Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
471) Há a necessidade de uma Ética na Avaliação Psicológica. Em suma, esta não supõe:
- A) O reconhecimento e identificação da especificidade da avaliação psicológica e da sua necessidade e utilidade para melhor compreender, julgar e tomar decisões.
- B) Uma atitude e um movimento de questionamento permanente onde o formular de interrogações acerca do sentido, valores, princípios e imperativos a que deve obedecer a conduta da avaliação psicológica.
- C) A adoção de explicações hegemónicas e onipotentes, subjacentes à ideia de possibilidade de um conhecimento total acerca do sujeito que é objeto de avaliação psicológica. Neste contexto convém relembrar que a avaliação psicológica não se esgota numa racionalidade técnico/ científica e prática.
- D) Importa estar consciente de que o esforço constante na delimitação de Princípios e de valores da conduta profissional dos psicólogos prolonga-se numa melhor fundamentação ao nível das teorias e dos modelos na avaliação psicológica, nesta linha os princípios éticos e morais devem ser igualmente procurados fora da psicologia.
- E) O exame constante do modo como o psicólogo produz-constrói as suas observações e toma decisões acerca do(s) sujeito(s), exige uma grande atenção aos seus sentimentos para com o Outro e um trabalho permanente de reflexão pessoal (auto avaliação, introspecção e autoconhecimento), sobre os fundamentos, valor e sentido dos seus atos.
A alternativa correta é letra C) A adoção de explicações hegemónicas e onipotentes, subjacentes à ideia de possibilidade de um conhecimento total acerca do sujeito que é objeto de avaliação psicológica. Neste contexto convém relembrar que a avaliação psicológica não se esgota numa racionalidade técnico/ científica e prática.
Gabarito: Letra C
a) O reconhecimento e identificação da especificidade da avaliação psicológica e da sua necessidade e utilidade para melhor compreender, julgar e tomar decisões.
Errado. É fundamental que o profissional conheça quais são os objetivos da avaliação psicológica no contexto em que foi solicitada. A ética na avaliação psicológica supõe, sim, o que foi afirmado.
b) Uma atitude e um movimento de questionamento permanente onde o formular de interrogações acerca do sentido, valores, princípios e imperativos a que deve obedecer a conduta da avaliação psicológica.
Errado. Também é de suma importância que haja um questionamento constante sobre o sentido, os valores, os princípios e imperativos da avaliação psicológica.
c) A adoção de explicações hegemónicas e onipotentes, subjacentes à ideia de possibilidade de um conhecimento total acerca do sujeito que é objeto de avaliação psicológica. Neste contexto convém relembrar que a avaliação psicológica não se esgota numa racionalidade técnico/ científica e prática.
Certo. Esse não é um suposto ético da avaliação psicológica, pelo contrário, ela deve renunciar a explicações hegemônicas e onipotentes.
d) Importa estar consciente de que o esforço constante na delimitação de Princípios e de valores da conduta profissional dos psicólogos prolonga-se numa melhor fundamentação ao nível das teorias e dos modelos na avaliação psicológica, nesta linha os princípios éticos e morais devem ser igualmente procurados fora da psicologia.
Errado. A ética também deve estar presente na elaboração de teorias e modelos. A ética na avaliação psicológica supõe, sim, o que foi afirmado.
e) O exame constante do modo como o psicólogo produz-constrói as suas observações e toma decisões acerca do(s) sujeito(s), exige uma grande atenção aos seus sentimentos para com o Outro e um trabalho permanente de reflexão pessoal (auto avaliação, introspecção e autoconhecimento), sobre os fundamentos, valor e sentido dos seus atos.
Errado. É uma obrigação ética se manter pessoalmente preparado para as demandas profissionais, através de terapia e busca por autoconhecimento.
Nosso gabarito é Letra C
472) É uma conduta desejável que toda intervenção psicológica seja precedida de uma avaliação. No caso de ser solicitado um atendimento psicológico para uma mulher que apresenta reações emocionais intensas e desorganizadas, porque um de seus filhos morreu subitamente, o processo avaliativo
- A) é desnecessário, uma vez que se caracterizou uma situação de caráter emergencial.
- B) precisa ser realizado de forma mais minuciosa, uma vez que existe risco de colapso.
- C) pode se efetivar ao final do processo terapêutico, para estimar o prognóstico do caso.
