Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
541) Através de uma demanda interna para identificar fatores prejudiciais à saúde mental da equipe, foi solicitado ao psicólogo de uma corporação a avaliação psicológica dos profissionais envolvidos em atividades de alto risco e muita pressão. Considerando as práticas e as técnicas específicas de uma avaliação psicológica, assinale a afirmativa correta.
- A) A seleção dos instrumentos ou procedimentos a serem utilizados é feita junto com o avaliando, garantindo maior clareza e fidelidade do processo.
- B) Após realizar a avaliação psicológica, o profissional deverá marcar o feedback com o avaliando e/ou terceiro para responder às questões que levaram aquele encaminhamento.
- C) Para fins de instrumento de avaliação psicológica, a entrevista, em geral, envolve apenas a conversação face a face, não sendo possível serem conduzidas em outros formatos para não prejudicar o processo.
- D) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
- E) Não é recomendado o encontro entre o avaliador e outras pessoas do contexto, com quem fez o encaminhamento ou com o próprio, avaliando antes de iniciar de fato a avaliação formal, pois os aspectos do encaminhamento serão esclarecidos durante o processo.
A alternativa correta é letra D) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
Gabarito Letra D
Através de uma demanda interna para identificar fatores prejudiciais à saúde mental da equipe, foi solicitado ao psicólogo de uma corporação a avaliação psicológica dos profissionais envolvidos em atividades de alto risco e muita pressão. Considerando as práticas e as técnicas específicas de uma avaliação psicológica, assinale a afirmativa correta.
a) A seleção dos instrumentos ou procedimentos a serem utilizados é feita junto com o avaliando, garantindo maior clareza e fidelidade do processo.
Errado. O avaliando não participa da escolha dos instrumentos, que é uma prerrogativa do profissional.
b) Após realizar a avaliação psicológica, o profissional deverá marcar o feedback com o avaliando e/ou terceiro para responder às questões que levaram aquele encaminhamento.
Errado. A entrevista de devolução devolve as informações obtidas na avaliação, não necessariamente responde as questões propostas no encaminhamento. Durante o processo, essas questões podem ser alteradas.
c) Para fins de instrumento de avaliação psicológica, a entrevista, em geral, envolve apenas a conversação face a face, não sendo possível serem conduzidas em outros formatos para não prejudicar o processo.
Errado. Existem diversos tipos e formatos de entrevista, que não prejudicam o processo.
d) Ao utilizar testes psicológicos, o profissional deverá estar atento a suas finalidades, pois, se diferem em uma série de variáveis, uma delas é a pontuação que não necessariamente possui natureza numérica.
Certo!
“Os testes diferem em seus procedimentos de pontuação e interpretação. Para entender melhor como e por que, vamos definir o que seja pontuação e pontuar. Os aficionados por esportes estão familiarizados com esses termos. Para eles, esses termos referem-se ao número de pontos acumulados pelos competidores e ao processo de acumulação desses pontos. Em testagem e avaliação, podemos definir pontuação de modo formal como um código ou uma súmula, em geral, mas não necessariamente de natureza numérica, que reflete uma avaliação do desempenho em um teste, uma tarefa, uma entrevista ou alguma outra amostra de comportamento. Pontuar é o processo de atribuir esses códigos avaliativos ou súmulas ao desempenho em testes, tarefas, entrevistas ou outras amostras de comportamento. No mundo da avaliação psicológica, existem muitos tipos diferentes de pontuação. Algumas resultam da simples soma das respostas (tal como a soma de respostas dos tipos correta/incorreta ou concordo/discordo) e algumas são derivadas de procedimentos mais elaborados.”
e) Não é recomendado o encontro entre o avaliador e outras pessoas do contexto, com quem fez o encaminhamento ou com o próprio, avaliando antes de iniciar de fato a avaliação formal, pois os aspectos do encaminhamento serão esclarecidos durante o processo.
Errado. Esse encontro pode ser fundamental para obtenção de informações complementares.
