Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
521) O enfrentamento da pandemia de Covid e a necessidade de distanciamento físico aceleraram a expansão dos serviços psicológicos na modalidade remota para a atenção em saúde mental.
Sobre os desafios que precisam ser considerados em uma avaliação psicológica realizada remotamente, avalie as afirmativas a seguir.
I. A necessidade de garantir privacidade e sigilo no atendimento.
II. O acesso dos clientes aos equipamentos e tecnologias de comunicação remota.
III. A inexistência de testes psicológicos para aplicação de forma remota.
Está correto o que se afirma em
- A) I e II, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) III, apenas.
- E) I, apenas.
A alternativa correta é letra A) I e II, apenas.
Gabarito Letra A
Certo! É um dever do psicólogo proporcionar um ambiente de privacidade e garantir o sigilo do atendimento, e isso se torna um desafio em um contexto de avaliação remota, uma vez que variáveis diferentes das do contexto da clínica estão envolvidas, como a segurança dos aplicativos de comunicação utilizadas, as características do espaço que o avaliando tem disponível, etc.
Certo! Outro desafio diz respeito ao acesso aos equipamentos necessários para realização de serviços psicológicos de forma remota. Apesar de hoje termos uma ilusão de que o acesso a internet é generalizado, isso não é verdade, e quando se trata de uma conexão de qualidade (que é necessária para um atendimento síncrono adequado) a realidade é ainda mais desafiadora.
Errado. Existem, sim, testes com aplicação remota. O CFP tem inclusive uma nota técnica específica sobre isso:
“Orientamos que a Nota Técnica 07/2019 – CFP preconiza que “existem testes que podem ser administrados no formato lápis e papel e testes que podem ser administrados de forma informatizada (ou seja, por meio de computador). No entanto, deve ser destacado que o formato de aplicação informatizada (mediada por computador) não se equivale a aplicação online (ou seja, de acesso remoto ou à distância). Cabe à(ao) psicóloga(o) a análise e estudo do manual do teste psicológico aprovado no Satepsi para identificar a forma de aplicação recomendada para o mesmo”.”
Assim, apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra A
Fonte: Nota orientativa sobre o uso de testes psicológicos informatizados/computadorizados e/ou de aplicação remota/online. Disponível em: https://site.cfp.org.br/nota-orientativa-sobre-o-uso-de-testes-psicologicos-informatizados-computadorizados-e-ou-de-aplicacao-remota-online/
522) São passos mínimos para se fazer uma avaliação psicológica EXCETO:
- A) Coletar informações por meio de entrevistas, dinâmicas, testes.
- B) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
- C) Integrar as informações e desenvolver hipóteses iniciais.
- D) Levantar os objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado para escolher os instrumentos adequados.
A alternativa correta é letra B) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
Gabarito Letra B
São passos mínimos para se fazer uma avaliação psicológica EXCETO:
a) Coletar informações por meio de entrevistas, dinâmicas, testes.
b) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
c) Integrar as informações e desenvolver hipóteses iniciais.
d) Levantar os objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado para escolher os instrumentos adequados.
Vamos relembrar os passos da avaliação psicológica:
“¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.”
As Letras A, C e D trazem passos do processo. A letra B, Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo, além de não ser um passo esperado, inviabiliza o processo, e pode até ser considerado falta ética, na medida que é uma forma não adequada de prestação de serviços psicológicos.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
523) Está correto o que se afirma, EXCETO em:
- A) A adaptação do ambiente, do espaço físico e do vestuário do aplicador precisa ser cuidada.
- B) As informações contidas no manual de testes não precisam ser observadas em pessoas de baixa escolaridade.
- C) O teste psicológico deve ser utilizado dentro dos padrões do referido manual.
- D) Os testes devem ser utilizados de acordo com as dificuldades específicas de cada pessoa.
A alternativa correta é letra B) As informações contidas no manual de testes não precisam ser observadas em pessoas de baixa escolaridade.
Gabarito Letra B
Está correto o que se afirma, EXCETO em:
a) A adaptação do ambiente, do espaço físico e do vestuário do aplicador precisa ser cuidada.
Certo! O cuidado com esses elementos é fundamental.
“Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter para utilizar um teste psicológico?
