Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

481) De acordo com Bossa (2000), a Psicopedagogia tem caráter interdisciplinar, pois recorre à Psicologia, Psicanálise, Linguística, Fonoaudiologia, Medicina, Pedagogia, entre outras. O objeto central dos estudos da Psicopedagogia está nos processos de aprender e ensinar, levando em conta as realidades internas e externas da aprendizagem. Nesse sentido, o campo de atuação do psicopedagogo abrange os espaços onde há aprendentes e ensinantes, ou seja, é um campo amplo e o psicopedagogo pode atuar em clínica e instituições.

Paín (1985), ao tratar do diagnóstico do problema de aprendizagem apresenta o Motivo da consulta, História vital, Hora do jogo, Provas psicométricas, Provas projetivas, Provas específicas e Análise do ambiente. Assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) No Motivo da consulta os pais expressam o significado do sintoma na família; o sintoma para a família; as expectativas em relação a intervenção; fantasias de enfermidade e cura; modalidade de comunicação do casal e função do terceiro.

( ) A História vital representa a reconstrução da história da criança.

( ) A Hora do jogo denominada por Paín (1985), é o momento da intervenção mais relevante para o diagnóstico, pois, os pais e familiares jogam em parceria.

( ) As Provas projetivas tratam de desvendar quais são as partes do sujeito depositadas nos objetos que aparecem como suportes da identificação e que mecanismos atuam diante de uma instrução que obriga o sujeito a representar-se e à situações estereotipadas e carregadas emotivamente.

( ) A Análise do ambiente envolve somente as condições socioeconômicas da família, conotando que as condições financeiras afetam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem.

  • A) V, V, V, V, F.
  • B) F, V, V, V, V.
  • C) V, V, F, V, F.
  • D) F, V, V, V, F.
  • E) V, V, F, F, V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V, V, F, V, F.

Gabarito Letra C

  

(V) No Motivo da consulta os pais expressam o significado do sintoma na família; o sintoma para a família; as expectativas em relação a intervenção; fantasias de enfermidade e cura; modalidade de comunicação do casal e função do terceiro.

Verdadeiro! É no momento do motivo da consulta que os pais trazem essas informações para o terapeuta.

“Com os pais: significação do sintoma na família ou, com maior precisão, articulação funcional do problema de aprendizagem,significado do sintoma para a família, isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do problema; relaciona-se com os valores da família com respeito ao não aprender; fantasias de enfermidade e cura e expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico de tratamento; sentido do que a família espera a respeito do seu trabalho;  modalidade de comunicação do casal e função do terceiro; observar a relação dos pais entre si, os valores da família, a comunicação entre pais e você.”

 

(V) A História vital representa a reconstrução da história da criança.

Verdadeiro! A história vital é a história de vida da criança.

 

(F) A Hora do jogo denominada por Paín (1985), é o momento da intervenção mais relevante para o diagnóstico, pois, os pais e familiares jogam em parceria.

Falso. A hora do jogo é entre a criança e o profissional, os pais não participam.

 

(V) As Provas projetivas tratam de desvendar quais são as partes do sujeito depositadas nos objetos que aparecem como suportes da identificação e que mecanismos atuam diante de uma instrução que obriga o sujeito a representar-se e à situações estereotipadas e carregadas emotivamente.

Verdadeiro! Veja o que diz Paín:

“As provas projetivas tratam de desvendar quais são as partes do sujeito depositadas nos objetos. Que aparecem como suportes da identificação e que mecanismos atuam diante de uma instrução que obriga o sujeito a representar – se situações estereotipadas e carregadas emotivamente. O exame das provas projetivas permitirá, em geral, avaliar a capacidade do pensamento para construir, no relato ou no desenho, uma organização suficientemente coerente e harmoniosa como para veicular e elaborar a emoção. (PAIN, 1985 p. 61 e 62)”

 

(F) A Análise do ambiente envolve somente as condições socioeconômicas da família, conotando que as condições financeiras afetam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem.

Falso. A análise do ambiente envolve todos os elementos ambientais que influenciam na vida da criança.

 

Assim, a sequência correta é V V F V F

Gabarito Letra C

   

Fonte: PAIN. Sara. Subjetividade e objetividade: relação entre o desejo e o conhecimento. São Paulo: Cevec, 1985.

