Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
411) Um dos problemas para implementar a avaliação neuropsicológica na clínica foi a utilização de instrumentos internacionais apenas traduzidos, mas não adaptados à realidade linguística e cultural brasileira. A partir dessa informação, assinale a alternativa correta.
- A) A adaptação de testes neuropsicológicos pode ser conceituada como um processo de construção fundamentado nas demandas do mercado e na facilidade de tradução.
- B) Os testes que se utilizam de estímulos não verbais são mais facilmente adaptados, pois requerem apenas tradução das instruções e formação de grupo normativo.
- C) A adaptação de instrumentos neuropsicológicos exige a integração entre conhecimentos de neuropsicologia, psicologia cognitiva, neuropsicolinguística, psicometria e avaliação psicológica.
- D) Como os instrumentos neuropsicológicos internacionais já possuem características psicométricas estabelecidas, a adaptação torna-se mais curta, pois esse procedimento não precisa ser realizado.
- E) O cuidado com a linguagem restringe-se à primeira fase de adaptação do instrumento: as instruções das atividades para os participantes.
A alternativa correta é letra C) A adaptação de instrumentos neuropsicológicos exige a integração entre conhecimentos de neuropsicologia, psicologia cognitiva, neuropsicolinguística, psicometria e avaliação psicológica.
Gabarito Letra C
Um dos problemas para implementar a avaliação neuropsicológica na clínica foi a utilização de instrumentos internacionais apenas traduzidos, mas não adaptados à realidade linguística e cultural brasileira. A partir dessa informação, assinale a alternativa correta.
a) A adaptação de testes neuropsicológicos pode ser conceituada como um processo de construção fundamentado nas demandas do mercado e na facilidade de tradução.
Errado. A adaptação de testes deve ser feita de forma científica e com cuidado, para não gerar erros de avaliação, e portanto não deve ser definida pelas demandas do mercado.
b) Os testes que se utilizam de estímulos não verbais são mais facilmente adaptados, pois requerem apenas tradução das instruções e formação de grupo normativo.
Errado.
“Na adaptação de testes não verbais, é comum o emprego dos seguintes passos para adaptação: tradução das instruções originais, retro-tradução (que consiste na tradução para a língua original novamente, por um especialista nas duas línguas em questão), e, em alguns casos, as traduções e retro-traduções são julgadas por uma terceira pessoa proficiente na língua original do instrumento”
c) A adaptação de instrumentos neuropsicológicos exige a integração entre conhecimentos de neuropsicologia, psicologia cognitiva, neuropsicolinguística, psicometria e avaliação psicológica.
Certo!
“Portanto, uma sistematização mais ampla e diretiva quanto ao processo de adaptação propriamente dito torna-se essencial. Nessa sistematização, a base teórica centra-se na interface entre a neuropsicologia e a psicologia cognitiva, aliadas à neuropsicolinguística e à psicometria e avaliação psicológica. A adaptação de testes neuropsicológicos pode ser conceituada como um processo de construção e de uso de testes que requerem uma sensibilidade linguístico-cultural a ser garantida por sua adequação à língua das pessoas que serão testadas, na medida em que serão utilizados com falantes não nativos da língua e da cultura nas quais o instrumento foi primeiramente desenvolvido (van de Vijver, 2002).”
d) Como os instrumentos neuropsicológicos internacionais já possuem características psicométricas estabelecidas, a adaptação torna-se mais curta, pois esse procedimento não precisa ser realizado.
Errado. As populações são diferentes, então a adaptação também precisa considerar as características psicométricas.
e) O cuidado com a linguagem restringe-se à primeira fase de adaptação do instrumento: as instruções das atividades para os participantes.
Errado. O cuidado com a linguagem deve ser tomado em todas as fases de adaptação.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9406/2/Adaptacao_de_instrumentos_neuropsicologicos_verbais_um_fluxograma_de_procedimentos_para_alem_da_traducao.pdf
412) A expectativa de vida da população brasileira aumentou consideravelmente neste século e a neuropsicologia do envelhecimento acompanhou esse processo. Com relação à intervenção neuropsicológica junto ao idoso, assinale a alternativa correta.
- A) Há indicadores de que a neuroplasticidade cessa após os sessenta anos de idade e, diante desse fato, a literatura sugere que as intervenções sejam apenas no âmbito das atividades diárias.
