Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
491) Numere a coluna B pela coluna A, fazendo a correspondência entre o termo e o seu conceito.
COLUNA A
I. Avaliação psicológica.
II. Atestado psicológico.
III. Declaração.
IV. Parecer psicológico.
V. Relatório psicológico.
VI. Laudo psicológico.
COLUNA B
( ) Visa dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.
( ) É um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar.
( ) Visa comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.
( ) Certifica uma determinada situação ou estado psicológico, afirmando sobre condições psicológicas de quem é requerido.
( ) É resultado de um processo de avaliação psicológica com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida.
( ) Tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
- A) VI – V – I – III – IV – II.
- B) IV – I – V – II – VI – III.
- C) I – VI – III – IV – V – II.
- D) IV – V – II – III – II – VI.
- E) V – I – IV – II – VI – III.
A alternativa correta é letra B) IV – I – V – II – VI – III.
Para a compreensão da correção desta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
2) Análise das alternativas
1) Sobre modalidades de documentos psicológicos (conforme Resolução CFP N.º 006/2019)
Na tabela a seguir acompanhe uma síntese sobre as modalidades de documentos psicológicos, segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
Modalidades de documentos psicológicos: I - Declaração; II - Atestado Psicológico; III - Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional; IV - Laudo Psicológico; V - Parecer Psicológico. |
DECLARAÇÃO Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações: I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante; II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização; III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários. |
ATESTADO PSICOLÓGICO O atestado presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fins de: I - Justificar faltas e impedimentos; II - Justificar estar apto ou não para atividades específicas (manusear arma de fogo, dirigir veículo motorizado no trânsito, assumir cargo público ou privado, entre outros), após realização de um processo de avaliação psicológica; III - Solicitar afastamento e/ou dispensa. |
RELATÓRIO PSICOLÓGICO Relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. |
RELATÓRIO MULTIPROFISSIONAL O relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos. |
LAUDO PSICOLÓGICO O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. O Laudo Psicológico é composto de seis itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências |
PARECER PSICOLÓGICO O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados. |
2) Análise das alternativas
Relacionando cada uma das modalidades destacadas as definições apresentadas, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:
COLUNA B | |
( IV ) Visa dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta. | |
( I ) É um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar. | |
( V ) Visa comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico. | |
( II ) Certifica uma determinada situação ou estado psicológico, afirmando sobre condições psicológicas de quem é requerido. | |
( VI ) É resultado de um processo de avaliação psicológica com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida. | |
( III ) Tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização. |
Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “IV – I – V – II – VI – III”, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH Acesso em 19 de dez de 2022.
492) Em um exame psíquico, os seguintes aspectos são avaliados de forma quantitativa e qualitativa, caso se apresentem alterados na entrevista clínica: a) aparência; b) atitude; c) consciência; d) atenção; e) sensopercepção; f) memória; g) fala e linguagem; h) pensamento; i) inteligência; j) imaginação; k) conação; l) psicomotricidade; m) pragmatismo; n) humor e afetividade; o) orientação; p) consciência do eu; q) prospecção; r) consciência de morbidade.
Em observância ao tema, relacione a Coluna B com a Coluna A.
Coluna A
I. Consciência.
II. Sensopercepção.
III. Psicomotricidade.
IV. Pensamento.
Coluna B
( ) Neste estágio, o self é ativo e determinado quanto ao corpo e ao ambiente, selecionando o dado e nutre-se de seus conteúdos, aproxima, manipula, avalia as possibilidades objetivas.
( ) Neste momento, há uma equidistância entre ambiente e corpo, que estão desprovidos de interesse em relação à figura realizada. Ocorre relaxamento.
( ) Neste estágio, o corpo é fundo e o seu desejo ou algum estímulo ambiental é a figura. Em tal momento, uma função fisiológica é mobilizada internamente, requer assimilações e excita as fronteiras em função de apresentar os déficits ou os excessos energéticos.