Continua após a publicidade..

482) Quais desses documentos não fazem parte das modalidades de documentos psicológicos?

  • A) Declaração psicológica.
  • B) Atestado psicológico.
  • C) Relatório psicológico e multiprofissional.
  • D) Laudo psicológico.
  • E) Testes psicológicos

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Testes psicológicos

Gabarito Letra E

Quais desses documentos não fazem parte das modalidades de documentos psicológicos?

Relembre os documentos psicológicos:

“Art. 8.º Constituem modalidades de documentos psicológicos:

I - Declaração;

II - Atestado Psicológico;

III - Relatório:

a) Psicológico;

b) Multiprofissional;

IV - Laudo Psicológico;

V - Parecer Psicológico.”


a)  Declaração psicológica.
b)  Atestado psicológico.
c)  Relatório psicológico e multiprofissional.
d)  Laudo psicológico.
e)  Testes psicológicos

 

Testes psicológicos não são um tipo de documento psicológico.

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Resolução CFP 06/2019 Comentada Orientações Sobre Elaboração De Documentos Escritos Produzidos Pela(O) Psicóloga(O) No Exercício Profissional. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf

   

483) Assinale a alternativa que não corresponda aos princípios básicos do uso da avaliação psicológica.

  • A) Aprimoramento profissional para domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.
  • B) Utilização de testes psicológicos com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia.
  • C) Guarda dos documentos de avaliação psicológica e informações obtidas.
  • D) Disponibilizar informações da avaliação psicológica somente para aquela pessoa que realizou a avaliação.
  • E) Todas as alternativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

Assinale a alternativa que não corresponda aos princípios básicos do uso da avaliação psicológica.

Vamos, primeiro, relembrar todos os princípios:

“Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica? É necessário que o psicólogo se mantenha atento aos seguintes princípios:

¬ Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica;

¬ Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI;

¬ Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado;

¬ Realização da avaliação psicológica em condições ambientais adequadas, de modo a assegurar a qualidade e o sigilo das informações obtidas;

¬ Guarda dos documentos de avaliação psicológica em arquivos seguros e de acesso controlado;

¬ Disponibilização das informações da avaliação psicológica apenas àqueles com o direito de conhecê-las;

¬ Proteção da integridade dos testes, não os comercializando, publicando ou ensinando àqueles que não são psicólogos.”


a)  Aprimoramento profissional para domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.

Certo!


b)  Utilização de testes psicológicos com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia.

Certo! Podemos entender essa afirmativa como correta, mesmo que ela não deixe claro que apenas os testes com parecer favorável devem ser utilizados.

 
c)  Guarda dos documentos de avaliação psicológica e informações obtidas.

Errado. Não é simplesmente guardar, é guardar em local seguro e de acesso controlado.


d)  Disponibilizar informações da avaliação psicológica somente para aquela pessoa que realizou a avaliação.

Errado. As informações devem ser disponibilizadas para quem tem direito de conhece-las, e não apenas para quem realizou a avaliação.


e)  Todas as alternativas estão corretas.

Errado.

 

Como há mais de uma afirmativa que não corresponde aos princípios básicos da avaliação, a questão foi anulada.

Continua após a publicidade..

484) Um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas testes, entrevistas, observações e análise de documentos psicológicos, chama-se:

  • A) teste psicológico
  • B) psicometria
  • C) seleção
  • D) avaliação psicológica

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) avaliação psicológica

Gabarito Letra D

Um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas testes, entrevistas, observações e análise de documentos psicológicos, chama-se:
a)  teste psicológico

Errado. Um teste psicológico é apenas uma das fontes de informação desse processo.


b)  psicometria

Errado. A psicometria é uma área da Psicologia que alia o uso de métricas ao conhecimento psicológico.


c)  seleção

Errado. Seleção é um processo de escolha de candidatos para uma vaga de emprego.


d)  avaliação psicológica

Certo! O que a questão traz é o conceito de avaliação psicológica:

“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf

485) Sobre o processo de avaliação psicológica, marque a alternativa incorreta.

  • A) Os testes psicológicos padronizados e com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia são recursos obrigatórios em toda e qualquer avaliação psicológica.

