Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
441) Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, não deve ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, pois implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
II. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais. Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto. Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
Gabarito Letra C
I. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, não deve ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, pois implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
Errado. Pelo contrário, se o psicólogo assim optar, a testagem psicológica pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que pode usar testes como fonte de informações.
“2. Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica? A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.”
II. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais. Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto. Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.
Certo! Tudo isso está determinado no nosso código de ética.
Assim, a afirmativa II está correta mas a I está errada.
Gabarito Letra C.
Referência
Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/codigo/fr_codigo_etica_new.aspx
442) Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicológica é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de desamparar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.
II. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo não possui relação com os estímulos aos quais as crianças estão submetidas, pois a mente infantil cria suas próprias interpretações do mundo a partir de fatores internos, pessoais e subjetivos, não sendo afetada, influenciada ou estimulada por qualquer aspecto do meio em que vive.
Marque a alternativa
CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
A alternativa correta é letra D) As duas afirmativas são falsas.
Gabarito Letra D
I. A avaliação psicológica é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de desamparar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.
Falso! A finalidade é amparar os trabalhos.
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
II. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo não possui relação com os estímulos aos quais as crianças estão submetidas, pois a mente infantil cria suas próprias interpretações do mundo a partir de fatores internos, pessoais e subjetivos, não sendo afetada, influenciada ou estimulada por qualquer aspecto do meio em que vive.
Falso! A teoria de Piaget é interacionista, considera tanto os fatores orgânicos quanto os ambientais no desenvolvimento.
As duas afirmativas estão erradas.
Gabarito Letra D.
Referência
Cartilha sobre Avaliação Psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
443) É INCORRETO afirmar sobre a avaliação psicológica:
- A) É um processo geralmente complexo.
- B) Às vezes, a expressão testagem psicológica é usada como sinônimo de avaliação psicológica.
- C) A testagem psicológica é parte (e nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica.
- D) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
A alternativa correta é letra D) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
Gabarito Letra D
É INCORRETO afirmar sobre a avaliação psicológica:
a) É um processo geralmente complexo.
Certo! Uma avaliação feita de forma equivocada pode trazer consequências irreparáveis na vida de um indivíduo, e por isso deve ser realizada com cuidado, cada indivíduo é único e com diversas facetas, e por isso o processo costuma ser complexo.
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina”
b) Às vezes, a expressão testagem psicológica é usada como sinônimo de avaliação psicológica.
Certo! É comum essas expressões serem usadas como sinônimos, mas isso não é correto. A testagem pode ou não ser uma etapa da avaliação psicológica, e esta é muito maior e mais abrangente.
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.”
c) A testagem psicológica é parte (e nem sempre ou não necessariamente) da avaliação psicológica.
Certo! Perfeito. A testagem pode ser uma etapa da avaliação psicológica se o profissional responsável desejar, mas não necessariamente deve fazer parte da avaliação.
d) Uma avaliação psicológica deve ser feita usando apenas testes psicológicos.
Errado. Uma avaliação psicológica nunca será completa apenas com testes psicológicos sem outras fontes de informação para serem integradas. Ao contrário, a avaliação pode ser feita sem utilizar nenhum teste.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf
444) A Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a coleta de informações necessárias e suficientes para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar (GUZZO, 2001). Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
- A) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
- B) Ao final do processo psicodiagnóstico, dependendo da fonte solicitante, é necessário que o psicólogo forneça um documento contendo as observações e conclusões a que chegou, o chamado atestado psicológico.
- C) A testagem psicológica é sinônimo de avaliação psicológica, e não uma etapa do processo.
- D) O diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico se propõe a atuar no contexto clínico, abarcando todos os modelos de avaliação psicológica.
A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
Gabarito Letra A
A Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a coleta de informações necessárias e suficientes para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar (GUZZO, 2001). Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
a) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível.
Certo! Essa é uma definição já batida em concursos, é fundamental saber ela quase de cor!
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”
b) Ao final do processo psicodiagnóstico, dependendo da fonte solicitante, é necessário que o psicólogo forneça um documento contendo as observações e conclusões a que chegou, o chamado atestado psicológico.
