Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
391) Segundo Preto (2016), alguns aspectos devem ser evitados na confecção de laudos psicológicos, MENOS:
- A) Dogmas.
- B) Incorreções teóricos e técnicas.
- C) Escrita de forma impessoal.
- D) Improbidade no uso de termos.
- E) Emissão de juízo de valor.
A alternativa correta é letra C) Escrita de forma impessoal.
Gabarito Letra C
Segundo Preto (2016), alguns aspectos devem ser evitados na confecção de laudos psicológicos, MENOS:
a) Dogmas.
b) Incorreções teóricos e técnicas.
c) Escrita de forma impessoal.
d) Improbidade no uso de termos.
e) Emissão de juízo de valor.
Os laudos psicológicos são documentos técnicos, e como tal não podem incluir dogmas e juízos de valor, uma vez que não representam a opinião do autor, e sim sua expertise técnica. Da mesma forma, a improbidade no uso de termos a as incorreções teórico e técnicas prejudicam a qualidade do documento e também devem ser evitadas.
Por outro lado, justamente por ser um documento técnico, a escrita de forma impessoal deve ser utilizada.
Nosso gabarito é Letra C.
392) De acordo com as características da avaliação psicológica (PRETO, 2016), ela NÃO é:
- A) Um processo dinâmico.
- B) Um processo de conhecimento do outro.
- C) Um trabalho especializado.
- D) A obtenção de amostras do comportamento.
- E) Sinônimo de aplicação de testes.
A alternativa correta é letra E) Sinônimo de aplicação de testes.
Gabarito Letra E
De acordo com as características da avaliação psicológica (PRETO, 2016), ela NÃO é:
a) Um processo dinâmico.
b) Um processo de conhecimento do outro.
c) Um trabalho especializado.
d) A obtenção de amostras do comportamento.
e) Sinônimo de aplicação de testes.
A avaliação psicológica é tudo isso, mas não é sinônimo de aplicação de testes. Os testes são um instrumento possível nas avaliações psicológicas, mas estas são muito mais abrangentes.
Gabarito Letra E
393) Qual das práticas abaixo é privativa do psicólogo, de acordo com Preto (2016)?
- A) Atendimento individual de pessoas.
- B) Avaliação psicológica.
- C) Atendimento de grupos.
- D) Diagnóstico.
- E) Escuta flutuante.
A alternativa correta é letra B) Avaliação psicológica.
Gabarito Letra C
Qual das práticas abaixo é privativa do psicólogo, de acordo com Preto (2016)?
a) Atendimento individual de pessoas.
b) Avaliação psicológica.
c) Atendimento de grupos.
d) Diagnóstico.
e) Escuta flutuante.
A Lei 4119 determina quais são as funções privativas do psicólogo, relembre:
“§ 1º Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) oritentação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.”
Vários profissionais fazem atendimento de pessoas e atendimento de grupos. Escuta flutuante é uma técnica e não uma prática, e não pode ser definida de forma privativa.
Diagnóstico é uma coisa que vários profissionais fazem, médicos, dentistas, fonoaudiólogos, etc, mas o diagnóstico psicológico, com técnicas próprias da psicologia, só os psicólogos podem fazer, e esse diagnóstico e feito através da avaliação psicológica.
Há controversas sobre se esse processo é mesmo privativo, mas aqui vamos considerar que essa é a resposta mais correta.
Gabarito Letra C
394) A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de:
- A) Tratamento psicológico ou de outra área.
- B) Programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.
- C) Debate sobre a terminologia adotada para a atividade avaliativa clínica.
- D) Dominar as técnicas necessárias e se sentir confortável para tal.
A alternativa correta é letra B) Programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.
Gabarito: Letra B
A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de:
O intuito é de programar a tomada de decisão mais apropriada, veja:
“A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.
Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.”
a) Tratamento psicológico ou de outra área.
b) Programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo.
c) Debate sobre a terminologia adotada para a atividade avaliativa clínica.
d) Dominar as técnicas necessárias e se sentir confortável para tal.
Nosso gabarito é Letra B.
395) No que se refere aos tipos de avaliação em saúde mental, marque a alternativa errada.
- A) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
- B) No formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo com aquele que está sendo avaliado.
- C) Os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato.
- D) Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
A alternativa correta é letra A) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
No que se refere aos tipos de avaliação em saúde mental, marque a alternativa errada.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Os instrumentos em saúde mental podem também ser agrupados de acordo com a natureza de sua avaliação, incluindo o método de avaliação e o formato de resposta (ver Cap. 2). No que respeita à natureza da avaliação, os instrumentos se distinguem em razão do nível de padronização, variando entre aqueles prioritariamente desestruturados ou não estruturados até aqueles mais estruturados. Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
(...)
