Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
461) O psicólogo realizou um processo completo de avaliação psicológica de uma criança de 9 anos, com queixas de dificuldades socioemocionais e atrasos no desenvolvimento. Em relação à elaboração do documento escrito produzido pelo psicólogo para essa finalidade, assinale a alternativa correta.
- A) Refere-se a um parecer.
- B) Refere-se a um laudo psicológico.
- C) Refere-se a uma declaração.
- D) Refere-se a um relatório psicológico.
- E) Emite um relatório multiprofissional.
A alternativa correta é letra B) Refere-se a um laudo psicológico.
O psicólogo realizou um processo completo de avaliação psicológica de uma criança de 9 anos, com queixas de dificuldades socioemocionais e atrasos no desenvolvimento. Em relação à elaboração do documento escrito produzido pelo psicólogo para essa finalidade, assinale a alternativa correta.
Para a compreensão da correção desta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
- Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
- Análise das alternativas
1) Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
Na tabela a seguir acompanhe uma síntese sobre as modalidades de documentos psicológicos, segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
Modalidades de documentos psicológicos: I - Declaração; II - Atestado Psicológico; III - Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional; IV - Laudo Psicológico; V - Parecer Psicológico. |
DECLARAÇÃO Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações: I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante; II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização; III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários. |
ATESTADO PSICOLÓGICO O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de: I - Justificar faltas e impedimentos; II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica; III - Solicitar afastamento e/ou dispensa. |
RELATÓRIO PSICOLÓGICO Relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. |
RELATÓRIO MULTIPROFISSIONAL O relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos. |
LAUDO PSICOLÓGICO O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. Deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico. O Laudo Psicológico é composto de seis itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências |
PARECER PSICOLÓGICO O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados. |
2) Análise das alternativas
- Apenas a LETRA “B” (Laudo psicológico) corresponde a alternativa que descreve corretamente o documento requisitado pelo enunciado, já que o relatório psicológico não tem como finalidade produzir diagnóstico psicológico, a qual costuma estar relacionada o processo de avaliação psicológica. Além disso, nas “Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019”, do CRP 12ª região, tem-se:
“A distinção entre relatório e laudo psicológico está na finalidade dos documentos. Enquanto o primeiro descreve o trabalho, sua evolução e sugere encaminhamentos, o segundo discorre sobre um processo de avaliação psicológica e faz recomendações com base nos seus resultados.”
- As demais alternativas citam outras modalidades de documentos psicológicos mencionadas e pertinentemente descritas no quadro explicativo supracitado.
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Comissão de Orientação e Fiscalização Conselho Regional de Psicologia 12ª região. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. (2019). Disponível https://bit.ly/3BsDZjr
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH
462) Um psicólogo iniciou em um serviço público de psicologia, no qual já havia mais três psicólogas. Uma delas havia, recentemente, exonerado. Ele encontrou um arquivo, trancado com chaves, de laudos psicológicos da psicóloga que foi embora, datados de até 3 anos atrás, arquivo que passará a utilizar, segundo suas colegas de trabalho. Sobre a guarda desses materiais, assinale a alternativa correta.
- A) Esse psicólogo pode eliminar o material para usar o arquivo, pois três anos ultrapassam o tempo previsto para a guarda desses materiais.
- B) Esse psicólogo pode eliminar esse material, pois a psicóloga que o elaborou não se encontra mais no serviço público.
- C) Esse psicólogo deve guardar o material por pelo menos mais um ano.
- D) Esse psicólogo deve guardar o material por no mínimo 10 anos.
- E) Esse psicólogo deve guardar o material por no mínimo 5 anos.
A alternativa correta é letra E) Esse psicólogo deve guardar o material por no mínimo 5 anos.
Um psicólogo iniciou em um serviço público de psicologia, no qual já havia mais três psicólogas. Uma delas havia, recentemente, exonerado. Ele encontrou um arquivo, trancado com chaves, de laudos psicológicos da psicóloga que foi embora, datados de até 3 anos atrás, arquivo que passará a utilizar, segundo suas colegas de trabalho. Sobre a guarda desses materiais, assinale a alternativa correta.
