Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
421) Um psicólogo está realizando uma avaliação neuropsicológica de uma criança. Uma das perguntas, de uma das provas realizadas pelo profissional, questiona a criança, em uma sequência de perguntas e respostas, sobre quais as semelhanças entre: uma laranja e uma banana; um cachorro e um leão; um casaco e um vestido. Essas perguntas podem informar sobre
- A) riqueza de vocabulário, maturidade percepto- motora e atenção.
- B) capacidade de análise, de síntese e memória de trabalho.
- C) memória procedural, raciocínio espacial e organização perceptual.
- D) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
- E) velocidade processual, fluência verbal e capacidade de planejamento.
A alternativa correta é letra D) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
Gabarito Letra C
Um psicólogo está realizando uma avaliação neuropsicológica de uma criança. Uma das perguntas, de uma das provas realizadas pelo profissional, questiona a criança, em uma sequência de perguntas e respostas, sobre quais as semelhanças entre: uma laranja e uma banana; um cachorro e um leão; um casaco e um vestido. Essas perguntas podem informar sobre
a) riqueza de vocabulário, maturidade percepto-motora e atenção.
Errado. A riqueza de vocabulário poderia até se encaixar, uma vez que se a criança não soubesse o que significam essas palavras, também não saberia dizer a semelhança entre elas. Mas são palavras bem simples para pensar por esse lado. Além disso, não há nenhuma exigência motora nessas perguntas.
b) capacidade de análise, de síntese e memória de trabalho.
Errado. Não há utilização da memória de trabalho nesse exercício.
c) memória procedural, raciocínio espacial e organização perceptual.
Errado. A memória procedural, de procedimentos que fazemos sem nem precisar tomar consciência, não está envolvida aqui. Também não há necessidade de ter noção de espaço.
d) capacidade de julgamento, de raciocínio e de abstração.
Certo! A criança, nesse exercício, precisa julgar as semelhanças e diferenças entre os elementos apresentados, envolvendo raciocínio e abstração.
“Raciocínio abstrato. É a capacidade de compreender e abstrair a partir de conceitos gerais e exemplos específicos. Pedir ao paciente para identificar semelhanças entre objetos ou conceitos semelhantes (maçã e pera, ônibus e avião ou um poema e uma pintura), bem como interpretar provérbios, pode ser útil para avaliar a capacidade da pessoa de abstrair. Fatores e limitações culturais e educacionais devem ser considerados na avaliação dessa capacidade. Ocasionalmente, a incapacidade de abstrair ou a maneira idiossincrática de agrupar itens pode ser grave.”
e) velocidade processual, fluência verbal e capacidade de planejamento.
Errado. A criança não precisa planejar nada para responder essas perguntas.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
KAPLAN, Harold I., SADOCK, Benjamin J. Trad. Maria Cristina Monteiro, Daise Batista. Compêndio de psiquiatria. 11.ed. Porto Alegre : ArtMed, 2017.
422) A avaliação psicológica é um instrumento norteador no trabalho do psicólogo e, no hospital, não é diferente. Com relação à avaliação psicológica no contexto hospitalar, seus alcances e possibilidade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Na avaliação psicológica hospitalar, não se utilizam testes psicológicos devido ao alto custo do material e do tempo limitado para atendimento.
II. Uma das relevâncias da avaliação psicológica hospitalar é contribuir para identificar se o paciente está em crise ou não e, com isso, delimitar o foco do atendimento.
III. O estado emocional geral e o exame psíquico colaboram para entender as condições gerais emocionais e na viabilização do diagnóstico diferencial.
IV. Postura necrófila significa que o paciente aceitou a morte e não deseja que medidas invasivas sejam realizadas com ele, apenas os cuidados necessários para sua morte.
- A) Apenas II e III.
- B) Apenas I e II.
- C) Apenas I e IV.
- D) Apenas III e IV.
- E) Apenas I e III.
A alternativa correta é letra A) Apenas II e III.