¬ Verificar se as pessoas estão em condições físicas e psíquicas para realizar o teste;
¬ Verificar se não existem dificuldades específicas da pessoa para realizar o teste, sejam elas físicas ou psíquicas;
¬ Utilizar o teste dentro dos padrões referidos por seu manual;
¬ Cuidadar da adequação do ambiente, do espaço físico, do vestuário dos aplicadores e de outros estímulos que possam interferir na aplicação”
b) As informações contidas no manual de testes não precisam ser observadas em pessoas de baixa escolaridade.
Errado. As informações contidas no manual precisam ser observadas em todas as aplicações dos testes.
c) O teste psicológico deve ser utilizado dentro dos padrões do referido manual.
Certo! Para garantir a qualidade psicométrica do teste, é imprescindível que os padrões estabelecidos sejam seguidos.
d) Os testes devem ser utilizados de acordo com as dificuldades específicas de cada pessoa.
Certo! Em caso de alguma dificuldade específica, seja física ou psíquica, o profissional deve escolher outro teste ou instrumento.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
524) Em processo de divórcio litigioso, com acusações de violência sexual do pai em relação à filha, o psicólogo perito declara o seguinte em documento resultante da avaliação psicológica realizada: “na entrevista com o Sr. João, não foi possível conhecer sua história de vida e suas relações familiares, pois ele se limitou a falar de sua relação com a ex-esposa, tentando provar que as ações dela como mãe eram erradas, desqualificando-as ao seu olhar”. Em se tratando de entrevista psicológica ou clínica, conforme entendida por José Bleger (2011), essa descrição revela que o psicólogo deveria ter
- A) atentado para aspectos da interação entrevistador- -entrevistado que teriam levado o entrevistado a adotar atitudes defensivas.
- B) esclarecido para o entrevistado o impacto negativo de sua atitude beligerante em relação à esposa para a avaliação psicológica.
- C) adotado uma atitude mais próxima e amigável, de modo a deixar o entrevistado mais à vontade e contornar suas atitudes defensivas.
- D) utilizado testes psicológicos no lugar da entrevista, por serem menos ameaçadores e mais adequados ao contexto pericial.
- E) impedido que as variáveis da personalidade do entrevistado dominassem a entrevista, controlando sua atitude pouco colaboradora.
A alternativa correta é letra A) atentado para aspectos da interação entrevistador- -entrevistado que teriam levado o entrevistado a adotar atitudes defensivas.
Gabarito: Letra A
Em processo de divórcio litigioso, com acusações de violência sexual do pai em relação à filha, o psicólogo perito declara o seguinte em documento resultante da avaliação psicológica realizada: “na entrevista com o Sr. João, não foi possível conhecer sua história de vida e suas relações familiares, pois ele se limitou a falar de sua relação com a ex-esposa, tentando provar que as ações dela como mãe eram erradas, desqualificando-as ao seu olhar”. Em se tratando de entrevista psicológica ou clínica, conforme entendida por José Bleger (2011), essa descrição revela que o psicólogo deveria ter
a) atentado para aspectos da interação entrevistador- -entrevistado que teriam levado o entrevistado a adotar atitudes defensivas.
Certo! O que está sob o controle do profissional são os aspectos da própria entrevista que podem levar o entrevistador a uma atitude defensiva.
b) esclarecido para o entrevistado o impacto negativo de sua atitude beligerante em relação à esposa para a avaliação psicológica.
Errado. O profissional não deve induzir o entrevistado a se comunicar de determinada forma ou trazer determinado conteúdo. A entrevista, principalmente nesses casos, pode ser entendida como uma forma de investigação, e, portanto, não deve ser direcionada.
c) adotado uma atitude mais próxima e amigável, de modo a deixar o entrevistado mais à vontade e contornar suas atitudes defensivas.
Errado. O psicólogo não deve atuar como um amigo do entrevistado. É fundamental um bom rapport, mas não de forma a perder o distanciamento necessário para esse tipo de avaliação.
d) utilizado testes psicológicos no lugar da entrevista, por serem menos ameaçadores e mais adequados ao contexto pericial.
Errado. Os testes psicológicos podem ser tão ou mais ameaçadores que uma entrevista bem feita.
e) impedido que as variáveis da personalidade do entrevistado dominassem a entrevista, controlando sua atitude pouco colaboradora.
