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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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371) A memória, assim como a atenção, é uma das funções cognitivas mais importantes, pois é por meio dela que se forma a base para o processo de aprendizagem.

 

Considerando os estudos de Pires (apud LINS; BORSA, 2017), é correto afirmar que o/a

  • A) memória de curto prazo é dividida em memória implícita/não declarativa e memória explicita/declarativa.

  • B) subteste Dígitos e Sequência de números e letras (WISC-IV) tem como público-alvo crianças de 4 a 17 anos e 11 meses.

  • C) memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.

  • D) memória operacional/de trabalho é adquirida sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, às habilidades motoras e ao aprendizado não associativo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.

 

A memória, assim como a atenção, é uma das funções cognitivas mais importantes, pois é por meio dela que se forma a base para o processo de aprendizagem.

 

Considerando os estudos de Pires (apud LINS; BORSA, 2017), é correto afirmar que o/a

 

a)  memória de curto prazo é dividida em memória implícita/não declarativa e memória explicita/declarativa.

 

A questão está baseada no livro "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" de Lins e Borsa.

 

Veja que a alternativa trocou memória de longo prazo por de curto prazo: 

 

"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).

 

Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  subteste Dígitos e Sequência de números e letras (WISC-IV) tem como público-alvo crianças de 4 a 17 anos e 11 meses.

 

Segundo a descrição do teste WISC-IV o público-alvo tem uma idade diferente. Veja:

 

"A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas. Faixa etária: 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses. É composto por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total."

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  memória operacional/de trabalho é composta por quatro componentes: o executivo central, a alça fonológica, o esboço visuo-espacial e o retentor episódico.

 

Essa é a alternativa correta. Observe o texto do livro de Lins e Borsa:

  

"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).

 

Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."

 

Assertiva Correta.

 

d)  memória operacional/de trabalho é adquirida sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, às habilidades motoras e ao aprendizado não associativo.

 

A banca trocou memórias implícitas por memória operacional/de trabalho. Veja o texto do livro de Lins e Borsa:

 

"A memória operacional/de trabalho mantém, retém e manipula, por um curto período de tempo, a informação que está sendo processada, antes de desaparecerem por completo. É composta por quatro componentes: o executivo central (controla o fluxo de informação da memória, da atenção e da ação), a alça fonológica (processa informações verbais), o esboço visuoespacial (realiza o processamento de informações visuais e espaciais) e o retentor episódico (integração da informação verbal e visual e comunicação com a memória de longo prazo).

 

Já a memória de longo prazo retém de forma definitiva a informação, permitindo sua evocação, sendo dividida em memória explícita/declarativa (do tipo episódica ou semântica) e a memória implícita/não declarativa. A memória explícita episódica relaciona-se com fatos contextuais e autobiográficos (eventos que já assistimos ou participamos), enquanto a memória explícita semântica diz respeito aos conceitos e significados, responsável pelos conhecimentos gerais. As memórias implícitas são adquiridas sem que ocorra a tomada de consciência, relacionam-se aos hábitos, habilidades motoras e aprendizado não associativo."

 

Assertiva Falsa.  

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

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372) Em uma avaliação psicológica, costuma-se utilizar a hora do jogo diagnóstica como técnica de avaliação para que o entrevistador possa ter acesso a algumas características da criança avaliada (Cunha, 2009). O que essa técnica propicia ao avaliador?

  • A) Um vínculo mais atuante.

  • B) Identificação dos principais mecanismos de defesa e de ansiedade.

  • C) O desenvolvimento das intervenções do avaliado.

  • D) O desenvolvimento de permanência do objeto de identificação.

  • E) O entendimento de quanto a criança gosta do brinquedo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Identificação dos principais mecanismos de defesa e de ansiedade.

Gabarito letra B

 

Em uma avaliação psicológica, costuma-se utilizar a hora do jogo diagnóstica como técnica de avaliação para que o entrevistador possa ter acesso a algumas características da criança avaliada (Cunha, 2009). O que essa técnica propicia ao avaliador?

a)  Um vínculo mais atuante.

b)  Identificação dos principais mecanismos de defesa e de ansiedade.

c)  O desenvolvimento das intervenções do avaliado.

d)  O desenvolvimento de permanência do objeto de identificação.

e)  O entendimento de quanto a criança gosta do brinquedo.

 

De acordo com Cunha, a hora do jogo diagnóstica permite a identificação dos principais mecanismos de defesa e ansiedade:

 

“Kornblit (1978) salienta que uma análise detalhada da hora de jogo permite: “a) a conceitualização do conflito atual do paciente; b) coloca em evidência seus principais mecanismos de defesa e ansiedades; c) avalia o tipo de rapport que pode estabelecer a criança com um possível terapeuta e o tipo de ansiedade que contratransferencialmente pode despertar nele; d) põe de manifesto a fantasia de doenças e cura” (p.225). Por outro lado, a autora considera também importante compreender a hora de jogo como uma história argumental da criança, construída em resposta a uma situação de estímulo, avaliando, então, o modo como ela se inclui em dita situação. Isso possibilita considerar aspectos ou indicadores por ela chamados de “formais”, que, muitas vezes, ficavam esquecidos ou abafados pela principal preocupação na inferência de conteúdos inconscientes. Alguns desses indicadores formais seriam: a maneira como a criança se aproxima dos brinquedos, a sua atitude no início e no final da hora de jogo, a sua localização no consultório, a sua atitude corporal e o manejo do espaço.”

 

Nosso gabarito é letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

373) Marque o termo que pode ser definido como um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões:

  • A) Laudo psicológico.

  • B) Teste psicológico.

  • C) Atestado psicológico.  

  • D) Parecer psicológico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Teste psicológico.


 

Marque o termo que pode ser definido como um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões:


 

ATENÇÃO:

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revoga as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Aproveitando que a questão trata dos principais documentos produzidos pelo psicólogo, analisaremos as alternativas com base na RECENTE Resolução CFP N.º 006/2019.
 
 

a)  Laudo psicológico.

INCORRETA. Sobre Laudo psicológico a Resolução CFP N.º 006/2019 destaca:

O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.”

 

b)  Teste psicológico.

CORRETA. Sobre Teste psicológico, Urbina (2014, p.2) o compreende como:

“procedimento sistemático para coletar amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo, afetivo ou interpessoal e para pontuar e avaliar essas amostras de acordo com normas

 

c) Atestado psicológico.  

INCORRETA. Corroborando o que traz o enunciado, segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:

“O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de: I - Justificar faltas e impedimentos; II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica

  

d)  Parecer psicológico.

INCORRETA. Sobre Parecer psicológico a Resolução CFP N.º 006/2019 menciona:

O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.”

 

_______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf. Acesso em 24 de janeiro de 2021.

Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). Hoboken: Wiley.

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374) Durante a avaliação neuropsicológica de um paciente idoso, com suspeita de uma doença degenerativa,

  • A) as diferenças entre os níveis de atividades atuais e prévios realizados pelo idoso são fundamentais.
  • B) os dados obtidos por meio dos relatórios dos profissionais que atendem o idoso são os mais importantes.
  • C) os resultados de exames de imagens e laboratoriais são as únicas fontes para o diagnóstico diferencial.
  • D) o paciente avaliado é a fonte de informação mais fidedigna para a identificação de alterações nas funções cerebrais.
  • E) os testes psicométricos e de atenção são as únicas fontes de dados confiáveis para o diagnóstico clínico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) as diferenças entre os níveis de atividades atuais e prévios realizados pelo idoso são fundamentais.


 

Durante a avaliação neuropsicológica de um paciente idoso, com suspeita de uma doença degenerativa,

 

a)  as diferenças entre os níveis de atividades atuais e prévios realizados pelo idoso são fundamentais.

CORRETA. Exatamente, pois através destas diferenças o profissional pode estabelecer uma linha de base a fim de compreender o quadro recente apresentado pelo paciente.

 

b)  os dados obtidos por meio dos relatórios dos profissionais que atendem o idoso são os mais importantes.