Nosso gabarito é Letra D
542) A avaliação psicológica é um estudo que requer planejamento prévio e criterioso conforme a demanda e os fins destinados. É realizada por profissional capacitado e apresenta a finalidade de subsidiar o trabalho nos diversos campos de atuação da psicologia. Porém, muitos profissionais não estão capacitados o quanto deveriam e as avaliações não acontecem de maneira apropriada e com a qualidade e fundamento necessário, acarretando em uma série de problemas. Sobre os problemas que prejudicam a entrega de uma avaliação psicológica eficiente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O psicólogo nem sempre está preparado tecnicamente para usar os instrumentos escolhidos.
( ) Existe a falta de interesse ou conhecimento adequado por parte dos profissionais para identificar a permissão do uso de determinados testes.
( ) O que mais interfere no processo são as condições ambientais usadas para a aplicação da avaliação.
( ) As pessoas que participam de uma avaliação psicológica pouco contribuem para que o processo se desenvolva.
( ) Poucos profissionais possuem domínio sobre os construtos de uma avaliação psicológica, mesmo sendo uma das etapas de finalização do processo.
A sequência está correta em
- A) V, V, F, F, F.
- B) V, F, V, F, V.
- C) F, V, F, V, F.
- D) F, F, V, V, V.
- E) V, F, F, V, V.
A alternativa correta é letra A) V, V, F, F, F.
Gabarito Letra A
Sobre os problemas que prejudicam a entrega de uma avaliação psicológica eficiente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(V) O psicólogo nem sempre está preparado tecnicamente para usar os instrumentos escolhidos.
Verdadeiro. Imagino que todos nós gostaríamos que essa afirmativa fosse falsa, e que a formação em psicologia fosse rica o suficiente para nos deixar preparados tecnicamente para utilizar os instrumentos que temos disponíveis. Entretanto, sabemos que essa não é a realidade, e que muitas vezes os profissionais são induzidos a escolher instrumentos para os quais não tem preparo técnico.
(V) Existe a falta de interesse ou conhecimento adequado por parte dos profissionais para identificar a permissão do uso de determinados testes.
Verdadeiro. Outra afirmativa que gostaríamos que fosse falsa. Mesmo sendo uma obrigação ética se manter constantemente atualizado, sabemos que muitos colegas de profissão não se interessam em buscar as informações adequadas e atualizadas sobre os instrumentos da profissão.
(F) O que mais interfere no processo são as condições ambientais usadas para a aplicação da avaliação.
Falso. O ambiente influencia na avaliação e deve ser cuidado, mas está longe de ser o fator que mais interfere. Características do profissional é do avaliando tem mais impacto nessas interferências.
(F) As pessoas que participam de uma avaliação psicológica pouco contribuem para que o processo se desenvolva.
Falso. O psicólogo faz o que então, tira as informações a força? É fundamental que o avaliando participe do processo de forma a contribuir com ele.
(F) Poucos profissionais possuem domínio sobre os construtos de uma avaliação psicológica, mesmo sendo uma das etapas de finalização do processo.
Falso. Os construtos da avaliação psicológica são a base do processo, então os profissionais devem, sim, ter esse domínio.
Assim, a sequência correta é V V F F F
Nosso gabarito é Letra A
543) Entre as diversas demandas do contexto hospitalar, está a avaliação do estado emocional da pessoa doente. Nesta modalidade de avaliação é importante considerar os componentes do processamento emocional. Os componentes fundamentais para o processamento emocional são:
- A) Facilitação emocional; manejo e projeção; ampliação; e, projeção emocional.
- B) Compreensão emocional; empatia das emoções; manejo; e, projeção emocional.
- C) Facilitação emocional; empatia das emoções; restrição emocional; e, sublimação.
- D) Identificação das emoções; crise das emoções; ampliação emocional; e, projeção emocional.
- E) Identificação das emoções; facilitação emocional; compreensão emocional; e, manejo emocional.
A alternativa correta é letra E) Identificação das emoções; facilitação emocional; compreensão emocional; e, manejo emocional.
Entre as diversas demandas do contexto hospitalar, está a avaliação do estado emocional da pessoa doente. Nesta modalidade de avaliação é importante considerar os componentes do processamento emocional. Os componentes fundamentais para o processamento emocional são:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"O processamento emocional é similar ao conceito de inteligência emocional e inclui identificar, facilitar, entender e manejar as emoções (USTÁRROZ, 2012; RODRIGUEZ-JIMENEZ et al., 2013). Assim, o processamento emocional envolve quatro componentes: a percepção emocional, a facilitação emocional, a compreensão emocional e o manejo emocional. A percepção emocional é a atitude de identificar corretamente como as pessoas se sentem; dizem e percebem as próprias emoções e a dos outros. A facilitação emocional resume-se na atitude para criar emoções e integrar os sentimentos na forma de pensar, de uma maneira que as emoções facilitem o pensamento. A compreensão emocional consiste na atitude para compreender as causas das emoções; como também dizer, compreender e conhecer as emoções. O manejo emocional demonstra a habilidade para regular e utilizar as emoções de maneira a contribuir para a realização de metas, promovendo, assim, o crescimento emocional e intelectual do próprio indivíduo (RODRIGUEZ-JIMENEZ et al., 2013)."
Fonte: "Órgãos e sistemas: temas interdisciplinares, v. 6" (Araújo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Facilitação emocional; manejo e projeção; ampliação; e, projeção emocional.
b) Compreensão emocional; empatia das emoções; manejo; e, projeção emocional.
c) Facilitação emocional; empatia das emoções; restrição emocional; e, sublimação.
d) Identificação das emoções; crise das emoções; ampliação emocional; e, projeção emocional.
e) Identificação das emoções; facilitação emocional; compreensão emocional; e, manejo emocional.
544) A avaliação psicológica no contexto da saúde tem a finalidade de compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde. Considerando a referida finalidade, é correto afirmar que a avaliação psicológica é de extrema importância por:
- A) Sistematizar a avalição e o exame das funções mentais e da família, visando facilitar a comunicação acerca do processo saúde-doença.
- B) Restringir a avalição às dimensões cognitivas do paciente, as quais são fundamentais para mensurar funções e alterações do estado mental.
- C) Limitar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) ao paciente e à família no contexto do sistema de saúde.
- D) Considerar aspectos emocionais e cognitivo-comportamentais importantes do paciente ao processo de aderência aos tratamentos e ao vínculo com a equipe.
- E) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
A alternativa correta é letra E) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
A avaliação psicológica no contexto da saúde tem a finalidade de compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde. Considerando a referida finalidade, é correto afirmar que a avaliação psicológica é de extrema importância por:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A avaliação psicológica no contexto da saúde tem se mostrado uma área fundamental no auxílio da compreensão do adoecimento e de como o ser humano pode se manter saudável ao longo da vida (Capitão et al., 2005). Essa área de atuação do psicólogo tem como foco compreender e intervir nos aspectos psicológicos e comportamentais da saúde física e mental em diferentes locais de prática, como hospitais, ambulatórios e outros serviços de saúde (APA, 2016).
De maneira mais específica, os psicólogos que atuam na área da saúde buscam compreender os fenômenos relacionados com a saúde e a doença, o processo de adoecimento e as maneiras pelas quais os indivíduos se mantêm saudáveis ao longo da vida. A atuação envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de pessoas portadoras de doenças (recuperação e reabilitação), bem como a elaboração de projetos que visem a melhorias no sistema e nas políticas públicas. Nesse sentido, a avaliação psicológica é de extrema importância, pois, de maneira sistemática, é possível avaliar diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural (Belar e Deardorff, 2009; Capitão e Baptista, 2015; Friedman e Silver, 2007)."
Fonte: "Psicologia Hospitalar: Teoria, Aplicações e Casos Clínicos" (Baptista et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Sistematizar a avaliação e o exame das funções mentais e da família, visando facilitar a comunicação acerca do processo saúde-doença.
b) Restringir a avaliação às dimensões cognitivas do paciente, as quais são fundamentais para mensurar funções e alterações do estado mental.
c) Limitar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) ao paciente e à família no contexto do sistema de saúde.
d) Considerar aspectos emocionais e cognitivo-comportamentais importantes do paciente ao processo de aderência aos tratamentos e ao vínculo com a equipe.
e) Sistematizar a avaliação de diferentes aspectos (afetivos, cognitivos e comportamentais) do paciente, família, sistema de saúde e do contexto sociocultural.
545) Avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta:
- A) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
- B) A avaliação psicológica é um processo, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.
- C) A avaliação psicológica calcada em métodos cientificamente sustentados chega a respostas tão confiáveis quanto opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
- D) Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, é dispensável verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica.
A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
Avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica. Quanto à avaliação psicológica, assinale a ALTERNATIVA CORRETA:
Base teórica para a compreensão da questão
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Análise das alternativas
a) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.
CORRETA. A afirmação encontra-se corroborada pela publicação supracitada, portanto, opção CERTA.
b) A avaliação psicológica é um processo, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.
INCORRETA. Note que o recorte textual supracitado diferencia avaliação psicológica de testagem, depreendendo-se que a avaliação psicológica é parte de um processo mais amplo de investigação clínica que pode incluir a testagem psicológica, portanto, opção ERRADA.
c) A avaliação psicológica calcada em métodos cientificamente sustentados chega a respostas tão confiáveis quanto opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
INCORRETA. Corrigindo: por se basear em métodos cientificamente consistentes, a avaliação psicológica se diferencia, portanto, de levantamentos triviais ou hipóteses aleatórias, portanto, afirmação FALSA.
d) Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica, é dispensável verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica.
INCORRETA. O SATEPSI é o sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia para divulgar informações sobre os instrumentos que podem ser utilizados pelos psicólogos na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser usados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes psicológicos não avaliados). Segundo o documento “Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão” (2010):
“... em 2003 o CFP criou também o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) com a finalidade de divulgar informações atualizadas sobre as etapas de cada teste psicológico em análise e a relação de testes aprovados”
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
Conselho Federal de Psicologia Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
546) Segundo JUREMA (2007), ao pensar na estratégia de avaliação psicológica, o psicólogo pode pensar em uma metodologia qualitativa ou psicométrica. Marque a opção que apresenta uma característica das avaliações psicométricas.
- A) Metodologia mais individualizada.
- B) Se fundamenta em normas de grupos.
- C) Predominantemente, projetiva.
- D) Exclusivamente, de aplicação individual.
- E) Pode ser utilizada como único instrumento de avaliação.
A alternativa correta é letra B) Se fundamenta em normas de grupos.
Segundo JUREMA (2007), ao pensar na estratégia de avaliação psicológica, o psicólogo pode pensar em uma metodologia qualitativa ou psicométrica. Marque a opção que apresenta uma característica das avaliações psicométricas.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais utilizada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação.
Em primeiro lugar, estratégia de avaliação pode-se referir ao enfoque teórico adotado pelo psicólogo. A avaliação psicológica foi fundamentalmente influenciada, durante o século XX, pelas principais correntes de pensamento que salientaram, cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição, na organização e no funcionamento do psiquismo humano.
Na primeira metade do século XX, predominaram “conceituações comportamentais e psicanalíticas”, enquanto a segunda metade foi assinalada pela chamada “revolução cognitiva” (Mahoney, 1993, p.8).