  • B) A avaliação da inteligência exige do psicólogo conhecimento das etapas do ciclo vital da pessoa avaliada e dos instrumentos avaliativos disponíveis.
  • C) Em alguns casos, estender o tempo de rapport antes da testagem para que a criança se familiarize com os procedimentos a serem administrados pode facilitar a avaliação de crianças.
  • D) A demanda de avaliação da inteligência de idosos costuma ser resultado de alguma perda ou disfunção cognitiva, tais como, perda de memória, dificuldade para organizar sua rotina.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Os testes psicológicos padronizados e com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia são recursos obrigatórios em toda e qualquer avaliação psicológica.

Gabarito Letra A

Sobre o processo de avaliação psicológica, marque a alternativa incorreta.
a)  Os testes psicológicos padronizados e com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia são recursos obrigatórios em toda e qualquer avaliação psicológica.

Errado. A utilização ou não de testes psicológicos na avaliação psicológica é uma escolha do profissional. Caso ele opte por usa-los, deve observar as recomendações do SATEPSI.

 

b)  A avaliação da inteligência exige do psicólogo conhecimento das etapas do ciclo vital da pessoa avaliada e dos instrumentos avaliativos disponíveis.

Certo! É fundamental que o profissional faça a avaliação de forma contextualizada e tecnicamente embasada.


c)  Em alguns casos, estender o tempo de rapport antes da testagem para que a criança se familiarize com os procedimentos a serem administrados pode facilitar a avaliação de crianças.

Certo! O psicólogo deve garantir que a criança esteja a vontade e em condições de passar pelo processo de avaliação.


d)  A demanda de avaliação da inteligência de idosos costuma ser resultado de alguma perda ou disfunção cognitiva, tais como, perda de memória, dificuldade para organizar sua rotina.

Certo! Essas são demandas comuns relacionadas a idosos.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

486) Sobre a Avaliação Psicológica, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) É entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

( ) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

( ) O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação.

( ) O documento, proveniente da avaliação psicológica, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A) V – V – F – F.
  • B) V – F – V – V.
  • C) V – F – F – V.
  • D) V – V – V – V.
  • E) F – V – V – F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V – V – V – V.

Gabarito Letra D

 

(V) É entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

Verdadeiro. Essa definição foi retirada da resolução 007/2003 e, apesar da resolução estar desatualizada, a definição permanece correta.

“A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.”

 

(V) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

Verdadeiro. É um princípio ético do trabalho do psicólogo considerar esses condicionantes no processo de avaliação.

 

(V) O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação.

Verdadeiro. A perspectiva da avaliação psicológica deve ser contextualizada.

 

(V) O documento, proveniente da avaliação psicológica, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.

Verdadeiro. Essa afirmativa também está na resolução atual sobre os documentos psicológicos, a resolução 06/2019.

 

Assim, a sequência correta é V V V V

Gabarito Letra D

487) Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em certos elementos. Não é um deles:

  • A) Ideologia subjetiva.
  • B) Propósitos da avaliação psicológica.
  • C) Construtos psicológicos a serem investigados.
  • D) Adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Ideologia subjetiva.

Gabarito Letra A

Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada em certos elementos. Não é um deles:
a)  Ideologia subjetiva.
b)  Propósitos da avaliação psicológica.
c)  Construtos psicológicos a serem investigados.
d)  Adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados.

A ideologia do profissional não deve estar presente na escolha dos instrumentos. Os outros itens, por outro lado, devem ser considerados:

“Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica, compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A seleção do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas e quais instrumentos ou técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:

(1) contexto no qual a avaliação psicológica se aplica;

(2) propósitos da avaliação psicológica;

(3) construtos psicológicos a serem investigados;

(4) adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos e grupos avaliados e;

(5) condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.

Ao final, também cabe ao psicólogo analisar os resultados obtidos de forma crítica com o objetivo de verificar se estes forneceram elementos seguros e suficientes para a tomada de decisão nos contextos de atuação do psicólogo (CFP, 2013).”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Avaliação psicológica : aspectos teóricos e práticos / Manuela Ramos Caldas Lins, Juliane Callegaro Borsa, (organizadoras). – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017. – (Coleção Avaliação Psicológica)

Continua após a publicidade..