( ) Nesta etapa, ocorre uma interação fluida entre organismo/ambiente e o posterior movimento do self em retrair-se ou ser reduzido.
A sequência CORRETA é:
- A) III – II – I – IV.
- B) II – III – I – IV.
- C) II – I – III – IV.
- D) II – III – IV – I.
- E) III – II – IV – I.
A alternativa correta é letra E) III – II – IV – I.
(ANULÁVEL)
Não foi identificada a literatura que justifique a relação entre as colunas.
Observe um texto que aparentemente foi utilizado pela banca:
"O comportamento neurótico também é um hábito aprendido, o resultado de um ajustamento criativo; e, como outros hábitos assimilados, não se entra mais em contato com ele, porque não apresenta nenhum problema novo. O que diferencia esse hábito de outros e qual é a natureza da inconsciência neurótica (repressão) como algo distinto do mero esquecer e da memória disponível?
No processo de ajustamento criativo traçamos a seguinte seqüência de fundos e figuras: 1) Pré-contato - no qual o corpo é o fundo, e o seu desejo ou algum estímulo ambiental é a figura; isto é, o "dado" ou o id da experiência; 2) Processo de contato - aceito o dado e se alimentando de suas faculdades, o self em seguida se aproxima, avalia, manipula etc. um conjunto de possibilidades objetivas: é ativo e deliberado cum relação tanto ao corpo
quanto ao ambiente; estas são as funções de ego; 3) Contato final - um ponto equidistante das extremidades, espontâneo e desapaixonado de interesse para com a figura realizada; 4) Pós-contato - o self diminui."Fonte: "Gestalt-Terapia" (Perls)
Com isso, a hipótese é que a banca pode ter cometido um erro na criação da "Coluna A", que deveria ter como itens: Pré-contato, Processo de contato, Contato final e Pós-contato, e não Consciência, Sensopercepção, Psicomotricidade e Pensamento.
Portanto, caso seja realmente um equívoco, é uma questão que deveria ser anulada.
Coluna A
I. Consciência.
II. Sensopercepção.
III. Psicomotricidade.
IV. Pensamento.
( ) Neste estágio, o self é ativo e determinado quanto ao corpo e ao ambiente, selecionando o dado e nutre-se de seus conteúdos, aproxima, manipula, avalia as possibilidades objetivas.
( ) Neste momento, há uma equidistância entre ambiente e corpo, que estão desprovidos de interesse em relação à figura realizada. Ocorre relaxamento.
( ) Neste estágio, o corpo é fundo e o seu desejo ou algum estímulo ambiental é a figura. Em tal momento, uma função fisiológica é mobilizada internamente, requer assimilações e excita as fronteiras em função de apresentar os déficits ou os excessos energéticos.
( ) Nesta etapa, ocorre uma interação fluida entre organismo/ambiente e o posterior movimento do self em retrair-se ou ser reduzido.
A sequência CORRETA é:
a) III – II – I – IV.
b) II – III – I – IV.
c) II – I – III – IV.
d) II – III – IV – I.
e) III – II – IV – I.
493) “Um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas, deve estar embasado(a) em um corpo de conhecimento sólido e confiável e requer metodologias específicas que permitam a organização de informações e coletas de dados psicológicos que auxiliam o trabalho da(o) psicóloga(o) em diferentes campos de atuação”. Assinale a assertiva CORRETA a que a citação se refere.
- A) Intervenção psicoterapêutica.
- B) Intervenção psicoeducativa.
- C) Avaliação psicológica.
- D) Relatório psicológico.
- E) Parecer psicológico.
A alternativa correta é letra C) Avaliação psicológica.
“Um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas, deve estar embasado(a) em um corpo de conhecimento sólido e confiável e requer metodologias específicas que permitam a organização de informações e coletas de dados psicológicos que auxiliam o trabalho da(o) psicóloga(o) em diferentes campos de atuação”. Assinale a assertiva CORRETA a que a citação se refere.
Base teórica para a compreensão da questão
Segundo Mäder (2016, p.22):
“O Conselho Federal de Psicologia (CFP) define a avaliação psicológica como um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas. Ela deve estar embasada em um corpo de conhecimento sólido e confiável, e requer metodologias específicas que permitam a organização de informações e coletas de dados psicológicos que auxiliam o trabalho da(o) Psicóloga(o) em diferentes campos de atuação.”
2) Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “C” (Avaliação psicológica) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Caderno de psicologia hospitalar: considerações sobre assistência, ensino, pesquisa e gestão / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.
494) Segundo Machado (2000) qualquer psicólogo que pretenda trabalhar com avaliações deverá ter em mente as dimensões que devem estar diretamente implicadas em seu trabalho. São elas as dimensões
- A) técnicas e comportamentais.
- B) técnicas, relacionais, éticas, legais, profissionais e sociais.
- C) comportamentais e profissionais.
- D) éticas, legais, profissionais e sócio emocionais.
A alternativa correta é letra B) técnicas, relacionais, éticas, legais, profissionais e sociais.
Segundo Machado (2000) qualquer psicólogo que pretenda trabalhar com avaliações deverá ter em mente as dimensões que devem estar diretamente implicadas em seu trabalho. São elas as dimensões
A questão está baseada no seguinte texto:
"A Avaliação Psicológica tem se desenvolvido na direção de uma extrema complexidade. Os desavisados talvez não percebam, porém, as dimensões que a Avaliação Psicológica atinge vão além da simplicidade de aplicar testes ou fazer entrevistas com determinado objetivo.
Qualquer psicólogo que pretenda trabalhar com avaliações deverá ter em mente as dimensões técnicas, relacionais, éticas, legais, profissionais e sociais diretamente implicadas em seu trabalho. Se todas estas percepções caminham juntas e se inter-relacionam, é provável que possamos perceber a infinitude de cuidados e preocupações que devemos ter como profissionais que buscam, principalmente e acima de tudo, o respeito e a “construção” daquele que nos procura para se submeter a um processo de Avaliação Psicológica."
Fonte: "Manual de Avaliação Psicológica" (Machado)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) técnicas e comportamentais.
b) técnicas, relacionais, éticas, legais, profissionais e sociais.
c) comportamentais e profissionais.
d) éticas, legais, profissionais e sócio emocionais.
495) A partir do artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O processo investigativo da avaliação psicológica consiste em estratégias que integram informações de diferentes fontes como inventários, testes e entrevistas.
( ) A condução da avaliação psicológica requer domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas e, sobretudo, a contextualização dos resultados na integração do material.
( ) A escolha dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica não precisa estar relacionada ao contexto das demandas da pessoa avaliada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V – V – V.
- B) V – F – F.
- C) V – V – F.
- D) F – V – F.
- E) F – F – V.
A alternativa correta é letra C) V – V – F.
A partir do artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A avaliação psicológica (AP) é uma prática exclusiva do psicólogo que, por meio de uma metodologia específica, quando usada adequadamente, ajuda a elucidar aspectos dos fenômenos psicológicos e a subsidiar intervenções em diferentes áreas de atuação desse profissional. De acordo com Resolução nº 009/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2018a), trata-se de um “processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”. Esse processo de investigação envolve estratégias que integram informações de diferentes fontes, como, por exemplo, testes, inventários e entrevistas.
(...)
A condução de um processo de AP requer ampla fundamentação nas teorias da Ciência Psicológica, domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas, cuidados éticos e habilidade para contextualização dos resultados e integração do material.
(...)
Uma etapa importante da AP refere-se ao planejamento, que envolve a escolha de testes e técnicas mais adequadas ao objetivo e ao contexto. Empregar instrumentos inadequados ao contexto, sem atentar para as evidências de qualidade psicométrica, ou fazer mau uso da técnica pode comprometer os resultados e gerar prejuízos à pessoa avaliada, aos familiares ou às instituições que necessitam do resultado da AP para uma tomada de decisão"
Fonte: "Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação" (Schneider)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
( V ) O processo investigativo da avaliação psicológica consiste em estratégias que integram informações de diferentes fontes como inventários, testes e entrevistas.
( V ) A condução da avaliação psicológica requer domínio no uso de testes psicológicos e outros instrumentos e técnicas e, sobretudo, a contextualização dos resultados na integração do material.
( F ) A escolha dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica não precisa estar relacionada ao contexto das demandas da pessoa avaliada.
Portanto, a sequência ficou V V F. Encontramos a resposta na Letra C.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V.
b) V – F – F.
c) V – V – F.
d) F – V – F.
e) F – F – V.
496) Ainda de acordo com o artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), assinale a alternativa correta.
- A) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
- B) A literatura é muito relevante para traçar a instrumentalização utilizada na avaliação psicológica, para isso, deve-se prezar livros à artigos científicos.
- C) Consultar referências bibliográficas e os manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo se complementar as perguntas em redes sociais e à colegas de profissão.
- D) Constructo é o conceito que se pretende avaliar e que se relaciona diretamente à definição do objetivo da avaliação. Desse modo, os constructos são mais generalistas, não existindo padronizações específicas para estes.
- E) A validade do teste avalia o teste em si e não as interpretações dos escores no contexto em que o teste é aplicado.
A alternativa correta é letra A) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
Ainda de acordo com o artigo “Planejamento do processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação” (SCHNEIDER et al., 2020), assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A formulação da pergunta pode estar diretamente relacionada ao contexto no qual a avaliação será realizada. Por exemplo, no psicodiagnóstico (como é conhecida a AP no contexto clínico), é comum a solicitação para diagnosticar possível déficit de atenção em crianças em idade escolar. Na AP para seleção de pessoas, a atenção é um dos construtos frequentemente investigados, visto sua importância para certas atividades como, por exemplo, trabalho em altura e motoristas. No contexto do trânsito, a avaliação da atenção também é necessária. Assim, buscar respostas para “é possível que esta criança seja desatenta por apresentar TDAH?” será diferente de investigar a questão “este trabalhador tem um nível de atenção dentro do esperado para ocupar um cargo que envolve trabalhar com materiais químicos perigosos?” e “esta pessoa apresenta níveis de atenção necessários para obter a Carteira Nacional de Habilitação?”.
(...)
Entende-se por literatura confiável e atual as publicações mais recentes em revistas científicas, sites de grupos de pesquisa vinculados a importantes universidades do país, do exterior e de associações importantes na área de AP.
(...)
A consulta às referências bibliográficas sérias e aos manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo sempre ser a preferência em detrimento de perguntar em redes sociais ou a colegas sem embasamento teórico a respeito de construto, contexto e demanda de avaliação.
(...)
O construto, o conceito que se pretende avaliar, está diretamente relacionado à etapa de definição do objetivo da avaliação, pois busca traduzir um conceito teórico em termos operacionais de acordo com um contexto específico.
(...)
Validade não testa o teste em si, mas a interpretação dos escores para uso no contexto ao qual se propõe que o teste seja aplicado. Evidência empírica pode incluir um contexto específico em que o teste será usado e também de outro contexto com aplicação similar do teste. "
Fonte: "Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação" (Schneider)
Portanto, encontramos a resposta na Letra A.
a) A formulação da pergunta é de fundamental importância para a avaliação psicológica, de modo que buscar respostas para um possível diagnóstico de TDAH é diferente da investigação de nível de atenção para uma atividade laboral.
b) A literatura é muito relevante para traçar a instrumentalização utilizada na avaliação psicológica, para isso, deve-se prezar livros à artigos científicos.
c) Consultar referências bibliográficas e os manuais dos testes é uma estratégia ética e técnica, devendo se complementar as perguntas em redes sociais e à colegas de profissão.
d) Constructo é o conceito que se pretende avaliar e que se relaciona diretamente à definição do objetivo da avaliação. Desse modo, os constructos são mais generalistas, não existindo padronizações específicas para estes.
e) A validade do teste avalia o teste em si e não as interpretações dos escores no contexto em que o teste é aplicado.
497) De acordo com Cunha (2000), analise as afirmativas abaixo correspondentes às estratégias de avaliação psicológica clínica:
1. O início do uso dos testes psicológicos ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX.
2. A avaliação nesse contexto deve utilizar-se apenas de testes psicométricos.
3. O enfoque teórico do psicólogo está presente na estratégia de avaliação.
4. O psicodiagnóstico pode ter objetivos clínicos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
- B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Agora, vamos analisar cada afirmativa:
- Afirmativa 1: O início do uso dos testes psicológicos ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX. Esta afirmativa está correta, pois corresponde ao período histórico em que os primeiros testes psicológicos foram desenvolvidos, marcando o início da avaliação psicológica.
- Afirmativa 2: A avaliação nesse contexto deve utilizar-se apenas de testes psicométricos. Esta afirmativa está incorreta, pois a avaliação psicológica clínica não se restringe apenas aos testes psicométricos. Ela envolve uma variedade de técnicas e instrumentos, incluindo entrevistas clínicas, observações, entre outros.
- Afirmativa 3: O enfoque teórico do psicólogo está presente na estratégia de avaliação. Esta afirmativa está correta, pois a abordagem teórica do psicólogo influencia diretamente a forma como a avaliação é conduzida. A teoria subjacente guia a seleção de instrumentos, a interpretação dos resultados e o processo de intervenção.
- Afirmativa 4: O psicodiagnóstico pode ter objetivos clínicos. Esta afirmativa está correta, uma vez que o psicodiagnóstico é uma das principais atividades da avaliação psicológica clínica e visa compreender as características psicológicas do indivíduo, identificar possíveis transtornos mentais e orientar intervenções terapêuticas.
498) A avaliação psicológica é um processo dinâmico, técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que visa, através de instrumentos específicos, colher informações sobre fenômenos psicológicos, a fim de subsidiar o trabalho do psicólogo em seus diferentes campos de atuação. Sobre a avaliação psicológica, é correto afirmar que:
- A) é uma atividade complexa cujas metodologias serão sempre as mesmas independente de sua finalidade ou área de conhecimento.
- B) é utilizada exclusivamente para avaliação diagnóstica, a fim de fazer recomendações, encaminhamento e propor algum tipo de intervenção psicológica.
- C) é determinada pelo tipo de abordagem, sem que isto interfira nas questões instrumentais e nas técnicas utilizadas.
- D) é um procedimento que permite fazer correlação entre eventos e experiências, fazer inferências e estabelecer conclusões para a investigação psicológica.
A alternativa correta é letra D) é um procedimento que permite fazer correlação entre eventos e experiências, fazer inferências e estabelecer conclusões para a investigação psicológica.
Gabarito: Letra D
A avaliação psicológica é um processo dinâmico, técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que visa, através de instrumentos específicos, colher informações sobre fenômenos psicológicos, a fim de subsidiar o trabalho do psicólogo em seus diferentes campos de atuação. Sobre a avaliação psicológica, é correto afirmar que:
a) é uma atividade complexa cujas metodologias serão sempre as mesmas independente de sua finalidade ou área de conhecimento.
Errado. A metodologia deve ser adaptada ao caso em questão. Cabe ao psicólogo escolher os instrumentos que serão utilizados.
b) é utilizada exclusivamente para avaliação diagnóstica, a fim de fazer recomendações, encaminhamento e propor algum tipo de intervenção psicológica.
Errado. Existem diversos propósitos para a avaliação psicológica, muito além do diagnóstico.
c) é determinada pelo tipo de abordagem, sem que isto interfira nas questões instrumentais e nas técnicas utilizadas.
Errado. A abordagem interfere nos instrumentos e técnicas utilizadas.
d) é um procedimento que permite fazer correlação entre eventos e experiências, fazer inferências e estabelecer conclusões para a investigação psicológica.
Certo!
Nosso gabarito é Letra D
499) “Definimos como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados. Definimos como o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento” (COHEN et al., 2014). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- A) testagem psicológica – avaliação psicológica
- B) avaliação psicológica – testagem psicológica
- C) consulta psicológica – avaliação psicológica
- D) testagem psicológica – consulta psicológica
- E) consulta psicológica – testagem psicológica
A alternativa correta é letra B) avaliação psicológica – testagem psicológica
“Definimos ___________ como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados. Definimos ____________ como o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento” (COHEN et al., 2014). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A resposta referente à esta questão está baseada em uma colocação literal encontrada na publicação “Testagem e avaliação psicológicas: introdução a testes e medidas”, de Cohen, Swerdlik & Sturman (2014). Para a compreensão do assunto, confira o recorte textual a seguir atentando-se para os grifos em azul:
“Definimos avaliação psicológica como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados. Definimos testagem psicológica como o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento. (Cohen, Swerdlik & Sturman (2014, p.03)”
Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “B” (avaliação psicológica – testagem psicológica) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Cohen, Swerdlik & Sturman. Testagem e avaliação psicológicas : introdução a testes e medidas – 8. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2014.
500) Com relação aos documentos psicológicos, julgue os itens a seguir.
I. O documento psicológico é um instrumento de comunicação escrita, elaborado mediante solicitação do usuário do serviço de psicologia, não sendo aplicado a grupo ou instituição.
II. A declaração consiste em um documento psicológico que pode apresentar, em sua estrutura, a finalidade do documento assim como condições psicológicas do usuário que o solicita.
III. O indivíduo envolvido no acompanhamento psicológico tem o direito de receber informações não apenas dos resultados, mas também dos objetivos dos serviços prestados.
IV. O atestado psicológico consiste em um documento resultante de avaliação psicológica.
Estão certos apenas os itens
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) II e III.
- D) II e IV.
- E) III e IV.
A alternativa correta é letra E) III e IV.
Gabarito Letra E
I. O documento psicológico é um instrumento de comunicação escrita, elaborado mediante solicitação do usuário do serviço de psicologia, não sendo aplicado a grupo ou instituição.
Errado. Os documentos psicológicos também podem ser resultantes da prestação de serviço a grupos e instituições.
“Art. 4.º O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, grupo ou instituição.
§ 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.
§ 2.º O documento psicológico sistematiza uma conduta profissional na relação direta de um serviço prestado à pessoa, grupo ou instituição.
§ 3.º A(O) psicóloga(o) deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal (conforme artigo 6.º desta Resolução) e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão (conforme artigos 5.º e 7.º desta Resolução).
§ 4.º De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informaçõessobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como ter acesso ao documento produzido pela atividade da(o) psicóloga(o).”
II. A declaração consiste em um documento psicológico que pode apresentar, em sua estrutura, a finalidade do documento assim como condições psicológicas do usuário que o solicita.
Errado. A declaração não pode conter condições psicológicas do usuário.
III. O indivíduo envolvido no acompanhamento psicológico tem o direito de receber informações não apenas dos resultados, mas também dos objetivos dos serviços prestados.
Certo! O indivíduo tem direito de saber tanto o resultado quanto os objetivos do processo.
“§ 4.º De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informaçõessobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como ter acesso ao documento produzido pela atividade da(o) psicóloga(o)”
IV. O atestado psicológico consiste em um documento resultante de avaliação psicológica.
Certo! O atestado e o laudo psicológico são os dois documentos resultantes da avaliação.
Assim, apenas III e IV estão corretas.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Resolução CFP 06/2019 Comentada Orientações Sobre Elaboração De Documentos Escritos Produzidos Pela(O) Psicóloga(O) No Exercício Profissional. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n-06-2019-comentada.pdf