Errado. O que a questão descreve é um laudo psicológico. O atestado apenas certifica uma situação ou estado psicológico.
c) A testagem psicológica é sinônimo de avaliação psicológica, e não uma etapa do processo.
Errado. Pelo contrário, a testagem psicológica é a etapa de aplicações de testes, e pode ou não fazer parte da avaliação psicológica.
d) O diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico se propõe a atuar no contexto clínico, abarcando todos os modelos de avaliação psicológica.
Errado. Como o psicodiagnóstico é a avaliação psicológica em contexto clínico, ela não abarca todos os modelos de avaliação psicológica.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
445) Paulo Dalgalarrondo (2019) afirma que há no processo diagnóstico uma relação dialética permanente entre o particular, individual (aquele paciente específico, aquela pessoa em especial), e o geral, universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence). Os diagnósticos são ideias (construtos), fundamentais para o trabalho clínico e para o conhecimento científico.
Considerando o diagnóstico em psicopatologia, preencha corretamente as lacunas.
A _____________________ de um procedimento diagnóstico (técnica de entrevista padronizada, escala, teste, diferentes entrevistadores, etc.) diz respeito a sua capacidade de produzir, em relação a um mesmo indivíduo ou para pacientes de um mesmo grupo diagnóstico, em circunstâncias diversas, o mesmo diagnóstico.
A _____________________ diz respeito à capacidade de um procedimento diagnóstico conseguir captar, identificar ou medir aquilo que realmente se propõe a reconhecer. A _____________________ de um novo procedimento diagnóstico está relacionada a sua capacidade de detectar com acurácia os casos verdadeiros incluídos na categoria diagnóstica que se visa identificar. Já a _____________________ do procedimento refere-se à capacidade de identificar verdadeiros “não casos” em relação à categoria diagnóstica que se pesquisa.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
- A) identificação / avaliação / terapêutica / prevenção
- B) fidedignidade / precisão / cientificidade / propedêutica
- C) confiabilidade / validade / sensibilidade / especificidade
- D) dimensionalidade / observação / sintomatologia / intervenção
A alternativa correta é letra C) confiabilidade / validade / sensibilidade / especificidade
Gabarito Letra C
Essa afirmativa se refere a confiabilidade, veja:
“Confiabilidade e validade do diagnóstico em psiquiatria. A confiabilidade (reliability) de um procedimento diagnóstico (técnica de entrevista padronizada, escala, teste, diferentes entrevistadores, etc.) diz respeito à capacidade desse procedimento produzir, em relação a um mesmo indivíduo ou para pacientes de um mesmo grupo diagnóstico, em circunstâncias diversas, o mesmo diagnóstico. Ao mudar diferentes aspectos do processo de avaliação (avaliador ou momento de avaliação), o resultado final permanece o mesmo. Assim, quando a avaliação é feita por examinadores distintos (interrater reliability) ou em diferentes momentos (test-retest reliability), obtém-se o mesmo diagnóstico. Temse um indicador de reprodutibilidade do diagnóstico.”
A primeira frase se refere a validade, já a segunda a sensibilidade, e a terceira a especificidade, veja:
“A validade (validity) diz respeito à capacidade de um procedimento diagnóstico conseguir captar, identificar ou medir aquilo que realmente se propõe a reconhecer. Para saber se um novo procedimento diagnóstico é válido, é preciso compará-lo com outro procedimento diagnóstico prévio (“padrão ouro”), que seja bem-aceito e reconhecido como mais acurado, capaz de identificar satisfatoriamente o objeto pesquisado (de certo modo, mais próximo da “verdade”). A sensibilidade de um novo procedimento diagnóstico está relacionada à capacidade desse procedimento de detectar casos verdadeiros incluídos na categoria diagnóstica. Já a especificidade do procedimento refere-se à capacidade de identificar verdadeiros “não-casos” em relação à categoria diagnóstica que se pesquisa. Um procedimento com alta sensibilidade identifica quase todos os casos, mas pode falhar reconhecendo erroneamente um não-caso (falso-positivo) como caso. Outro procedimento com alta especificidade pode ter a qualidade de apenas reconhecer casos verdadeiros, mas pode falhar, deixando de reconhecê-los, considerando-os como não-casos. Obviamente, o ideal de um procedimento diagnóstico é que ele seja confiável (reprodutível), válido (o mais próximo possível da “verdade” diagnóstica), com alta sensibilidade e especificidade.”
Nosso gabarito é Letra C
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
446) Sobre a avaliação psicológica é correto afirmar o seguinte:
- A) o psicólogo tem a liberdade de basear sua decisão nos recursos que considerar adequados.
- B) é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, delimitada no tempo.
- C) com o objetivo de embasar decisões, necessita-se fazer uso de testes psicométricos.
- D) define-se como uma forma de conhecer processos psicológicos mediante uso de procedimentos de exame.
A alternativa correta é letra B) é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, delimitada no tempo.
Gabarito: Letra B
Sobre a avaliação psicológica é correto afirmar o seguinte:
a) o psicólogo tem a liberdade de basear sua decisão nos recursos que considerar adequados.
Errado. O psicólogo tem a liberdade de basear sua decisão nos recursos que considerar adequados desde que esses recursos obedeçam o que preconiza o código de ética e as resoluções do CFP, ou seja, sejam reconhecidos pela ciência psicológica, e no caso dos testes, sejam considerados favoráveis pelo SATEPSI.
b) é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, delimitada no tempo.
Certo! Essa é uma definição de avaliação psicológica.
c) com o objetivo de embasar decisões, necessita-se fazer uso de testes psicométricos.
Errado. O uso ou não de testes, bem como a natureza deles, vai depender do contexto e dos objetivos da avaliação. Quem decide quais instrumentos utilizar é o profissional que conduz a avaliação.
d) define-se como uma forma de conhecer processos psicológicos mediante uso de procedimentos de exame.
Errado. Os procedimentos utilizados são técnicas e testes reconhecidos pela ciência psicológica.
Nosso gabarito é Letra B.
447) Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar Avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada. Pergunta-se: que competências um psicólogo necessita para realizar Avaliação Psicológica?
- A) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos gerais de Psicologia, Estatística e Sociologia, e utilizar diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas
- B) Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos
- C) Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas de Psicologia Analítica e Comportamental, de modo que a análise e interpretação sejam completas
- D) Ter conhecimentos da área de Estatística, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar com os resultados
- E) Ter domínio dos procedimentos para criação, interpretação e comunicação do(s) instrumento(s) utilizado(s) para a Avaliação Psicológica.
A alternativa correta é letra B) Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos
Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar Avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada. Pergunta-se: que competências um psicólogo necessita para realizar Avaliação Psicológica?
Essa questão pode ser respondida com base no seguinte texto da Cartilha Avaliação Psicológica do CFP:
"9. Que competências um psicólogo necessita para realizar avaliação psicológica?
Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:
¬ Ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, construtos esses avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;
¬ Ter domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;
¬ Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analí- tica, fenomenologia, Psicologia sociohistórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos seja coerente com tais referenciais;
¬ Ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um;
¬ Ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica."
Com isso, identificamos a resposta correta na Letra B.
a) Ter amplos conhecimentos dos fundamentos gerais de Psicologia, Estatística e Sociologia, e utilizar diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas
b) Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos
c) Possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas de Psicologia Analítica e Comportamental, de modo que a análise e interpretação sejam completas
d) Ter conhecimentos da área de Estatística, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar com os resultados
e) Ter domínio dos procedimentos para criação, interpretação e comunicação do(s) instrumento(s) utilizado(s) para a Avaliação Psicológica.
448) A avaliação psicológica envolve um conjunto de métodos e técnicas, e os testes são uma parte (muito importante, mas não exclusiva) desse processo. Sobre os métodos e técnicas de avaliação, analise as afirmações a seguir.
I – Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples que não requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser classificadas em: estruturadas, semi-estruturadas ou informais (não estruturadas);
II – Entrevistas estruturadas seguem um roteiro muito preciso. O entrevistador dispõe de um conjunto de perguntas que devem ser feitas para colher dados específicos que permitam gerar hipóteses diagnósticas ou produzir comparações entre todas as pessoas entrevistadas;
III – Entrevistas semi-estruturadas têm um roteiro pré-estabelecido, embora o entrevistador geralmente tenha algumas questões que deseje explorar. Ele ouve o entrevistado e, em função do conteúdo de sua fala, faz perguntas ou observações;
IV – Entrevistas informais, ou não estruturadas, têm um roteiro e um conjunto básico de questões. Porém, o entrevistador flexibiliza o uso do roteiro e, em função das respostas, pode conduzir a entrevista para outros rumos e explorar outras informações do entrevistado.
Após sua avaliação, assinale a alternativa correta.
- A) A afirmativa IV é a única verdadeira
- B) As afirmativas II e III são verdadeiras
- C) A afirmativa II é a única verdadeira
- D) As afirmativas I e II são verdadeiras
- E) A afirmativa I é a única verdadeira
A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é a única verdadeira
Gabarito Letra C
I - Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples que não requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser classificadas em: estruturadas, semi-estruturadas ou informais (não estruturadas);
Errado. Apesar de muito utilizada, isso não significa que a entrevista seja simples e que dispense treinamento, pelo contrário, ela é um procedimento complexo que exige treinamento especializado.
II – Entrevistas estruturadas seguem um roteiro muito preciso. O entrevistador dispõe de um conjunto de perguntas que devem ser feitas para colher dados específicos que permitam gerar hipóteses diagnósticas ou produzir comparações entre todas as pessoas entrevistadas;
Certo. Pela sua rigidez, as entrevistas estruturadas não são muito utilizadas na prática clínica.
“Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais (não estruturadas). As primeiras seguem um roteiro muito preciso (veremos um exemplo mais adiante), em que o entrevistador dispõe de um conjunto de perguntas que devem ser feitas. Esse roteiro é organizado com o objetivo de colher dados específicos que permitam gerar hipóteses diagnósticas ou produzir comparações entre todas as pessoas entrevistadas. O entrevistador geralmente faz anotações ao longo da entrevista. As questões e as perguntas feitas não costumam requerer respostas longas e, por isso, em geral não são gravadas.”
III - Entrevistas semi-estruturadas têm um roteiro pré-estabelecido, embora o entrevistador geralmente tenha algumas questões que deseje explorar. Ele ouve o entrevistado e, em função do conteúdo de sua fala, faz perguntas ou observações;
Errado. Essa é a definição das entrevistas não estruturadas, apenas trocando que estas não tem roteiro pré-estabelecido. Já as entrevistas semi-estruturadas:
“Entrevistas semiestruturadas, como o nome diz, também têm um roteiro e um conjunto básico de questões, mas o entrevistador não fica totalmente preso a esse roteiro e, em função das respostas, pode conduzir a entrevista para outros rumos e explorar com mais profundidade informações que o entrevistado traz. Contudo, há alguns tópicos que devem ser abordados ao longo da entrevista. O desvio para outros temas é feito com o objetivo de entender melhor o entrevistado e colher mais informações. Em geral, esse tipo de entrevista deve ser gravado.”
IV - Entrevistas informais, ou não estruturadas, têm um roteiro e um conjunto básico de questões. Porém, o entrevistador flexibiliza o uso do roteiro e, em função das respostas, pode conduzir a entrevista para outros rumos e explorar outras informações do entrevistado.
Errado. Como vimos, essa é a definição das entrevistas semiestruturadas.
“Por fim, entrevistas informais, ou não estruturadas, não têm um roteiro preestabelecido, embora o entrevistador geralmente tenha algumas questões que deseje explorar. Ele ouve o entrevistado e, em função do conteúdo de sua fala, faz perguntas ou observações. A principal vantagem das entrevistas não estruturadas é a possibilidade que o entrevistador tem de descobrir novas informações ou de explorar um tópico de forma mais aprofundada. A desvantagem é o tempo necessário para realizar esse procedimento. Entrevistas não estruturadas podem demandar um tempo muito mais longo e devem sempre ser gravadas”
Assim, apenas II está correta.
Gabarito Letra C
Referência
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (Eds.). (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.
449) “O documento deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico. “ Marque a alternativa que identifica o documento acima descrito.
- A) Declaração do Psicólogo(a).
- B) Parecer Psicológico.
- C) Requerimento Psicológico.
- D) Laudo Psicológico.
- E) Relatório Psicológico.
A alternativa correta é letra D) Laudo Psicológico.
“O documento deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico. “ Marque a alternativa que identifica o documento acima descrito.
Para a compreensão da correção desta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
2) Análise das alternativas
1) Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
Na tabela a seguir acompanhe uma síntese sobre as modalidades de documentos psicológicos, segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
Modalidades de documentos psicológicos: I - Declaração; II - Atestado Psicológico; III - Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional; IV - Laudo Psicológico; V - Parecer Psicológico. Resolução CFP N.º 006/2019 |
DECLARAÇÃO Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações: I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante; II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização; III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários. |
ATESTADO PSICOLÓGICO O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de: I - Justificar faltas e impedimentos; II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica; III - Solicitar afastamento e/ou dispensa. |
RELATÓRIO PSICOLÓGICO Relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. |
RELATÓRIO MULTIPROFISSIONAL O relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos. |
LAUDO PSICOLÓGICO O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. Deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico. O Laudo Psicológico é composto de seis itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências |
PARECER PSICOLÓGICO O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados. |
2) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “D” (Laudo psicológico) corresponde a alternativa que descreve corretamente o documento requisitado pelo enunciado;
- As demais alternativas citam outras modalidades de documentos psicológicos mencionadas e pertinentemente descritas no quadro explicativo supracitado.
- Concluindo a análise, destaca-se que a “LETRA “D” (Requerimento Psicológico) não corresponde a nenhuma modalidade de documento, conforme a Resolução CFP N.º 006/2019, enquanto que na LETRA “A” onde está expresso “Declaração do Psicólogo(a)”, a nomenclatura correta é DECLARAÇÃO.
Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 24 de janeiro de 2021.
450) Analise as afirmativas abaixo sobre o Relatório Multiprofissional e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O Relatório Multiprofissional é composto de 6 (seis) itens, conforme resolução CFP 06/2019.
( ) Na descrição da demanda, o profissional da Psicologia deve descrever as informações sobre o que motivou a busca pelo processo de trabalho multiprofissional, indicando quem forneceu as informações e as demandas que levaram à solicitação do documento.
( ) O Relatório Multiprofissional isenta a(o) psicóloga(o) de realizar o registro documental conforme Resolução CFP n.º 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.
( ) Análise – nesse item, orienta-se que cada profissional faça sua análise separadamente, identificando com subtítulo o nome e a categoria profissional, conforme Resolução CFP 06/2019.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A) F, F, F, F.
- B) F, V, F, V.
- C) V, V, V, V.
- D) V, F, V, F.
- E) F, F, V, V.
A alternativa correta é letra B) F, V, F, V.
INCORRETA. Segundo a Resolução CFP 06/2019:
“I - O Relatório Multiprofissional é composto de cinco itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão.”
CORRETA. Sobre descrição da demanda, a Resolução CFP 06/2019:
“Neste item, a(o) psicóloga(o), autora(or) do documento, deve descrever as informações sobre o que motivou a busca pelo processo de trabalho multiprofissional, indicando quem forneceu as informações e as demandas que levaram à solicitação do documento.”
INCORRETA. Contrariando isto, segundo a Resolução em destaque:
“- O relatório multiprofissional não isenta a(o) psicóloga(o) de realizar o registro documental, conforme Resolução CFP n.º 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la”
CORRETA. Corroborando a assertiva, a Resolução CFP 06/2019 recomenda:
“Neste item orienta-se que cada profissional faça sua análise separadamente, identificando, com subtítulo, o nome e a categoria profissional.”
Considerando a análise realizada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo é “F, V, F, V”, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH