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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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501) Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, segundo Viganó (2010).

“A construção do caso clínico é uma construção ____________ na qual cada um dos protagonistas do caso traz a sua contribuição; (…) trata-se de juntar as narrativas dos protagonistas dessa rede social e de encontrar o seu ponto cego, encontrar aquilo que eles não viram, cegos pelo seu saber e pelo medo da ignorância. Este ponto comum, ____________, é o lugar do sujeito e da doença que o acometeu. A construção do caso consiste, portanto, em um movimento dialético em que as partes se invertem: a rede social coloca-se em posição ____________ e o paciente na posição de _____________.” (VIGANÓ, 2010. p. 2).

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A) democrática / o saber /docente/ discente.
  • B) autocrática/ a falta de saber /discente/docente.
  • C) democrática/ a falta de saber/discente/ docente.
  • D) autocrática/ o saber / docente/ discente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) democrática/ a falta de saber/discente/ docente.

   

 

   


 

A análise desta questão, tem por base a literatura de Viganò (2010) considerando aspectos relacionados a construção do caso clínico. Antes de verificarmos a alternativa referente, peço, portanto, ao aluno, que acompanhe o que menciona Viganò (2010):

 

“A construção do caso clínico é uma construção democrática na qual cada um dos protagonistas do caso (os operadores, os familiares, as instituições) traz a sua contribuição, de uma forma que parecerá paradoxal somente àquele que está doente de tecnocracia e de modelos cibernéticos. Na realidade, trata-se de juntar as narrativas dos protagonistas dessa rede social e de encontrar o seu ponto cego, encontrar aquilo que eles não viram, cegos pelo seu saber e pelo medo da ignorância. Este ponto comum, a falta de saber, é o lugar do sujeito e da doença que o acometeu. A construção do caso consiste, portanto, em um movimento dialético em que as partes se invertem: a rede social coloca-se em posição discente e o paciente na posição de docente.”

 
 

Análise das alternativas

 

Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:

 
  • Apenas a LETRA “C” (democrática/ a falta de saber/discente/ docente) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas NÃO são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_______________

Fonte consultada:

Viganò, C. (2010). A construção do caso clínico. Opção lacaniana, 1.

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502) Sobre métodos e técnicas em Avaliação Psicológica, é CORRETO afirmar que:

  • A) A avaliação psicológica envolve um conjunto de métodos e técnicas, e os testes psicológicos é a técnica mais importante desse processo.
  • B) Em algumas situações, a observação não pode ser substituída de forma adequada por testes ou entrevistas e deve necessariamente ser empregada.
  • C) A entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos, principalmente por ser um procedimento que não requer treinamento especializado.
  • D) A observação pode envolver muitas técnicas e, como algumas práticas de avaliação psicológica, não requer treinamento e preparação.
  • E) Nas entrevistas informais, ao contrário das entrevistas estruturadas, o entrevistador deve ser treinado para observar atentamente o entrevistado.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Em algumas situações, a observação não pode ser substituída de forma adequada por testes ou entrevistas e deve necessariamente ser empregada.

Gabarito Letra B

Sobre métodos e técnicas em Avaliação Psicológica, é CORRETO afirmar que:
a)  A avaliação psicológica envolve um conjunto de métodos e técnicas, e os testes psicológicos é a técnica mais importante desse processo.

Errado. Os testes psicológicos são uma técnica que compõe o processo, mas não são a técnica mais importante.


b)  Em algumas situações, a observação não pode ser substituída de forma adequada por testes ou entrevistas e deve necessariamente ser empregada.

Certo! A observação é fundamental na avaliação psicológica.

“A observação geralmente é utilizada em ambientes escolares, em hospitais e clínicas e também em residências ou mesmo em laboratórios, para examinar comportamentos de crianças e interações de pais com seus filhos. Em algumas situações, a observação não pode ser substituída de forma adequada por testes ou entrevistas e deve necessariamente ser empregada.”


c)  A entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos, principalmente por ser um procedimento que não requer treinamento especializado.

Errado.  A entrevista exige, sim, treinamento especializado.


d)  A observação pode envolver muitas técnicas e, como algumas práticas de avaliação psicológica, não requer treinamento e preparação.