488) O campo da avaliação psicológica com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais crescente no Brasil e tem exigido por parte dos profissionais de psicologia maior preparo e conhecimento acerca de tais procedimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes para avaliação psicológica em crianças e/ou adolescentes.

  • A) A avaliação das questões emocionais é rica em dados quando são utilizados apenas instrumentos formais de avaliação.
  • B) Os testes com respostas gráficas não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança.
  • C) Os instrumentos adequados para aplicação com adolescentes geralmente não são válidos para adultos, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional.
  • D) A indicação com base na escolaridade do sujeito não constitui uma variável relevante no desempenho dos testes psicológicos com crianças e adolescentes.
  • E) Em casos de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes obedecem às normas gerais que são previstas para a avaliação em adultos, inclusive no que se refere à fenomenologia dos sintomas.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

 

O campo da avaliação psicológica com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais crescente no Brasil e tem exigido por parte dos profissionais de psicologia maior preparo e conhecimento acerca de tais procedimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diretrizes para avaliação psicológica em crianças e/ou adolescentes.


a)  A avaliação das questões emocionais é rica em dados quando são utilizados apenas instrumentos formais de avaliação.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:

 

"O processo de avaliação deve ser, portanto, dinâmico e individualizado. Como exemplo, refere-se que a avaliação das questões emocionais é prejudicada se forem utilizados apenas instrumentos formais de avaliação, uma vez que necessitam da habilidade de respostas verbais, incluindo compreensão e expressão, minimamente desenvolvidas."

 

Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)

 

Assertiva Falsa.


b)  Os testes com respostas gráficas não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança.


Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Outro exemplo inclui os testes com respostas gráficas, que também não podem ser utilizados com crianças pequenas em função das características próprias do desenvolvimento, como a maturação do sistema e evolução cognitiva da criança com o crescimento (Bueno et al., 2009; Biscegli et al., 2007; Lindau et al., 2015)."

 

Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)

 

Assertiva Correta.


c)  Os instrumentos adequados para aplicação com adolescentes geralmente não são válidos para adultos, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

 

"Já no contexto dos adolescentes, com exceção dos testes voltados à orientação vocacional e ao ajustamento emocional, muitos dos instrumentos adequados para aplicação para esse público também são válidos para adultos. Isso demonstra a existência de um baixo número de testes exclusivamente para essa faixa etária."

 

Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)

 

Assertiva Falsa.


d)  A indicação com base na escolaridade do sujeito não constitui uma variável relevante no desempenho dos testes psicológicos com crianças e adolescentes.

 

Mais uma distorção:

 

"Ainda, alguns instrumentos consideram a informação escolaridade para designação da indicação do instrumento, como o BPR-5. De forma geral, a indicação com base na escolaridade do sujeito é válida quando há influência dos anos de estudo no desempenho do sujeito. Especialmente a avaliação da cognição pode ser influenciada pelos aspectos do desenvolvimento escolar e pela maturação da aprendizagem formal. A escolaridade ainda é importante para as respostas aos instrumentos em que é preciso leitura e compreensão dos itens. Na prática, percebe-se que pessoas com escolaridade mais baixa muitas vezes não compreendem os itens dos instrumentos, e que a maior parte das amostras para normatizá-los são compreendidas por universitários (Cárnio, Licas, & Soares, 2015; Silvestrin et al., 2016)."

 

Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)

 

Assertiva Falsa.


e)  Em casos de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes obedecem às normas gerais que são previstas para a avaliação em adultos, inclusive no que se refere à fenomenologia dos sintomas.

 

Outra distorção. Observe:

 

"Em especial no caso de investigação dos transtornos mentais, a avaliação de crianças e adolescentes é peculiar e diferente da realizada em adultos inclusive, a fenomenologia dos sintomas é diferente em cada etapa vital. Um exemplo que ilustra esse quadro é o dos transtornos de humor, caracterizados mais por sintomas externalizantes na infância e por sintomas de internalização nos adultos. É importante, portanto, que o psicólogo, ao fazer a escolha dos instrumentos para sua avaliação, dê atenção especial aos dados normativos e às qualidades psicométricas dos testes, principalmente ao avaliar grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes (Cunha, 2000; Noronha et al., 2003). O não seguimento das normas de um teste psicológico pode causar prejuízos ao sujeito avaliado e colocar em dúvida a validade do resultado obtido na avaliação (Reppold, Gurgel, & Hutz, 2014)."

