Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
361) Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas
A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Gabarito Letra B
I. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
Certo!
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino
Errado. Essa é uma atividade que o psicólogo exerce nas equipes multidisciplinar.
“A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, como a distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases de desenvolvimento humano), seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.”
Assim, a afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.
Gabarito Letra B.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.
https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf
362) Leia as afirmativas a seguir:
I. Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade, não é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Gabarito Letra C
II. Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade, não é uma das finalidades da psicologia escolar.
Errado. Pelo contrário, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, apresenta essa como uma das finalidades da psicologia escolar no Manual de psicologia escolar/educacional.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
Certo! Algumas dessas fontes são as entrevistas, as análises de documentos, os testes, entre outras.
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.”
Assim, a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Gabarito Letra C.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.
https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf
363) Leia as afirmativas a seguir:
I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas
A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Gabarito Letra C
Leia as afirmativas a seguir:
I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
Errado. Se as avaliações dificilmente pudessem ser mais confiáveis que opiniões leigas ou acaso, não faria sentido todo o estudo envolvido, todo o tempo dedicado a elas.
“Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.”
II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
Certo.
“A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica e horizontal, em que cada protagonista do SUS (trabalhadores, usuários e gestores) possa compartilhar, ensinar e aprender, construir e desconstruir concepções, ideias e conceitos acerca da saúde, de sua produção e operação e de seus papeis. A ESP, portanto,
- pressupõe o desenvolvimento de práticas educativas que foquem a resolução de problemas concretos, em um processo de discussão em equipe, ou de autoavaliação, na perspectiva de buscar alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes (VASCONCELOS et al., 2009, p. 20; CECCIM; FEUERWERKER, 2004).”
Assim, a afirmativa II é verdadeira mas a I é falsa.
Gabarito Letra C
Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade09/p_05.htm
https://site.cfp.org.br/avaliacao-psicologica/
364) Leia as afirmativas a seguir:
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra D) As duas afirmativas são falsas.
Gabarito Letra D
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
Errado. Uma finalidade da psicologia escolar é assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, utilizando os conhecimentos da psicologia.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
Errado. O levantamento dos objetivos e particularidades do individuo e da avaliação é um dos passos da avaliação psicológica, os instrumentos e estratégias a serem escolhidos só serão adequados com essas informações.
“¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;”
Assim, as duas afirmativas são falsas.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.
365) Leia as afirmativas a seguir:
I. Compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro é um dos objetivos da terapia familiar.
II. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.
Gabarito Letra A
Leia as afirmativas a seguir:
I. Compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro é um dos objetivos da terapia familiar.
Certo! O diálogo e o respeito melhoram as relações familiares, e portanto são um foco da terapia familiar.
II. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
Certo!
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
As duas afirmativas são verdadeiras.
Gabarito Letra A.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha sobre avaliação psicológica. Brasília: CFP, 2013.
366) A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de:
- A) Diagnóstico de possíveis deficiências ou dificuldades cognitivas não detectadas pelo candidato anteriormente.
- B) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
- C) Praticar a aplicação e a conduta durante o exame, medindo seu próprio desempenho e o do candidato.
- D) Compreensão do motivo de determinados candidatos estarem a procura de emprego e terem escolhido a psicologia.
A alternativa correta é letra B) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de:
Segundo Parpinelli & Lunardelli (2006), o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em sua resolução nº 1 de 19 de abril de 2002, que regulamentou a avaliação psicológica em concursos públicos e processos seletivos declara:
“Art. 1º A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos é um processo, realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.”
a) Diagnóstico de possíveis deficiências ou dificuldades cognitivas não detectadas pelo candidato anteriormente.
INCORRRETA. Na realidade, o que expressa a Resolução supracitada é o seguinte:
“Optando pelo uso de testes psicológicos, o psicólogo deverá utilizar testes validados em nível nacional, aprovados pelo CFP de acordo com a Resolução CFP nº 25/2001, que garantam a precisão dos diagnósticos individuais obtidos pelos candidatos.”
b) Prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.
CORRRETA. A afirmação reflete o que traz o documento oficial do Conselho Federal de Psicologia, portanto, alternativa CERTA.
c) Praticar a aplicação e a conduta durante o exame, medindo seu próprio desempenho e o do candidato.
INCORRRETA. Na resolução do CFP não há recomendação da mensuração do desempenho do psicólogo, portanto, opção ERRADA.
d) Compreensão do motivo de determinados candidatos estarem a procura de emprego e terem escolhido a psicologia.
INCORRRETA. Na orientação do CFP através da Resolução mencionada, o que se especifica é que o psicólogo deverá “proceder à análise conjunta de todas as técnicas utilizadas, relacionando-as ao perfil do cargo e aos fatores restritivos para a profissão, considerando a capacidade do candidato para utilizar as funções psicológicas necessárias ao desempenho do cargo”, não constando, portanto, nenhuma referencia a análise da motivação do candidato em relação ao cargo, sendo assim, alternativa ERRADA.
_______________
Fonte consultada:
Parpinelli, Renata Fabiana, & Lunardelli, Maria Cristina Frollini. (2006). Avaliação psicológica em processos seletivos: contribuições da abordagem sistêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 23(4), 463-471. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400014
367) Qual é o nome do documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo?
- A) Relatório psicológico
- B) Parecer
- C) Declaração
- D) Atestado Psicológico
A alternativa correta é letra B) Parecer
Qual é o nome do documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo?
ATENÇÃO:
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
- Considerando, porém, que a questão, muito provavelmente ainda se baseou na Resolução 07/2003, e portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
a) Relatório psicológico
INCORRETA. Segundo o Manual/2003:
“O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica”
b) Parecer
CORRETA. Segundo a Resolução 007/2003:
“Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
c) Declaração
INCORRETA. De acordo com a Resolução 07/2003, declaração pode ser entendida da seguinte forma:
“um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
d) Atestado Psicológico
INCORRETA. De acordo com o Manual/2003, atestado psicológico:
“é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf Acesso em 08 de Janeiro de 2021.
368) Leia as afirmativas a seguir:
I. O levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
III. Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de realizar o diagnóstico psicológico.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra E
I. O levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.
Certo! Essa informação está na cartilha de avaliação psicológica do CFP.
“O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.”
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
Certo! Essa informação também está na cartilha de avaliação psicológica do CFP.
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos .”
III. Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de realizar o diagnóstico psicológico.
Certo! Veja outras funções privativas do psicólogo:
“§ 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) oritentação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.”
Assim, Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra E.
Referência
https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L4119.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20os%20cursos%20de,regulamenta%20a%20profiss%C3%A3o%20de%20psic%C3%B3logo.&text=Art.,de%20bacharelado%2C%20licenciado%20e%20Psic%C3%B3logo.
369) Leia as afirmativas a seguir:
I. Os resultados das avaliações psicológicas devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no
psiquismo.
II. A avaliação psicológica é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos.
III. A testagem psicológica pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra E
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os resultados das avaliações psicológicas devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no
psiquismo.
Certo! Essas análises são fundamentais para que a avaliação não gere resultados estigmatizantes para o indivíduo.
II. A avaliação psicológica é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos.
Certo! Essa informação está na cartilha de avaliação psicológica do CFP:
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constituise em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina “
III. A testagem psicológica pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
Certo! Essa informação também está na cartilha de avaliação psicológica do CFP:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Assim, Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra E.
Referência
https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
370) Bardagi e Nunes (apud LINS; BORSA, 2017) afirmam que a avaliação psicológica em intervenções de carreira pode ter como foco tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção.
A esse respeito, é correto afirmar que
- A) historicamente, a avaliação com foco na pessoa está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas.
- B) ao considerar a avaliação com foco no problema, tradicionalmente o mais comum é a avaliação dos interesses profissionais e da inteligência na resolução de problemas.
- C) a avaliação com foco na pessoa irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira.
- D) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
A alternativa correta é letra D) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
Bardagi e Nunes (apud LINS; BORSA, 2017) afirmam que a avaliação psicológica em intervenções de carreira pode ter como foco tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção.
A esse respeito, é correto afirmar que
a) historicamente, a avaliação com foco na pessoa está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas.
A questão está baseada no livro "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" de Lins e Borsa.
Essa alternativa distorce o seguinte trecho do livro:
"Historicamente, considerando-se apenas as teorias mais conhecidas de carreira no Brasil, a avaliação da pessoa está mais relacionada às perspectivas tipológicas e psicodinâmicas de carreira, enquanto a avaliação do problema está mais relacionada às abordagens desenvolvimentais, construtivistas e sócio-históricas."
Assertiva Falsa.
b) ao considerar a avaliação com foco no problema, tradicionalmente o mais comum é a avaliação dos interesses profissionais e da inteligência na resolução de problemas.
Outra distorção de um trecho do livro supracitado. Observe:
"De acordo com Savickas (2004), pode-se ter como foco da avaliação tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção. A avaliação da pessoa aborda as características pessoais e traços, avaliando aspectos como interesses profissionais e inteligência. Por sua vez, a avaliação do problema irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira."
Assertiva Falsa.
c) a avaliação com foco na pessoa irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira.
Essa alternativa também distorce o conteúdo do livro de Lins e Borsa:
"De acordo com Savickas (2004), pode-se ter como foco da avaliação tanto a pessoa como o problema que ela traz para o contexto de intervenção. A avaliação da pessoa aborda as características pessoais e traços, avaliando aspectos como interesses profissionais e inteligência. Por sua vez, a avaliação do problema irá investigar preocupações de carreira como o processo de tomada de decisão e a forma como a pessoa lida com as tarefas evolutivas referentes ao desenvolvimento de carreira."
Assertiva Falsa.
d) dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando-se a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional.
Essa é a alternativa que está de acordo com Lins e Borsa. Veja:
"Dentro das preocupações com o foco no problema, pode-se avaliar a adaptabilidade de carreira, considerando a prontidão para realizar escolhas realistas e a capacidade para lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacional (Savickas, 2004)."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.