- D) visa ao diagnóstico diferencial, a fim de limitar as hipóteses clínicas para o caso.
- E) deve ter caráter interventivo, uma vez que se trata de uma condição clínica aguda.
A alternativa correta é letra E) deve ter caráter interventivo, uma vez que se trata de uma condição clínica aguda.
Gabarito: Letra E
É uma conduta desejável que toda intervenção psicológica seja precedida de uma avaliação. No caso de ser solicitado um atendimento psicológico para uma mulher que apresenta reações emocionais intensas e desorganizadas, porque um de seus filhos morreu subitamente, o processo avaliativo
a) é desnecessário, uma vez que se caracterizou uma situação de caráter emergencial.
Errado. A avaliação não se torna desnecessária pelo caráter emergencial da situação. Ela ainda é importante, mas não deve ser feita de forma tradicional.
b) precisa ser realizado de forma mais minuciosa, uma vez que existe risco de colapso.
Errado. Uma avaliação mais minuciosa implica uma avaliação mais demorada, que não é apropriada nesse caso.
c) pode se efetivar ao final do processo terapêutico, para estimar o prognóstico do caso.
Errado. A avaliação deve ser feita no início do processo, para que este seja o mais adequado possível.
d) visa ao diagnóstico diferencial, a fim de limitar as hipóteses clínicas para o caso.
Errado. Não há hipóteses iniciais para ser feito um diagnóstico diferencial.
e) deve ter caráter interventivo, uma vez que se trata de uma condição clínica aguda.
Certo! Por ser uma condição clínica aguda, a avaliação deve ser o mais breve possível ou ser feita em conjunto com a intervenção.
“Como exemplo, temos o caso de uma pessoa com perda recente na família, por acidente de trânsito, que apresentava reações emocionais muito intensas e desorganizadas. O certo seria encaminhá-la a um profissional que já pudesse realizar uma intervenção com foco terapêutico. Sabe-se que toda a intervenção é precedida de uma avaliação, mas, como nessa situação se está diante de uma condição clínica aguda, o processo avaliativo deve ser abreviado ou realizado concomitantemente ao processo psicoterápico, exigindo que o profissional também tenha conhecimentos e habilidades voltados à intervenção no sentido terapêutico.”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed.
473) Analise as afirmativas abaixo a respeito da avaliação neuropsicológica.
1. Pode ser entendida como um método de examinação do encéfalo por meio do produto no comportamento.
2. Pode ser dar através do estudo do comportamento com entrevistas e testes normatizados.
3. Pode se basear em duas perspectivas: a idiográfica e a nomotética.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 2.
- C) É correta apenas a afirmativa 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3
A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3
Gabarito: Letra E
Analise as afirmativas abaixo a respeito da avalia[1]ção neuropsicológica.
Certo! Veja:
“A avaliação neuropsicológica pode ser classicamente definida como um método para se examinar o encéfalo por meio do estudo de seu produto comportamental (Lezak, Howieson, & Loring, 2004). Desde a década de 1960, tem sido influenciada pela psicologia cognitiva. Nesse contexto, a ênfase é a avaliação do processamento da informação, isto é, das diferentes operações mentais necessárias para a execução de determinadas tarefas (Gazzaniga, Ivry, & Mangun, 2002). As operações mentais envolvem tomar uma representação como um input, executar algum tipo de processamento sobre ele e, então, produzir uma nova representação, o output. Assim, a teoria neuropsicológica deve apresentar explanações sobre o processamento subjacente às atividades mentais superiores do ser humano (Bear, Connors, & Paradiso, 2002) que permitam a verificação neuroanatômica de tal processamento (Kristensen, Almeida, & Gomes, 2001).”
2. Pode ser dar através do estudo do comporta[1]mento com entrevistas e testes normatizados.
Certo! Os questionários também são utilizados.