Gabarito Letra A
Com relação à avaliação psicológica no contexto hospitalar, seus alcances e possibilidade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Na avaliação psicológica hospitalar, não se utilizam testes psicológicos devido ao alto custo do material e do tempo limitado para atendimento.
Errado. Quem decide quais os instrumentos utilizados na avaliação é o profissional responsável por ela. Muitas vezes os testes são sim utilizados na avaliação psicológica no contexto hospitalar.
II. Uma das relevâncias da avaliação psicológica hospitalar é contribuir para identificar se o paciente está em crise ou não e, com isso, delimitar o foco do atendimento.
Certo! Um paciente em crise demanda uma intervenção diferente das realizadas com pacientes que não estão em crise. A avaliação psicológica ajuda a determinar qual é o caso.
III. O estado emocional geral e o exame psíquico colaboram para entender as condições gerais emocionais e na viabilização do diagnóstico diferencial.
Certo!
IV. Postura necrófila significa que o paciente aceitou a morte e não deseja que medidas invasivas sejam realizadas com ele, apenas os cuidados necessários para sua morte.
Errado. Necrofilia é um transtorno parafílico em que o indivíduo sente desejo de realizar atividades sexuais com pessoas mortas.
Assim, apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra A.
423) O Atestado Psicológico é um dos documentos permitidos ao psicólogo, decorrente da prestação de serviços psicológicos. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa incorreta.
- A) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
- B) Documento que certifica determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
- C) Justifica estar apto ou não para atividades específicas, após a realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético da psicologia.
- D) Sua formulação deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
A alternativa correta é letra A) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
Gabarito Letra A
O Atestado Psicológico é um dos documentos permitidos ao psicólogo, decorrente da prestação de serviços psicológicos. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa incorreta.
Vamos, primeiro, relembrar um pouco sobre o atestado:
“Art. 10 Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
§ 1.º O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de:
I - Justificar faltas e impedimentos;
II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscrevem a Resolução CFP n.º 09/2018 e a presente, ou outras que venham a alterá-las ou substituílas;
III - Solicitar afastamento e/ou dispensa, subsidiada na afirmação atestada do fato.
§ 2.º Diferente da declaração, o atestado psicológico resulta de uma avaliação psicológica. É responsabilidade da(o) psicóloga(o) atestar somente o que foi verificado no processo de avaliação e que esteja dentro do âmbito de sua competência profissional.
§ 3.º A emissão de atestado deve estar fundamentada no registro documental, conforme dispõe a Resolução CFP n.º 01/2009 ou aquelas que venham a alterá-la ou substituí-la, não isentando a(o) psicóloga(o) de guardar os registros em seus arquivos profissionais, pelo prazo estipulado nesta resolução.
§ 4.º Os Conselhos Regionais podem, no prazo de até cinco anos, solicitar à(ao) psicóloga(o) a apresentação da fundamentação técnico-científica do atestado.
§ 5.º A formulação desse documento deve restringir-se à informação solicitada, contendo expressamente o fato constatado”
a) É um registro fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
Errado. Esse é o parecer.
b) Documento que certifica determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
Certo!
c) Justifica estar apto ou não para atividades específicas, após a realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético da psicologia.
Certo!
d) Sua formulação deve restringir-se à informação solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
Certo!
Assim, nosso gabarito é Letra A.
Fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf
424) Sobre Avaliação Psicológica, analise as alternativas e assinale a incorreta.
- A) Trata-se de um estudo que dispensa um planejamento prévio e minucioso. No entanto, pode utilizar-se de todos os testes psicológicos como ferramenta durante o processo avaliativo.
- B) É um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender e esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
- C) É um processo dinâmico, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
- D) Na avaliação, o profissional da área de psicologia tem a liberdade para escolher quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas.
A alternativa correta é letra A) Trata-se de um estudo que dispensa um planejamento prévio e minucioso. No entanto, pode utilizar-se de todos os testes psicológicos como ferramenta durante o processo avaliativo.
Gabarito Letra A
Sobre Avaliação Psicológica, analise as alternativas e assinale a incorreta.
a) Trata-se de um estudo que dispensa um planejamento prévio e minucioso. No entanto, pode utilizar-se de todos os testes psicológicos como ferramenta durante o processo avaliativo.
Errado. A avaliação psicológica deve ter um planejamento prévio minucioso, é um processo científico que exige cuidado, inclusive nem todos os testes podem ser utilizados como ferramenta, apenas os aprovados pelo SATEPSI.
b) É um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender e esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
Certo!
“Pode-se dizer também que a avaliação psicológica é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo. Para tanto, utiliza-se de inúmeras ferramentas, “o elenco de instrumentos psicológicos é bastante variado, incluindo testes psicológicos, questionários, entrevistas, observações situacionais, técnicas de dinâmica de grupo, dentre outros”. (Resolução CFP N.º 012/00).”
c) É um processo dinâmico, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
Certo!
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
d) Na avaliação, o profissional da área de psicologia tem a liberdade para escolher quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas.
Certo! Essa informação é verdadeira, mas há que ser feita uma ressalva: testes psicológicos só devem ser utilizados caso sejam aprovados pelo SATEPSI.
“Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste, porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros. De acordo com a lei 4.119/62, o profissional da área de psicologia tem a liberdade para escolher quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas. Por exemplo, as técnicas utilizadas para fazer uma seleção de um funcionário que está ingressando em uma empresa serão diferentes das técnicas utilizadas para se fazer um diagnóstico ou realizar orientação profissional.”
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: https://portalpsic.com.br/areas-da-psicologia/avaliacao-psicologica/
https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
https://www.vetoreditora.com.br/noticia_detalhe.asp?idJetinfo=9687
425) Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo, que certifica uma determinada situação ou estado psicológico.
Leia as afirmativas abaixo do atestado psicológico:
I. Afirmar como testemunha, por escrito, a informação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este.
II. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicológico informado.
III. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96.
IV. Apresentar resultados e conclusões da avaliação psicológica.
Assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
- B) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
- C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
- D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
- E) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
A alternativa correta é letra C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo, que certifica uma determinada situação ou estado psicológico.
ATENÇÃO:
- O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019;
- Considerando, porém, que a questão se baseou ainda na Resolução 017/2002 é com base neste material que procederemos a análise, enfatizando, contudo, que esta Revolução já havia sido revogada pela Resolução CFP Nº 07/2003, que atualmente também foi revogada pela Resolução CFP nº 06/2019.
Segundo a Resolução CFP N.º 017/2002 (revogada pela Resolução CFP º 07/2003) tem-se que o Conceito e Finalidade do Atestado, definidos da seguinte forma:
“a) Afirmar como testemunha, por escrito, a informação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este; b) Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicológico informado; c) Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96”
I. Afirmar como testemunha, por escrito, a informação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este.
CORRETA. Vide documento supracitado
II. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicológico informado.
CORRETA. Vide documento supracitado
III. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96.
CORRETA. Vide documento supracitado
IV. Apresentar resultados e conclusões da avaliação psicológica.
INCORRETA. Essa afirmação corresponde a finalidade do Relatório Psicológico. Acompanhe o que destaca a Resolução CFP N.º 017/2002 (revogada pela Resolução CFP Nº 07/2003):
“A finalidade do Relatório Psicológico será sempre a de apresentar resultados e conclusões da avaliação psicológica.”
Considerando a análise das opções apresentadas ratifica-se que estão corretas apenas as afirmativas “I, II e III”, portanto, LETRA “C”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º N.º 017/2002 _ Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2002/12/resolucao2002_17.PDF
426) A neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar, com contribuições específicas para diversas áreas de conhecimento. Do mesmo modo, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada a fim de responder às diferentes demandas investigativas. Assinale a alternativa que apresenta uma demanda na qual uma avaliação neuropsicológica, apenas, não é suficiente para a realização de uma investigação adequada.
- A) Quantificação e qualificação das alterações de funções cognitivas
- B) Avaliação e reavaliação para acompanhamento de tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação
- C) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
- D) Avaliação no âmbito jurídico sobre condições e possíveis incapacidades de pessoas com lesões no sistema nervoso central
- E) Avaliação de funções executivas em crianças com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento
A alternativa correta é letra C) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
Gabarito Letra C
A neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar, com contribuições específicas para diversas áreas de conhecimento. Do mesmo modo, a avaliação neuropsicológica pode ser realizada a fim de responder às diferentes demandas investigativas. Assinale a alternativa que apresenta uma demanda na qual uma avaliação neuropsicológica, apenas, não é suficiente para a realização de uma investigação adequada.
Vamos, primeiro, relembrar um pouco da avaliação neuropsicológica e sua comparação com a avaliação psicológica:
“Entretanto, é como processo que a AP se confunde com a avaliação neuropsicológica (AN). A AP constitui-se em um processo dinâmico e sistemático de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, gerado a partir de demandas e perguntas específicas, de maneira a orientar ações e decisões futuras (Primi, 2010). A condução de uma AP deve estar sempre pautada em métodos, técnicas e teorias psicológicas cientificamente reconhecidos. Conforme apontado no início deste capítulo, o processo de avaliação tem propósitos gerais, que passam por adaptações de acordo com as demandas do contexto em que é conduzido. Como os usos e as aplicações da AP são, na atualidade, os mais variados, incluindo os contextos de clínica, escolar, hospitalar, organizacional, jurídico, esportivo e de trânsito, também são diversas as demandas que o profissional encontra em cada um deles, sendo, pois, essencial que tenha conhecimento aprofundado dos métodos, das pesquisas, das teorias e da legislação pertinente à condução da avaliação psicológica em cada contexto, Já a AN é uma atividade que emerge no campo da neuropsicologia e que consiste em um método para investigar as funções cognitivas e o comportamento, relacionando-os como funcionamento normal ou deficitário do sistema nervoso central (SNC), com vistas a possibilitar o diagnóstico, a determinação da natureza ou etiologia dos sintomas, a gravidade das sequelas, o prognóstico, a evolução do caso e oferecer bases para a reabilitação (Haase et al., 2012). Considerando que a neuropsicologia surgiu do atendimento a pacientes com lesões cerebrais, a AN foi orginalmente concebida para avaliar individuos que sofreram danos cerebrais durante o período de guerra e esteve, ao longo do tempo, majoritariamente presente em consultórios, ambulatórios e hospitais (Harvey, 2012; Mäder Joaquim, 19962010 ; Ramos & Hamdam, 2016). Atualmente, a AN responde a demandas também advindas dos contextos educacional e forense (Lezak, 2004). “
a) Quantificação e qualificação das alterações de funções cognitivas
Errado. Essa é uma das funções principais da avaliação neuropsicológica.
b) Avaliação e reavaliação para acompanhamento de tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação
Errado. Também é um foco da avaliação neuropsicológica.
c) Avaliação para concessão de porte de arma de fogo
Certo! Para concessão de porte de arma de fogo, é necessária uma avaliação que vá além da avaliação neuropsicológica, uma avaliação mais completa.
d) Avaliação no âmbito jurídico sobre condições e possíveis incapacidades de pessoas com lesões no sistema nervoso central
Errado. A avaliação neuropsicológica surgiu justamente para avaliar essas incapacidades decorrentes de lesões no SNC.
e) Avaliação de funções executivas em crianças com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento
Errado. A AN é muito utilizada hoje com esse propósito.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018
427) Leia o trecho a seguir
“Walsh (1992) adota uma postura essencialmente clínica quando afirma que”…na realidade, não existem testes neuropsicológicos. Apenas o método de construiars inferências sobre os testes é neuropsicológico”. (MADER, Joaquim, 2018, p.15)
Assinale a alternativa que explica a afirmação presente no texto.
- A) A avaliação neuropsicológica, quando feita com rigor, não deve considerar as métricas e normas dos testes, mas eleger o raciocínio clínico como método principal
- B) A neuropsicologia deve ser praticada apenas no contexto clínico, pois fora dos consultórios de psicologia sua validade é questionável
- C) O neuropsicólogo não pode deixar que o raciocínio clínico e a entrevista inicial interfiram em suas inferências sobre o resultado dos testes
- D) Os testes são atividades formais e estruturadas, a partir das quais constroem-se normas específicas para avaliar funções neuropsicológicas, que são afetadas por variáveis diversas (fatores culturais, educacionais, idade e gênero)
- E) A fim de evitar um possível viés na interpretação do raciocínio clínico, deve-se realizar uma interpretação baseada apenas em resultados quantitativos
A alternativa correta é letra D) Os testes são atividades formais e estruturadas, a partir das quais constroem-se normas específicas para avaliar funções neuropsicológicas, que são afetadas por variáveis diversas (fatores culturais, educacionais, idade e gênero)
Gabarito Letra D
“Walsh (1992) adota uma postura essencialmente clínica quando afirma que”...na realidade, não existem testes neuropsicológicos. Apenas o método de construir as inferências sobre os testes é neuropsicológico”. (MADER, Joaquim, 2018, p.15)
Assinale a alternativa que explica a afirmação presente no texto.
a) A avaliação neuropsicológica, quando feita com rigor, não deve considerar as métricas e normas dos testes, mas eleger o raciocínio clínico como método principal
Errado. É fundamental considerar as métricas e normas dos testes para que a avaliação seja o mais precisa possível.
b) A neuropsicologia deve ser praticada apenas no contexto clínico, pois fora dos consultórios de psicologia sua validade é questionável
Errado. A avaliação neuropsicológica tem possibilidade de atuação em diversos contextos para fora dos consultórios, como na área escolar e na área forense, por exemplo.
c) O neuropsicólogo não pode deixar que o raciocínio clínico e a entrevista inicial interfiram em suas inferências sobre o resultado dos testes
Errado. Os resultados colhidos devem ser integrados para uma interpretação mais precisa possível, que considere o individuo como um todo.
d) Os testes são atividades formais e estruturadas, a partir das quais constroem-se normas específicas para avaliar funções neuropsicológicas, que são afetadas por variáveis diversas (fatores culturais, educacionais, idade e gênero)
Certo! É isso que o autor quer dizer, que os testes não entregam resultados prontos, e sim caminhos para se encontrar os resultados a partir da integração com outras informações e inferências.
e) A fim de evitar um possível viés na interpretação do raciocínio clínico, deve-se realizar uma interpretação baseada apenas em resultados quantitativos
Errado. Como dito anteriormente, é fundamental integrar todos os dados e buscar uma interpretação que abranja tudo que foi coletado na avaliação.
Nosso gabarito é Letra D.
428) Sobre a utilização de estudos de caso como método de investigação e pesquisa em neuropsicologia, assinale a alternativa correta.
- A) E um tipo de avaliação qualitativa, que não produz impacto na pesquisa, somente para os casos clínicos individualmente
- B) Atualmente não são mais utilizados, apenas os casos clássicos como os de Phineas-Cage, por exemplo, são relembrados para fins acadêmicos
- C) Nos estudos de caso, as avaliações a partir de testes padronizados não são realizadas, priorizando-se a análise qualitativa
- D) E um método útil no âmbito da intervenção neuropsicológica, para a comparação de um mesmo sujeito em diferentes etapas de um processo de reabilitação, por exemplo
- E) São úteis e largamente utilizados, pela facilidade de observação dos fenômenos e por não ser necessário a autorização do examinando por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
A alternativa correta é letra D) E um método útil no âmbito da intervenção neuropsicológica, para a comparação de um mesmo sujeito em diferentes etapas de um processo de reabilitação, por exemplo
Gabarito Letra D
Sobre a utilização de estudos de caso como método de investigação e pesquisa em neuropsicologia, assinale a alternativa correta.
a) E um tipo de avaliação qualitativa, que não produz impacto na pesquisa, somente para os casos clínicos individualmente
Errado. Pelo contrário, os estudos de caso individuais podem tem grande impacto na pesquisa. Veja:
“Nomes como Phineas Gage e H.M. soam bastante familiares, certo? É impossível não se deparar com eles e tantos outros estudos de caso ao explorar a história e as descobertas atuais da neuropsicologia. Casos isolados abrem portas para estudos mais refinados sobre o funcionamento cerebral de grupos, permitem verificar duplas-dissociações e de particularidades da correlação estrutura-função. A abordagem idiográfica, relacionada à análise das peculiaridades de um caso único, é uma técnica complementar no cenário de neuropsicologia atual e bastante enriquecedora quando também utilizada na clínica. Diferentemente da abordagem nomotética nomológica, na qual o paciente é comparado a uma amostra normativa para verificação de seu desempenho, na abordagem idiográfica, pode-se particularizar a amostra normativa para que seja compatível, do ponto de vista sociodemográfico, com cada paciente, comparando-o diretamente com um grupo clínico de interesse, com ele mesmo em diversas tarefas ou em situações de reavaliação.”
b) Atualmente não são mais utilizados, apenas os casos clássicos como os de Phineas-Cage, por exemplo, são relembrados para fins acadêmicos
Errado. Como é possível perceber no trecho apresentado na alternativa anterior, os estudos de caso ainda são utilizados.
c) Nos estudos de caso, as avaliações a partir de testes padronizados não são realizadas, priorizando-se a análise qualitativa
Errado. Testes padronizados são, sim, utilizados em estudos de caso.
“No último século, observou-se um intenso desenvolvimento de técnicas estatísticas relacionadas ao uso da metodologia de estudo de caso (Damasceno, 2010). No entanto, muitas dessas técnicas foram desenvolvidas para estudos de caso em série (quando há vários sujeitos clínicos), e poucas para estudos de caso isolados (quando há apenas um sujeito clínico) (Smith, 2012). A disponibilidade de técnicas depende do propósito do estudo de caso que determinará a metodologia em questão. No entanto, o uso de metodologias que utilizam a estatística é necessário para que haja maior segurança ante a interpretação idiográfica a ser realizada. Durante muitos anos, as técnicas visuais foram as mais utilizadas, principalmente em situações de intervenção e reavaliação, mas sem permitir que se verificasse estatisticamente a ocorrência de melhora, estabilidade ou declínio de um paciente acompanhado de forma longitudinal (Manolov, Gast, Perdices, & Evans, 2014).”
d) E um método útil no âmbito da intervenção neuropsicológica, para a comparação de um mesmo sujeito em diferentes etapas de um processo de reabilitação, por exemplo
Certo! Veja:
“Entre as diferentes metodologias para comparar o paciente a ele mesmo, seja em reavaliações, períodos pós-intervenção, seja em situações de duplas-dissociações, a análise visual dos dados permanece um método frequente para interpretar os resultados (Lane & Gast, 2013; Manolov et al., 2014). Todavia, na maior parte das vezes, não há medidas estatísticas que comprovem as interpretações visuais com segurança. Ademais, quando é possível ter mais de uma medida nas fases de teste e de reteste, essas análises se tornam mais viáveis com fórmulas estatísticas, uma vez que se pode verificar a comparação entre a média de desempenho pré- e a média de desempenho pós- (Beeson & Robey, 2006). Nesses casos, é possível, inclusive, obter efeitos de magnitude similares ao d de Cohen (Shadish et al., 2013). Em delineamentos simples de teste-reteste com medidas únicas, a carência de fórmulas estatísticas disponíveis se torna visível. O uso do chi-quadrado nessas circunstâncias de casos isolados viola os pressupostos estatísticos, tornando a análise quantitativa passível de erros do tipo I. Crawford e Garthwaite (2006) sugerem, mesmo quando se realiza comparações intrasujeito, que o ideal é ter a mesma comparação (teste-reteste) com um grupo de controles para evitar resultados falsos positivos ou falsos negativos. A partir de dados de uma pequena amostra de controles, é possível construir análises de regressão linear, em que o desempenho pós- do paciente é identificado como dentro ou fora do desempenho esperado de acordo com o teste-reteste da amostra de controles (Crawford & Garthwaite, 2006). Entretanto, caso não haja amostra que tenha realizado teste-reteste nas mesmas condições do paciente, uma metodologia auxiliar se torna possível: o uso do Índice de Mudança Confiável (RCI) (Jacobson & Truax, 1991). Para calcular esse índice, é preciso que se tenha acesso a dados psicométricos da tarefa utilizada, e, portanto, isso é um potencial limitador para testes experimentais, em fase de normatização ou testes neuropsicológicos usados apenas em estudos clínicos”
e) São úteis e largamente utilizados, pela facilidade de observação dos fenômenos e por não ser necessário a autorização do examinando por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Errado. O consentimento do avaliando é necessário e sem ele não é possível realizar o estudo.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed, 2016
429) A inteligência é um constructo amplamente estudado na neuropsicologia. Apesar disso, ainda há controvérsias a respeito de sua definição e do que, de fato, compõe a inteligência. Considerando este constructo, assinale a alternativa correta.
- A) Os testes neuropsicológicos utilizados para avaliar a inteligência buscam mensurar, a partir de diferentes tarefas, somente a inteligência cristalizada do avaliando
- B) Atualmente, a inteligência é conceituada a partir da análise das Funções Executivas e suas repercussões nas atividades de vida diária
- C) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
- D) O termo fator g caiu em desuso, sendo substituída por uma compreensão mais ampla, a partir do conceito de inteligência cristalizada
- E) A inteligência pode ser compreendida como um constructo cognitivo independente da motivação
A alternativa correta é letra C) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
Gabarito Letra C
a) Os testes neuropsicológicos utilizados para avaliar a inteligência buscam mensurar, a partir de diferentes tarefas, somente a inteligência cristalizada do avaliando
Errado. A maioria dos testes de inteligência procura medir tanto a inteligência cristalizada quanto a fluida.
b) Atualmente, a inteligência é conceituada a partir da análise das Funções Executivas e suas repercussões nas atividades de vida diária
Errado. Inteligência é um conceito muito amplo. Pode envolver capacidades matemáticas, linguisticas, corporais, musicais, entre muitas outras.
““é uma capacidade mental muito geral que, entre outras coisas, implica na habilidade para raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de maneira abstrata, e aprender da experiência. Não se pode considerar um mero conhecimento enciclopédico, uma habilidade acadêmica particular ou uma destreza para resolver um teste. Entretanto, reflete uma capacidade mais ampla e profunda para compreender o ambiente – perceber, dar sentido às coisas, ou imaginar o que deve ser feito”
c) Na avaliação da inteligência, é fundamental conhecer as habilidades que estão sendo avaliadas, bem como outros constructos, além da inteligência, envolvidos na avaliação
Certo! É fundamental sempre que o avaliador conheça profundamente os constructos que estão sendo avaliados.
d) O termo fator g caiu em desuso, sendo substituída por uma compreensão mais ampla, a partir do conceito de inteligência cristalizada
Errado. O termo fator g ainda é utilizado. A inteligência cristalizada é mais restrita, se refere a conhecimentos adquiridos.