O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que tem impacto direto na composição dos estímulos que compreendem o instrumento e nas possibilidades de resposta que o avaliado pode atribuir.
(...)
Diferentemente, os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato. Essas ferramentas são caracterizadas pela autoaplicação, ou seja, em geral, o avaliado tem todas as informações necessárias para responder ao teste nas próprias instruções apresentadas em uma folha inicial. Além disso, há sempre um número limitado de respostas possíveis que o avaliado pode atribuir a cada questão.
Basicamente, alguns testes de autorrelato utilizam escalas de graduação como formato de resposta, largamente nomeadas de escalas tipo Likert, que variam entre três categorias de resposta (p. ex., “nunca”, “às vezes” e “sempre”) até um número maior de categorias, como 7 ou 10.1 Rigorosamente, uma escala Likert deve ter 5 pontos; qualquer outro número de categorias deve ser referido como “tipo Likert”. A ideia é que o avaliado escolha uma das categorias de resposta para cada questão apresentada. Entretanto, alguns instrumentos são desenvolvidos para serem respondidos em um formato distinto do gradual – no formato dicotômico: o respondente tem somente duas opções de resposta (p. ex., “sim” e “não”).
Também no formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo (p. ex., um familiar, um professor ou um amigo) com aquele que está sendo avaliado. Esses testes são chamados de instrumentos de heterorrelato e vêm demonstrando relevância no levantamento de informações para diversos transtornos."
Fonte: "Instrumentos de avaliação em saúde mental" (Goreinstein et al.)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.
a) O nível de estruturação dos instrumentos é determinado por sua natureza (mais ou menos flexível), o que não interfere na composição dos estímulos que compreendem o instrumento.
b) No formato de relato, são encontrados na literatura testes que devem ser respondidos por uma pessoa que tenha contato próximo com aquele que está sendo avaliado.
c) Os instrumentos estruturados de avaliação referem-se aos testes denominados de autorrelato.
d) Os procedimentos não estruturados se referem, geralmente, às entrevistas abertas realizadas na clínica.
396) De acordo com Hutz et al (2016), as características do processo avaliativo de crianças incluem variabilidade e flexibilidade, que são termos que descrevem:
I. Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento
II. Avaliações concomitantes
III. Sigilo das informações
Está (estão) certo(s):
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Os itens I, II e III.
A alternativa correta é letra D) Os itens I, II e III.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que leia o trecho em destaque atentando-se para os grifos em azul, com base nas contribuições de Krug et al. (2016):
“Variabilidade e flexibilidade são termos que descrevem algumas das características do processo avaliativo de crianças. Isso inclui a quantidade e a frequência dos encontros, a forma de pagamento e as avaliações concomitantes. Já o tema do sigilo das informações geralmente é tratado com certa uniformidade pelos profissionais. Esses aspectos são debatidos a seguir.”
Análise das alternativas
I. Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento
CORRETA. A respeito da “Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento”, Krug et al. (2016) mencionam:
“O número de encontros necessários para realizar a avaliação psicológica de uma criança varia muito. Alguns profissionais realizam todo o processo em quatro encontros, e outros necessitam de mais sessões. [...] Em relação à frequência, sugerimos que as avaliações sejam feitas em encontros - semanais. [...] Geralmente são combinadas com os pais as formas de pagamento, que podem ser por sessão, por mês ou ao final do processo avaliativo.”
II. Avaliações concomitantes
CORRETA. Sobre as “avaliações concomitantes” Krug et al. (2016) explicam:
“Um recurso comumente utilizado para auxiliar no processo de avaliação psicológica da criança é o seu encaminhamento para a realização concomitante de outras avaliações. O trabalho interdisciplinar é uma alternativa para ampliar o olhar sobre a situação da criança e ter mais dados para a complementação da avaliação psicológica em curso. Para isso, estabelecem-se parcerias de trabalho com pessoas de confiança, às quais se recorre toda vez que uma avaliação de outra área se fizer necessária.”
III. Sigilo das informações
CORRETA. Concernente ao aspecto “Sigilo das informações” Krug et al. (2016) estabelecem o seguinte norteamento, confira:
“Quanto ao cuidado com o sigilo das informações coletadas na avaliação, é importante que o profissional reflita sobre o que pode e o que não pode ser revelado à criança e aos pais”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretos os itens I, II e III, portanto, LETRA “D”.
_______________
Fonte consultada:
Krug, J, Bandeira, D. R., Trentini, C. M. (2016). Entrevista lúdica diagnóstica. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp.73-98). Porto Alegre, RS: Artmed.
397) O recurso à avaliação psicológica no âmbito das organizações fornece ao psicólogo um instrumental de análise por meio do qual são facilitadas tomadas de decisão, como por exemplo e classicamente, na escolha do perfil mais adequado para suprir uma determinada vaga numa seleção. No entanto, essa forte identificação cultural entre a figura do psicólogo organizacional com o papel de avaliador pode escamotear tanto a abrangência do trabalho desse profissional como da própria ferramenta que é a avaliação psicológica.
Dito isto, é correto afirmar, acerca da avaliação psicológica na psicologia organizacional:
- A) Na verdade, a realização de palestras motivacionais nas organizações foi e ainda é o instrumento por excelência da intervenção do psicólogo nesse contexto, desde que os ouvintes tenham sido previamente indicados mediante testagem psicológica
- B) Os testes projetivos, mesmo que reconhecidamente carentes de objetividade científica e mais afeitos à manipulação de seus resultados, podem ser usados em processos de avaliação psicológica nas organizações
- C) Os testes psicológicos são parte fundamental dentro de um processo de avaliação psicológica, salvaguardados seus diferentes modelos e objetivos, e todo administrador de recursos humanos deve utilizá-los na seleção de pessoal
- D) Com o avanço da tecnologia em praticamente todas as áreas da vida humana, a figura do psicólogo já é considerada dispensável na seleção de pessoas, a qual já pode ser feita por softwares desenvolvidos especificamente para este fim
- E) A psicologia organizacional engloba a área de administração de recursos humanos, de modo que a atuação do psicólogo nessa área não se resume a fazer recrutamento e seleção de pessoas, como em seus primórdios
RESPOSTA:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Esta questão foi anulada, o que significa que nenhuma das alternativas apresentadas é considerada correta. Portanto, não há uma resposta correta a ser fornecida.
398) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica, (2013) compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
I. Contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
II. Propósitos da avaliação psicológica;
III. Construtos psicológicos a serem investigados;
IV. Adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados; V. Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.
Assinale a alternativa CORRETA no que se refere à avaliação psicólogica:
- A) Apenas os elementos II, III e IV estão corretos.
- B) Apenas os elementos I, II, III e V estão corretos.
- C) Apenas os elementos I, III, IV e V estão corretos.
- D) Todos os elementos estão corretos.
A alternativa correta é letra D) Todos os elementos estão corretos.
Explicação:
- I. Contexto no qual a avaliação psicológica se insere: O contexto no qual a avaliação psicológica ocorre é crucial para determinar como será conduzida. Fatores como o ambiente cultural, social, institucional e individual influenciam a forma como a avaliação deve ser planejada e realizada.
- II. Propósitos da avaliação psicológica: Os propósitos da avaliação psicológica variam de acordo com a situação e podem incluir diagnóstico, intervenção, seleção, orientação, entre outros. É essencial que o psicólogo defina claramente os objetivos da avaliação para escolher os métodos mais adequados.
- III. Construtos psicológicos a serem investigados: Os construtos psicológicos são os aspectos específicos da personalidade, cognição, comportamento ou emoção que serão avaliados. Essa escolha orienta a seleção dos instrumentos e técnicas apropriados para investigar esses construtos.
- IV. Adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados: Cada indivíduo é único e pode apresentar características que requerem abordagens diferentes na avaliação. Portanto, os instrumentos e técnicas utilizados devem ser adequados ao perfil do avaliado, levando em consideração sua idade, cultura, nível de desenvolvimento, entre outros fatores.
- V. Condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação: Além da escolha dos instrumentos e técnicas, é importante garantir que as condições técnicas e metodológicas estejam adequadas para a realização da avaliação. Isso inclui aspectos como padronização, confiabilidade, validade, normatização, entre outros.
399) Pode-se considerar que a avaliação psicológica no Brasil está em pleno renascimento, haja vista a descrição, por diversos autores, de técnicas e práticas mais coesas do ponto de vista teórico-metodológico. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
- A) Em geral, a avaliação psicológica e a intervenção são abordadas, na literatura, como processos ininterruptos.
- B) O psicodiagnóstico interventivo propõe a condução de processos de avaliação psicológica para, entre outras finalidades, oferecer feedback para efeitos terapêuticos enquanto ocorre a avaliação.
- C) O psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica estabelece procedimentos pré-determinados e uniformes de conduta a serem seguidos.
- D) A avaliação terapêutica deve ser executada por profissionais de áreas específicas cuja orientação teórica esteja pautada em teorias intersubjetivas, fenomenológicas e interpessoais.