Errado. O psicólogo não tem condições de impedir as variáveis da personalidade do entrevistado de emergir, e isso sequer é desejável. É importante que certos aspectos apareçam.
Assim, a resposta correta é Letra A.
525) No que diz respeito à avaliação psicológica destinada às pessoas que apresentam deficiências, mais especificamente àquelas que apresentam deficiência intelectual, Anache (2018) faz a seguinte afirmação:
“Desde a década de 1980, os processos avaliativos e os laudos que deles depreendem têm sido alvo de críticas, dentre as quais se destacaram que eles discriminam e excluem os indivíduos, que os métodos empregados não são adequados para o intento, sobretudo para compreender as suas condições de aprendizagem.”
A autora afirma que a construção de propostas de avaliação psicológica de indivíduo que apresenta deficiência intelectual é desafiadora. Acerca da avaliação psicológica realizada com pessoas com deficiência, assinale a alternativa correta.
- A) O modelo processual, interventivo e relacional, é tradicional no campo da Educação Especial.
- B) A natureza quantitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais.
- C) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
- D) A avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo, com o objetivo de analisar quantitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social.
- E) A avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual tem como ênfase a mensuração de sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados.
A alternativa correta é letra C) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
Gabarito Letra C
A autora afirma que a construção de propostas de avaliação psicológica de indivíduo que apresenta deficiência intelectual é desafiadora. Acerca da avaliação psicológica realizada com pessoas com deficiência, assinale a alternativa correta.
a) O modelo processual, interventivo e relacional, é tradicional no campo da Educação Especial.
Errado. O modelo tradicional é classificatório e quantitativo.
“A perspectiva histórico-cultural reconhece o indivíduo na sua condição e sujeito que aprende, e, por isso, o método explicativo é adequado para valorizar as manifestações do sujeito mediante as intervenções, onde é possível identificar os limites e as possibilidades de aprendizagem, observando as condições sociais que aprofundam a situação de incapacidade do sujeito com deficiência intelectual. Assim, a avaliação psicológica é processual, interventiva e relacional, opondo-se com o modelo classificatório e quantitativo, tradicional no campo da Educação Especial.”
b) A natureza quantitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais.
Errado. Essa é a natureza qualitativa.
“A natureza qualitativa dos processos avaliativos permite construir explicações sobre a particularidade do funcionamento psicológico e sua constituição subjetiva, a qual se desenvolve em meio às condições socioculturais. Por isso é necessário pesquisar o contexto e a qualidade das relações estabelecidas, favorecendo o desenvolvimento de estratégias que visem o aprofundamento das dificuldades decorrente das interações sociais. O desafio está em estudar as funções psicológicas como sistema articulado no curso da ação do sujeito, identificando as características mediante as diferentes formas de expressão no curso das intervenções.”
c) Nessas situações, faz-se necessária a adaptação dos recursos a serem utilizados, como materiais adaptados para idade e característica do sujeito.
Certo!
“Vários instrumentos entram em cena, desde as entrevistas em suas formas variadas com os diversos participantes da vida do sujeito (pai, mãe, irmãos avós, cuidadores, professores, profissionais etc.), e, sobretudo, a própria pessoa, considerando inclusive os seus limites para se comunicar. Nessas situações, adaptamos os recursos como, por exemplo, materiais adaptados para idade e característica do sujeito, incluído, quando for necessário o uso de tecnologia assistiva7. No processo de avaliação, recolhem-se documentos que podem adensar as informações sobre o percurso do sujeito. Nesta abordagem construímos o processo avaliativo de acordo com as características de cada situação, o qual se inspira na metodologia de estudo de caso.”
d) A avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo, com o objetivo de analisar quantitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social.
Errado. O objetivo é analisar qualitativamente.
“Retomando algumas ideias já apresentadas neste artigo, a avaliação psicológica no contexto da educação especial é um processo contínuo, interventivo com objetivo de analisar qualitativamente o que o sujeito é capaz de fazer em diferentes espaços da vida social. Nesse percurso cabe ao profissional planificar este processo de acordo com as características do sujeito.”
e) A avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual tem como ênfase a mensuração de sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados.
Errado.