INCORRETA. Os dados dos relatórios dos profissionais que atendem o idoso podem ser uteis para complementar a avaliação neuropsicológica, porém, não podem ser tomados como as fontes mais importantes na investigação.

 

c)  os resultados de exames de imagens e laboratoriais são as únicas fontes para o diagnóstico diferencial.

INCORRETA. O diagnóstico diferencial é um processo sistemático utilizado para a identificação da patologia principal do paciente. No diagnóstico diferencial utiliza-se principalmente o critério de exclusão. A restrição desse diagnóstico à resultados de exames e imagens laboratoriais, eliminam recursos importantes, como a aplicação de uma observação clínica, por exemplo, portanto opção ERRADA.

 

d)  o paciente avaliado é a fonte de informação mais fidedigna para a identificação de alterações nas funções cerebrais.

INCORRETA. Doenças degenerativas como no caso do quadro que apresenta o idoso, geralmente, tem presença de demência, e na hipótese de haver demência, o paciente avaliado não representa a fonte de informação mais fidedigna a fim de se consolidar um diagnóstico.

 

e)  os testes psicométricos e de atenção são as únicas fontes de dados confiáveis para o diagnóstico clínico.

INCORRETA. O erro da LETRA “E” é semelhante ao da alternativa “C” que elimina outras possibilidades de avaliação e fontes, portanto, afirmação FALSA.

375) Com relação a avaliação psicológica em ambulatórios, assinale das opções abaixo qual não corresponde a diretrizes que norteiam esse processo:

  • A) Antecedentes psiquiátricos;
  • B) Repercussões emocionais;
  • C) História pessoal;
  • D) Sugestão de conduta a equipe de saúde.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Sugestão de conduta a equipe de saúde.

Gabarito: Letra D

 

Com relação a avaliação psicológica em ambulatórios, assinale das opções abaixo qual não corresponde a diretrizes que norteiam esse processo:
 

Vamos, antes, ver todas as diretrizes da avaliação nesse contexto:

 

“Diretrizes de avaliação psicológica em ambulatórios

 
  • Dados de identificação do paciente.
  • Clínica que encaminhou o paciente e motivo.
  • Quadro clínico.
  • Queixa do paciente.
  • Histórico de doenças e tratamentos.
  • Repercussões emocionais.
  • Grau de informações a respeito da doença e tratamento.
  • Antecedentes psiquiátricos.
  • História pessoal.
  • História familiar.
  • Rede de apoio social.
  • Compreensão psicodinâmica (conflitos, defesas, recursos emocionais e cognitivos).
  • Hipótese diagnóstica.
  • Grau de motivação para mudanças e para o ingresso em psicoterapia, se houver indicação.
  • Conduta(s).
  • Resumo de discussões com a equipe.
  • Caso siga em acompanhamento psicológico: Resumo das evoluções/Finalização do caso (alta/encaminhamento/abandono).
 

Agora, vejamos as alternativas:

 

a)  Antecedentes psiquiátricos;
b)  Repercussões emocionais;
c)  História pessoal;
d)  Sugestão de conduta a equipe de saúde.

 

As letras A, B e C aparecem como diretrizes, logo, nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Avaliação psicológica no hospital geral. Disponível em: https://www.carepsicologia.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2018/10/Texto-2-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicologica-no-Hospital.pdf

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376) A inteligência é um dos processos psicológicos básicos, sobre ela podemos afirmar que:

  • A) Se subdivide em inteligência formal e verbal.
  • B) Independe de fatores ambientais.
  • C) Não está associada ao desenvolvimento e integridade biológica.
  • D) É unifatorial, ou seja, diz respeito a uma capacidade simples, que detém apenas um só fator, uma só habilidade.
  • E) É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.

 

A inteligência é um dos processos psicológicos básicos, sobre ela podemos afirmar que:

 

A questão está baseada no seguinte trecho do livro de Dalgalarrondo:

 

"A inteligência é um conceito fundamental da psicologia moderna que quase todos utilizam, de muita relevância    para a psicopatologia. Entretanto, ninguém consegue defini-la de modo decisivo ou pelo menos amplamente     convincente (Richardson, 1999).