Errado.  A observação também requer treinamento e preparação adequados.


e)  Nas entrevistas informais, ao contrário das entrevistas estruturadas, o entrevistador deve ser treinado para observar atentamente o entrevistado.

Errado.  Em ambas as entrevistas o profissional deve estar treinado para observar atentamente o entrevistado.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (Eds.). (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed. 

503) A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que:

  • A) Apesar de não ser dinâmica, constitui-se em fonte de informações de caráter elucidativo sobre os fenômenos psíquicos e emocionais, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
  • B) Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. A avaliação psicológica tem por objetivo entender todas essas nuances comportamentais.
  • C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes individuais e sociais e seus efeitos no psiquismo.
  • D) O processo de avaliação psicológica nem sempre é capaz de prover informações para a realização de um diagnóstico que leve à compreensão das características psíquicas do indivíduo.
  • E) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de 9 diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes individuais e sociais e seus efeitos no psiquismo.

Gabarito Letra E

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que:
a)  Apesar de não ser dinâmica, constitui-se em fonte de informações de caráter elucidativo sobre os fenômenos psíquicos e emocionais, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.

Errado. A avaliação é, sim, um processo dinâmico.

“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina. Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”


b)  Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. A avaliação psicológica tem por objetivo entender todas essas nuances comportamentais.

Errado. A avaliação tem por objetivo considerar diversas fontes para alcançar respostas o mais próximo da realidade possível.

“Por intermédio da avaliação, os psicólogos buscam informações que os ajudem a responder questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas e suas implicações. Como o comportamento humano é resultado de uma complexa teia de dimensões inter-relacionadas que interagem para produzi-lo, é praticamente impossível entender e considerar todas as nuances e relações a ponto de prevê-lo deterministicamente. As avaliações têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Entretanto, avaliações calcadas em métodos cientificamente sustentados chegam a respostas muito mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.”


c)  Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes individuais e sociais e seus efeitos no psiquismo.

Errado. Na avaliação devem ser considerados os condicionantes sociais e históricos.


d)  O processo de avaliação psicológica nem sempre é capaz de prover informações para a realização de um diagnóstico que leve à compreensão das características psíquicas do indivíduo.

Errado. A avaliação é capaz, sim, de prover essas informações

“O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo. Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, etc. Assim, dependendo dos objetivos da avaliação psicológica, a compreensão poderá abranger aspectos psicológicos de natureza diversa. É importante notar que a qualidade do conhecimento alcançado depende da escolha de instrumentos que maximizem a qualidade do processo de avaliação psicológica.”


e)  A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de 9 diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos.

Certo! Ou, na verdade, meio certo. Essa afirmativa indica como essa questão foi feita de forma descuidada. Ela foi retirada da “cartilha de avaliação psicológica”, e o “nove” não é o número de fontes, mas a página em que essa informação se encontra na cartilha.

Nosso gabarito é, com ressalvas, Letra E

 

Fonte: Cartilha sobre Avaliação Psicológica. Conselho Federal de Psicologia: Junho de 2007. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf

        

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504) No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

A investigação dos fatores psicossociais no trabalho prescindem de instrumentos e técnicas avaliativas dos fatores de risco e proteção organizacionais.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

 

Errado. Os fatores psicossociais no trabalho envolvem justamente os fatores de risco e proteção organizacionais e, portanto, sua avaliação precisa desses instrumentos e técnicas.

“Fatores psicossociais no trabalho são aqueles que se referem à interação entre e no meio ambiente de trabalho, conteúdo do trabalho, condições organizacionais e habilidades do trabalhador, necessidades, cultura, causas extra-trabalho pessoais que podem, por meio de percepções e experiência, influenciar a saúde, o desempenho no trabalho e a satisfação no trabalho”

“A revisão conduzida por Zanelli e Kanan (2018) aponta entre riscos e fatores de riscos mais comuns - o assédio moral, sexual e a violência no trabalho; a adição ao trabalho; o consumo abusivo de substâncias; a corrupção; o estresse; o burnout; os transtornos do humor e de ansiedade; e o suicídio no trabalho, sendo a severidade dos danos ou agravos definidos pela intensidade e tempo de exposição aos fatores de risco. Em contrapartida, quando da existência de fatores psicossociais positivos, ou protetivos, as consequências, segundo os autores, incluem o bem-estar no trabalho; a satisfação e engajamento; práticas positivas de liderança, por exemplo. Apesar do detalhamento apresentado pelos autores, a indicação do assédio moral e/ou sexual e da violência no trabalho como riscos e não como fatores de risco pode ser problematizada, uma vez que ora a exposição a estas situações pode ser considerada como um fator de risco, ora estes comportamentos podem ser analisados como produtos de um contexto de trabalho adoecido.

 

Em busca de uma melhor delimitação dos fatores de risco psicossociais, Ahumada e Martínez (2011) propõem uma classificação quanto à natureza destes fatores. Esta classificação apresenta sete áreas: (1) desempenho profissional; (2) direção; (3) organização e função; (4) tarefas e atividades; (5) meio ambiente de trabalho; (6) jornada de trabalho; e (7) organização e contexto social. Tais áreas não constituem fatores de risco por si só, mas dependem do processo de interiorização da vivência destes fatores no ambiente laboral (Uribe, 2015). Assim, cada trabalhador, a depender de suas características individuais, como por exemplo idade, gênero e fatores de personalidade (Gartzia et al., 2018; Havermans et al., 2018; Ilić et al., 2017), percebe e vivencia a exposição aos fatores de risco de forma mais ou menos intensa.

 

Isto posto, pode-se recuperar o conceito de fatores de riscos psicossociais no trabalho proposto originalmente pela OIT (1984) como a interação entre as características do trabalho e da organização e as características dos trabalhadores, cuja percepção por parte destes últimos podem repercutir na saúde e no rendimento e satisfação com trabalho. Este conceito enfatiza a interação entre níveis diferentes de análise (Kortum & Leka, 2014), característica inerente a fenômenos organizacionais complexos que implica na necessidade de reconhecimento das relações dinâmicas que se constituem nas organizações sob a pena de realização de estudos e intervenções superficiais e ineficazes (Puente-Palacios et al., 2016).”

 

Fonte: Rodrigues, Carlos Manoel Lopes, Faiad, Cristiane e Facas, Emílio PeresFatores de Risco e Riscos Psicossociais no Trabalho: Definição e Implicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2020, v. 36, n. spe [Acessado 22 Novembro 2022] , e36nspe19.

505) No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

Na prática da avaliação psicológica a partir de uma abordagem multimétodo, as fontes subsidiárias são importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

   

 

 
 

Corroborando a informação trazida pela alternativa, acompanhe o que menciona Segabinazi (2016):

 

As chamadas fontes subsidiárias (Cunha, 2003) são muito importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso. Cunha (2003) enumera algumas fontes possíveis, como álbuns do bebê, gravações em vídeo, fotografias, desenhos, cadernos escolares, entrevistas ou contatos telefônicos com pessoas que atenderam a criança, laudos de avaliações anteriores e a observação comportamental da criança em sua casa ou em outras situações.”

 

NOTA: a abordagem multimétodo compreende o uso pelo psicólogo de uma variedade de fontes, dados e técnicas a fim de fundamentar seu norteamento na elaboração de um processo avaliativo.

 
 

Considerando o comparativo realizado entre a afirmação apresentada pela banca e a colocação destacada pela literatura supracitada, ratifica-se, portanto, que o ITEM está CORRETO.

 

_______________

Fonte consultada:

Segabinazi, J. D. (2016). Integração dos dados coletados e diagnóstico psicológico. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp. 149-159). Porto Alegre, RS: Artmed.

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506) Segundo a Resolução no 09/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para Avaliação Psicológica, os psicólogos podem basear seu trabalho em dois tipos de fontes, sendo elas denominadas de Fontes

  • A) Básicas e Acessórias.
  • B) Primárias e Secundárias.
  • C) Principais e Alternativas.
  • D) Fundamentais e Complementares.
  • E) Iniciais e Vicinais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Fundamentais e Complementares.

 

Segundo a Resolução no 09/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece diretrizes para Avaliação Psicológica, os psicólogos podem basear seu trabalho em dois tipos de fontes, sendo elas denominadas de Fontes

 

A questão está baseada no seguinte artigo da Resolução 009/2018:

 

"Art. 2º Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

Consideram-se fontes de informação:

I - Fontes fundamentais:

a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;


b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;


c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

II - Fontes complementares:

a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;


b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais."

 

Fonte: Resolução CFP N 009/2018

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Básicas e Acessórias.
b)  Primárias e Secundárias.
c)  Principais e Alternativas.
d)  Fundamentais e Complementares.
e)  Iniciais e Vicinais.

507) Na avaliação pericial, ocorrem situações em que o periciado pode simular doenças. A respeito da simulação, assinale a opção correta.

  • A) Em situação em que haja acentuada discrepância entre o sofrimento apontado pelo paciente e os achados objetivos, falta de cooperação durante a avaliação e presença de um transtorno de personalidade, deve-se suspeitar de simulação.
  • B) A simulação é o resultado de uma decisão com motivação consciente em certo momento da vida, sendo classificada, nos manuais diagnósticos, como um transtorno mental.
  • C) A presença de exageros acentuados de sintomas já existentes não configura quadro de simulação.
  • D) Entre as condições psiquiátricas mais simuladas estão os transtornos pelo uso de substâncias, o transtorno obsessivo compulsivo e os transtornos de personalidade.

  • E) A comunicação de ideação suicida é forte indício de que o indivíduo não seja um simulador.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Em situação em que haja acentuada discrepância entre o sofrimento apontado pelo paciente e os achados objetivos, falta de cooperação durante a avaliação e presença de um transtorno de personalidade, deve-se suspeitar de simulação.

Gabarito Letra A

Na avaliação pericial, ocorrem situações em que o periciado pode simular doenças. A respeito da simulação, assinale a opção correta.

a) Em situação em que haja acentuada discrepância entre o sofrimento apontado pelo paciente e os achados objetivos, falta de cooperação durante a avaliação e presença de um transtorno de personalidade, deve-se suspeitar de simulação.

Certo! Afirmativa retirada do DSM-V:

“A característica essencial da simulação é a produção intencional de sintomas físicos ou psicológicos falsos ou grosseiramente exagerados motivada por incentivos externos, como evitar o serviço militar, evitar o trabalho, obter compensação financeira, fugir de processo criminal ou conseguir drogas. Sob determinadas circunstâncias, a simulação pode representar comportamento de adaptação - por exemplo, fingir doença enquanto em cativeiro inimigo em tempos de guerra. A simulação deve ser fortemente suspeitada quando notada qualquer combinação dos elementos a seguir:

1. Contexto médico-legal de apresentação (p. ex., o indivíduo é encaminhado ao clínico por um advogado para exame ou o indivíduo se autoencaminha enquanto estão pendentes litígio ou acusações).

2. Discrepância acentuada entre o alegado estresse ou incapacidade do indivíduo e os achados e as observações objetivas.

3. Falta de cooperação durante avaliação diagnóstica e de obediência ao regime de tratamento prescrito.

4. Presença de transtorno da personalidade antissocial.”  

b) A simulação é o resultado de uma decisão com motivação consciente em certo momento da vida, sendo classificada, nos manuais diagnósticos, como um transtorno mental.

Errado. O DSM-V apresenta a simulação como “outra condição que pode ser foco da atenção clínica”, e não como um transtorno propriamente dito.

c) A presença de exageros acentuados de sintomas já existentes não configura quadro de simulação.

Errado. Se essa exageração for motivada por incentivos externos é, sim, caracterizado um quadro de simulação.

d) Entre as condições psiquiátricas mais simuladas estão os transtornos pelo uso de substâncias, o transtorno obsessivo compulsivo e os transtornos de personalidade.

Errado. A simulação é motivada por incentivos externos, os transtornos mencionados geralmente não estão associados a ganhos, pelo contrário, são quadros estigmatizados e que não concedem benefícios legais ou sociais.

 

e) A comunicação de ideação suicida é forte indício de que o indivíduo não seja um simulador.

Errado. A ideação suicida expressa também pode ser simulada.

   

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

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508) Analise as afirmativas abaixo sobre o histórico da Avaliação Psicológica no Brasil.

1. A primeira Escala utilizada no Brasil foi a Binet-Simon.
2. Os primeiros testes buscavam avaliar a inteligência e habilidades para o trabalho.
3. A Resolução CFP 009/2018 institui diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) É correta apenas a afirmativa 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

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A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Gabarito Letra E

1. A primeira Escala utilizada no Brasil foi a Binet-Simon.

Certo! Esse teste foi utilizado no Rio de Janeiro em 1918.

“Os primeiros ensaios com testes aparecem citados no Rio de Janeiro, por volta de 1918, nos trabalhos do médico pediatra Fernandes Figueira que, pela primeira vez, aplica testes de inteligência (provas de Binet-Simon) na avaliação de internos do Hospício Nacional”


2. Os primeiros testes buscavam avaliar a inteligência e habilidades para o trabalho.

Certo! Os primeiros testes desenvolvidos tinham como objetivo avaliar inteligência e habilidades.


3. A Resolução CFP 009/2018 institui diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos.

Certo! Essa é a resolução que regulamenta o SATEPSI.

 

“Resolução CFP nº 009/2018 - Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 001/2017 e 002/2017.

 

Assim, 1, 2 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra E

509) A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especificamente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.

A respeito da avaliação psicológica é correto afirmar que

  • A) a escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada apenas no contexto no qual a avaliação psicológica se insere.
  • B) é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
  • C) a avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.
  • D) os resultados das avaliações psicológicas não impactam a sociedade, mas têm grande impacto para as pessoas e os grupos.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada 

 

  

A respeito da avaliação psicológica é correto afirmar que 
a)  a escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada apenas no contexto
no qual a avaliação psicológica se insere. 

Errado. Essas escolhas devem ser baseadas no contexto, nos propósitos, nos construtos investigados, nas características do avaliando e nas condições do instrumento.  

“Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:  

1. contexto no qual a avaliação psicológica se insere;  

2. propósitos da avaliação psicológica;  

3. construtos psicológicos a serem investigados;  

4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;  

5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação.” 

 
b)  é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos. 

Certo! 

“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.” 

 
c)  a avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. 

Certo!  

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constituise em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina. 

 
d)  os resultados das avaliações psicológicas não impactam a sociedade, mas têm grande impacto para as pessoas e os grupos. 

Errado. O resultado das avaliações também tem impacto na sociedade. 

Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. 

 

Como temos duas respostas corretas, a questão foi anulada. 

 

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf 

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510) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (2013), algumas competências específicas são importantes para que o trabalho do psicólogo na realização de avaliação psicológica seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada.

Sobre as competências do psicólogo, analise as afirmativas abaixo.

I. Reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.

II. Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

III. Ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste.

IV. Elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica e saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.

São competências específicas para o trabalho do psicólogo na realização de avaliação psicológica as contidas nas afirmativas:

  • A) II e IV.
  • B) I, II e III.
  • C) II e IV.
  • D) I, II, III e IV.

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A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV.

Gabarito Letra D

 Relembre as competências listadas pelo CFP na cartilha mencionada:

“Algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada:

reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica;

• conhecer a legislação referente à avaliação psicológica brasileira, dentre as quais as resoluções do CFP e o Código de Ética Profissional do Psicólogo;

• ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, dentre outros, construtos avaliados por diferentes testes e em diferentes perspectivas teóricas;

ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos;

ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste;

• ter domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) e técnicas utilizados na avaliação psicológica, bem como ter condição de planejar a avaliação com maestria, adequando-a ao objetivo, público-alvo e contexto;

elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica;

• saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.”

 

Agora veja os itens apresentados pela questão: 

I. Reconhecer o caráter processual da avaliação psicológica.

 

II. Ter domínio do campo da Psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos.

 

III. Ter conhecimentos de Psicometria, mais especificamente sobre as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada teste.

 

IV. Elaborar documentos psicológicos decorrentes da avaliação psicológica e saber comunicar os resultados advindos da avaliação, por meio de entrevista devolutiva.

 

Todos aparecem como competências na cartilha.

Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/Avaliac%CC%A7aopsicologicaCartilha1.pdf 

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