“Essa perspectiva requer que a avaliação psicológica de pessoas com deficiência intelectual avance para além dos sintomas expressos na forma de comportamentos inadaptados, como sendo resultantes de zonas corticais específicas e responsáveis exclusivamente de fenômenos psicológicos complexos que vem sendo desenvolvidos ao longo da história, como a capacidade de compreensão das ações que envolvem o uso da linguagem e, por conseguinte a fala e outras formas mais elaboradas de pensamento”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Anache, Alexandra AyachAvaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 19 Agosto 2022] , pp. 60-73
526) A avaliação psicológica e a avaliação educacional estão entre as contribuições mais importantes das ciências cognitivas para nossa sociedade. Considerando que a testagem é um dos recursos utilizados nas avaliações, assinale a alternativa correta.
- A) Todos os testes são bem construídos, subsidiando práticas benéficas para a sociedade.
- B) Os testes psicológicos são adequados e benéficos.
- C) O uso adequado de tais testes não auxilia na tomada de decisão sobre a vida das pessoas.
- D) O uso inapropriado de testes não causa danos às pessoas avaliadas.
- E) Testes bem desenvolvidos que são válidos para seus propósitos pretendidos têm potencial de oferecer benefícios.
A alternativa correta é letra E) Testes bem desenvolvidos que são válidos para seus propósitos pretendidos têm potencial de oferecer benefícios.
Gabarito Letra E
A avaliação psicológica e a avaliação educacional estão entre as contribuições mais importantes das ciências cognitivas para nossa sociedade. Considerando que a testagem é um dos recursos utilizados nas avaliações, assinale a alternativa correta.
a) Todos os testes são bem construídos, subsidiando práticas benéficas para a sociedade.
Errado. Justamente porque existem testes que não tem qualidade suficiente para serem utilizados que é necessário haver sistemas de avaliação.
b) Os testes psicológicos são adequados e benéficos.
Errado. Seguindo o mesmo raciocínio da afirmativa anterior, os testes podem ser adequados ou não.
c) O uso adequado de tais testes não auxilia na tomada de decisão sobre a vida das pessoas.
Errado. Testes usados de forma adequada podem, sim, auxiliar na tomada de decisão a partir dos dados coletados.
d) O uso inapropriado de testes não causa danos às pessoas avaliadas.
Errado. O uso inapropriado de testes pode, sim, causar danos aos avaliados, através da estigmatizarão, por exemplo.
e) Testes bem desenvolvidos que são válidos para seus propósitos pretendidos têm potencial de oferecer benefícios.
Certo!
"A testagem é um dos recursos utilizados nas avaliações e há evidências que documentam a utilidade de testes quando bem construídos e bem interpretados. Testes bem desenvolvidos têm potencial de oferecer benefícios efetivos para avaliadores e avaliados e seu uso pode resultar em melhores decisões para os indivíduos e sistemas educacionais. Ressalta- -se, no entanto, que nem todos os testes são bem construídos, nem todas as práticas de testagem são adequadas ou benéficas. O uso inapropriado de testes pode causar danos irreparáveis para os avaliados e outros atores afetados (AERA; APA; NCME, 2014)."
Nosso gabarito é Letra E.
527) A avaliação psicológica é um campo do conhecimento com pressupostos teóricos e metodológicos próprios e uma prática profissional que perpassa diversas áreas da Psicologia. Sobre a avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) No processo de avaliação psicológica, é indispensável a utilização de testes psicológicos.
- B) Envolve levantamento de demandas; elaboração de um plano de trabalho; execução do plano; análise e interpretação dos dados; elaboração de documento e devolução dos resultados obtidos.
- C) Segundo a resolução 009/2018, o processo de avaliação psicológica tem como fontes fundamentais de informação entrevistas, testes psicológicos e relatórios de equipes multiprofissionais.
- D) Caracteriza-se como um processo semiestruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas
- E) No processo de avaliação psicológica, as questões contextuais e do histórico de vida do sujeito avaliado não são de preocupação do psicólogo.
A alternativa correta é letra B) Envolve levantamento de demandas; elaboração de um plano de trabalho; execução do plano; análise e interpretação dos dados; elaboração de documento e devolução dos resultados obtidos.
Gabarito Letra B
A avaliação psicológica é um campo do conhecimento com pressupostos teóricos e metodológicos próprios e uma prática profissional que perpassa diversas áreas da Psicologia. Sobre a avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a) No processo de avaliação psicológica, é indispensável a utilização de testes psicológicos.