O próprio criador de um dos principais instrumentos de avaliação e mensuração da inteligência em crianças e adultos, David Wechsler (1958), certa vez, ao comentar sobre a dificuldade em definir exatamente o que é inteligência, afirmou ironicamente: “O que é inteligência... ora, inteligência é aquilo que os meus testes medem”. Na verdade, Wechsler (1958) tinha sua definição de inteligência; ela deveria ser entendida, segundo ele, como “a capacidade global do indivíduo de agir com propósitos, de pensar racionalmente e de lidar eficazmente com o seu ambiente”.


A inteligência é, portanto, o conjunto das habilidades cognitivas da pessoa, a resultante, o vetor final dos diferentes processos intelectivos. Tais habilidades permitem ao indivíduo identificar e resolver problemas novos, reconhecer adequadamente as situações cambiantes da vida e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis para si e para o ambiente, respondendo às exigências de adaptação às demandas do dia a dia."

 

"Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Se subdivide em inteligência formal e verbal.


b)  Independe de fatores ambientais.


c)  Não está associada ao desenvolvimento e integridade biológica.


d)  É unifatorial, ou seja, diz respeito a uma capacidade simples, que detém apenas um só fator, uma só habilidade.


e)  É um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo. Refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, as mais satisfatórias possíveis.

377) Assinale a alternativa que descreve a estrutura básica dos sistemas de memória:

  • A) Memória de curto prazo: memória operacional, memória episódica. Memória de longo prazo: memória não declarativa, memória semântica, memória declarativa.
  • B) Memória de curto prazo: memória rápida, memória operacional, memória retrospectiva. Memória de longo prazo: memória sistêmica, memória semântica, memória declarativa.
  • C) Memória de curto prazo: memória prospectiva, memória operacional. Memória de longo prazo: memória não declarativa, memória semântica, memória episódica, memória declarativa.
  • D) Memória de curto prazo: memória operacional, memória episódica. Memória de longo prazo: memória sistêmica, memória semântica, memória declarativa, memória não declarativa.
  • E) Memória de curto prazo: memória episódica, memória operacional. Memória de longo prazo: memória retrospectiva, memória prospectiva, memória declarativa, memória não declarativa.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Memória de curto prazo: memória prospectiva, memória operacional. Memória de longo prazo: memória não declarativa, memória semântica, memória episódica, memória declarativa.

     

Essa questão está baseada na definição presente no livro "Neuropsicologia - 2a Ed: Teoria e Prática" (Fuentes et al.): 

 

"MEMÓRIA DE LONGO PRAZO

(...)

Memória declarativa (explícita)

 

A memória declarativa é caracterizada pela capacidade de arquivamento e recuperação consciente de informações relacionadas a experiências vividas ou informações adquiridas pelo indivíduo (“o quê”) (Ullman, 2004). 

 

Aspectos neuroanatômicos da memória episódica

 

Conforme já mencionado, a importância das porções temporais mediais foi evidenciada primeiramente pelo estudo do paciente H.M. Estudos com modelos animais permitiram identificar algumas regiões, como a amígdala, que desempenham papel muito importante na aquisição de aprendizagem emocional (Coelho, Ferreira, Soares, & Oliveira, 2013; Le Doux, 1994; McGaugh, 2004), corroborando estudos com pacientes com lesões nessa estrutura do lobo temporal medial (Adophs, Cahill, Schul, & Babinsky, 1997). (...)

 

Memória semântica e seus aspectos neuroanatômicos

 

A memória semântica foi definida como nossa enciclopédia mental, sendo responsável pela memória necessária para a linguagem (Tulving, 1972). Ao contrário da memória episódica, a semântica é caracterizada pela perda de dados contextuais temporais e espaciais. Por exemplo, o significado da palavra coqueiro é conhecido em uma comunidade linguística, mas o episódio real em que tal informação foi adquirida, isto é, quando exatamente e onde, geralmente se perdeu na memória. (...)