A tais linhas de pensamento corresponderam, originariamente, estratégias de avaliação específicas, isto é, métodos e instrumentos típicos. Mas, já nas últimas décadas, foi tomando corpo uma tendência para a integração, que já vinha se esboçando há algum tempo. Desse modo, a estratégia da avaliação comportamental foi abdicando da simples identificação de comportamentos-alvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, mas numa abordagem muito idiossincrásica, para começar a incorporar modalidades cognitivas e, mesmo, afetivas, apesar das fortes objeções iniciais. Por outro lado, até psicólogos da mais tradicional orientação dinâmica têm, muitas vezes, recorrido a estratégias de outra orientação conceitual, devido a razões práticas ou científicas, neste caso, por vezes, pressionados por membros da comunidade acadêmica para serem mais eficientes, com menos tempo e custo. Também, profissionais com referencial cognitivo passaram a lançar mão de técnicas projetivas para entendimento de motivações pessoais e de outros aspectos idiossincrásicos (Piotrowski & Keller, 1984) e igualmente incorporaram avanços do campo da neurociência (Mahoney, 1993).
Tal tendência a mesclar estratégias de diferentes abordagens teóricas pode ser considerada positiva como um recurso científico de nos aproximarmos de nosso objeto de estudo, para explicar aspectos clinicamente relevantes. Porém, como salienta Gabbard (1998), “para alguns clínicos, o desvio de uma perspectiva teórica para outra, dependendo das necessidades do paciente, pode ser embaraçoso e difícil de manejar”, e, a propósito, lembra que Wallerstein, em 1988, “assinalou que é possível para os clínicos prestarem atenção ao fenômeno clínico descrito através de cada perspectiva teórica, sem adotar o modelo metapsicológico completo”. Ainda comenta que Cooper, em 1977, propugnou por maior flexibilidade teórica, afirmando que “diferentes pacientes e categorias diagnósticas sugerem diferentes modelos teóricos” (p.57).
Outro emprego da expressão estratégia de avaliação se refere à metodologia adotada pelo psicólogo. Numa avaliação com propósitos clínicos, por exemplo, é possível usar métodos mais individualizados ou qualitativos ou, ainda, métodos psicométricos, em que o manejo se fundamenta em normas de grupos. A tais métodos, pode-se acrescentar a entrevista, que tem precedência histórica sobre os demais (Goldstein & Hersen, 1990), bem como a observação sistemática de comportamentos, da linha comportamental."Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Jurema Alcides Cunha)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) Metodologia mais individualizada.
b) Se fundamenta em normas de grupos.
c) Predominantemente, projetiva.
d) Exclusivamente, de aplicação individual.
e) Pode ser utilizada como único instrumento de avaliação.
547) Complete corretamente as lacunas do texto a seguir.
Em relação à Cartilha de Avaliação Psicológica, é possível dizer que a avaliação psicológica é um processo ____________________ realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias ____________________. Ela é ____________________ e se constitui em fonte de informações de caráter ____________________ sobre os ____________________, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
- A) técnico e científico / específicas / dinâmica / explicativo / fenômenos psicológicos
- B) intuitivo / abrangentes / estática / dedutivo / fenômenos psicológicos
- C) técnico e científico / abrangentes/ estática / explicativo / transtornos psiquiátricos
- D) técnico e científico / específicas / estática / dedutivo / fenômenos intrapsíquicos
A alternativa correta é letra A) técnico e científico / específicas / dinâmica / explicativo / fenômenos psicológicos
Em relação à Cartilha de Avaliação Psicológica, é possível dizer que a avaliação psicológica é um processo ____________________ realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias ____________________. Ela é ____________________ e se constitui em fonte de informações de caráter ____________________ sobre os ____________________, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
Base teórica para a compreensão da questão
Atentando-se para os grifos em azul, acompanhe o que a publicação do Conselho Federal de Psicologia – CFP, chamada Cartilha de avaliação psicológica (2013), destaca sobre avaliação psicológica:
“A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina”(CFP, 2013, p.13)
Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “A” (técnico e científico / específicas / dinâmica / explicativo / fenômenos psicológicos) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
548) Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
- A) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste( s) psicológico(s) de diferentes tipos.