Errado. A utilização de testes psicológicos na avaliação psicológica é opcional, fica a critério do profissional, considerando os objetivos da avaliação.
b) Envolve levantamento de demandas; elaboração de um plano de trabalho; execução do plano; análise e interpretação dos dados; elaboração de documento e devolução dos resultados obtidos.
Certo!
c) Segundo a resolução 009/2018, o processo de avaliação psicológica tem como fontes fundamentais de informação entrevistas, testes psicológicos e relatórios de equipes multiprofissionais.
Errado. As fontes fundamentais são os testes, as entrevistas e os protocolos. Os relatórios de equipe multiprofissional são fontes complementares.
d) Caracteriza-se como um processo semiestruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas
Errado. A avaliação psicológica é um processo estruturado.
e) No processo de avaliação psicológica, as questões contextuais e do histórico de vida do sujeito avaliado não são de preocupação do psicólogo.
Errado. Essas questões são, sim, de preocupação do psicólogo.
Nosso gabarito é Letra B.
528) Qual alternativa fere a garantia de direitos humanos na avaliação psicológica?
- A) Os itens das escalas contemplam a diversidade sócio-histórico-cultural brasileira dos diversos grupos.
- B) Há coerência, no processo de avaliação psicológica, com as demais políticas do Sistema de Conselhos de Psicologia.
- C) Quanto ao teste, os instrumentos não devem estigmatizar algum grupo social (gênero, orientação sexual, identidade de gênero, étnico-racial, geográfica, geracional, classe socioeconômica).
- D) Os instrumentos utilizados sugerem implícita e/ou explicitamente que as características avaliadas são causadas por algum atributo intrínseco de grupos sociais.
- E) A amostra normativa representa a diversidade sócio-histórico-cultural brasileira.
A alternativa correta é letra D) Os instrumentos utilizados sugerem implícita e/ou explicitamente que as características avaliadas são causadas por algum atributo intrínseco de grupos sociais.
Gabarito Letra D
Qual alternativa fere a garantia de direitos humanos na avaliação psicológica?
a) Os itens das escalas contemplam a diversidade sócio-histórico-cultural brasileira dos diversos grupos.
Errado. Contemplar a diversidade favorece os direitos humanos.
b) Há coerência, no processo de avaliação psicológica, com as demais políticas do Sistema de Conselhos de Psicologia.
Errado. Essa coerência também valoriza os direitos humanos.
c) Quanto ao teste, os instrumentos não devem estigmatizar algum grupo social (gênero, orientação sexual, identidade de gênero, étnico-racial, geográfica, geracional, classe socioeconômica).
Errado. Evitar a estigmatização também é importante para garantir os direitos humanos.
d) Os instrumentos utilizados sugerem implícita e/ou explicitamente que as características avaliadas são causadas por algum atributo intrínseco de grupos sociais.
Certo! Essa postura estigmatiza grupos sociais e fere a garantia de direitos humanos.
e) A amostra normativa representa a diversidade sócio-histórico-cultural brasileira.
Errado. Isso também é importante para os direitos humanos.
Nosso gabarito é Letra D
529) O campo da avaliação e da testagem psicológica contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia como ciência; no entanto o desenvolvimento dessas áreas no Brasil enfrentou diversas dificuldades nas últimas décadas. São fatores que dificultaram a expansão da avaliação psicológica no Brasil, exceto:
- A) rápida criação dos cursos de Psicologia.
- B) má qualidade psicométrica dos instrumentos.
- C) falta de professores qualificados para o ensino de avaliação psicológica.
- D) ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos, na contagem de pontos e interpretação estatística do resultado.
- E) abordagens do pensamento psicológico, como a humanista e a sócio-histórica, que eram reativas à quantificação e ao positivismo e suas manifestações.
A alternativa correta é letra D) ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos, na contagem de pontos e interpretação estatística do resultado.
Gabarito Letra D
O campo da avaliação e da testagem psicológica contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia como ciência; no entanto o desenvolvimento dessas áreas no Brasil enfrentou diversas dificuldades nas últimas décadas. São fatores que dificultaram a expansão da avaliação psicológica no Brasil, exceto:
a) rápida criação dos cursos de Psicologia.
b) má qualidade psicométrica dos instrumentos.
c) falta de professores qualificados para o ensino de avaliação psicológica.
d) ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos, na contagem de pontos e interpretação estatística do resultado.
e) abordagens do pensamento psicológico, como a humanista e a sócio-histórica, que eram reativas à quantificação e ao positivismo e suas manifestações.
