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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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401) A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Durante o processo de avaliação, o psicólogo pode, além de lidar com condutas negativas ou evasivas do paciente, experimentar sentimentos originados da contratransferência.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

 

A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Durante o processo de avaliação, o psicólogo pode, além de lidar com condutas negativas ou evasivas do paciente, experimentar sentimentos originados da contratransferência.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto do livro de Jurema Alcides Cunha:

 

"É fundamental que o psicólogo esteja sempre alerta à contratransferência, no sentido de percebê-la e entendê-la como um fenômeno normal, buscando dar-se conta de seus sentimentos, não permitindo que eles atuem no processo psicodiagnóstico.

(...)

Caso o paciente se mostre resistente, através de condutas negativistas, evasivas, ou, ao contrário, provocadoras, com excessiva loquacidade, o psicólogo pode experienciar sentimentos de raiva e intolerância, os quais, se não detectados e conscientizados, podem interferir gravemente ou até invalidar o processo avaliativo."

 

 Afirmativa Correta.

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402) Villemor-Amaral e Resende (2018) explicitam um novo modelo de avaliação psicológica no Brasil. Com relação a esse novo modelo, de acordo com as autoras, assinale a alternativa correta.

  • A) O foco é a coleta de informações sobre o cliente ou os clientes (família, empresa, contexto judiciário etc.), com o objetivo de fazer indicações terapêuticas ou outros tipos de intervenção mais adequados para a situação. Contudo, nem sempre a pessoa se sente realmente compreendida e motivada a levar adiante as recomendações derivadas das avaliações.

  • B) Nesse novo modelo, a qualidade dos instrumentos é mais importante para alcançar resultados verdadeiramente úteis que a habilidade do avaliador de fazer daquela experiência algo positivamente significativo para o avaliado.

  • C) O novo modelo é tão eficiente que a aliança no trabalho de investigação não é tão útil para o efeito pretendido, isto é, para o encaminhamento mais adequado possível ao caso.

  • D) Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.

  • E) Uma de suas vantagens é o efeito iatrogênico, ou seja, o efeito de simplesmente ampliar o potencial transformador que uma avaliação psicológica pode ter sobre o avaliando. Por efeito iatrogênico se entende uma peça do quebra-cabeça que foi encontrada, resultando em insight e em bem-estar do cliente.

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A alternativa correta é letra D) Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.

Gabarito Letra D

 

Villemor-Amaral e Resende (2018) explicitam um novo modelo de avaliação psicológica no Brasil. Com relação a esse novo modelo, de acordo com as autoras, assinale a alternativa correta.

 

a)  O foco é a coleta de informações sobre o cliente ou os clientes (família, empresa, contexto judiciário etc.), com o objetivo de fazer indicações terapêuticas ou outros tipos de intervenção mais adequados para a situação. Contudo, nem sempre a pessoa se sente realmente compreendida e motivada a levar adiante as recomendações derivadas das avaliações.

Errado. Esse é o modelo tradicional, e não o novo modelo proposto pelos autores.

 

b)  Nesse novo modelo, a qualidade dos instrumentos é mais importante para alcançar resultados verdadeiramente úteis que a habilidade do avaliador de fazer daquela experiência algo positivamente significativo para o avaliado.

Errado. A habilidade do avaliador é tão imprescindível quanto a qualidade dos instrumentos.

 

c)  O novo modelo é tão eficiente que a aliança no trabalho de investigação não é tão útil para o efeito pretendido, isto é, para o encaminhamento mais adequado possível ao caso.

Errado. A aliança no trabalho é fundamental e decisiva no processo.

“Pode-se considerar igualmente que é a aliança no trabalho de investigação que fará com que os resultados da avaliação sejam mais ou menos úteis para os efeitos pretendidos: informação, intervenção e mudança. Na literatura sobre o Método de Rorschach já foi largamente demonstrado que a extensão e a validade de um protocolo dependem, em grande parte, das características do avaliador, de modo que este deve ser rigorosamente bem treinado”

 

d)  Constitui um método específico de avaliação colaborativa que visa à intervenção psicológica em um modelo semiestruturado, organizado em etapas, no qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo.

Certo!

“Desse modo, a AT constitui um método específico de avaliação colaborativa que difere dos objetivos e técnicas tradicionais da avaliação psicológica e visa também a intervenção psicológica, em um modelo semiestruturado. Basicamente, ela consiste em uma forma de avaliação psicológica colaborativa, organizada em etapas, na qual o teste psicológico é usado no centro de uma intervenção terapêutica limitada no tempo (Aschieri, Fantini & Smith, 2016; Finn, 2017). O objetivo central da AT é ajudar os clientes, quer sejam crianças, adolescentes, adultos, casais ou família, a reconceituarem suas vidas e seguirem em frente no seu progresso ou cura. O princípio básico é que a avaliação proporcione aos clientes uma poderosa oportunidade de mudança, na medida em que explora as crenças/ histórias/ narrativas que mantêm sobre si mesmos e sobre sua vida, dando significados às suas experiências, estruturando a sua autopercepção e as percepções interpessoais (Finn, 2017). Assim, a AT prima pela oportunidade de ver o mundo do ponto de vista dos clientes, focando em suas experiências e observações mediante um processo descritivo cooperativo.”

 

e)  Uma de suas vantagens é o efeito iatrogênico, ou seja, o efeito de simplesmente ampliar o potencial transformador que uma avaliação psicológica pode ter sobre o avaliando. Por efeito iatrogênico se entende uma peça do quebra-cabeça que foi encontrada, resultando em insight e em bem-estar do cliente.

Errado. O efeito iatrogênico acontece quando algum comentário causa algum dano para o bem-estar do cliente, ou seja, não é uma vantagem.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

Villemor-Amaral, Anna Elisa de, & Resende, Ana Cristina. (2018). Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão38(spe), 122-132

403) Conforme Anache (2018), o objetivo da avaliação psicológica no contexto educacional é promover informações relevantes sobre as características dos movimentos das funções psicológicas engendradas nos processos de aprendizagem dos indivíduos. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

  • A) A avaliação deve constituir um parecer a ser entregue para a direção da escola, com vistas a classificar adequadamente o grau de deficiência intelectual.

  • B) Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.

  • C) A avaliação servirá para responsabilizar pais e professores pelas eventuais dificuldades escolares dos filhos/alunos.

  • D) A avaliação permitirá obter o diagnóstico de alunos de acordo com os critérios de classificação contidos no DSM V.

  • E) A avaliação, em sua complexa análise, encontrará justificativas para os problemas do aluno, com o intuito de obter métodos de correção dos desajustes de aprendizagem.

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A alternativa correta é letra B) Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.

 

Gabarito Letra B

 

Conforme Anache (2018), o objetivo da avaliação psicológica no contexto educacional é promover informações relevantes sobre as características dos movimentos das funções psicológicas engendradas nos processos de aprendizagem dos indivíduos. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

 

a)  A avaliação deve constituir um parecer a ser entregue para a direção da escola, com vistas a classificar adequadamente o grau de deficiência intelectual.

Errado. Classificar com exatidão um grau de deficiência é colocar o aluno dentro de uma caixa, o que não é saudável para seu desenvolvimento.

“a avaliação deve se constituir como instrumento orientador sobre quais mediações (signos, símbolos e outros instrumentos) serão necessárias para evitar as práticas que enclausuram o indivíduo na condição de sua condição orgânica.”

 

b)  Na avaliação, será necessário identificar os aspectos psicológicos que promoverão o desenvolvimento da criança, para que sejam feitos os investimentos educacionais adequados.

Certo!

“Assim, é necessário identificar quais são os aspectos psicológicos que trabalham a favor do desenvolvimento da criança, para que as carências possam ser supridas por meio de investimentos educacionais adequados. Em outros termos, é importante analisar as reações do indivíduo mediante as dificuldades pelas quais se depara, e como se reestrutura para se equilibrar como um todo. É a criança que apresenta a deficiência que o interessa e não a deficiência dessa criança, para saber quais são espaços que essa característica ocupa na sua constituição de seu psiquismo. As ações compensatórias se apresentam no curso do processo de desenvolvimento, em decorrência das relações que a criança vai estabelecendo com a sua cultura.”

 

c)  A avaliação servirá para responsabilizar pais e professores pelas eventuais dificuldades escolares dos filhos/alunos.

Errado. Essa não é a função da avaliação;

 

d)  A avaliação permitirá obter o diagnóstico de alunos de acordo com os critérios de classificação contidos no DSM V.

Errado.

 

e)  A avaliação, em sua complexa análise, encontrará justificativas para os problemas do aluno, com o intuito de obter métodos de correção dos desajustes de aprendizagem.

Errado. A avaliação não serve para encontrar justificativas.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Anache, Alexandra Ayach. (2018). Avaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Psicologia: Ciência e Profissão38(spe), 60-73.

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404) Os princípios beneficência e não maleficência, respeito e justiça são amplamente discutidos na prática de pesquisas científicas. Quanto à sua aplicação na avaliação psicológica, julgue os itens a seguir.

 

I. A beneficência promove a reflexão sobre os benefícios trazidos ao indivíduo avaliado e a ponderação sobre os eventuais prejuízos advindos de uma avaliação imprecisa.

 

II. O respeito se refere à necessidade de que as pessoas sejam informadas explicitamente sobre os passos do processo avaliativo.

 

III. A justiça implica a utilização de instrumentos de avaliação com qualidades psicométricas comprovadas e adequados à situação.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) Apenas o item I está certo.

  • B) Apenas o item II está certo.

  • C) Apenas o item III está certo.

  • D) Apenas os itens II e III estão certos.

  • E) Todos os itens estão certos.

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A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra E

 

Os princípios beneficência e não maleficência, respeito e justiça são amplamente discutidos na prática de pesquisas científicas. Quanto à sua aplicação na avaliação psicológica, julgue os itens a seguir.

 

Antes de pensar na aplicação desses princípios na avaliação psicológica, vamos relembrá-los:

“O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos médicos devem ser autorizados pelo paciente.

princípio da beneficência refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis que assegurem ser o ato médico benéfico ao paciente (ação que faz o bem).

Como o princípio da beneficência proíbe infligir dano deliberado, esse fato é destacado pelo princípio da não-maleficência. Esse, estabelece que a ação do médico sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente (ação que não faz o mal). É universalmente consagrado através do aforismo hipocrático primum non nocere (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.”

 

I. A beneficência promove a reflexão sobre os benefícios trazidos ao indivíduo avaliado e a ponderação sobre os eventuais prejuízos advindos de uma avaliação imprecisa.

 Certo! Se a beneficência deve maximizar os benefícios e minimizar o prejuízo, ela faz com que o psicólogo deva avaliar os riscos e as possibilidades da avaliação.

 

II. O respeito se refere à necessidade de que as pessoas sejam informadas explicitamente sobre os passos do processo avaliativo.

Certo! A questão chama de respeito, mas esse princípio também pode ser chamado de autonomia. O indivíduo tem direito às informações de seu processo avaliativo assim como a decidir se deseja ou não participar.

 

III. A justiça implica a utilização de instrumentos de avaliação com qualidades psicométricas comprovadas e adequados à situação.

Certo! Se você avalia um individuo com instrumentos sem qualidades psicométricas comprovadas e adequadas, você não está dando-lhe condições adequadas e justas de avaliação.

 

Assim, todas as alternativas estão corretas.

Gabarito Letra E.

Fonte: http://www.bioetica.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=53&cod_publicacao=6

405) Barros (2019) afirma, na revista Diálogos, que há registro de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, dos quais 9,7 milhões se referem a pessoas com deficiência auditiva congênita ou adquirida. A respeito da avaliação psicológica dessa população, assinale a alternativa correta.

  • A) Os vários termos da língua brasileira de sinais que se aplicam à psicologia facilitam a comunicação entre avaliador e avaliado e, portanto, não há alterações previstas para a prática avaliativa.

  • B) É recomendado que se use uma abordagem de avaliação justa, compreensiva e apropriada para clientes com deficiência.

  • C) O fato de os surdos serem obrigatoriamente alfabetizados na língua brasileira de sinais torna desnecessária qualquer adaptação adicional para o atendimento da população.

  • D) Tabelas normativas de testes psicológicos elaboradas para amostra geral podem ser utilizadas pelas pessoas surdas, tendo em vista que também fazem parte da população geral e que prejuízos na audição não implicam outros deficits a elas.

