirmativa está adequada à resolução anterior, que já foi revogada (res. 07/2003). O novo texto (res. 6/2019) é o seguinte:
"declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização (...)"
Como a questão foi feita antes da revogação, ela está Correta.
c) O atestado psicológico deve ser apresentado em papel timbrado ou apresentado na subscrição do documento o carimbo, que conste o nome e sobrenome do psicólogo, acrescido de sua inscrição profissional
Essa alternativa também está de acordo com a Resolução 007/2003 (revogada). É importante pontuar que a nova resolução não fala sobre "papel timbrado":
"VI - O documento deve ser encerrado com indicação do local, data de emissão, carimbo, em que conste nome completo ou nome social completo da(do) psicóloga(o), acrescido de sua inscrição profissional, com todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página."
Assertiva Correta.
d) A estrutura do parecer psicológico deve apresentar os itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão
Essa alternativa não está coerente nem com a nova e nem com a antiga resolução.
Para fins de concurso, é importante estudar apenas a nova. Veja, portanto, a estrutura do parecer, segundo a Resolução 6/2019:
"I - O Parecer é composto de 5 (cinco) itens:a) Identificação;
b) Descrição da demanda;
c) Análise;
d) Conclusão;
e) Referências."
Assertiva Falsa.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra E.
319) De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o laudo psicológico é a apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Considere os conceitos, finalidade e estrutura deste documento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A finalidade do laudo psicológico é apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.
( ) O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor científico, sendo assim, deverá ser descrito utilizando termos técnicos e fundamentações filosóficas, destinadas a compreensão somente de outro profissional da área.
( ) Na parte superior deste documento deverá conter o tópico identificação, com a finalidade de identificar o autor, ou seja, quem elabora o laudo; o interessado, quem solicita; e o assunto do documento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A) V, F, F
- B) V, F, V
- C) V, V, F
- D) F, V, V
A alternativa correta é letra B) V, F, V
( ) A finalidade do laudo psicológico é apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.
A questão está baseada na resolução 007/2003, que foi revogada. Nos estudos, foque no conteúdo da resolução 6/2019.
Essa primeira afirmativa está coerente com a resolução revogada (7/2003). Tenha atenção, pois esta resolução considera laudo e relatório como sinônimos. Veja:
"A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição."
Agora, veja o que diz a nova resolução:
"Art. 13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida."
Assertiva Correta.
( ) O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor científico, sendo assim, deverá ser descrito utilizando termos técnicos e fundamentações filosóficas, destinadas a compreensão somente de outro profissional da área.
O documento precisa ser compreensível pelo destinatário. Essa afirmativa está errada tanto para nova, quanto para a antiga resolução. Observe a Resolução 6/2019:
"I - O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico. Deve conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário, em conformidade com os preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo."
Assertiva Falsa.
( ) Na parte superior deste documento deverá conter o tópico identificação, com a finalidade de identificar o autor, ou seja, quem elabora o laudo; o interessado, quem solicita; e o assunto do documento.
Também está coerente com a resolução revogada:
"3.2.1. Identificação
É a parte superior do primeiro tópico do documento com a finalidade de identificar:
O autor/relator – quem elabora;
O interessado – quem solicita;
O assunto/finalidade – qual a razão/finalidade"
Veja que a nova resolução é diferente:
"Identificação
§ 2º - Neste item, a(o) psicóloga(o) deve fazer constar no documento:
I - Título: 'Laudo Psicológico';
II - Nome da pessoa ou instituição atendida: identificação do nome completo ou nome social completo e, quando necessário, outras informações sócio-demográficas;
III - Nome do solicitante: identificação de quem solicitou o documento, especificando se a solicitação foi realizada pelo Poder Judiciário, por empresas, instituições públicas ou privadas, pelo próprio usuário do processo de trabalho prestado ou por outros interessados;
IV - Finalidade: descrição da razão ou motivo do pedido;
V- Nome da(o) autora(or): identificação do nome completo ou nome social completo da(do) psicóloga(o) responsável pela construção do documento, com a respectiva inscrição no Conselho Regional de Psicologia"
Assertiva Correta (levando em consideração que a questão foi elaborada enquanto a res. 7/2003 ainda não tinha sido revogada).
A sequência ficou: V F V. Encontramos isso na Letra B.
320) O psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem, considerando os princípios técnicos da linguagem e escrita. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O emprego dos termos devem ser compatíveis com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação.
II. É importante que os documentos confeccionados pelo psicólogo apresentem todos os aspectos relacionados aos atendimentos realizados, ainda que esta atitude requeira uma redação prolixa ou lacônica deste profissional.
III. A redação do documento deverá ser clara, concisa e harmônica. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela sequência adequada dos conteúdos, explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo.
A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada. E a harmonia, na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias.
- A) As afirmativas I, II e III estão corretas
- B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
- C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
- D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
A alternativa correta é letra D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
I. O emprego dos termos devem ser compatíveis com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação.
A afirmativa está coerente com a resolução 007/2003, que foi revogada. Veja:
"O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado."
A nova resolução (006/2019) fala o seguinte:
"Art. 6º - O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pela(o) psicóloga(o).
§ 1º - A(o) psicóloga(o), ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional.
§ 2º - O texto do documento deve ser construído com frases e parágrafos que resultem de uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio.
§ 3º - A linguagem escrita deve basear-se nas normas cultas da língua portuguesa, na técnica da Psicologia, na objetividade da comunicação e na garantia dos direitos humanos (observando os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo e as Resoluções CFP nº 01/1999, 18/2002 e 01/2018, ou outras que venham a alterá-las ou substituí-las).
§ 4º - Os documentos psicológicos devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.
§ 5º - Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente."
Considerando que a questão foi elaborada quando a resolução 007/2003 ainda não tinha sido revogada, a afirmativa está Correta.
II. É importante que os documentos confeccionados pelo psicólogo apresentem todos os aspectos relacionados aos atendimentos realizados, ainda que esta atitude requeira uma redação prolixa ou lacônica deste profissional.
A afirmativa está falsa, considerando o seguinte texto da resolução revogada:
"A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela seqüência ou ordenamento adequado dos conteúdos, pela explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo. A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessária. Essa 'economia verbal' requer do psicólogo a atenção para o equilíbrio que evite uma redação lacônica ou o exagero de uma redação prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias."
Assertiva Falsa.
III. A redação do documento deverá ser clara, concisa e harmônica. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela sequência adequada dos conteúdos, explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo.
Essa afirmativa está coerente com o trecho da resolução revogada que citamos acima.
Assertiva Correta.
Estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos isso na Letra D.