O ensino contextualizado, com ênfase na aplicação de instrumentos e interpretação estatística seria uma facilidade para a expansão da avaliação psicológica, e não uma dificuldade.
“As principais dificuldades enfrentadas na área de avaliação psicológica durante as quatro últimas décadas do século XX no Brasil, foram, em grande parte, decorrentes de dois fatores: 1) confusão entre os conceitos de avaliação psicológica e testagem psicológica e 2) má qualidade psicométrica dos instrumentos. Esses fatores não surgiram no contexto brasileiro, ao contrário, são inerentes ao desenvolvimento das técnicas de avaliação psicológica, especialmente dos testes, no cenário internacional. (...) No entanto, esse cenário favorável logo se deterioraria em razão de dois fatores: 1) a criação acelerada de cursos de Psicologia e a falta de professores qualificados para o ensino, que culminaram na deficiência de formação, especialmente na área de avaliação psicológica, 2) o surgimento de novas correntes de pensamento, como a humanista e a sócio-histórica, que eram reativas à quantificação e ao positivismo e suas manifestações (Pasquali, & Alchieri, 2011). As críticas eram de que os testes serviam mais para rotular e estigmatizar as pessoas do que para ajudá-las a se desenvolver, pelo que propunham o abandono dessa prática que consideravam nociva à própria imagem da Psicologia (Noronha, 2002; Patto, 1997).”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Bueno, José Maurício Haas e Peixoto, Evandro MoraisAvaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 19 Agosto 2022] , pp. 108-121.
530) Acerca da garantia dos direitos humanos em avaliação psicológica, desenvolvedores de testes e profissionais que realizam avaliação psicológica possuem responsabilidades. Julgue os itens a seguir.
I. O profissional deve considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
II. Aos pesquisadores que se dedicam à construção de instrumentos, cabe a tarefa de fornecer informações sobre a teoria que fundamenta o instrumento e demonstrar que os escores obtidos com o teste se relacionam com a teoria e/ou com os dados da experiência.
III. Cabe ao profissional que realiza avaliação psicológica estimar o nível em que um teste está livre de erros não controláveis (indicadores de fidedignidade).
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas os itens I e II estão certos
- D) Apenas os itens I e III estão certos
- E) Todos os itens estão certos.
A alternativa correta é letra C) Apenas os itens I e II estão certos
Gabarito Letra C
Certo! Veja:
“Assim, a utilização de um teste psicológico deve sempre estar alinhada, por um lado, com os objetivos para os quais foi construído (indicadores de validade) e, por outro, com os objetivos e contextos do processo de avaliação como um todo (demanda). Decorre daí a responsabilidade depositada tanto no profissional que desenvolve os testes psicológicos quanto no que aplica tais instrumentos em processos de avaliação. Ao primeiro, cabe a tarefa de fornecer informações nítidas e suficientes sobre a teoria que fundamenta o instrumento (fundamentação teórica), demonstrar que os escores obtidos com o teste se relacionam com a teoria e/ou com os dados da experiência (indicadores de validade), estimar o nível em que um teste está livre de erros não controláveis (indicadores de fidedignidade) e descrever manifestamente as condições e procedimentos dentro dos quais o instrumento se torna válido e fidedigno (padronização). Já ao segundo, compete o conhecimento suficiente para decodificar as informações técnicas contidas no manual, conciliando-as com a situação de demanda da avaliação, ou seja, reconhecer que os resultados mensurados pelo teste integram processos mais abrangentes e têm grande impacto para as pessoas, grupos e sociedade, cabendo-lhes [...] considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica (Resolução Nº 007, 2003, p. 3)”
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado no item anterior.
Errado. Essa também é uma responsabilidade do profissional que desenvolve o teste.
Assim, apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra C
Fonte: Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de e Vieira, Erick da SilvaDireitos Humanos e Avaliação Psicológica: Indissociabilidade do Compromisso Ético-Político Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. spe [Acessado 22 Agosto 2022]