- B) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
- C) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
- D) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
A alternativa correta é letra B) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
Base teórica para a compreensão da questão
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Análise das alternativas
a) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste( s) psicológico(s) de diferentes tipos.
INCORRETA. Corrigindo: a avaliação psicológica é um processo amplo.
b) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
CORRETA. O que traz a alternativa é compatível com o que menciona o documento supracitado, portanto, opção CERTA.
c) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
INCORRETA. Corrigindo: a avaliação psicológica é que corresponde a um processo mais amplo, sendo a testagem psicológica uma etapa de aplicação que pode estar incluída neste processo, portanto, informação FALSA.
d) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “C”.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
549) De forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003). A avaliação psicológica no contexto organizacional é vista como um recurso de análise que auxilia na tomada de decisão, especialmente no momento da escolha de um profissional para determinada função/atividade. É fundamental que essa estratégia seja bem conduzida, contextualizada e fundamentada nos rigores psicométricos das técnicas de avaliação. Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste. Porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas. Assinale a alternativa CORRETA sobre os itens considerados métodos e técnicas de avaliação:
I– Testes Psicológicos.
II– Dinâmicas de grupo.
III- Entrevistas.
IV – Observação.
V– Testes situacionais.
VI– Anamnese.
- A) Apenas I, II e III são corretos.
- B) Apenas I, II, III e IV são corretos.
- C) Apenas I, II, V e VI são corretos.
- D) Todos os itens são corretos.
A alternativa correta é letra D) Todos os itens são corretos.
Base teórica para a compreensão da questão
Conforme site especializado¹ sobre os métodos e técnicas que estão disponíveis ao instrumental técnico do profissional de psicologia, tem-se:
“...a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste, porém, para realizá-la, existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, entrevista de anamnese, hora lúdico diagnóstica, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, entre outros. O psicólogo tem a liberdade para escolher quais serão as técnicas a serem utilizadas, desde que essa escolha seja pautada no objetivo das características psicológicas a serem investigadas.”
Análise das alternativas
Comparando o que menciona a publicação apresentada com o que requisita a questão, ratifica-se que, I- Testes Psicológicos; II- Dinâmicas de grupo; III- Entrevistas; IV – Observação; V- Testes situacionais, e VI- Anamnese, constituem métodos e técnicas disponíveis no instrumental técnico do profissional de psicologia, dessa forma considera-se que TODOS OS ITENS SÃO CORRETOS, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
1 https://bit.ly/3CYwhQr
550) Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional – fontes fundamentais de informação – podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares – fontes complementares de informação. Consideram-se fontes fundamentais de informação, EXCETO:
- A) testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional do (a) psicólogo (a).
- B) documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
- C) entrevistas psicológicas, anamnese.
- D) protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
A alternativa correta é letra B) documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional - fontes fundamentais de informação - podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares - fontes complementares de informação. Consideram-se fontes fundamentais de informação, EXCETO:
Para uma compreensão eficaz do assunto que esta questão traz, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Fontes fundamentais e Fontes complementares de informação conforme Resolução CFP N.º 006/2019
2) Análise das alternativas
1) Fontes fundamentais e Fontes complementares de informação conforme Resolução CFP N.º 006/2019
Segundo a Resolução CFP N.º 006/2019:
“Na realização da Avaliação Psicológica, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) deve se basear no que dispõe o artigo 2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).”
Complementando o assunto, ressalta-se que a Resolução CFP N.º 009/2018 divide as fontes de informação, em fundamentais e complementares. Conforme o documento do CFP, acompanhe as citações sobre ambas:
- I - Fontes fundamentais:
a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
- II - Fontes complementares:
a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
2) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais) constitui exceção, entre as fontes de informação fundamentais que podem ser utilizadas pelo profissional de psicologia, conforme a Resolução supracitada. Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH
Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 009/2018 _ Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em https://bit.ly/3VE7rgI