Para a compreensão do assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:
- Prazo mínimo para guarda de documentos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
- Análise das alternativas
1) Prazo mínimo para guarda de documentos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
Segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
“Art. 15 Os documentos escritos decorrentes da prestação de serviços psicológicos, bem como todo o material que os fundamentaram, sejam eles em forma física ou digital, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos, conforme Resolução CFP n.º 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.”
NOTA: observe que no que tange a GUARDA de documentos há na Resolução CFP N.º 006/2019 um prazo determinado.
2) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “E” (psicólogo deve guardar o material por no mínimo 5 anos) corresponde ao que requisita o enunciado e recomenda a resolução supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que o que consta na LETRA “B” (esse psicólogo pode eliminar esse material, pois a psicóloga que o elaborou não se encontra mais no serviço público”, é incompatível com o que traz a Resolução CFP N.º 006/2019, que expressa que “em caso de desligamento da(o) psicóloga(o), o material permanece na instituição. O repasse deve seguir ao indicado no Código de Ética Profissional, e inclui a entrega do material com termo de repasse à nova profissional que venha a assumir o serviço ou lacre junto à fiscal do CRP da jurisdição.”
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “E” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH
463) Considerando que as dificuldades de aprendizagem podem surgir de diferentes maneiras e de múltiplas causas, associe a Coluna 1 à Coluna 2 e identifique as diferenças entre a Avaliação e a intervenção Psicopedagógica.
Coluna 1
1. Avaliação psicopedagógica.
2. Intervenção psicopedagógica.
Coluna 2
( ) Investiga as relações do indivíduo com o conhecimento, os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender.
( ) Desenvolve sessões com uma sequência de tempo pré-estabelecido, além de utilizar instrumentos formais, como os testes.
( ) Trabalha a dificuldade específica do sujeito a fim de melhorar seu desenvolvimento frente à dificuldade de aprendizagem apresentada. ( ) Utiliza estratégias focadas na recuperação dos conteúdos escolares considerados deficitários, bem como na organização de hábitos de estudo, por meio de atividades lúdicas que visem à expressão dos sentimentos do aluno em relação à escola e à aprendizagem.
( ) Trabalha em longo prazo, com maior flexibilidade e criatividade para atuar não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também nos comportamentais e emocionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 1 – 1 – 2 – 2 – 2.
- B) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.
- C) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
- D) 2 – 2 – 1 – 1 – 1.
A alternativa correta é letra A) 1 – 1 – 2 – 2 – 2.
Gabarito: Letra A
(1) Investiga as relações do indivíduo com o conhecimento, os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender.
Essa investigação faz parte de um processo de avaliação:
“A psicopedagogia é um campo de conhecimento em que a psicologia e a pedagogia interagem, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tentando remover os obstáculos desse processo. Nesse contexto, a avaliação psicopedagógica tem como objetivo investigar as relações do individuo com o conhecimento e os seus vínculos com a aprendizagem e todas as significações implícitas no ato de aprender”
(1) Desenvolve sessões com uma sequência de tempo pré-estabelecido, além de utilizar instrumentos formais, como os testes.
Também é na avaliação que são utilizados instrumentos como os testes em uma sequência de tempo pré-estabelecida.
(2) Trabalha a dificuldade específica do sujeito a fim de melhorar seu desenvolvimento frente à dificuldade de aprendizagem apresentada.
Depois que a avaliação é feita e a dificuldade é identificada, o trabalho vem através de intervenção psicopedagógica.
“Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, pode-se optar por realizar uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem. A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica. A fim de diferenciar o papel do psicólogo nesses dois processos, pretende-se, por meio de um estudo de caso, identificar a postura profissional do psicólogo no processo de avaliação e intervenção psicopedagógica.”
(2) Utiliza estratégias focadas na recuperação dos conteúdos escolares considerados deficitários, bem como na organização de hábitos de estudo, por meio de atividades lúdicas que visem à expressão dos sentimentos do aluno em relação à escola e à aprendizagem.
Como vimos na afirmativa anterior, essas estratégias fazem parte da intervenção.
(2) Trabalha em longo prazo, com maior flexibilidade e criatividade para atuar não apenas nos aspectos pedagógicos, mas também nos comportamentais e emocionais.
Também é na intervenção que o psicopedagogo tem maior flexibilidade e tempo para atuar.