 

Fonte: "Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil" (Reppold et al.)

 

Assertiva Falsa.

 

Como vimos, a questão está de acordo com o artigo supracitado. Contudo, pode ter havido divergências com outra referência teórica. A banca resolveu anular a questão.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

489) Um psicólogo é solicitado a realizar a avaliação psicológica de uma criança de 8 anos, vítima de abuso sexual. Nessa situação, é correto dizer que a avaliação psicológica, nesse contexto,

  • A) é inadequada para o fim proposto, porque prioriza os aspectos intrapsíquicos e desconsidera as variáveis sociais e familiares do ambiente em que vive a criança.
  • B) faz uso de instrumentos que, com a exposição precoce da criança à temática sexual na atualidade, não discriminam claramente vitimização e exposição ao tema.
  • C) pode identificar a presença de problemas relacionados à vivência de violência sexual e fazer uma estimativa dos recursos da criança para o enfrentamento dessa experiência.
  • D) deve fazer uso dos instrumentos que identificam com precisão a “síndrome do abuso sexual” aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
  • E) poderá oferecer uma classificação nosológica, a partir dos aspectos patológicos identificados, mas pouco contribuirá para explicitar se de fato houve vitimização.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) pode identificar a presença de problemas relacionados à vivência de violência sexual e fazer uma estimativa dos recursos da criança para o enfrentamento dessa experiência.

Gabarito Letra C

Um psicólogo é solicitado a realizar a avaliação psicológica de uma criança de 8 anos, vítima de abuso sexual. Nessa situação, é correto dizer que a avaliação psicológica, nesse contexto,
a)  é inadequada para o fim proposto, porque prioriza os aspectos intrapsíquicos e desconsidera as variáveis sociais e familiares do ambiente em que vive a criança.

Errado. A avaliação psicológica não pode desconsiderar essas variáveis.


b)  faz uso de instrumentos que, com a exposição precoce da criança à temática sexual na atualidade, não discriminam claramente vitimização e exposição ao tema.

Errado. Um dos objetivos dos instrumentos utilizados nesse tipo de avaliação é conseguir indicadores que possibilitem essa discriminação.


c)  pode identificar a presença de problemas relacionados à vivência de violência sexual e fazer uma estimativa dos recursos da criança para o enfrentamento dessa experiência.

Certo! Esse é o objetivo da avaliação psicológica nesse contexto.


d)  deve fazer uso dos instrumentos que identificam com precisão a “síndrome do abuso sexual” aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Errado. Não existem instrumentos que consigam fazer isso dessa forma.


e)  poderá oferecer uma classificação nosológica, a partir dos aspectos patológicos identificados, mas pouco contribuirá para explicitar se de fato houve vitimização.

Errado. A avaliação psicológica pode contribuir muito para essa clareza.

 

Nosso gabarito é Letra C

Continua após a publicidade..

490) “Um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas, deve estar embasado(a) em um corpo de conhecimento sólido e confiável e requer metodologias específicas que permitam a organização de informações e coletas de dados psicológicos que auxiliam o trabalho da(o) psicóloga(o) em diferentes campos de atuação”.

Assinale a assertiva CORRETA a que a citação se refere.

  • A) Intervenção psicoterapêutica.
  • B) Intervenção psicoeducativa.
  • C) Avaliação psicológica.
  • D) Relatório psicológico.
  • E) Parecer psicológico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Avaliação psicológica.

 

Assinale a assertiva CORRETA a que a citação se refere.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Segundo Mäder (2016, p.22):

 

“O Conselho Federal de Psicologia (CFP) define a avaliação psicológica como um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas. Ela deve estar embasada em um corpo de conhecimento sólido e confiável, e requer metodologias específicas que permitam a organização de informações e coletas de dados psicológicos que auxiliam o trabalho da(o) Psicóloga(o) em diferentes campos de atuação.”

 
 

2) Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “C” (Avaliação psicológica) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
 
  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_______________

Fonte consultada:

Caderno de psicologia hospitalar: considerações sobre assistência, ensino, pesquisa e gestão / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.

1 47 48 49 50 51 65