3. Pode se basear em duas perspectivas: a idio[1]gráfica e a nomotética.
Certo! Veja:
“A avaliação neuropsicológica envolve o estudo intensivo do comportamento por meio de entrevistas, questionários e testes normatizados que permitam obter desempenhos relativamente precisos (Lezak et al., 2004). À semelhança dos procedimentos usados na avaliação psicológica, a avaliação neuropsicológica pode se basear em duas perspectivas distintas: a idiográfica e a nomotética (Primi, 2010; Tavares, 2003). A perspectiva idiográfica está mais relacionada com procedimentos não padronizados, pouco estruturados, já que visa a obtenção de informações aprofundadas sobre o sujeito, relacionando-as com seu histórico específico e os contextos culturais e sociais nos quais está inserido. Em uma perspectiva nomotética, o foco é nos padrões, nas tendências populacionais, nas informações sobre as pessoas que podem ser generalizadas. Esta última perspectiva, portanto, está mais relacionada aos procedimentos mais estruturados, com padronização estabelecida previamente.
Assim, 1, 2 e 3 estão corretas.
Gabarito Letra E.
Referência
FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L.F.; CAMARGO, C.H.P. & COSENZA,. R.M. Neuropsicologia: teoria e prática. São Paulo: ArtMed,. 2008
474) Sobre as orientações do Conselho Federal de Psicologia para Avaliação Psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) Considera restritamente o indivíduo a ser avaliado, sem pretensão de alterar a demanda de modo contextualizado ou observar os condicionantes históricos, culturais, políticos, sociais ou econômicos.
- B) É equivalente ao termo testagem.
- C) Devem ser desconsiderados quaisquer testes projetivos, uma vez que fazem parte do repertório compreensivo da dinâmica psíquica e a avalição psicológica deve ser sempre descritiva.
- D) Quando em serviços que têm equipe multiprofissional, os testes psicológicos são aplicados por psicólogos, enfermeiros ou terapeutas ocupacionais para melhor integração dos dados colhidos.
- E) A responsabilidade da escolha dos testes utilizados é apenas do profissional de psicologia.
A alternativa correta é letra E) A responsabilidade da escolha dos testes utilizados é apenas do profissional de psicologia.
Gabarito: Letra E
Sobre as orientações do Conselho Federal de Psicologia para Avaliação Psicológica, assinale a alternativa correta.
a) Considera restritamente o indivíduo a ser avaliado, sem pretensão de alterar a demanda de modo contextualizado ou observar os condicionantes históricos, culturais, políticos, sociais ou econômicos.
Errado. A avaliação psicológica deve considerar o indivíduo e os condicionantes históricos e sociais, para modificar esses condicionantes.
“Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”
b) É equivalente ao termo testagem.
Errado. A avaliação é mais ampla que a testagem, que pode fazer parte da avaliação.
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
c) Devem ser desconsiderados quaisquer testes projetivos, uma vez que fazem parte do repertório compreensivo da dinâmica psíquica e a avalição psicológica deve ser sempre descritiva.
Errado. Os testes projetivos podem, sim, ser utilizados na avaliação psicológica.
d) Quando em serviços que têm equipe multiprofissional, os testes psicológicos são aplicados por psicólogos, enfermeiros ou terapeutas ocupacionais para melhor integração dos dados colhidos.
Errado. Apenas os profissionais da psicologia podem aplicar testes psicológicos.
e) A responsabilidade da escolha dos testes utilizados é apenas do profissional de psicologia.
Certo! Veja:
“Cabe ao profissional investigar quais são os procedimentos, os meios e as técnicas mais adequados para o contexto de seu trabalho, uma vez que o CFP defende a autonomia profissional das (os) psicólogas (os) quanto à escolha dos testes, em consonância com a Resolução CFP nº 002/2003:
Art. 11 – As condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis.
Parágrafo Único – A consideração da informação referida no caput deste artigo é parte fundamental do processo de avaliação psicológica, especialmente na escolha do teste mais adequado a cada propósito e será de responsabilidade do psicólogo que utilizar o instrumento.(CFP,2003)”
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
475) Preencha corretamente as lacunas.
A/O ______________________ é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto a/o __________________________ pode ser considerada/o um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos. O parecer favorável no ______________________________ indica que o teste possui, pelo menos, um conjunto mínimo de estudos que atesta sua qualidade. A utilidade para algum propósito e contexto específicos dependerá de uma análise cuidadosa desses estudos.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
- A) psicologia clínica / psicodiagnóstico / Conselho Regional de Psicologia (CRP)
- B) testagem psicológica / entrevista psicológica / Conselho Federal de Psicologia (CFP)
- C) psicodiagnóstico / entrevista preliminar / Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP)
- D) avaliação psicológica / testagem psicológica / Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI)
A alternativa correta é letra D) avaliação psicológica / testagem psicológica / Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI)
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos [...] O parecer favorável no SATEPSI (satepsi.cfp.org.br) indica que o teste possui, pelo menos, um conjunto mínimo de estudos que atesta sua qualidade. A utilidade para algum propósito e contexto específicos dependerá de uma análise cuidadosa desses estudos.”
Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “D” (avaliação psicológica / testagem psicológica / Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI)) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que embora algumas das alternativas até citem alguns dos elementos contidos no recorte textual, estas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
476) Leia o excerto a seguir: “Eysenck, eminente estudioso no campo da personalidade, considerava as diferenças individuais como sendo produzidas pela herança genética, sendo que seu principal foco de interesse era o temperamento […]. Este teórico postulava que o temperamento tem origem biológica, e seus traços são universais. A partir de exaustivos estudos de análise fatorial conduzidos durante várias décadas, com várias populações, assim como resultados de técnicas psicométricas e experimentações de laboratório, concluiu que a estrutura de temperamento consistia de três fatores básicos:_____, _____ e_____ conhecidos entre teóricos da personalidade como _____ (STRELAU, 1998 apud Ito; Guzzo, 2002 – Scielo).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas
- A) Introversão (I)/Extroversão (E)/Neurose (N)/ IEN
- B) Psicoticismo (P)/Extroversão (E)/Neuroticismo (N)/PEN
- C) Sociopatia (S)/Sociocultural (S)/Socioneural (S)/SSS
- D) Persona (P) Genética (G)/Afetividade (A)/PGA
A alternativa correta é letra B) Psicoticismo (P)/Extroversão (E)/Neuroticismo (N)/PEN
Para a compreensão do assunto que traz a questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre os três traços ou dimensões da personalidade conforme Eysenck
2) Análise das alternativas
1) Sobre os três traços ou dimensões da personalidade conforme Eysenck
Hans Jürgen Eysenck foi um psicólogo nascido na Alemanha, que elaborou medidas psicométricas (questionários), utilizando-se de técnicas estatísticas fatoriais, a fim de relacionar variáveis de análise. Considerando as contribuições do autor, Ito & Guzzo (2002) destacam:
“Eysenck, eminente estudioso no campo da personalidade, considerava as diferenças individuais como sendo produzidas pela herança genética, sendo que seu principal foco de interesse era o temperamento (Boeree, 1998a). Este teórico postulava que o temperamento tem origem biológica, e seus traços são universais. A partir de exaustivos estudos de análise fatorial conduzidos durante várias décadas, com várias populações, assim como resultados de técnicas psicométricas e experimentações de laboratório, concluiu que a estrutura de temperamento consistia de três fatores básicos: psicoticismo (P), extroversão (E) e neuroticismo (N), conhecidos entre teóricos da personalidade como PEN”
Complementando o assunto e explicitando cada um dos elementos propostos por Eysenck, Perez & Cols. (2013) acrescentam:
Eysenck descreveu três traços ou dimensões da personalidade, quais sejam: Extroversão-Introversão (E), Neuroticismo (N) e Psicoticismo (P). Os traços são expressos em termos de um contínuo, podendo a classificação das pessoas incidir sobre qualquer ponto, desde os extremos até pontos medianos.
- No traço E, num extremo as pessoas são altamente sociáveis (Extrovertidos) e no outro, muito reservadas (Introvertidos).
- No traço N, também denominado emotividade, altas pontuações indicam pessoas extremamente emotivas e baixas pontuações indicam pessoas muito estáveis emocionalmente.
- Por fim, no traço P ou impulsividade, as pessoas com alta pontuação são impulsivas, agressivas e tendem a serem hostis; a baixa pontuação indica uma pessoa precavida, sem tendências de hostilidade ou agressividade
2) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “B” (Psicoticismo (P)/Extroversão (E)/Neuroticismo (N)/PEN) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que embora algumas das alternativas até citem alguns fatores relacionados a proposta de Eysenck, estas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Perez, C. R., Rabelo, I. S., & Rubio, K. (2013). Avaliação de traços de personalidade em futuros educadores do esporte brasileiro. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 21(4), 48-55.
Ito, P. D. C. P., & Guzzo, R. S. L. (2002). Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estudos de Psicologia (Campinas), 19, 91-100.
477) A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas.