 

Memória não declarativa (implícita)

 

A memória não declarativa ou implícita de adquirir habilidades perceptomotoras ou cognitivas por meio da exposição repetida a atividades que seguem regras constantes mas que não requerem resgate é a habilidade consciente ou intencional da experiência (Schacter, 1987). (...)

 

MEMÓRIA DE CURTO PRAZO

(...)

Memória operacional

 

A memória operacional é um sistema de memória responsável pela manutenção temporária e pela manipulação da informação, servindo para que operações mentais sejam realizadas online, isto é, no decorrer de sua coleta ou recoleta (Baddeley, 2007). (...)

 

Memória prospectiva

 

A memória prospectiva refere-se à capacidade de lembrar-se de executar uma ação planejada para o futuro. (...)"

 

"Neuropsicologia - 2a Ed: Teoria e Prática" (Fuentes et al.)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  Memória de curto prazo: memória operacional, memória episódica. Memória de longo prazo: memória não declarativa, memória semântica, memória declarativa.

b)  Memória de curto prazo: memória rápida, memória operacional, memória retrospectiva. Memória de longo prazo: memória sistêmica, memória semântica, memória declarativa.

c)  Memória de curto prazo: memória prospectiva, memória operacional. Memória de longo prazo: memória não declarativa, memória semântica, memória episódica, memória declarativa.

d)  Memória de curto prazo: memória operacional, memória episódica. Memória de longo prazo: memória sistêmica, memória semântica, memória declarativa, memória não declarativa.

e)  Memória de curto prazo: memória episódica, memória operacional. Memória de longo prazo: memória retrospectiva, memória prospectiva, memória declarativa, memória não declarativa.

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378) Ainda sobre a avaliação neuropsicológica é correto afirmar que:

  • A) É um tipo de diagnóstico exclusivo da atuação dos psicólogos.
  • B) Deve sempre estar associada a uma intervenção clínica posterior.
  • C) Faz uso de testes psicométricos e neuropsicológicos para investigar principalmente a função executiva.
  • D) A avaliação neuropsicológica é indicada para casos de doenças degenerativas e abusos de substâncias.
  • E) O encaminhamento para essa avaliação ocorre quando há pelo menos uma pressuposição da presença de déficit ou comportamentos sintomáticos supostamente resultantes de danos, doenças ou desenvolvimento cerebral anormal.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: questão anulada

Ainda sobre a avaliação neuropsicológica é correto afirmar que:
a)  É um tipo de diagnóstico exclusivo da atuação dos psicólogos.

Certo. Considerando que a avaliação neuropsicológica utiliza de instrumentos e técnicas psicológicas e que o uso desses recursos com finalidade diagnóstica é privativo do psicólogo, apenas esses profissionais podem realizar esse tipo de avaliação, preferencialmente aqueles que tem especialidade em neuropsicologia.


b)  Deve sempre estar associada a uma intervenção clínica posterior.

Errado. Nem sempre há intervenção clínica após a avaliação neuropsicológica, até porque ela pode não mostrar nenhuma alteração na normalidade nos resultados.


c)  Faz uso de testes psicométricos e neuropsicológicos para investigar principalmente a função executiva.

Certo. A função executiva é um dos elementos avaliado pela avaliação neuropsicológica.


d)  A avaliação neuropsicológica é indicada para casos de doenças degenerativas e abusos de substâncias.

Certo. Doenças degenerativas e abusos de substâncias são situações em que uma avaliação neuropsicológica pode ser útil.


e)  O encaminhamento para essa avaliação ocorre quando há pelo menos uma pressuposição da presença de déficit ou comportamentos sintomáticos supostamente resultantes de danos, doenças ou desenvolvimento cerebral anormal.

Errado. Não necessariamente deve haver déficit ou comportamento sintomático resultante de danos, doenças ou desenvolvimento anormal. Ela pode ser útil inclusive em casos de indivíduos com altas habilidades, ou para monitorar a recuperação cognitiva, ou até mesmo avaliar a capacidade do indivíduo de dirigir, viver independentemente, etc. Nesses casos, não necessariamente haverá déficit como resultado da avaliação.

 

Como vimos, não há uma única resposta correta, fazendo com que essa questão tenha que ser anulada.

379) Para a realização da avaliação psicológica o Conselho Federal de Psicologia tem a Cartilha sobre a Avaliação Psicológica do ano de 2007, em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada. Analise se Verdadeiro (V) ou Falso (F). E assinale a alternativa que contenha a ordem CORRETA:

( ) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas.

( ) Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

( ) Possuir um referencial solidamente embasado na teoria psicológica da psicanálise, cognitiva e comportamental apenas, de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais.

( ) Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um.

( ) Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.

  • A) V – V – F – V - V.
  • B) V – V – V – V - V.
  • C) V – V – F – F - V.
  • D) F – V- F – V – F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V – V – F – V - V.

Gabarito: Letra A

Analise se Verdadeiro (V) ou Falso (F). E assinale a alternativa que contenha a ordem CORRETA:

 

(V) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas.

Verdadeiro! É fundamental que o psicólogo domine esses fundamentos básicos no processo de avaliação.

 

(V) Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

Verdadeiro! Se o objetivo da avaliação envolver de alguma forma transtornos de saúde mental, também é extremamente relevante o domínio desse assunto.

 

(F) Possuir um referencial solidamente embasado na teoria psicológica da psicanálise, cognitiva e comportamental apenas, de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais.

Falso. O psicólogo deve possuir um referencial solidamente embasado em alguma teoria psicológica reconhecida pela ciência, não necessariamente apenas as citadas.

 

(V) Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um.

Verdadeiro! Essas noções são importantes para o profissional conhecer bem os instrumentos que utiliza.

 

(V) Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.

Verdadeiro! O profissional deve utilizar apenas instrumentos com os quais esteja familiarizado e domine os procedimentos.

 

Assim, a sequência correta é V V F V V

Gabarito: Letra A

 

Fonte: Cartilha de Avaliação Psicológica. Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf

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380) O psicólogo, no seu exercício profissional, por vezes é solicitado à apresentar informações documentais com objetivos diversos, subsidiados em referências técnicas. O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita, resultante da prestação de serviços psicológicos à pessoa, grupo ou instituição. Neste sentido, identifique qual dos conceitos apresentados melhor explica cada um dos documentos psicológicos apontados a seguir:

1. Declaração.

2. Atestado Psicológico.

3. Laudo Psicológico.

4. Parecer Psicológico.

(    ) Consiste em um documento de atribuição da(o) psicóloga (o), que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, tendo como finalidade afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

(   ) É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda, e a quem o solicitou. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo e instituição atendida.

(    ) É um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a questões focais do campo psicológico.

(    ) Consiste em um documento escrito, através do qual é descrita a prestação de serviço psicológico, e tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizada ou em realização.

  • A) 3 – 2 – 1 – 4.
  • B) 3 – 1 – 2 – 4.
  • C) 2 – 3 – 4 – 1.
  • D) 2 - 4 - 3 – 1.
  • E) 2 – 3 – 1 – 4.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 2 – 3 – 4 – 1.

  

    

(  2  ) Consiste em um documento de atribuição da(o) psicóloga (o), que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, tendo como finalidade afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

 

Essa afirmativa está de acordo com o Atestado Psicológico. Veja o texto da Resolução CFP 006 de 2019:

 

Art. 10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

 

(  3  ) É o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda, e a quem o solicitou. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo e instituição atendida.

 

Essa é a descrição do Laudo Psicológico. Veja:

 

Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

 

(  4  ) É um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a questões focais do campo psicológico.

 

Esse é o caso do Parecer Psicológico. Observe:

 

Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

 

(  1  ) Consiste em um documento escrito, através do qual é descrita a prestação de serviço psicológico, e tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizada ou em realização.

 

Essa afirmativa cita a Declaração.

 

Art. 9 Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações: (...)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  3 – 2 – 1 – 4.
b)  3 – 1 – 2 – 4.
c)  2 – 3 – 4 – 1.
d)  2 - 4 - 3 – 1.
e)  2 – 3 – 1 – 4.

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