“Na intervenção psicopedagógica, é possível ter uma maior flexibilidade, trabalhando com aspectos que forem surgindo ao longo da sessão. Nessa segunda etapa é necessário ter maior criatividade para poder trabalhar as dificuldades do paciente de uma forma lúdica e prazerosa, pois é importante que o paciente tenha vontade de aprender. O objetivo é a longo prazo. A todo momento, como no caso apresentado, é fornecido ajuda quando o paciente apresenta dificuldades, pois como afirma Smith e Strick (2001), é necessário “preparar o terreno” para que as crianças consigam obter sucesso de forma regular, pois este é o único incentivo que funciona a longo prazo. Com o tempo, são estruturadas circunstâncias para que possam obter sucesso sozinhas. (...) No processo de intervenção, o psicopedagogo também tem uma maior flexibilidade e criatividade para atuar não só nos aspectos pedagógicos, mas também comportamentais e emocionais.”
Assim, a sequência correta é 1 – 1 – 2 – 2 – 2
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Da Avaliação À Intervenção Psicopedagógica: Um Estudo De Caso. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9479_5472.pdf
464) Tomando como pressuposto os escritos pressupostos por Baptista, Filho e Borges (2017), a avaliação psicológica no contexto da psicologia clínica passou a ser utilizada com maior frequência no Brasil a partir dos anos 1990. Isso se deu, principalmente, pela possibilidade do profissional colher determinadas informações que poderiam subsidiar intervenções terapêuticas no sentido de proporcionar maiores benefícios aos pacientes ou clientes.
Assim, avalie o que se afirma serem passos fundamentais da avaliação psicológica.
I – Observação.
II – Anamnese (histórico dos sintomas do paciente).
III – Entrevistas.
IV – Aplicação de métodos projetivos (testes psicológicos).
V – Abordagem psicológica.
Está correto apenas o que se afirma em
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) I, III e V.
- D) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV.
Gabarito: Letra D
I - Observação.
II - Anamnese (histórico dos sintomas do paciente).
III - Entrevistas.
IV - Aplicação de métodos projetivos (testes psicológicos).
V - Abordagem psicológica.
Os autores mencionados não trazem especificamente passos fundamentais da avaliação, mas apresentam o seguinte:
“Em avaliação clínica é seguro assumir que, independentemente da abordagem teórica, o psicólogo vai se utilizar da avaliação psicológica. Ou seja, mesmo que de forma assistemática e pragmática, a avaliação psicológica será necessária, já que qualquer tipo de queixa exige que o profissional avalie as características do cliente/paciente, do contexto, da relação e do problema. Isso tudo contribui para que se possa planejar a intervenção mais eficaz. Importante salientar, aqui, que a avaliação psicológica não pode ser vista como sinônimo de testagem psicológica (Baptista, Argimon & Yoshida, 2012). A testagem psicológica – ou seja, a utilização de testes – pode ser um complemento da avaliação psicológica; entretanto, esta demonstra ser algo muito maior do que aquela, incluindo a compilação de todos os dados provindos de diferentes métodos que podem ser empregados, tais como observação sistematizada, anamnese, entrevistas abertas, semiestruturadas ou estruturadas, aplicação de métodos projetivos, testagem psicométrica, dentre outros.”
Eles dizem, sim, que a avaliação pode incluir Observação, Anamnese, Entrevistas e Aplicação de métodos projetivos (testes psicológicos). É importante salientar que quais métodos serão utilizados é escolha do profissional.
Entretanto, podemos afirmar com certeza que “abordagem psicológica” não é um passo da avaliação psicológica.
Assim, mesmo que a questão esteja mal elaborada, podemos afirmar que está correto o que se afirma em I, II, III e IV.
Gabarito Letra D
Fonte: Baptista, M. N., Hauck-Filho, N., & Borges, L. (2017). Avaliação em Psicologia Clínica. Em M. R. C. Lins & J. C. Borsa, (Eds.), Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos (pp.355-367). São Paulo: Editora Vozes
465) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.
A avaliação psicológica é um processo amplo, dinâmico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
A avaliação psicológica é um processo amplo, dinâmico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos.
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca:
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
Explicitando cada uma das caraterísticas a respeito deste processo, acompanhe o que destaca a Cartilha do CFP (2013) e Medeiros (2019)
- Amplo: envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. (CFP, 2013)
- Dinâmico: é dinâmico pois não ocorre de modo imediato e não aborda os fenômenos de forma cristalizada. Também porque é composto por várias etapas (Medeiros, 2019).