  • E) Toda forma de entrevista pode ser utilizada no processo avaliativo, mas a literatura indica que a entrevista livre é a mais recomendada, pois, assim, a população surda poderá se expressar mais livremente, garantindo o princípio do respeito, defendido pelos direitos humanos.

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A alternativa correta é letra B) É recomendado que se use uma abordagem de avaliação justa, compreensiva e apropriada para clientes com deficiência.

Gabarito Letra B

 

Barros (2019) afirma, na revista Diálogos, que há registro de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, dos quais 9,7 milhões se referem a pessoas com deficiência auditiva congênita ou adquirida. A respeito da avaliação psicológica dessa população, assinale a alternativa correta.

 

a)  Os vários termos da língua brasileira de sinais que se aplicam à psicologia facilitam a comunicação entre avaliador e avaliado e, portanto, não há alterações previstas para a prática avaliativa.

Errado.  É necessário adaptar os instrumentos para essa população específica.

“No caso de pessoas com deficiência auditiva cuja alfabetização tenha ocorrido na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ou até mesmo no sistema bilíngue, a escrita dos itens e instruções em português torna-se uma barreira para execução da avaliação. Apesar da alfabetização ocorrer em duas línguas, o nível de compreensão de leitura do português por falantes de Libras é menor em função da falta de instrumental linguístico, resultando em prejuízos no entendimento de palavras (SANTOS; DIAS, 1998). Neste sentido, ainda que o grupo consiga decodificar a língua portuguesa, não significa que estejam entendendo completamente os termos e conceitos dos itens. Assim, no processo de construção ou adaptação de instrumentos para pessoas com deficiência, torna-se importante que os pesquisadores tenham conhecimento das especificidades oriundas da própria deficiência que podem dificultar ou impossibilitar a utilização dos instrumentos ou enviesar a interpretação dos resultados.”

 

b)  É recomendado que se use uma abordagem de avaliação justa, compreensiva e apropriada para clientes com deficiência.

Certo!

“No documento, a Associação orienta que nesse serviço a deficiência deve ser considerada como uma dimensão da diversidade e compreendida em conjunto com as características individuais e contextuais. Deste modo, os profissionais são instruídos a utilizar uma abordagem de avaliação psicometricamente justa, compreensiva e apropriada para clientes com deficiência. Contextualizando esta diretriz para o Brasil, significa que o profissional que deseje realizar processos avaliativos de pessoas com deficiência, ao escolher os instrumentos a partir da lista do Satepsi precisa verificar se há estudos normativos com a população em questão. Deve, também, considerar se os parâmetros de interpretação dos resultados levam em conta as especificidades oriundas das deficiências, caso contrário, as conclusões da avaliação não serão fidedignas”

 

c)  O fato de os surdos serem obrigatoriamente alfabetizados na língua brasileira de sinais torna desnecessária qualquer adaptação adicional para o atendimento da população.

Errado. Como dito, é sim necessária a adaptação dos instrumentos para atendimento da população surda.

 

d)  Tabelas normativas de testes psicológicos elaboradas para amostra geral podem ser utilizadas pelas pessoas surdas, tendo em vista que também fazem parte da população geral e que prejuízos na audição não implicam outros deficits a elas.

Errado. Os parâmetros de interpretação devem levar em consideração a população em questão.

 

e)  Toda forma de entrevista pode ser utilizada no processo avaliativo, mas a literatura indica que a entrevista livre é a mais recomendada, pois, assim, a população surda poderá se expressar mais livremente, garantindo o princípio do respeito, defendido pelos direitos humanos.

Errado.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: http://satepsi.cfp.org.br/docs/CFP_livrodigital_premio2.pdf

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406) De acordo com Pacico (2015), a avaliação psicológica é a atividade constituída pela busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

 

I. Os instrumentos de avaliação psicológica são ferramentas que representam avanço científico na área de avaliação psicológica.

 

II. Testes psicológicos contribuem com a avaliação da eficácia de um programa de intervenções.

 

III. Ao avaliar, o psicólogo mede variáveis, compara padrões e testa hipóteses.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) Apenas o item I está certo.

  • B) Apenas o item II está certo.

  • C) Apenas o item III está certo.

  • D) Apenas os itens II e III estão certos.

  • E) Todos os itens estão certos.

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A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra E

 

De acordo com Pacico (2015), a avaliação psicológica é a atividade constituída pela busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

 

I. Os instrumentos de avaliação psicológica são ferramentas que representam avanço científico na área de avaliação psicológica.

Certo!

 “Os instrumentos de avaliação psicológica são ferramentas que representam avanço científico na área de avaliação psicológica (Noronha, et al., 2002). Eles permitem maior objetividade na testagem, já que utilizam técnicas para operacionalização daquilo que será medido. Com eles, o psicólogo pode, por exemplo, medir personalidade, inteligência e atenção. Os escores obtidos pelo sujeito auxiliam o profissional a identificar se existe a necessidade de alguma intervenção ou tratamento.”

 

II. Testes psicológicos contribuem com a avaliação da eficácia de um programa de intervenções.

Certo!

“Entretanto, os testes não servem apenas para avaliar o sujeito. Existem outras aplicações, que podem envolver a eficácia de um programa de intervenções, por exemplo. Se os testes forem aplicados em situações pré e pós-intervenção, possibilitam inferir o quanto essa variável alterou-se no período e se é possível atribuir ou não à intervenção uma parcela dessa alteração.”

 

III. Ao avaliar, o psicólogo mede variáveis, compara padrões e testa hipóteses.

Certo!

“A avaliação psicológica é a atividade constituída pela busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas. Ao avaliar, o psicólogo mede variáveis, compara padrões, testa hipóteses, etc. Em geral, a avaliação é realizada com o objetivo de orientar ações e decisões futuras (Primi, 2010). Nesse contexto, os testes auxiliam o psicólogo, servindo como uma ferramenta acessória ao processo de avaliação (Noronha, et al., 2002)”

 

Todas as afirmativas estão corretas.

Gabarito Letra E.

 

Referência

PACICO, J. C. Como é feito um teste? Produção de itens. In: Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (Ed.) (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.

407) A avaliação neuropsicológica (AN) foi definida de diferentes modos na literatura da área. No entanto, algumas características desta já são bem estabelecidas na prática clínica. Quanto às características da AN, assinale a alternativa correta.

  • A) Tem por objetivos explorar as razões do desempenho comprometido, compreender a inter-relação entre o desempenho observado e as demandas ambientais e identificar as áreas cognitivas, comportamentais e afetivas preservadas e deficitárias.

  • B) Utiliza-se, exclusivamente, de procedimentos e instrumentos padronizados e universais para viabilizar a análise quantitativa de dados objetivos e embasados nas amostras normativas.

  • C) A análise qualitativa das respostas às entrevistas estruturadas e aos instrumentos de avaliação neuropsicológica dispensa modelos teóricos e outros modos de determinação de comprometimento cognitivo.

  • D) Como os procedimentos de AN são estruturados e normatizados, o neuropsicólogo não deve adotar um referencial teórico para interpretar o comportamento (sintoma) e o relacionar com suas bases neurobiológicas.

  • E) A AN possibilita um diagnóstico, correlaciona estrutura anatômica e função e apresenta dados sigilosos que devem ser omitidos na documentação do estado do paciente.

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A alternativa correta é letra A) Tem por objetivos explorar as razões do desempenho comprometido, compreender a inter-relação entre o desempenho observado e as demandas ambientais e identificar as áreas cognitivas, comportamentais e afetivas preservadas e deficitárias.

Gabarito Letra A

 

A avaliação neuropsicológica (AN) foi definida de diferentes modos na literatura da área. No entanto, algumas características desta já são bem estabelecidas na prática clínica. Quanto às características da AN, assinale a alternativa correta.

 

a)  Tem por objetivos explorar as razões do desempenho comprometido, compreender a inter-relação entre o desempenho observado e as demandas ambientais e identificar as áreas cognitivas, comportamentais e afetivas preservadas e deficitárias.

Certo!

 

b)  Utiliza-se, exclusivamente, de procedimentos e instrumentos padronizados e universais para viabilizar a análise quantitativa de dados objetivos e embasados nas amostras normativas.

Errado. Além dos testes padronizados e objetivos, duas outras etapas da avaliação neuropsicológica são a entrevista clínica e a avaliação de características comportamentais, sociais e emocionais do paciente.

 

c)  A análise qualitativa das respostas às entrevistas estruturadas e aos instrumentos de avaliação neuropsicológica dispensa modelos teóricos e outros modos de determinação de comprometimento cognitivo.

Errado. Em qualquer avaliação psicológica, o profissional deve ter um modelo teórico que o embasa.

 

d)  Como os procedimentos de AN são estruturados e normatizados, o neuropsicólogo não deve adotar um referencial teórico para interpretar o comportamento (sintoma) e o relacionar com suas bases neurobiológicas.

Errado. Como dito, o referencial teórico é fundamental.

 

e)  A AN possibilita um diagnóstico, correlaciona estrutura anatômica e função e apresenta dados sigilosos que devem ser omitidos na documentação do estado do paciente.

Errado. Como em todo processo avaliativo, o paciente tem direito aos dados obtidos a partir da sua avaliação, e as conclusões relativas ao objetivo da avaliação deve constar na documentação decorrente da avaliação.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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408) A relação entre a psicometria e a neuropsicologia cognitiva tem sido intensamente explorada por pesquisadores que ressaltam diversos aspectos derivados dessa relação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A) O desenvolvimento de um instrumento de avaliação neuropsicológica deve seguir critérios específicos, diferentes dos utilizados para desenvolver instrumentos de avaliação psicológica, visto que serão utilizados em grupos minoritários.

  • B) A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.

  • C) Com o intuito de estabelecer validade baseada em critério, busca-se um padrão de correlação entre os escores do teste-alvo e o de outras variáveis que medem o mesmo construto ou construtos relacionados.

  • D) Observam-se quatro procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no conteúdo: tempo de resposta; rastreamento ocular; entrevistas; e grupo focal.

  • E) As evidências de validade com base na consequência das respostas investigam as consequências sociais do uso dos testes quando a validade se restringe aos escores do teste em si.

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A alternativa correta é letra B) A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.

Gabarito Letra B

 

A relação entre a psicometria e a neuropsicologia cognitiva tem sido intensamente explorada por pesquisadores que ressaltam diversos aspectos derivados dessa relação. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

 

a)  O desenvolvimento de um instrumento de avaliação neuropsicológica deve seguir critérios específicos, diferentes dos utilizados para desenvolver instrumentos de avaliação psicológica, visto que serão utilizados em grupos minoritários.

Errado. Os critérios para desenvolvimento de instrumentos psicológicos, sejam de neuropsicologia ou de avaliação psicológica, como fidedignidade e validade, são os mesmos. Além disso, não necessariamente os instrumentos de avaliação neuropsicológica serão utilizados em grupos minoritários.

 

b)  A neuropsicologia cognitiva consiste no ramo da psicologia cognitiva que utiliza dados de pessoas com alterações cognitivas para mais bem entender os processos envolvidos na cognição normal.

Certo! Na comparação entre pessoas com alterações cognitivas com pessoas com cognição normal, é possível compreender melhor como funciona o cérebro de pessoas sem alterações.

 

c)  Com o intuito de estabelecer validade baseada em critério, busca-se um padrão de correlação entre os escores do teste-alvo e o de outras variáveis que medem o mesmo construto ou construtos relacionados.

Errado. Assim, se mede a validade convergente.

 

d)  Observam-se quatro procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no conteúdo: tempo de resposta; rastreamento ocular; entrevistas; e grupo focal.

Errado. Esses são procedimentos utilizados nos estudos de evidências de validade com base no processamento de respostas.

 

e)  As evidências de validade com base na consequência das respostas investigam as consequências sociais do uso dos testes quando a validade se restringe aos escores do teste em si.

Errado. Nesse caso, a validade não se restringe aos escores do teste em si.

“Em última instância, há de se considerar o caráter promissor dos estudos, no campo da neuropsicologia, que buscam evidências de validade com base na consequência das respostas. Essa fonte investiga as consequências sociais, sejam intencionais ou não, do uso dos testes e se a sua utilização está produzindo os efeitos a priori esperados. Isso é especialmente relevante no caso da avaliação da efetividade e eficácia de uma intervenção de reabilitação neuropsicológica. Nesse caso, a “chancela” de validade não se restringe aos escores do teste em si, mas ao processo avaliativo e terapêutico como um todo, e, por si, traz uma perspectiva ética sobre a pertinência do uso de determinados instrumentos, intervenções ou sobre os desdobramentos deontológicos e metodológicos de um modelo teórico proposto para compreensão do funcionamento cognitivo.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Reppold, Caroline Tozzi, Gomes, Cristiano Mauro Assis, Seabra, Alessandra Gotuzo, Muniz, Monalisa, Valentini, Felipe, & Laros, Jacob Arie. (2015). Contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva. Psicologia: teoria e prática17(2), 94-106. Recuperado em 25 de maio de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200008&lng=pt&tlng=pt.

409) A avaliação neuropsicológica busca um equilíbrio entre dois enfoques: o enfoque nomotético e o enfoque ideográfico. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A) O enfoque idiográfico compara o desempenho do indivíduo com o do grupo normativo em vários testes neuropsicológicos.

  • B) Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.

  • C) Existem limitações importantes para o enfoque ideográfico, como, por exemplo, o número considerável de funções a serem avaliadas e a inexistência de grupo normativo de número grande o suficiente.

  • D) O enfoque nomotético foi desenvolvido inicialmente pela terapia comportamental, que propõe observar a frequência de um comportamento do cliente.

  • E) Um exemplo da aplicação do enfoque nomotético foi a observação de dupla dissociação quando, por exemplo, deficits na memória episódica ocorrem, enquanto a memória de curto prazo é preservada.

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A alternativa correta é letra B) Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.

Gabarito Letra B

 

A avaliação neuropsicológica busca um equilíbrio entre dois enfoques: o enfoque nomotético e o enfoque ideográfico. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

 

a)  O enfoque idiográfico compara o desempenho do indivíduo com o do grupo normativo em vários testes neuropsicológicos.

Errado. Esse é o enfoque nomotético.

“No enfoque nomotético em neuropsicologia, o desempenho dos pacientes individuais em diversos testes neuropsicológicos é comparado a um referencial normativo populacional. Essa perspectiva é também chamada de nomotéticonomológica, uma vez que sua validade depende de uma ampla rede de suposições teórico-metodológicas que sustentam o processo inferencial do comportamento observado aos constructos avaliados”

 

b)  Um importante exemplo da abordagem nomotética foi a criação da bateria neuropsicológica Halstead-Reitan, que, até a atualidade, tem grande acurácia em discriminar pessoas com e sem lesão cerebral.

Certo!

A escola nomotética mais radical, entretanto, é aquela derivada do trabalho de Halstead e Reitan (Reitan e Wolfson, 2009). A partir dos anos de 1930, Halstead, Reitan e seus colaboradores iniciaram um trabalho minucioso de desenvolver testes psicológicos que distinguissem amostras de indivíduos com lesão cerebral de grupos de controles. O trabalho se iniciou através da observação informal do comportamento de pacientes com lesões cerebrais nos mais diversos tipos de situações da vida cotidiana. A partir dessas observações, qualitativas (foram então desenvolvidas tarefas, as quais foram analisadas com as melhores técnicas estatísticas e psicométricas sucessivamente disponíveis. Deste trabalho originaram-se diversas baterias de testes neuropsicológicos para as mais diversas situações clínicas (ver revisão em Reitan e Wolfson, 2009).

 

c)  Existem limitações importantes para o enfoque ideográfico, como, por exemplo, o número considerável de funções a serem avaliadas e a inexistência de grupo normativo de número grande o suficiente.

Errado. Essa é uma limitação ao enfoque nomotético.

“Segundo Crawford (2004), alguns dos principais fatores que limitam a aplicação da abordagem nomotética em neuropsicologia são: 1) o número considerável de funções a serem avaliadas, que é da ordem de uma dúzia, podendo haver interferências entre as diversas tarefas; 2) o risco de cometer erros inferenciais de tipo falso positivo na realização de comparações entre os resultados de múltiplos testes; 3) a indisponibilidade de normas confiáveis ou a inexistência de um tamanho amostral mínimo de indivíduos no grupo normativo cujas características sociodemográficas sejam comparáveis às do paciente investigado; 4) o simples desconhecimento de muitas correlações anátomo-clínicas no cérebro, sendo a descoberta dessas novas correlações estrutura-função uma das questões mais importantes na pesquisa neuropsicológica.”

 

d)  O enfoque nomotético foi desenvolvido inicialmente pela terapia comportamental, que propõe observar a frequência de um comportamento do cliente.

Errado. O enfoque idiográfico que foi desenvolvido pela terapia comportamental.

“. A perspectiva idiográfica à avaliação psicológica foi desenvolvida inicialmente na terapia comportamental, a partir de uma perspectiva experimental (Kazdin, 1996). O comportamento de um cliente é observado, sendo registrada a frequência de um comportamento problemático. A seguir, são levantadas hipóteses quanto às funções do comportamento problemático no contexto individual, a partir de modelos de reforçamento clássico e operante. Posteriormente, são então realizadas diferentes intervenções, as quais variam sistematicamente de forma quase-experimental, sendo os resultados analisados comparativamente ao comportamento do indivíduo nas diversas situações criadas.”

 

e)  Um exemplo da aplicação do enfoque nomotético foi a observação de dupla dissociação quando, por exemplo, deficits na memória episódica ocorrem, enquanto a memória de curto prazo é preservada.

Errado.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

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410) Avanços importantes foram feitos para viabilizar a realização de avaliações neuropsicológicas. Com relação às características de uma avaliação neuropsicológica válida, julgue os itens subsequentes.

 

I. A bateria deve apresentar fundamento teórico sólido, permitir explorar funções básicas, ser aplicável com o mínimo de ajuda e instruções verbais e ter critérios de avaliação objetivos.

 

II. O neuropsicólogo clínico deve zelar pelas diretrizes éticas previstas no Código de Ética Profissional e considerar o contexto sociocultural e educacional do examinando.

 

III. Para estabelecer com precisão em que consistem os distúrbios que dificultam a realização de uma prova, é necessário não se limitar à sua execução estandardizada e também introduzir tarefas específicas ao longo da avaliação.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) Apenas o item I está certo.

  • B) Apenas o item II está certo.

  • C) Apenas os itens I e III estão certos.

  • D) Apenas os itens II e III estão certos.

  • E) Todos os itens estão certos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.

Gabarito Letra E

 

Avanços importantes foram feitos para viabilizar a realização de avaliações neuropsicológicas. Com relação às características de uma avaliação neuropsicológica válida, julgue os itens subsequentes.

 

I. A bateria deve apresentar fundamento teórico sólido, permitir explorar funções básicas, ser aplicável com o mínimo de ajuda e instruções verbais e ter critérios de avaliação objetivos.

Certo! Sem essas características, não é possível fazer uma bateria válida.

“Segundo Ardila e Ostrosky-Solís (1996), uma bateria de avaliação neuropsicológica deve ter as seguintes características: 1) fundamento teórico sólido; 2) permitir explorar funções básicas, isto é, formas fundamentais do comportamento, resultantes da atividade do sistema nervoso e, nesse sentido, afetadas o mínimo possível por fatores socioculturais e educacionais; 3) ser aplicável com um mínimo de ajuda e instruções verbais, permitindo avaliação de pacientes com severos distúrbios de linguagem; 4) ter critérios de avaliação objetivos e bem definidos, possibilitando alguma quantificação de forma a permitir obter índices de validade e precisão; 5) requerer um mínimo de recursos, aparatos e materiais para a aplicação.”

 

II. O neuropsicólogo clínico deve zelar pelas diretrizes éticas previstas no Código de Ética Profissional e considerar o contexto sociocultural e educacional do examinando.

Certo!  Todo psicólogo, de qualquer especialidade e em qualquer contexto, deve zelar pelo prescrito no código de ética. 

 

III. Para estabelecer com precisão em que consistem os distúrbios que dificultam a realização de uma prova, é necessário não se limitar à sua execução estandardizada e também introduzir tarefas específicas ao longo da avaliação.

Certo!  Para uma avaliação adequada e precisa, ela precisa ir além da mera aplicação de um teste, ter uma visão global do paciente.

 

Assim, todos estão corretos.

Gabarito Letra E.

 

Referência

Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra. (2007). Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano. Cadernos de Psicopedagogia6(11), 00. Recuperado em 25 de maio de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492007000100005&lng=pt&tlng=pt.

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