- E) O psicodiagnóstico é baseado na objetividade e adota uma categorização diagnóstica de baixa utilidade em termos terapêuticos.
A alternativa correta é letra B) O psicodiagnóstico interventivo propõe a condução de processos de avaliação psicológica para, entre outras finalidades, oferecer feedback para efeitos terapêuticos enquanto ocorre a avaliação.
Gabarito Letra B
Pode-se considerar que a avaliação psicológica no Brasil está em pleno renascimento, haja vista a descrição, por diversos autores, de técnicas e práticas mais coesas do ponto de vista teórico-metodológico. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
a) Em geral, a avaliação psicológica e a intervenção são abordadas, na literatura, como processos ininterruptos.
Errado. Tradicionalmente, a avaliação psicológica e a intervenção psicológica são considerados processos independentes entre si, muitas vezes sendo realizados por profissionais diferentes.
b) O psicodiagnóstico interventivo propõe a condução de processos de avaliação psicológica para, entre outras finalidades, oferecer feedback para efeitos terapêuticos enquanto ocorre a avaliação.
Certo!
“O PIOP é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (Aiello-Vaisberg, 1999). Isso significa que, nesse método, as intervenções já podem ser realizadas durante as entrevistas iniciais com o paciente e nas aplicações de testes psicológicos, oferecendo devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final”
c) O psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica estabelece procedimentos pré-determinados e uniformes de conduta a serem seguidos.
Errado. O PIOP busca que cada encontro entre psicólogo e avaliando seja um momento único, em que sejam favorecidas oportunidades do paciente encontrar um sentido pessoal para sua existência, ou seja, não há procedimentos pré-determinados e uniformes estabelecidos, cada processo é único.
d) A avaliação terapêutica deve ser executada por profissionais de áreas específicas cuja orientação teórica esteja pautada em teorias intersubjetivas, fenomenológicas e interpessoais.
Errado. A avaliação com características terapêuticas, o psicodiagnóstico interventivo, tem em seu surgimento forte influência da psicanálise, mas pode ser realizado com base em outras correntes de pensamento, até mesmo a psicométrica.
e) O psicodiagnóstico é baseado na objetividade e adota uma categorização diagnóstica de baixa utilidade em termos terapêuticos.
Errado. O psicodiagnóstico tradicional é baseado na objetividade, e tem pouca utilidade em termos terapêuticos. Porém, existem outras formas de psicodiagnóstico que alteram essa lógica, como o psicodiagnóstico interventivo, já mencionado nessa questão.
“A proposta do PI [psicodiagnóstico interventivo] foi baseada, inicialmente, na Fenomenologia Existencial e na crítica a alguns pressupostos do psicodiagnóstico tradicional, em especial seu status de objetividade. Segundo Ancona-Lopez (1995), o psicodiagnóstico se apoiaria em conhecimentos incompletos e por vezes contraditórios, ao fazer uso de recursos baseados em diferentes teorias (como testes ou modelos de entrevista) ou para uma categorização diagnóstica pouco útil em termos terapêuticos, no sentido de ser pouco informativa ao paciente e não oferecer informações sobre as especificidades deste ao avaliador.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SCADUTO, Alessandro Antonio; CARDOSO, Lucila Moraes; HECK, Vanessa Stumpf. Modelos Interventivo-Terapêuticos em Avaliação Psicológica: Estado da Arte no Brasil. Aval. psicol., Itatiba , v. 18, n. 1, p. 67-75, 2019 .
400) Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
A evolução do processo de avaliação psicológica ocorre de forma independente do desenvolvimento dos manuais de classificação diagnóstica.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
A evolução do processo de avaliação psicológica ocorre de forma independente do desenvolvimento dos manuais de classificação diagnóstica.
A área da avaliação psicológica sofre influência direta do desenvolvimento dos manuais de classificação diagnóstica. Com esses manuais, surgem novas formas de entrevista, novos testes psicológicos, etc.
Observe o texto de Cunha:
"As técnicas de entrevista vêm sendo gradativamente especificadas, de modo que sua estrutura pode ser mais claramente definida, a partir do desenvolvimento das técnicas de avaliação e tratamento, particularmente com o surgimento de manuais psicoterapêuticos (Luborsky, 1984, 1993; Sifneos, 1993), manuais diagnósticos (APA, 1995; Spitzer, Gibbon, Skodol et alii, 1994) e critérios de seleção de pacientes (Davanloo, 1980; Malan, 1980; Marmor, 1980; Sifneos, 1980, 1993)."
Afirmativa Falsa.