Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
431) Atualmente, aneuropsicologia possui umaimportante interface com a Psiquiatria, atuando na compreensão e tratamento de transtomos mentais. A avaliação neuropsicológica auxilia a Psiquiatria clínica em diversas dimensões. Assinale a alternativa que não apresenta uma contribuição possível da investigação neuropsicológica em casos psiquiátricos.
- A) Predição do curso da doença psiquiátrica
- B) Discriminação entre psicopatologias
- C) Auxiliar na escolha de farmacoterapia
- D) Auxiliar na escolha de psicoterapia
- E) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
A alternativa correta é letra E) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
Gabarito Letra E
Atualmente, a neuropsicologia possui uma importante interface com a Psiquiatria, atuando na compreensão e tratamento de transtomrnos mentais. A avaliação neuropsicológica auxilia a Psiquiatria clínica em diversas dimensões. Assinale a alternativa que não apresenta uma contribuição possível da investigação neuropsicológica em casos psiquiátricos.
a) Predição do curso da doença psiquiátrica
b) Discriminação entre psicopatologias
c) Auxiliar na escolha de farmacoterapia
d) Auxiliar na escolha de psicoterapia
e) Localização de áreas cerebrais desencadeantes de transtornos mentais
Vamos relembrar primeiro o que é uma avaliação neuropsicológica:
“A Avaliação Neuropsicológica consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a cognição abrangendo processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio. Há métodos considerados clássicos e outros ainda em construção.”
Com as informações obtidas através dessa avaliação, é possível determinar similaridades e diferenças entre psicopatologias, além de prever o provável curso da doença. Também podem ser base para auxiliar na escolha da farmacoterapia e psicoterapia mais adequada.
Entretanto, essa avaliação não envolve exames de imagens, não sendo um auxilio para localização de áreas cerebrais envolvidas em transtornos mentais.
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
432) A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grande número de estudos e debates teóricos e metodológicos (SILVA; NAKANO, 2011).
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados, que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade.
( ) Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento.
( ) Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
- A) V, V, V
- B) V, F, F
- C) V, V, F
- D) F, F, V
- E) F, V, F
A alternativa correta é letra A) V, V, V
Gabarito Letra A
A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grande número de estudos e debates teóricos e metodológicos (SILVA; NAKANO, 2011).
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(V) Estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados, que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade.
Verdadeiro! Veja:
“Dessa forma, Anastasi e Urbina (2000) afirmam que estudos com análise fatorial e personalidade, baseada na teoria do Traço, começaram a ser desenvolvidos na década de 40, mostrando seus resultados que seriam necessárias entre quatro e dezesseis dimensões básicas para descrever a estrutura da personalidade. Porém, as autoras informam que uma importante mudança nessa visão ocorre por volta da década de 60, ocasião em que um amplo leque de pesquisas começa a convergir na ideia de que a maioria das abordagens de traço comuns da personalidade poderia ser descrita por apenas cinco dimensões da personalidade. Esse modelo passou a ser chamado de Modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), ou Big Five. Nessa perspectiva, este modelo representa um dos progressos mais importantes no estudo da personalidade nos últimos anos, visto que faz uso de um modelo geral de taxonomia que emprega amplos fatores (formados, por sua vez, por várias características), para descrever a estrutura da personalidade (Pimentel & Donnell, 2008).”
(V) Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento.
Verdadeiro! Veja:
“Os traços de personalidade podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de um indivíduo, de forma a indicar que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada nela, e não na situação, sugerindo, assim, algum tipo de processo ou mecanismo interno que produza o comportamento. Embora considerados parte constante, devido ao fato de representarem uma tendência, de forma a se poder afirmar a presença de traços ou tendências da personalidade, os traços não são imutáveis (Pacheco & Sisto, 2003). Os traços de personalidade seriam características psicológicas que representam tendências relativamente estáveis na forma de pensar, sentir e atuar com as pessoas, caracterizando, contudo, possibilidades de mudanças, como produto das interações das pessoas com seu meio social (Sisto & Oliveira, 2007). Essa visão também é compartilhada por Costa e McCrae (1998) ao afirmarem que os traços podem sofrer influência de aspectos motivacionais, afetivos, comportamentais e atitudinais.”
(V) Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade.
Verdadeiro! Veja:
“Embora haja uma variedade de definições para esse construto, a avaliação da personalidade irá depender da teoria adotada pelo pesquisador, de maneira que a forma como as teorias conceituam o termo acaba por definir as principais características de cada posição teórica. Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade dentro da teoria dos traços, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade, também conhecido como Big Five, considerado uma teoria explicativa e preditiva da personalidade humana e de suas relações com a conduta (Garcia, 2006). Tamanha a sua importância que, segundo estimativa de Cuperman e Ickes (2009), havia, até o ano de 2006, 1.672 publicações referentes ao Big Five em bases de dados internacionais.”
Assim, a sequência correta é V V V.
Gabarito Letra A.
Referência
Silva, Izabella Brito, & Nakano, Tatiana de Cássia. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, 10(1), 51-62. Recuperado em 12 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100006&lng=pt&tlng=pt.
433) O conceito de avaliação psicológica é amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento (ANCHIERI; CRUZ, 2003). Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
- A) O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas
- B) Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise, os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo
- C) O foco da atenção durante o processo de avaliação psicológica deve não estar na pessoa examinada,e, sim, exclusivamente em torno do instrumento de avaliação, evitando assim equívocos
- D) O psicólogo deve buscar compreender os possíveis efeitos intervenientes que repercutem na qualidade e validade dos dados, tais como o cansaço, os problemas na cooperação e a distorção consciente e intencional das respostas. Caso contrário, corre-se um risco considerável de se encontrarem resultados inválidos
- E) Esse tipo de processo é a base da atuação do psicólogo, seja qual for sua área de atuação clínica, escolar, organizacional, jurídica, e outras
A alternativa correta é letra C) O foco da atenção durante o processo de avaliação psicológica deve não estar na pessoa examinada,e, sim, exclusivamente em torno do instrumento de avaliação, evitando assim equívocos
Gabarito Letra C
A questão pede a alternativa correta, entretanto, você vai ver que temos quatro alternativas corretas e uma incorreta. Então, vamos considerar que a questão pediu a incorreta, certo?
a) O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas
Certo!
“O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009, p. 298). Embora historicamente alvo de questionamentos, embasados principalmente no uso inadequado dos testes psicológicos, na falta de qualidade dos instrumentos, na baixa qualidade dos laudos e nos diagnósticos equivocados (Alves, 2009), atualmente o que se nota é um movimento de retomada da área, impulsionado pela publicação da Resolução nº 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia, com a criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) e com o estabelecimento do ano 2011 como o Ano da Avaliação Psicológica.”
b) Ao conduzir um processo de avaliação psicológica, é necessário que o psicólogo considere em sua análise, os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo
Certo!
“Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”
c) O foco da atenção durante o processo de avaliação psicológica deve não estar na pessoa examinada,e, sim, exclusivamente em torno do instrumento de avaliação, evitando assim equívocos
Errado. Pelo contrário, o foco sempre deve ser a pessoa examinada, nunca os instrumentos de avaliação. A pessoa deve ser considerada em sua totalidade, e os resultados das aplicações dos instrumentos devem ser integrados considerando o indivíduo, e não buscando valorizar mais o instrumento.
d) O psicólogo deve buscar compreender os possíveis efeitos intervenientes que repercutem na qualidade e validade dos dados, tais como o cansaço, os problemas na cooperação e a distorção consciente e intencional das respostas. Caso contrário, corre-se um risco considerável de se encontrarem resultados inválidos
Certo!
“O foco da atenção na avaliação psicológica deve estar na pessoa examinada e não exclusivamente em torno do instrumento de avaliação. A conduta do psicólogo deve buscar compreender os possíveis efeitos intervenientes que repercutem na qualidade e validade dos dados, tais como o cansaço, os problemas na cooperação e a distorção consciente e intencional das respostas. Caso contrário, corre-se um risco importante de se encontrarem resultados inválidos (TAVARES, 2003). A atenção aos direitos do sujeito exige cuidados e precauções que dependem do treinamento adequado de quem conduz a situação de aplicação. Não basta seguir um manual. É necessário ter em mente a condição física, mental, emocional e motivacional do sujeito ao participar do processo para que se possam avaliar as potenciais fontes de invalidade. Precisamos avaliar a condição do sujeito para estar naquela situação, para interagir ou responder de modo válido e para compreender a situação em que ele se encontra, as instruções do teste ou procedimento, as consequências da sua participação, os seus direitos e os limites destes. Esses procedimentos também nos permitem estimar a possibilidade de obtermos resultados que sejam falsos positivos ou falsos negativos. Isso também é um dos motivos pelos quais não podemos depender do resultado de um único teste. Portanto, a testagem só deve existir como um elemento de um processo de avaliação psicológica.”
e) Esse tipo de processo é a base da atuação do psicólogo, seja qual for sua área de atuação clínica, escolar, organizacional, jurídica, e outras
Certo!
“Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar (GUZZO, 1995-2001, p.157). Este tipo de processo é a base da atuação do profissional da psicologia seja qual for sua área (clínica, escolar, organizacional, jurídica, e outras). Para Wechsler e Guzzo (1999), não há como ser um bom psicólogo se não entender o significado da avaliação psicológica como um processo de construção de um conhecimento sobre um fenômeno decorrente de uma escolha teórica e metodológica (apud PACHECO, 2005, p.12)”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Mendes, Lorena Samara, Nakano, Tatiana de Cássia, Silva, Izabella Brito, & Sampaio, Maria Helena de Lemos. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 428-445. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000200013
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Diretrizes.pdf
Cartilha de Avaliação Psicológica - 2013. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
434) Sobre a Avaliação Psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. De uma forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
II. A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias.
III. A avaliação psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Também se define como um conjunto de práticas investigativas com finalidade de responder alguma questão-problema.
IV. Este processo de investigação é o que fundamenta o trabalho do psicólogo nas várias áreas de sua atuação (clínica, escolar, organizacional, jurídica) e tem como objeto o indivíduo, mas também um grupo, instituição ou comunidade.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
Gabarito Letra D
Sobre a Avaliação Psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. De uma forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Certo! A lei 4119 determina que é função privativa do psicólogo usar técnicas psicológicas com objetivo de realizar avaliação psicológica.
II. A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias.
Certo! Assim como o médico realiza tratamentos a partir de um diagnóstico, a avaliação psicológica também auxilia o psicólogo a conhecer melhor a situação com que está lidando para oferecer o melhor tratamento possível.
III. A avaliação psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Também se define como um conjunto de práticas investigativas com finalidade de responder alguma questão-problema.
Certo! A avaliação psicológica tem diversas funções, como diagnóstico, prognóstico, e também avaliação forense.
IV. Este processo de investigação é o que fundamenta o trabalho do psicólogo nas várias áreas de sua atuação (clínica, escolar, organizacional, jurídica) e tem como objeto o indivíduo, mas também um grupo, instituição ou comunidade.
Certo! A avaliação psicológica pode ser utilizada também para avaliar também grupos, instituições e comunidades.
Assim, todas as afirmativas estão corretas.
435) A inteligência é um processo psicológico amplo, ubíquo, estável, de suma importância para a qualidade de vida das pessoas (LUBINSKI, 2004) e pode ser avaliada pelas associações positivas encontradas entre ela e o rendimento escolar. Conforme a teoria da inteligência do fator Geral (FLORES-MENDONZA, 2010) a competência para raciocinar e resolver problemas depende, em termos psicológicos, da capacidade
- A) de memorização.
- B) cognitiva.
- C) de comunicação.
- D) emocional.
A alternativa correta é letra B) cognitiva.
A inteligência é um processo psicológico amplo, ubíquo, estável, de suma importância para a qualidade de vida das pessoas (LUBINSKI, 2004) e pode ser avaliada pelas associações positivas encontradas entre ela e o rendimento escolar. Conforme a teoria da inteligência do fator Geral (FLORES-MENDONZA, 2010) a competência para raciocinar e resolver problemas depende, em termos psicológicos, da capacidade
Essa questão está baseada no seguinte texto do livro "Avaliação Neuropsicológica" de Malloy-Diniz:
"Infere-se, portanto, que a inteligência é um construto psicológico amplo, ubíquo, estável e de suma importância para a qualidade de vida das pessoas (Lubinski, 2004).
O FATOR G
A competência para raciocinar e resolver problemas depende, em termos psicológicos, da capacidade cognitiva. E o uso de testes padronizados permite medir as diferenças individuas dessa capacidade (Neisser et al., 1996)."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.
a) de memorização.
b) cognitiva.
c) de comunicação.
d) emocional.
436) Um paciente atendido por um psicólogo mudará de cidade e passará a ser atendido por outro profissional. Por esse motivo, é solicitado que ele elabore um relatório psicológico a ser encaminhado para o novo profissional.
Nesse caso, o relatório deverá conter
- A) descrições literais das sessões de atendimento ou acolhimento.
- B) o material resultante da aplicação de técnicas psicológicas, como desenhos.
- C) detalhes do processo de avaliação psicológica que subsidia as conclusões do documento.
- D) o relato abrangente de todos os aspectos psicológicos identificados no atendimento.
- E) informações baseadas no registro documental ou prontuário, se for o caso.
A alternativa correta é letra E) informações baseadas no registro documental ou prontuário, se for o caso.
Gabarito Letra E
Um paciente atendido por um psicólogo mudará de cidade e passará a ser atendido por outro profissional. Por esse motivo, é solicitado que ele elabore um relatório psicológico a ser encaminhado para o novo profissional.
Nesse caso, o relatório deverá conter
a) descrições literais das sessões de atendimento ou acolhimento.
Errado. Salvo em situações que as descrições literais sejam muito necessárias para o documento, elas não devem ser feitas.
b) o material resultante da aplicação de técnicas psicológicas, como desenhos.
Errado. O material da aplicação de testes deve ser armazenado pelo psicólogo que realizou a avaliação, mas não deve estar presente no relatório, apenas as conclusões obtidas através dele.
c) detalhes do processo de avaliação psicológica que subsidia as conclusões do documento.
Errado. "Detalhes" indica algo sem grande relevância, e no relatório apenas o que foi importante durante a avaliação para as conclusões deve estar presente.
d) o relato abrangente de todos os aspectos psicológicos identificados no atendimento.
Errado. Apenas os aspectos psicológicos relevantes devem estar presentes.
e) informações baseadas no registro documental ou prontuário, se for o caso.
Certo! Se essas informações forem relevantes, elas devem estar no relatório.
Nosso gabarito é Letra E.
437) A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções no âmbito individual, grupal ou institucional. Nesse sentido, é correto afirmar que
- A) os métodos e técnicas de avaliação psicológica têm requerido menos conhecimentos teóricos dos profissionais de Psicologia.
- B) a avaliação psicológica não é uma atividade restrita ao psicólogo, sendo sua realização extensiva também a outros profissionais.
- C) os testes psicológicos são instrumentos que podem compor a avaliação psicológica, a qual não se restringe a eles.
- D) os instrumentos estrangeiros disponíveis no mercado são os mais adequados à realidade brasileira, independentemente da normatização.
- E) entrevistas e observações caracterizam-se como instrumentais técnicos, mas não são adequados para a realização de avaliação psicológica.
A alternativa correta é letra C) os testes psicológicos são instrumentos que podem compor a avaliação psicológica, a qual não se restringe a eles.
A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções no âmbito individual, grupal ou institucional. Nesse sentido, é correto afirmar que
a) os métodos e técnicas de avaliação psicológica têm requerido menos conhecimentos teóricos dos profissionais de Psicologia.
Os conhecimentos teóricos continuam sendo fundamentais.
Assertiva Falsa.
b) a avaliação psicológica não é uma atividade restrita ao psicólogo, sendo sua realização extensiva também a outros profissionais.
Veja o que diz o documento "Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão" do CFP:
"A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo e isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos, sejam de uso restrito a esse profissional, considerando que sua formação o habilita para essa finalidade"
Assertiva Falsa.
c) os testes psicológicos são instrumentos que podem compor a avaliação psicológica, a qual não se restringe a eles.
Essa é a alternativa que está de acordo com o CFP. Veja:
"Avaliação psicológica é um procedimento complexo com a finalidade de descrever ou diagnosticar aspectos significativos do funcionamento psíquico de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, a partir do exame de um conjunto de atividades relacionadas aos construtos relevantes para os objetivos da avaliação. Essas atividades podem ser testes, entrevistas ou observações sistemáticas escolhidas com base em seu potencial de pôr em relevo as qualidades psíquicas de interesse. O teste, por outro lado, existe apenas como um elemento da avaliação psicológica."
Assertiva Correta.
d) os instrumentos estrangeiros disponíveis no mercado são os mais adequados à realidade brasileira, independentemente da normatização.
São necessários estudos para verificar se o instrumento é adequado à realidade brasileira.
Assertiva Falsa.
e) entrevistas e observações caracterizam-se como instrumentais técnicos, mas não são adequados para a realização de avaliação psicológica.
Entrevistas e observações são fundamentais para a avaliação psicológica.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
438) Leia as afirmativas a seguir:
I. Antes de realizar a avaliação psicológica, é necessário proceder com o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos e/ou estratégias mais adequados para a realização da avaliação.
II. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Gabarito Letra B
I. Antes de realizar a avaliação psicológica, é necessário proceder com o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos e/ou estratégias mais adequados para a realização da avaliação.
Certo! Essa informação está na cartilha de avaliação psicológica do CFP:
“O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação.”
II. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
Errado. As avaliações psicológicas tem sim um limite.
“Por intermédio da avaliação, os psicólogos buscam informações que os ajudem a responder questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas e suas implicações. Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso”
Assim, A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
439) Leia as afirmativas a seguir:
I. Os resultados das avaliações psicológicas devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
II. Ao proceder com a avaliação psicológica, o psicólogo deve realizar a coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). A integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.
Gabarito Letra A
I. Os resultados das avaliações psicológicas devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
Certo! Veja como isso aparece em um site do CRP:
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina. Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”
II. Ao proceder com a avaliação psicológica, o psicólogo deve realizar a coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). A integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação.
Certo! Considerando a complexidade do objeto de estudo da avaliação psicológica, uma única fonte de informação pode resultar em dados tendenciosos, superficiais ou equivocados.
Assim, as duas afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra A
Fonte: Nota Técnica Sobre Avaliação Psicológica. Disponível em: https://crp13.org.br/regulacao-da-profissao/avaliacao-psicologica
440) Leia as afirmativas a seguir:
I. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a pedido do profissional responsável pelo serviço; em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
II. O laudo psicológico é um documento que possui a finalidade de descrever, integrar e analisar os dados colhidos durante a avaliação psicológica, apresentando informações se os candidatos estão aptos ou não ao cargo em questão. O laudo servirá para avaliação do gestor da vaga para posterior tomada de decisão. Este documento deve ser redigido de acordo com as Resoluções vigentes sobre a elaboração de documentos oficiais da Psicologia. Após a elaboração do laudo, o psicólogo deve realizar a devolutiva do processo tanto ao solicitante (gestor) quanto aos candidatos.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a pedido do profissional responsável pelo serviço; em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
CORRETA. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005):
“Art. 11º O Psicólogo não deverá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo nas seguintes situações:
- a pedido deste profissional;
- em caso de urgência, quando dará imediata ciência ao profissional;
- quando informado por qualquer das partes da interrupção voluntária e definitiva do atendimento;
- quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.”
II. O laudo psicológico é um documento que possui a finalidade de descrever, integrar e analisar os dados colhidos durante a avaliação psicológica, apresentando informações se os candidatos estão aptos ou não ao cargo em questão. O laudo servirá para avaliação do gestor da vaga para posterior tomada de decisão. Este documento deve ser redigido de acordo com as Resoluções vigentes sobre a elaboração de documentos oficiais da Psicologia. Após a elaboração do laudo, o psicólogo deve realizar a devolutiva do processo tanto ao solicitante (gestor) quanto aos candidatos.
CORRETA. A opção fornece uma adaptação da finalidade do laudo psicológico considerando o âmbito organizacional. A noção foi depreendida da literalidade contida da Resolução nº 006/2009 que menciona que ”nos processos de avaliação psicológica compulsória, o documento a ser emitido pela(o) psicóloga(o) deverá ser o atestado psicológico. Contudo, quando solicitado, a(o) psicóloga(o), além do atestado psicológico pode emitir também um laudo psicológico”. Consta ainda na resolução mencionada, a seguinte indicação sobre a pertinência do documento em destaque. Acompanhe:
“O laudo é fruto de um processo de avaliação psicológica diante de uma demanda específica” (Resolução nº 006/2009)
Com base na análise das proposições apresentadas mediante literatura consultada ratifica-se que as duas afirmativas são verdadeiras, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia_ CFP (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2009 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf. Acesso em 20 de Outubro de 2020.