- B) A estimulação cognitiva do idoso pode reduzir o risco de demência, mas amplia o potencial para depressão, especialmente em mulheres.
- C) Ao avaliar o idoso, o neuropsicólogo deve considerar a reserva cognitiva, as habilidades desenvolvidas pela educação formal, o desempenho funcional durante a vida e as demandas emocionais da tarefa.
- D) Pode-se dizer que qualidade da educação formal e reserva cognitiva são sinônimos, uma vez que a baixa escolaridade denuncia provável deficit cognitivo.
- E) As reações emocionais diante das provas neuropsicológicas são isentas de influência da escolaridade do examinando. Desse modo, os idosos não devem fazer avaliação de cognição geral.
A alternativa correta é letra C) Ao avaliar o idoso, o neuropsicólogo deve considerar a reserva cognitiva, as habilidades desenvolvidas pela educação formal, o desempenho funcional durante a vida e as demandas emocionais da tarefa.
Gabarito Letra C
A expectativa de vida da população brasileira aumentou consideravelmente neste século e a neuropsicologia do envelhecimento acompanhou esse processo. Com relação à intervenção neuropsicológica junto ao idoso, assinale a alternativa correta.
a) Há indicadores de que a neuroplasticidade cessa após os sessenta anos de idade e, diante desse fato, a literatura sugere que as intervenções sejam apenas no âmbito das atividades diárias.
Errado. Os pacientes idosos também tem neuroplasticidade, e por causa dela os treinos cognitivos são capazes de melhorar suas capacidades cognitivas.
b) A estimulação cognitiva do idoso pode reduzir o risco de demência, mas amplia o potencial para depressão, especialmente em mulheres.
Errado. A estimulação cognitiva também diminui os sintomas depressivos.
“Além disso, o possível efeito benéfico da estimulação cognitiva supõe a existência de uma reserva cognitiva que pode ser potencialmente utilizada. Para demência, essa hipótese de reserva foi proposta primeiramente por Katzman28 e desenvolvida por Stern29. Ela sugere que há uma capacidade cerebral de recuperação perante os danos neuropatológicos relacionados ao envelhecimento. Essa capacidade pode ser potencializada por uso mais eficiente das redes cerebrais e melhor habilidade de recrutar redes alternativas quando necessário. Portanto, o aumento da reserva cognitiva, por meio da prática de atividades de estímulo cognitivo, pode levar a um atraso das manifestações clínicas relacionadas à demência.”
“Nos idosos com declínio cognitivo, a estimulação cognitiva pode representar uma potencial e promissora intervenção para a redução dos sintomas depressivos e da vulnerabilidade depressiva (Raes, Williams e Hermans, 2009; Niu et al., 2010).”
c) Ao avaliar o idoso, o neuropsicólogo deve considerar a reserva cognitiva, as habilidades desenvolvidas pela educação formal, o desempenho funcional durante a vida e as demandas emocionais da tarefa.
Certo! Esses são fatores que influenciam no declínio, ou não, das funções cerebrais dos idosos.
d) Pode-se dizer que qualidade da educação formal e reserva cognitiva são sinônimos, uma vez que a baixa escolaridade denuncia provável deficit cognitivo.
Errado. A reserva cognitiva é beneficiada pela educação, mas outros fatores também a influenciam.
e) As reações emocionais diante das provas neuropsicológicas são isentas de influência da escolaridade do examinando. Desse modo, os idosos não devem fazer avaliação de cognição geral.
Errado. É fundamental fazer avaliação da cognição geral.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Apóstolo, João Luís Alves, Cardoso, Daniela Filipa Batista, Marta, Lilia Marisa Gonçalves, & Amaral, Taciana Inês de Oliveira. (2011). Efeito da estimulação cognitiva em Idosos. Revista de Enfermagem Referência, serIII(5), 193-201.
Petroianu, Andy, Capanema, Henrique Xavier de Miranda, Silva, Mariana Moura Quintão, & Braga, Nathália Teixeira Palla. (2010). Atividade física e mental no risco de demência em idosos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 59(4), 302-307.
413) No que se refere ao papel da avaliação neuropsicológica como fundamento para estruturar a intervenção em neuropsicologia, assinale a alternativa correta.
- A) Deve-se evitar a utilização das informações de familiares e pessoas significativas da convivência do cliente para que tais depoimentos não interfiram no julgamento clínico do neuropsicólogo.
- B) A observação das interações sociais do examinando nos diferentes contextos de sua vida pode invalidar os resultados objetivos dos testes.
- C) A observação comportamental e a formação da aliança terapêutica devem ser postergadas até a entrevista devolutiva.
- D) Ao eleger os testes, as escalas e as tarefas que farão parte da avaliação neuropsicológica, é importante considerar a validade ecológica desses instrumentos.
- E) A utilização de instrumentos padronizados para avaliar os domínios cognitivos garante que os fatores educacionais e culturais sejam contemplados.
A alternativa correta é letra D) Ao eleger os testes, as escalas e as tarefas que farão parte da avaliação neuropsicológica, é importante considerar a validade ecológica desses instrumentos.
Gabarito Letra D
No que se refere ao papel da avaliação neuropsicológica como fundamento para estruturar a intervenção em neuropsicologia, assinale a alternativa correta.
a) Deve-se evitar a utilização das informações de familiares e pessoas significativas da convivência do cliente para que tais depoimentos não interfiram no julgamento clínico do neuropsicólogo.
Errado. Quanto mais informações, de diferentes fontes, mais fiel será a avaliação.
b) A observação das interações sociais do examinando nos diferentes contextos de sua vida pode invalidar os resultados objetivos dos testes.
Errado. Observação também pode ser um importante recurso da avaliação.
c) A observação comportamental e a formação da aliança terapêutica devem ser postergadas até a entrevista devolutiva.
Errado. Elas devem acontecer desde o início da avaliação.
d) Ao eleger os testes, as escalas e as tarefas que farão parte da avaliação neuropsicológica, é importante considerar a validade ecológica desses instrumentos.
Certo! A validade ecológica é a capacidade de inferir o desempenho do paciente nas suas atividades diárias, e por isso fundamental na avaliação neuropsicológica.
e) A utilização de instrumentos padronizados para avaliar os domínios cognitivos garante que os fatores educacionais e culturais sejam contemplados.
Errado. Não garantem.
Referência
FONTOURA, Denise el al. (orgs) Teoria e prática na reabilitação neuropsicológica. São Paulo: Vetor editora, 2017.
414) Com relação à avaliação psicológica, julgue os seguintes itens.
I. A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, visando a prover informações para a tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
II. Os testes psicológicos abarcam, entre outros, os seguintes instrumentos: escalas; inventários; questionários; métodos projetivos/expressivos; e documentos técnicos, protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
III. O profissional da psicologia tem a prerrogativa de decidir quais são os métodos, as técnicas e os instrumentos empregados na avaliação psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item III está certo.
- B) Apenas o item I está certo.
- C) Apenas os itens I e II estão certos.
- D) Apenas os itens I e III estão certos.
- E) Todos os itens estão certos.
A alternativa correta é letra D) Apenas os itens I e III estão certos.
Gabarito Letra D
I. A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, visando a prover informações para a tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
Certo! Essa é a definição de avaliação psicológica da resolução 09/2018 do CFP.
II. Os testes psicológicos abarcam, entre outros, os seguintes instrumentos: escalas; inventários; questionários; métodos projetivos/expressivos; e documentos técnicos, protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
Errado. Documentos técnicos, protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais não são testes psicológicos.
III. O profissional da psicologia tem a prerrogativa de decidir quais são os métodos, as técnicas e os instrumentos empregados na avaliação psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia.
Certo! Desde que cientificamente reconhecidos e, no caso dos testes, aprovados pelo SATEPSI, o psicólogo que decide quais instrumentos utilizará, de acordo com o contexto.
Assim, apenas I e III estão corretos.
Gabarito Letra D.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 09, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em: < http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf> Acesso em 04 de maio de 2020.
415) Conforme Hoffmann e Cruz (2003), o passo inicial para se realizar uma pesquisa sobre o comportamento humano no trânsito consiste em
- A) analisar os testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para aplicação.
- B) definir variáveis a serem descartadas.
- C) identificar o fenômeno que se quer investigar.
- D) escolher a(s) técnica(s) para coleta de dados.
- E) realizar o tratamento estatístico.
A alternativa correta é letra C) identificar o fenômeno que se quer investigar.
Gabarito Letra C
Conforme Hoffmann e Cruz (2003), o passo inicial para se realizar uma pesquisa sobre o comportamento humano no trânsito consiste em
a) analisar os testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para aplicação.
b) definir variáveis a serem descartadas.
c) identificar o fenômeno que se quer investigar.
d) escolher a(s) técnica(s) para coleta de dados.
e) realizar o tratamento estatístico.
Vamos ver o que dizem os autores mencionados:
“O primeiro passo para realizar uma pesquisa em comportamento humano no trânsito consiste, justamente, na identificação do fenômeno que se quer investigar, que pode ser amplo, como "percepção do trânsito para as crianças", ou específico, "avaliação do portador de necessidades especiais sobre o uso do elevador nos ônibus".
Pesquisar, nesse sentido, é procurar compreender situações, acontecimentos, relações entre comportamentos, aspectos que dizem respeito à problemática pela qual se interessa a Psicologia do Trânsito e as demais ciências que se preocupam com a natureza e os processos que estão relacionados à segurança e ao conforto das pessoas no trânsito.
Investigar significa ter acesso direto não somente ao ambiente de investigação, mas principalmente às pessoas; manter o envolvimento científico com o fenômeno ou processo psicológico objeto da investigação sem, entretanto, confundir-se com ele: definir os limites de participação, a partir dos critérios profissionais e éticos: estar atento aos limites da coleta e da interpretação dos dados.”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
M. H. Hoffmann, R. M. Cruz, & J. C. Alchieri (Orgs.), Comportamento humano no trânsito. São Paulo: Casa do Psicólogo.
416) A respeito da importância da avaliação psicológica pericial para o trânsito no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
- A) De acordo com Primi (2003, 2010), a avaliação psicológica não deve ser entendida como uma área técnica de produção de instrumentos. Trata-se de uma área que procura objetivar e operacionalizar as teorias psicológicas, ao promover uma observação sistemática de eventos psicológicos que buscam a integração entre a teoria e a prática.
- B) Conforme Guimarães (2018), o comportamento chamado de comportamento de risco, exacerbado pelo estresse, pela agressividade, pela insegurança e pelo desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, para a segurança e para a qualidade de vida da população.
- C) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
- D) Segundo Noronha (2002), é inconcebível planejar e realizar intervenções sem que estas tenham sido precedidas por avaliações psicológicas.
- E) As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos, conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Esses fatores podem ser permanentes ou temporários. Desse modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais, ou estar sempre presentes.
A alternativa correta é letra C) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
Gabarito Letra C
A respeito da importância da avaliação psicológica pericial para o trânsito no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
a) De acordo com Primi (2003, 2010), a avaliação psicológica não deve ser entendida como uma área técnica de produção de instrumentos. Trata-se de uma área que procura objetivar e operacionalizar as teorias psicológicas, ao promover uma observação sistemática de eventos psicológicos que buscam a integração entre a teoria e a prática.
Certo! Veja:
“A avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo, visão certamente simplista da área. A avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Com isso, ela fomenta a observação R. Primi sistemática de eventos psicológicos, abrindo os caminhos para a integração teoria e prática. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento na psicologia. Portanto, a avaliação na psicologia é uma área fundamental de integração entre a ciência e a profissão. Disso decorre que o avanço da avaliação psicológica não é um avanço simplesmente da instrumentação, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicológico. (Primi, 2003, p. 68)”
b) Conforme Guimarães (2018), o comportamento chamado de comportamento de risco, exacerbado pelo estresse, pela agressividade, pela insegurança e pelo desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, para a segurança e para a qualidade de vida da população.
Certo! Veja:
“As diversas pesquisas sobre os maiores índices de infrações de trânsito revelam que, qualitativamente, as infrações mais recorrentes são de cunho comportamental e reincidentes. Ou seja, o ser humano, por meio de seus atos e comportamentos, estabelece como o trânsito acontece. O comportamento chamado risco, exacerbado pelo estresse, agressividade, insegurança e desrespeito, entre outros, tornou o trânsito um problema social que tem ressaltado o risco para a saúde, segurança e a qualidade de vida da população .Este comportamento humano é o foco do estudo da ciência psicológica e sua avaliação importante instrumento de prevenção. “
c) Na pandemia que se tornou o trânsito na sociedade moderna, o maior fator, que representa comprovadamente cerca de 90% das causas de acidentes, é justamente o fator humano. Contudo, o ser humano é o elemento menos complexo da equação e pode ser analisado isoladamente.
Errado! O elemento humano, além de ser a causa mais comum dos acidentes, é o elemento mais complexo de ser analisado, e deve ser estudado a partir do contexto em que se insere.
d) Segundo Noronha (2002), é inconcebível planejar e realizar intervenções sem que estas tenham sido precedidas por avaliações psicológicas.
Certo! É preciso que haja conhecimento prévio para poder realizar intervenções adequadas.
e) As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos, conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Esses fatores podem ser permanentes ou temporários. Desse modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais, ou estar sempre presentes.
Certo! Veja:
“Este comportamento humano é o foco do estudo da ciência psicológica e sua avaliação importante instrumento de prevenção. Sabe-se que por mais emocionalmente equilibrado que seja um indivíduo, situações de agressividade, insegurança e estresse, associados aos outros fatores do seu dia a dia, podem levá-lo a sucumbir à uma reação descontrolada de seu emocional ao volante. As condições psicológicas de uma pessoa dependem de fatores e processos conscientes ou inconscientes, internos e externos, que alteram o comportamento humano. Estes fatores podem ser permanentes ou temporários, deste modo, podem acontecer em determinada etapa da vida, após certas experiências e vivências emocionais ou estar sempre presentes.”
Nosso gabarito é Letra C
Referência
Primi, Ricardo. (2010). Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(spe), 25-35.
https://www.sbponline.org.br/2019/04/a-abrapsit-defende-a-importancia-do-motorista-ser-submetido-a-avaliacao-psicologica-por-profissionais-especialistas-em-psicologia-do-transito
http://www.sbponline.org.br/arquivos/COMUNICADO_ABRAPSIT.pdf
417) No que se refere aos desvios no exercício profissional do psicólogo psicomotricista sobre a aplicação da avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta.
- A) A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
- B) Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas; inventários; questionários; e métodos projetivos/expressivos para fins de padronização da Resolução n.⁰ 9/2018 e do Satepsi.
- C) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
- D) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação) e deve recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação) padronizados, independentemente do contexto.
- E) Será considerada como falta ética, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem da lista de testes psicológicos não avaliados no site do Satepsi, salvo para os casos de pesquisa, na forma da legislação vigente, e de ensino com objetivo formativo e histórico na psicologia.
A alternativa correta é letra D) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação) e deve recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação) padronizados, independentemente do contexto.
Gabarito Letra D
No que se refere aos desvios no exercício profissional do psicólogo psicomotricista sobre a aplicação da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
Certo!
A banca não designou essa resposta como sendo o gabarito da questão, mas é exatamente a definição dada pela resolução 09/2018, veja:
“Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.”
b) Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas; inventários; questionários; e métodos projetivos/expressivos para fins de padronização da Resolução n.⁰ 9/2018 e do Satepsi.
Certo! De novo, este não é o gabarito, mas a alternativa é idêntica a resolução.
§1 - Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/expressivos, para fins de padronização desta Resolução e do SATEPSI.
c) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
Certo! Mais uma vez, este não é o gabarito, mas a alternativa é idêntica a resolução.
“Art. 2º - Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”
d) Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e(ou) técnicas e(ou) instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo (fontes fundamentais de informação) e deve recorrer a procedimentos e a recursos auxiliares (fontes complementares de informação) padronizados, independentemente do contexto.
Errados! Não é obrigatório recorrer às fontes complementares.
e) Será considerada como falta ética, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem da lista de testes psicológicos não avaliados no site do Satepsi, salvo para os casos de pesquisa, na forma da legislação vigente, e de ensino com objetivo formativo e histórico na psicologia.
Certo!
“§1 - Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na alínea f do Art. 2º do Código de Ética Profissional da psicóloga e do psicólogo, a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de Testes Psicológicos Não Avaliados no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa na forma da legislação vigente e de ensino com objetivo formativo e histórico na Psicologia.”
Percebemos, então, que apesar do enunciado pedir a correta, o que a questão queria mesmo era saber a incorreta, e por isso nosso gabarito é Letra D.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 09, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em: < http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf> Acesso em 10 de maio de 2020.
418) Conforme Simaia Sampaio, no diagnóstico psicopedagógico clínico, uma etapa importante é a entrevista contratual. Para a autora, não faz parte desse momento do diagnóstico
- A) colher dados pessoais e ouvir as queixas sobre o problema que a criança apresenta.
- B) fazer enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência e honorários.
- C) colher dados históricos da criança.
- D) informar objetivos do tratamento e procedimentos que serão adotados.
- E) estar atento e registrar falas dos pais, a compreensão que possuem sobre as dificuldades da criança, bem como suas resistências ao tratamento.
A alternativa correta é letra C) colher dados históricos da criança.
Gabarito Letra C
Conforme Simaia Sampaio, no diagnóstico psicopedagógico clínico, uma etapa importante é a entrevista contratual. Para a autora, não faz parte desse momento do diagnóstico
Veja o que a autora mencionada diz sobre a entrevista contratual:
“A entrevista contratual é um contrato realizado com os pais ou os responsáveis do sujeito que será avaliado. O objetivo desta entrevista é colher os dados pessoais e ouvir a queixa que eles trazem sobre o problema que a criança vem apresentando, bem como fazer o enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência, honorários. Seguindo a linha Epistemologia Convergente, colhemos apenas os dados ahistóricos, ou seja, o que está acontecendo neste momento sem entrar no histórico da criança, já que isto só será feito ao final do diagnóstico, em uma sessão chamada anamnese.
Ao realizar a entrevista contratual, devemos informar à familia a intenção e o objetivo da mesma. Oriente os dizendo que os dados referentes à história da criança serão colhidos em outro momento, chamado Anamnese e que eles serão avisados quando ocorrerá esta entrevista.
Informe-lhes que o motivo de não colher estas informações agora é que isto poderá interferir no olhar do psicopedagogo em relação ao diagnóstico (contaminação), preferindo que a criança chegue até você trazendo apenas o que está sendo dito e feito por ela, e que, ao final, as informações históricas da criança serão colhidas na anamnese para fechamento do diagnóstico. Se, nesta entrevista inicial, os pais entrarem em detalhes desta história, dizendo que a criança já teve convulsão, ou que trocou várias vezes de escola, ou que demorou a falar, por exemplo, explique-lhes que isto será feito em outra sessão e que o que você deseja saber agora é o que está acontecendo
A entrevista contratual é uma etapa importante do diagnóstico. O psicopedagogo deverá estar atento à fala dos pais, se concordam, se discordam, se culpam a escola ou a criança pelo fracasso e se se isentam de qualquer responsabilidade, se só se queixam ou se valorizam algum aspecto na criança ou no adolescente, se demonstram ansiedade com relação aos horários e aos honorários, se colocam objeções quanto ao trabalho a ser feito, se, antes mesmo da sessão, já queriam expor o problema por telefone, a justificativa por que razão o cônjuge não compareceu etc. Ouça atentamente e registre a fala da mãe e do pai.”
a) colher dados pessoais e ouvir as queixas sobre o problema que a criança apresenta.
b) fazer enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência e honorários.
c) colher dados históricos da criança.
d) informar objetivos do tratamento e procedimentos que serão adotados.
e) estar atento e registrar falas dos pais, a compreensão que possuem sobre as dificuldades da criança, bem como suas resistências ao tratamento.
Assim, percebemos que, segundo a autora, é na anamnese que se colhe dados históricos da criança, e não na entrevista contratual.
Gabarito Letra C.
Referência
SAMPAIO, Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009.
419) Conforme Pellini (2015), avaliação psicológica é uma esfera da psicologia que compreende um conjunto de:
- A) testes psicológicos, práticas e técnicas.
- B) conhecimentos, práticas, técnicas e instrumentos.
- C) conhecimentos, testes psicológicos, práticas e técnicas.
- D) testes psicológicos, métodos e técnicas.
- E) conhecimentos, técnicas e instrumentos.
A alternativa correta é letra B) conhecimentos, práticas, técnicas e instrumentos.
Gabarito Letra B
Conforme Pellini (2015), avaliação psicológica é uma esfera da psicologia que compreende um conjunto de:
a) testes psicológicos, práticas e técnicas.
b) conhecimentos, práticas, técnicas e instrumentos.
c) conhecimentos, testes psicológicos, práticas e técnicas.
d) testes psicológicos, métodos e técnicas.
e) conhecimentos, técnicas e instrumentos.
Vamos ver como o autor mencionado caracteriza a avaliação psicológica:
“Avaliação psicológica é uma esfera da Psicologia que compreende um conjunto de conhecimentos, de práticas, de técnicas e de instrumentos. Este conjunto caracteriza um campo desta ciência e um fazer desta profissão que se destaca, sem dúvida nenhuma, por sua importância. Reconhecendo um lugar de destaque à avaliação psicológica em uma ciência e em uma profissão que se chama Psicologia, este lugar passa por muitas perspectivas: passa pela história desta profissão e pela função desta prática ao longo da mesma. Com certeza, encontramos de forma marcante nas raízes da constituição da Psicologia e do fortalecimento desta profissão, as raízes da avaliação psicológica; ou seja, o surgimento da Psicologia está vinculado a uma perspectiva, uma prática, uma função, que talvez não se cristalize em nenhuma outra esfera desta ciência e profissão hoje da forma como está cristalizada na avaliação psicológica.”
Como vimos, o autor considera que a avaliação psicológica é um conjunto de conhecimentos, práticas, técnicas e instrumentos.
Gabarito Letra B.
Referência
PELLINI, M. C. B. Maciel. Elaboração de documentos escritos com base em avaliação psicológica: cuidados técnicos e éticos. IN BARROSO, S. M. (org) Avaliação Psicológica: da teoria às práticas. Rio de Janeiro: Ed.Vozes, 2015. Cap. 2
420) Durante a realização de uma observação lúdica, um garoto de sete anos corre pela sala do terapeuta, dizendo que é um dos vingadores e que vai lutar contra todos os inimigos. Logo após, reúne todas as peças de um jogo de dominó, para distribuí-las como comida para todos os animais da caixa lúdica. Esse relato sugere
- A) pobreza de recursos egoicos para lidar com limites.
- B) defesa maníaca, expressada de forma plástica e variada.
- C) estereotipia, para compensar sentimentos de inadequação.
- D) vivência de pânico para superar angústia de castração.
- E) rigidez que revela dificuldade de contato interpessoal.
A alternativa correta é letra B) defesa maníaca, expressada de forma plástica e variada.
Gabarito: Letra B
Durante a realização de uma observação lúdica, um garoto de sete anos corre pela sala do terapeuta, dizendo que é um dos vingadores e que vai lutar contra todos os inimigos. Logo após, reúne todas as peças de um jogo de dominó, para distribuí-las como comida para todos os animais da caixa lúdica. Esse relato sugere
a) pobreza de recursos egoicos para lidar com limites.
b) defesa maníaca, expressada de forma plástica e variada.
c) estereotipia, para compensar sentimentos de inadequação.
d) vivência de pânico para superar angústia de castração.
e) rigidez que revela dificuldade de contato interpessoal.
“. A atividade lúdica é sua forma de expressão própria, assim como a linguagem verbal o é no adulto. Trata-se, então, de instrumentalizar suas possibilidades comunicacionais para depois conceituar a realidade que nos apresenta. Ao oferecer à criança a possibilidade de brincar em um contexto particular, com um enquadramento dado que inclui espaço, tempo, explicitação de papéis e finalidade, cria-se um campo que será estruturado, basicamente, em função das variáveis Internas de sua personalidade. Nesta situação, expressa somente um segmento de seu repertório de condutas, reatualizando no aqui é agora um conjunto de fantasias e de relações de objeto que irão se sobrepor do campo de estimulo. Por isso Recorre-se, complementarmente, à outros instrumentos ou métodos de investigação. Como se pode perceber, existe muita semelhança com à entrevista diagnóstica livre do adulto Vejamos agora algumas diferenças Numa a fantasia é mediada pelas verbalizações; na atividade lúdica o mediador é, predominantemente, o brinquedo oferecido, que expressa o que a criança está vivenciando no momento, Na verbalização a fantasia aparece depurada pela maior influência do processo secundário; a localização temporal da fantasia expressa através da linguagem, do uso apropriado dos verbos e das leis do pensamento lógico-formal torna-se mais clara. No brincar, por sua vez, hã uma comunicação de tipo espacial, na qual são incluídos mais elementos do processo primário através de principios como os de condensação, atemporalidade e deslocamento, atuados no próprio brincar.”
A questão adapta um exemplo apresentado por Ocampo e Arzeno no livro “O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas”, veja:
“Modalidades de brincadeiras
É a forma em que o ego manifesta a função simbólica. Cada sujeito estrutura o seu brincar de acordo com uma modalidade que lhe é própria e que implica um traço caracterológico. Entre tais modalidades podemos detectar: a) plasticidade, b) rigidez e c) estercotipia e perseverança. Quando a criança pode apelar para uma certa riqueza de recursos egóicos para expressar situações diferentes com um enitério econômico, através da via do menor esforço, mostra-nos plasticamente seu mundo interno. Esta plasticidade pode se manifestar de diferentes maneiras: expressando a mesma fantasia ou defesa através de mediadores diferentes, ou uma grande riqueza interna por meio de poucos elementos que cumprem diversas funções No primeiro caso citaremos o exemplo de Pablo, de sete anos, que ao longo de toda a hora de jogo mostra sua onipotência como defesa, identificando-se num primeiro momento com figuras fortes (salta com o guarda-pó colocado como capa, dizendo que é o Zorro e combatendo os soldados), enquanto, mais tarde, começa a encher um jarrinho afirmando que vai alimentar todos os animaizinhos que hã no cesto. (Identifica-se agora, também de modo onipotente, com um peito inesgotável.) Expressa, então, de forma plástica, uma mesma defesa maniaca, com variedade de recursos.
No segundo caso vemos outra modalidade da plasticidade: a expressão de uma gama de situações através de áreas diferentes de conflito que se desprendem como núcleos organizadores do seu brincar. O psicólogo sente, ao terminar a hora de jogo, que a criança expressou um amplo espectro de sua vida emocional, que se manifestou de forma integrada, numa sequiência fluente, e sem a necessidade de recorrer a mecanismos de isolamento ou de controle obsessivo Estela, de dois anos e meio, que foi levada para a consulta por apresentar crises de choro cada vez que seu irmão, de seis anos, vai para a escola, pega sua pasta na hora de jogo e, dentro dela, coloca lápis de cera e uma folha. Numa etapa posterior as personificações se enriquecem com figuras imaginárias, tais como fadas, monstros e bichopapão, dissociando é projetando nestas figuras diferentes imagos A criança começa também a atribuir papéis e a tornar mais explicito o vinculo que mantém com estas imagos (se submete, vence, domina, ataca ou é atacada, é o perseguidor ou o perseguido), mostrando alternâncias sucessivas desses papéis, como expressão da labilidade das identificações, No periodo de latência, a criança tende a dramatizar papéis definidos socialmente, com menor expressão da fantasia, em função do aumento da repressão. Amplia seu campo de conexão com o meio ambiente, tende a brincar, por exemplo, de policia e ladrão, de professora, de vendedor, com menor alternância de papéis é maior apego a suas identificações. No brincar de pré-púberes observa-se uma inibição desta capacidade porque torna-se possivel a afuação real de suas fantasias. Para dar-lhes curso, escolhe objetos mais afastados do meio familiar através de um deslocamento, que se expressa, fundamentalmente, na área simbólica. Na adolescência a personificação adquire importância novamente e é utilizada como meio de expressão. A personificação, como elemento comum a todos os periodos evolutivos normais, possibilita a elaboração de situações traumáticas, a aprendizagem de papéis sociais, à compreensão do papel do outro e o ajuste de sua conduta em função disso, o que favorece o processo de socialização é de individuação. Devemos levar em conta que a passagem de um período a outro não se realiza de forma linear nem brusca, mas que implica sucessivas progressões e regressões. A análise do conteúdo da personificação leva-nos a avaliar, através da qualidade e da intensidade das diferentes identificações, o equilíbrio existente entre o superego, o id e a realidade, elemento de fimdamental importância diagnóstica e prognástica. Este equilibrio é conseguido quando o superego se torna mais permissivo e reflete com maior realidade as figuras de autoridade real e, portanto, com menor sadismo, permitindo ao ego a satisfação de desejos e impulsos, sem entrar em conflito com a realidade. As instruções incluem uma explicitação de papéis que implica a observação do psicólogo e a atividade lúdica da criança. Se, durante a hora de jogo, a criança nos pede para assumir determinados papéis, achamos que é necessário que cla nos explique claramente as características do papel atribuído, para que fique bem definido e responda às fantasias projetadas.”.
Os vingadores representam as figuras fortes da interpretação, que no exemplo são representadas pelo Zorro, e as peças de dominó são como o jarrinho, que também serviriam como alimento para os animais. Assim, isso indica defesa maníaca, expressada de forma plástica e variada.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
OCAMPO, M. L. S.; ARZENO, M. E. G.; PICCOLO E. G. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 2003.