A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
- A) Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária
- B) Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins os quais a avaliação se destina
- C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar as condicionantes estritamente ligadas ao campo individual e respectivo psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar somente sobre o indivíduo
- D) O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo
A alternativa correta é letra C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar as condicionantes estritamente ligadas ao campo individual e respectivo psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar somente sobre o indivíduo
A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos [...] O parecer favorável no SATEPSI (satepsi.cfp.org.br) indica que o teste possui, pelo menos, um conjunto mínimo de estudos que atesta sua qualidade. A utilidade para algum propósito e contexto específicos dependerá de uma análise cuidadosa desses estudos.”
Com base na Cartilha supracitada, vamos a análise das alternativas:
a) Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária
CORRETA. Segundo a Cartilha de avaliação psicológica (2013, p. 8):
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.”
b) Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins os quais a avaliação se destina
CORRETA. Conforme a Cartilha de avaliação psicológica (2013, p. 8):
“Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”
c) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar as condicionantes estritamente ligadas ao campo individual e respectivo psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar somente sobre o indivíduo
INCORRETA. Retificando isto, veja o que consta na Cartilha de avaliação psicológica (2013, p. 8):
“os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica”.
d) O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo
CORRETA. É mencionado pela Cartilha de avaliação psicológica (2013, p. 10):
“O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo. Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, etc”
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
478) No âmbito da intervenção profissional, os processos de investigação psicológica são denominados de avaliação psicológica.
Os pais de João, de 6 anos, foram chamados à escola. João tem chorado na escola, pede para ir embora, apresenta dificuldades de concentração nas tarefas e seu aproveitamento escolar está prejudicado.
O psicólogo, na avaliação de João, deverá usar as estratégias listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
- A) Realizar entrevista lúdica com João.
- B) Fazer anamnese com os pais de João.
- C) Aplicar testes psicológicos.
- D) Visitar a escola de João.
- E) Realizar exames de imagem de João.
A alternativa correta é letra E) Realizar exames de imagem de João.
O psicólogo, na avaliação de João, deverá usar as estratégias listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Observe o seguinte texto sobre uma avaliação de uma criança:
"Quando o paciente em questão é criança faz-se necessária a realização da entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, e, nesse sentido, é importante que o estagiário seja minucioso e busque ouvir atentamente o discurso destes para observar pontos prejudicados durante as fases de vida da criança. Posteriormente é realizada entrevista lúdica com o paciente.
No meu caso, após elaboração do plano diagnóstico, vimos a necessidade de serem aplicados testes psicológicos, a saber: AC (atenção), HTP (personalidade), Bender (maturidade visomotora) e Raven Matrizes Coloridas (inteligência). Além disso, foram colhidas informações de fontes subsidiárias."Fonte: "O Psicodiagnóstico e sua Importância na Iniciação Clínica de Estudantes de Psicologia" (Moraes e Filho)
Com base nisso, a única afirmativa que está em desacordo é a Letra E.
a) Realizar entrevista lúdica com João.
b) Fazer anamnese com os pais de João.
c) Aplicar testes psicológicos.
d) Visitar a escola de João.
e) Realizar exames de imagem de João.
479) De acordo com SUKIENNIK, sobre a avaliação psicológica de alunos-problema, analisar a sentença abaixo:
Representa um método para obtenção de dados concretos e estandardizados relativos às capacidades e aos comportamentos de um indivíduo em uma variedade de áreas (1ª parte). Deve-se sempre iniciar a avaliação com uma anamnese bem meticulosa (2ª parte).
A sentença está:
- A) Totalmente correta.
- B) Correta somente em sua 1ª parte.
- C) Correta somente em sua 2ª parte.
- D) Totalmente incorreta.
A alternativa correta é letra A) Totalmente correta.
Representa um método para obtenção de dados concretos e estandardizados relativos às capacidades e aos comportamentos de um indivíduo em uma variedade de áreas (1ª parte).
Análise da 1ª parte: conforme o Caderno de avaliação psicológica (2016):
“...a Avaliação Psicológica pauta-se na busca de qualificar e quantificar os estados emocionais em diferentes contextos”
Deve-se sempre iniciar a avaliação com uma anamnese bem meticulosa (2ª parte).
Análise da 2ª parte: Segundo Voltolini & Almeida (2014):
“A anamnese é definida como a primeira fase de um processo, no qual se coletam dados. A história de vida ou anamnese psicopedagógica é uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos, tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aluno, dependendo da necessidade; permitindo a obtenção e análise de dados por se tratar de uma investigação profunda e detalhada. Através da anamnese serão reveladas informações do passado e presente do aluno, juntamente com as variáveis existentes em seu meio.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que sentença está TOTALMENTE CORRETA, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Voltolini, M. R; Almeida, L. E. D. F de. (2014). Avaliação diagnóstica no contexto escolar: o estudo de caso do aluno x. IN: Cadernos, P. D. E. (2014). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Disponível em https://bit.ly/3ApHzvr
Caderno de avaliação psicológica: dimensões, campos de atuação e atenção / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.
480) Processo técnico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, que utiliza métodos, técnicas e(ou) instrumentos psicológicos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, refere-se ao conceito de
- A) teste psicológico.
- B) entrevista psicológica.
- C) avaliação psicológica.
- D) pesquisa em psicologia.
- E) psicoterapia.
A alternativa correta é letra C) avaliação psicológica.
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o processo de Avaliação Psicológica
2) Análise das alternativas
1) Sobre o processo de Avaliação Psicológica
De acordo com a Resolução nº 009/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia _ CFP, a “Avaliação Psicológica” é compreendida como:
“...processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”.
De forma sintetizada a avaliação psicológica é entendida como um processo amplo, dinâmico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos. Explicitando cada uma das caraterísticas a respeito deste processo, acompanhe o que destaca a Cartilha do CFP (2013), bem como Medeiros (2019)
- Amplo: envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. (CFP, 2013)
- Dinâmico: é dinâmico pois não ocorre de modo imediato e que não aborda os fenômenos de forma cristalizada. Também porque é composto por várias etapas (Medeiros, 2019).
- Estruturado: quando falo de um processo estruturado, refiro-me a um processo minimamente planejado, pensado previamente, a partir da demanda que o origina. Estou certa, porém, que a avaliação psicológica tem uma delimitação temporal que, igualmente, deve estar relacionada com o seu objetivo (Medeiros, 2019).
2) Análise das alternativas
a) teste psicológico.
INCORRETA. O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
b) entrevista psicológica.
INCORRETA. Conforme Bleger (1998):
“A entrevista psicológica é uma relação, com características particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos integrantes é um técnico da psicologia, que deve atuar nesse papel, e o outro - ou os outros - necessita de sua intervenção técnica. [...] A realização dos objetivos possíveis da entrevista (investigação, diagnóstico, orientação, etc.) depende desse saber e da atuação de acordo com esse saber”
c) avaliação psicológica.
CORRETA. A alternativa é compatível com o que requisita a questão e é mencionado pela publicação no tópico explicativo supracitado, portanto, opção CERTA.
d) pesquisa em psicologia.
INCORRETA. A alternativa não corresponde ao termo técnico requisitado pelo enunciado, vide correção da LETRA “C”.
e) psicoterapia.
INCORRETA. A prática psicoterápica é considerada uma modalidade multifacetada, em razão dos vários modelos e abordagens existentes. Contudo, quando se fala em psicoterapia, de um modo geral, considera-se basicamente dois grandes modelos de atuação:
1.1) Psicoterapia clássica: de longa duração e que trabalha aspectos não apenas ligados ao presente, mas também regressivos (ligados ao passado) do paciente;
1. 2) Psicoterapia breve ou focal: uma proposta de tempo limitado, com número definido de sessões, objetivos delimitados, e o trabalho realizado se dá em torno de um foco ou necessidade imediata do cliente.
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Fonte consultada:
Brito, M. A. Q. D. (2012). A Inserção do Psicólogo no Centro de Atenção Psicosocial: Repercussão na significação da sua atuação profissional. Disponível em https://bit.ly/3seCXGc
Bleger, José Temas de psicologia: entrevista e grupos I José Bleger ; tradução Rita Maria M. de Maraes ; revisão Luis Lorenzo Rivera. – 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1998. - (Psícologia e pedagogia).
Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 009/2018. Brasília, DF.
Medeiros, J. L. (2019). Avaliação psicológica: uma perspectiva que considera os direitos fundamentais. In: Valorização profissional em tempos de “novas” práticas em psicologia. Disponível em https://bit.ly/3nIjWKh
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.