“A correlação positiva entre as ações humanas é coerente com a ideia de que a estrutura cognitiva humana apresenta um formato hierárquico. Na parte superior, comandando as habilidades necessárias à sobrevivência humana, estaria um fator geral (g). A inteligência geral, g, é extraída a partir de uma matriz de correlações composta por uma série de testes de habilidades (Carroll, 1993; Jensen, 1998)
e) A inteligência pode ser compreendida como um constructo cognitivo independente da motivação
Errado. A motivação está fundamentalmente associada a inteligência. Em um exemplo simples: um individuo se sairá melhor em uma prova que queira muito passar, ou seja, demonstrará mais Inteligência, do que se não se importar com o que está sendo avaliado.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro et al. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010
430) Analise o caso fictício a seguir:
Uma neuropsicóloga recebe em seu consultório um encaminhamento de um colega neurologista. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 17 anos de idade, com hipótese diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Há 5 anos, realizou uma avaliação neuropsicológica que evidenciou disfunções executivas, déficits importantes na velocidade de processamento e controle inibitório. O neurologista prescreveu uma medicação para o controle dos sintomas do TDAH, e encaminhou para a neuropsicóloga. Após contato telefônico com o médico, ela imediatamente iniciou um protocolo de atividades de reabilitação neuropsicológica.
Sobre a atuação da profissional, assinale a alternativa correta.
- A) Está correta, pois a reabilitação neuropsicológica é fundamental em pacientes com TDAH
- B) A profissional deveria ter entrado em contato com o médico neurologista, para ajudá-la a definir quais atividades incluir na reabilitação
- C) A neuropsicóloga deveria ter iniciado suas atividades com uma avaliação de personalidade, e posteriormente, a reabilitação da atenção
- D) A postura da profissional está correta, mas o neurologista falhou ao determinar um diagnóstico antes do processo de reabilitação
- E) A neuropsicóloga deveria ter realizado uma avaliação prévia na paciente a fim de planejar o processo de reabilitação neuropsicológica
A alternativa correta é letra E) A neuropsicóloga deveria ter realizado uma avaliação prévia na paciente a fim de planejar o processo de reabilitação neuropsicológica
Gabarito Letra C
Uma neuropsicóloga recebe em seu consultório um encaminhamento de um colega neurologista. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 17 anos de idade, com hipótese diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Há 5 anos, realizou uma avaliação neuropsicológica que evidenciou disfunções executivas, déficits importantes na velocidade de processamento e controle inibitório. O neurologista prescreveu uma medicação para o controle dos sintomas do TDAH, e encaminhou para a neuropsicóloga. Após contato telefônico com o médico, ela imediatamente iniciou um protocolo de atividades de reabilitação neuropsicológica.
Sobre a atuação da profissional, assinale a alternativa correta.
a) Está correta, pois a reabilitação neuropsicológica é fundamental em pacientes com TDAH
Errado. A reabilitação neuropsicológica é sim muito importante, mas a neuropsicóloga não tem informações suficientes para planejar um protocolo adequado para a paciente, que ela nunca sequer chegou a ver.
b) A profissional deveria ter entrado em contato com o médico neurologista, para ajudá-la a definir quais atividades incluir na reabilitação
Errado. A neuropsicóloga que é responsável pela escolha dos instrumentos a serem utilizados, o médico neurologista pode ajudar com informações do caso, mas ainda é fundamental que a psicóloga avalie a paciente antes de planejar a intervenção.
c) A neuropsicóloga deveria ter iniciado suas atividades com uma avaliação de personalidade, e posteriormente, a reabilitação da atenção
Errado. A personalidade aqui não tem tanta relevância para justificar uma avaliação focada nela neste caso. A avaliação deve ser feita, buscando compreender como estão as disfunções no momento presente.
d) A postura da profissional está correta, mas o neurologista falhou ao determinar um diagnóstico antes do processo de reabilitação
Errado. A reabilitação vem após o diagnóstico, o erro é não fazer uma avaliação para coletar dados para uma reabilitação apropriada.
e) A neuropsicóloga deveria ter realizado uma avaliação prévia na paciente a fim de planejar o processo de reabilitação neuropsicológica
Certo!