- Estruturado: quando falo de um processo estruturado, refiro-me a um processo minimamente planejado, pensado previamente, a partir da demanda que o origina. Estou certa, porém, que a avaliação psicológica tem uma delimitação temporal que, igualmente, deve estar relacionada com o seu objetivo (Medeiros, 2019).
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Mediante a análise empreendida, ratifica-se que o ITEM está CORRETO.
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Fonte consultada:
Medeiros, J. L. (2019). Avaliação psicológica: uma perspectiva que considera os direitos fundamentais. In: Valorização profissional em tempos de “novas” práticas em psicologia. Disponível em https://bit.ly/3nIjWKh
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
466) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.
A avaliação ou testagem psicológica é composta por métodos, técnicas e instrumentos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Comparando-se o que traz a banca com o documento supracitado, ratifica-se que a avaliação e testagem psicológica são processos distintos, onde se depreende que a avaliação psicológica, dentre outros aspectos, também é composta por métodos, técnicas e instrumentos, enquanto que a testagem psicológica é um processo baseado, principalmente, no uso de testes psicológicos.
Mediante a análise empreendida, ratifica-se que o ITEM está INCORRETO.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
467) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.
Cabe ao profissional responsável pela avaliação psicológica decidir quais métodos e instrumentos deverão ser utilizados na investigação do sujeito.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica (2013, p. 11):
“Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados”
Importante: o CEBRASPE apresentou a seguinte justificativa para a questão:
JUSTIFICATIVA: CERTO. O psicólogo tem a prerrogativa de decidir quais métodos, técnicas e instrumentos a serão empregados na avaliação psicológica, ressaltando que estes devem ser fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Comparando-se a afirmativa da banca com o que preconiza o documento supracitado, ratifica-se que o ITEM está CORRETO.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
468) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.
Quando da realização da avaliação psicológica, é vedada ao psicólogo a utilização de procedimentos e recursos auxiliares, como a aplicação de técnicas e instrumentos não psicológicos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
“Na realização da Avaliação Psicológica, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) deve se basear no que dispõe o artigo 2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”
Importante: o CEBRASPE apresentou a seguinte justificativa para a questão:
JUSTIFICATIVA: ERRADO. Conforme o contexto, é possível recorrer a procedimentos ou mesmo recursos auxiliares (técnicas e instrumentos não psicológicos, respaldados cientificamente, que respeitem o Código de Ética; e documentos técnicos)
Comparando-se a afirmativa da banca com o que preconiza o documento supracitado, ratifica-se que o ITEM está INCORRETO.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 24 de janeiro de 2021.
469) A respeito de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.
Equipes multidisciplinares podem solicitar a elaboração de documento psicológico.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Equipes multidisciplinares podem solicitar a elaboração de documento psicológico.
Considerando os Princípios Fundamentais na Elaboração de Documentos Psicológicos, segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
“§ 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.”
Com base no comparativo entre afirmativa da banca e a resolução supracitada, ratifica-se que o ITEM está CORRETO.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 24 de janeiro de 2021.
470) Um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas, sendo dinâmico, e constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação e trabalho. Esse estudo requer um planejamento prévio e cuidadoso de acordo com a demanda e os fins aos quais se destina. O nome que se dá a esse processo é:
- A) testagem psicológica.
- B) avaliação psicológica.
- C) avaliação cognitiva.
- D) testagem cognitiva.
A alternativa correta é letra B) avaliação psicológica.
Gabarito: Letra B
Um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas, sendo dinâmico, e constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação e trabalho. Esse estudo requer um planejamento prévio e cuidadoso de acordo com a demanda e os fins aos quais se destina. O nome que se dá a esse processo é:
a) testagem psicológica.
b) avaliação psicológica.
c) avaliação cognitiva.
d) testagem cognitiva.
O que a questão descreve é a avaliação psicológica. A testagem é um processo mais restrito, que se refere apenas a aplicação de testes e faz parte da avaliação psicológica. Avaliação cognitiva e testagem cognitiva são restritas a aspectos cognitivos.
“A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. Segundo a Resolução CFP nº 07/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica”. Cumpre enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Cartilha de Avaliação Psicológica. Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf