Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
551) A avaliação minuciosa do estado mental de um paciente corresponde, provavelmente, a uma das mais subjetivas tarefas com as quais o avaliado pode se deparar.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
- A) Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado.
- B) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
- C) A apresentação é analisada no exame psíquico no que diz respeito à aparência física do paciente.
- D) Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade na avaliação oscila entre os pólos da inibição, ou abulia, e o da agitação psicomotora.
- E) O exame psíquico não é passível de uniformização.
A alternativa correta é letra B) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
a) Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado.
Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:
"A avaliação minuciosa do estado mental de um paciente corresponde, provavelmente, a uma das mais subjetivas tarefas com as quais um médico pode se deparar. Embora, nos grandes centros, seja muitas vezes possível delegar esta função a um especialista (o psiquiatra), em diversas circunstâncias caberá ao não-especialista a realização do referido exame. Queixas psiquiátricas são comuns na prática clínica e a adequada realização do exame psíquico será peça fundamental no processo de raciocínio diagnóstico, bem como na decisão de encaminhar ou não o paciente para atendimento especializado."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
b) O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma não simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário apenas escutar o que ele fala.
Essa alternativa distorce o seguinte texto:
"O exame psíquico, ou exame do estado mental, é por definição baseado no referencial teórico fenomenológico. De forma simplificada, isto significa que, ao entrevistar um paciente, é necessário mais que apenas escutá-lo. É necessário que, durante toda a entrevista, seja feito o constante exercício de empatizar com o paciente. É preciso que o examinador compare as vivências do paciente com as suas próprias, buscando similaridades e diferenças. O entrevistador deve, a todo instante, se perguntar: 'se eu estivesse experimentando estas sensações, estes pensamentos, de que forma me sentiria? De que forma me comportaria?'."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Falsa.
c) A apresentação é analisada no exame psíquico no que diz respeito à aparência física do paciente.
Alternativa de acordo com o texto abaixo:
"O primeiro item do exame psíquico diz respeito à aparência física do paciente, mais especificamente à maneira como o mesmo se encontra vestido e suas condições de higiene. A apresentação poderá, portanto, estar adequada, descuidada, exagerada, bizarra, dentre outros adjetivos. É interessante notar que a caracterização da apresentação deverá levar em consideração, obrigatoriamente, o contexto onde a entrevista estiver sendo realizada. O fato de um paciente trajar pijamas durante uma entrevista em um hospital será, provavelmente, considerado adequado, diferentemente do que ocorreria se a mesma entrevista estivesse ocorrendo em um consultório particular."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
d) Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade na avaliação oscila entre os pólos da inibição, ou abulia, e o da agitação psicomotora.
Essa alternativa também está de acordo com o texto. Veja:
"Os fenômenos motores exibidos pelo paciente durante a entrevista são descritos neste item. Do ponto de vista quantitativo, a psicomotricidade oscila entre dois pólos: o da inibição psicomotora, ou abulia e o da agitação psicomotora. Entre estes dois extremos, encontramos uma gama de conceituações. O paciente poderá, assim, estar inquieto, acelerado, lentificado, apático, dentre outros termos. Quadros de extrema agitação psicomotora são também denominados estados de furor, enquanto estados de extrema inibição psicomotora são chamados de estados de estupor, onde se observa imobilidade e mutismo. É interessante frisar que quaisquer das alterações acima podem se dever a múltiplas etiologias, ou seja resultar de diversos transtornos psiquiátricos. O estupor, por exemplo, pode ser encontrado em episódios depressivos graves, quadros psicóticos com características catatônicas e crises dissociativas."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
e) O exame psíquico não é passível de uniformização.
Outra alternativa de acordo com o texto.
"Ainda que o exame psíquico não seja passível de uniformização, o presente trabalho corresponde a uma tentativa de sistematização do mesmo, de modo a fa- cilitar a descrição e a organização do exame do estado mental. A presente proposta pode ser útil não apenas para residentes de psiquiatria como também para es- tudantes de medicina e médicos não-especialistas."
Fonte: "O exame do estado mental. É possível sistematizá-lo?" (Sanches et al.)
Assertiva Correta.
Portanto, a alternativa incorreta é a Letra B.
552) Sobre o diagnóstico psicológico, atribua V para as assertivas verdadeiras ou F para as assertivas falsas:
( ) O DSM5 é descrito e ajuda a definir o quadro patológico do paciente.
( ) Dependendo da abordagem, o diagnóstico descritivo é somente uma referência e não uma determinação.
( ) Saber o diagnóstico facilita o manejo do quadro.
( ) É vedado ao psicólogo definir o diagnóstico do paciente.
( ) Saber o diagnóstico facilita a identificação de um possível risco de morte do paciente.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
- A) F, F, F, V, V.
- B) V, V, F, V, F.
- C) V, F, V, F, V.
- D) V, V, V, F, F.
- E) F, V, F, V, F.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Os sintomas merecem a escuta atenta dos profissionais. A descrição detalhada e, principalmente, os desencadeantes dos sintomas são muito importantes para um posterior diagnóstico psicológico. A investigação do diagnóstico a partir de uma perspectiva nosológica é uma das abordagens que o psicólogo pode utilizar.
Esse tipo de diagnóstico tem como base sistemas classificatórios como 0 DSM-5 (APA, 2014) e a CID-10 (OMS, 1993). Obviamente, inúmeras preocupações surgem quando se objetiva classificar algo tão complexo como o comportamento humano, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes. Uma das principais críticas diz respeito a uma má interpretação de que a criança esteja sendo classificada, quando, de fato, o que é classificado é o transtorno (Volkmar, Schwab-Stone, & First, 2002). Há, diante disso, um temor de que o indivíduo seja rotulado e seu comportamento reduzido a uma lista de sinais e sintomas, sem considerar aspectos desenvolvimentais, sociais, familiares e culturais.
Apesar das críticas, a descrição do sofrimento psíquico em termos nosológicos pode oferecer benefícios ao diagnóstico na infância e adolescência. A classificação dos transtornos mentais tem como objetivos principais facilitar a comunicação em contextos clínicos e de pesquisa e possibilitar a identificação de um conjunto de informações relevantes sobre cada transtorno, incluindo curso, prognóstico e comorbidades mais frequentes, que poderão auxiliar no estabelecimento do tratamento e na avaliação do sucesso da intervenção.
No contexto da educação e da saúde pública, o estabelecimento de um diagnóstico descritivo também permite o acesso a serviços complementares, como tratamentos especializados e métodos de ensino adaptados às necessidades da criança ou do adolescente (Volkmar et al., 2002).
O diagnóstico descritivo é necessário, e a compreensão das causas, as explicações do sofrimento e os aspectos descritivos da patologia são fundamentais a ele. Como afirmam Blinder e colaboradores (2011, p. 44), deve-se avaliar não apenas o sintoma, mas ir além dele, analisar o que não se vê à primeira vista. O profissional não escuta o sintoma como sinal de algo que não funciona, mas o que se tenta encobrir com ele". Portanto, o diagnóstico deve almejar, também, o sentido do sintoma, devendo este permear o raciocínio do psicólogo em todas as modalidades de atendimento clínico (Romano, 1999)."
Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)
Com isso, é possível identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Observação: tem alguns transtornos descritos pelo DSM-V que podem levar ao risco de morte por suicídio ou comportamento de risco.
( V ) O DSM5 é descrito e ajuda a definir o quadro patológico do paciente.
( V ) Dependendo da abordagem, o diagnóstico descritivo é somente uma referência e não uma determinação.
( V ) Saber o diagnóstico facilita o manejo do quadro.
( F ) É vedado ao psicólogo definir o diagnóstico do paciente.
( V ) Saber o diagnóstico facilita a identificação de um possível risco de morte do paciente.
Com isso, a sequência ficou V V V F V. No entanto, não há alternativa com essa sequência. A banca optou por anular a questão.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
a) F, F, F, V, V.
b) V, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, V, F, F.
e) F, V, F, V, F.
553) NÃO retrata os passos mínimos para se fazer uma avaliação psicológica:
- A) Coletar informações por meio de entrevistas, dinâmicas, observações e testes.
- B) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
- C) Integrar as informações e desenvolver hipóteses iniciais.
- D) Integrar as informações suficientemente, para alcançar os objetivos pretendidos.
- E) Levantar os objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado, para permitir a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados.
A alternativa correta é letra B) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
Gabarito: Letra B
NÃO retrata os passos mínimos para se fazer uma avaliação psicológica:
Vamos, primeiro, relembrar as etapas da avaliação psicológica:
“O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;
¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;
¬ Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;
¬ Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação.”
a) Coletar informações por meio de entrevistas, dinâmicas, observações e testes.
b) Indicar as respostas esperadas para o candidato de modo a melhor prepará-lo.
c) Integrar as informações e desenvolver hipóteses iniciais.
d) Integrar as informações suficientemente, para alcançar os objetivos pretendidos.
e) Levantar os objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado, para permitir a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados.
Todas as afirmativas trazem passos do psicodiagnóstico, menos a Letra B. Indicar respostas esperadas, além de não ser uma etapa, é considerado falta ética por adulterar os resultados do processo.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Cartilha de avaliação psicológica. Disponível em: https://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf
554) Avalie as afirmações sobre a avaliação psicológica, conforme discutido por Souza e Cândido (2010).
I – O rigor e o valor da avaliação psicológica passam pela atuação do psicólogo que a realiza.
II – A avaliação psicológica é uma atividade exclusiva do profissional de Psicologia, sendo regulamentada pelo Código de Ética Profissional.
III – A avaliação psicológica são recursos para auxiliar o profissional na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando com a finalidade de respaldar a estrutura das sessões e o valor mensurado da empatia.
Está correto apenas o que se afirma em
- A) I, II e III.
- B) II e III.
- C) I e II.
- D) I e III.
- E) III.
A alternativa correta é letra C) I e II.
Gabarito: Letra C
I - O rigor e o valor da avaliação psicológica passam pela atuação do psicólogo que a realiza.
Certo! Veja:
“Muitas das questões sobre o rigor e o valor da avaliação psicológica passam pela atuação do psicólogo que a realiza. Assim sendo, faz-se necessário que ele apresente condições mínimas para tarefa, como conhecimento atualizado da literatura e de pesquisas disponíveis sobre o comportamento humano e sobre o instrumental psicológico, treinamento específico para o uso de testes e escalas, domínio sobre os critérios estabelecidos para avaliar e interpretar resultados obtidos, capacidade para considerar os resultados obtidos à luz das informações mais amplas sobre o indivíduo, contextualizando-os, seguir as orientações existentes sobre organizações dos laudos finais e, acima de tudo, garantir princípios éticos quanto ao sigilo e à proteção ao indivíduo avaliado (Alchieri & Cruz, 2003).”
II - A avaliação psicológica é uma atividade exclusiva do profissional de Psicologia, sendo regulamentada pelo Código de Ética Profissional.
Certo! Veja:
“A avaliação psicológica é uma atividade exclusiva do profissional de Psicologia, sendo regulamentada pelo Código de ética Profissional, desde a promulgação da Lei nº 4119 de 1962. Como são muitas as teorias existentes e nem sempre estas são convergentes, a atuação do psicólogo em diagnóstico varia consideravelmente.”
III - A avaliação psicológica são recursos para auxiliar o profissional na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando com a finalidade de respaldar a estrutura das sessões e o valor mensurado da empatia.
Errado. Essa não é a finalidade da avaliação psicológica.
“Os testes são mais um recurso para auxiliar o profissional na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando, seja em processo seletivo (exame psicológico ou psicotécnico), avaliação psicológica e psicodiagnóstico.”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Souza, Isabel Cristina Weiss de, & Cândido, Carolina Ferreira Guarnieri. (2009). Diagnóstico psicológico e terapia cognitiva: considerações atuais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(2), 82-93.
555) Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto à avaliação psicológica.
A avaliação psicológica é entendida como o processo __________ de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos __________ resultantes da relação do indivíduo com a __________, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas como métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das (os) __________ devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na __________ desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica. (CFP, 2013, p. 19)
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
- A) indistinto / físicos / coletividade / avaliações / variação
- B) teórico / corpóreos / sociedade / laudos / modificação
- C) técnicocientífico / afetivos / singularidade / pareceres / conversão
- D) ideológico / físicos / particularidade / reflexões / flutuação
- E) técnicocientífico / psicológicos / sociedade / avaliações / modificação
A alternativa correta é letra E) técnicocientífico / psicológicos / sociedade / avaliações / modificação
Base teórica para a compreensão da questão
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013, p.19) nos apresenta uma definição do que seria o processo de avaliação psicológica. Atentando-se para os grifos em azul, acompanhe a colocação mencionada:
“...a avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas como métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “E” (técnicocientífico / psicológicos / sociedade / avaliações / modificação) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “E” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 12 de jan de 2023.
556) Na avaliação psicológica, o conceito de “mensuração” corresponde à(ao):
- A) Possibilidade de medir o comportamento.
- B) Processo que nunca envolve números em sua análise.
- C) Qualidade dos processos mentais, exclusivamente e nunca à quantidade.
- D) Possibilidade de inferir apenas características de personalidade.
- E) Processo de interpretar sonhos, no behaviorismo.
A alternativa correta é letra A) Possibilidade de medir o comportamento.
Gabarito: Letra A
Na avaliação psicológica, o conceito de “mensuração” corresponde à(ao):
a) Possibilidade de medir o comportamento.
Certo!
b) Processo que nunca envolve números em sua análise.
Errado. A mensuração envolve, sim, números.
c) Qualidade dos processos mentais, exclusivamente e nunca à quantidade.
Errado. A mensuração mede também quantitativamente os processos mentais.
d) Possibilidade de inferir apenas características de personalidade.
Errado. A mensuração infere características de diversas funções cognitivas, como memória, inteligência, etc.
e) Processo de interpretar sonhos, no behaviorismo.
Errado. O behaviorismo não trabalha com interpretação de sonhos.
Nosso gabarito é Letra A
557) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de “constructo” em psicometria.
1. Diz respeito a processos mentais que geralmente não podem ser diretamente observáveis.
2. São considerados abstrações medidas de forma indireta.
3. São exemplos de constructos os domínios cognitivos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) É correta apenas a afirmativa 1.
- B) É correta apenas a afirmativa 2.
- C) É correta apenas a afirmativa 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Gabarito: Letra E
1. Diz respeito a processos mentais que geralmente não podem ser diretamente observáveis.
Certo! Um construto é um conceito ou característica que não pode ser observado diretamente, mas pode ser medido pela observação de outros indicadores que estão associados a ele.
2. São considerados abstrações medidas de forma indireta.
Certo! Como o constructo não pode ser observado diretamente, ele deve ser medido de forma indireta.
3. São exemplos de constructos os domínios cognitivos.
Certo! São exemplos de domínios cognitivos a flexibilidade associativa, fluência semântica, memória de trabalho, velocidade de processamento e capacidade de aprendizagem.
Nosso gabarito é Letra E
558) Analise as afirmativas abaixo a respeito da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
1. Tem sido cada vez menos utilizada nos estudos psicométricos.
2. Permite verificar a capacidade de discriminação de determinado item ou um instrumento psicológico.
3. Quanto mais desenvolvida a habilidade em uma pessoa, menor suas pontuações em um instrumento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A) É correta apenas a afirmativa 2.
- B) É correta apenas a afirmativa 3.
- C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
- D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A alternativa correta é letra A) É correta apenas a afirmativa 2.
Gabarito: Letra A
1. Tem sido cada vez menos utilizada nos estudos psicométricos.
Errado. A teoria de resposta ao item é muito utilizada nos estudos psicométricos.
2. Permite verificar a capacidade de discriminação de determinado item ou um instrumento psicológico.
Certo!
“Os modelos da TRI variam conforme os parâmetros dos itens considerados para avaliação. O primeiro deles é conhecido como a e é denominado índice de discriminação do item, seu valor é dado pela inclinação da CCI em relação ao eixo das abscissas, o valor do ângulo formado por essa inclinação é proporcional ao valor de a que será tanto maior quanto maior for o ângulo. O índice de discriminação na TRI mantém significado correspondente ao da Teoria Clássica, ou seja, a capacidade de discriminar pequenas diferenças no traço latente (Garcia, Maranon, Falcon e Costas, 2001).”
3. Quanto mais desenvolvida a habilidade em uma pessoa, menor suas pontuações em um instrumento.
Errado. Isso depende do que o instrumento está medindo.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: Sartes, Laisa Marcorela Andreoli e Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de. Avanços na psicometria: da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2013, v. 26, n. 2
559) A avaliação psicológica é uma prática intrínseca ao exercício profissional de qualquer psicólogo, uma vez que para a condução de qualquer intervenção psicológica é necessária uma análise do indivíduo e de suas demandas (Nakano & Alves, 2019).
Disponível em: <http://psicodebate. dpgpsifpm.com.br/index.php/
periodico/article/view/727>. Acesso em: 30 out. 2022.
A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
- A) A avaliação psicológica implícita na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.
- B) O conceito de avaliação psicológica passou de uma coleta de dados com intuito de descrever comportamentos para um processo amplo e estruturado que visa obter informações para diferentes fins.
- C) A avaliação psicológica implícita na atuação do profissional psicólogo é igual à avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática clínica.
- D) A avaliação psicológica elegível na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.
- E) O conceito de avaliação psicológica passou de uma coleta de dados com intuito de descrever comportamentos para um processo amplo e estruturado que, por meio de métodos e de técnicas, visa obter informações para uma tomada de decisão mais assertiva e útil não apenas para a pessoa que demanda.
A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica implícita na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.
Gabarito: Letra A
A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação psicológica implícita na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.
Certo!
“Sendo assim, a avaliação psicológica é uma prática intrínseca ao exercício profissional de qualquer psicólogo uma vez que para a condução de qualquer intervenção psicológica é necessária uma análise do indivíduo e de suas demandas (Nakano & Alves, 2019). Contudo a avaliação psicológica que está implícita na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.”
b) O conceito de avaliação psicológica passou de uma coleta de dados com intuito de descrever comportamentos para um processo amplo e estruturado que visa obter informações para diferentes fins.
Errado. O objetivo da avaliação psicológica é a tomada de decisão, nessa definição atual.
“O conceito de avaliação psicológica como se percebe, atualmente, passou por uma evolução ao longo dos anos, passando de uma coleta de dados com intuito de descrever comportamentos para um processo amplo e estruturado que através de métodos e técnicas visa obter informações para uma tomada de decisão mais assertiva.”
c) A avaliação psicológica implícita na atuação do profissional psicólogo é igual à avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática clínica.
Errado. O psicodiagnóstico não é idêntico a avaliação psicológica.
d) A avaliação psicológica elegível na atuação do profissional psicólogo é diferente da avaliação psicológica como procedimento mais amplo destinado essencialmente à prática avaliativa.
Errado. Nesse caso, ambas se tratam da avaliação psicológica em sentido amplo.
e) O conceito de avaliação psicológica passou de uma coleta de dados com intuito de descrever comportamentos para um processo amplo e estruturado que, por meio de métodos e de técnicas, visa obter informações para uma tomada de decisão mais assertiva e útil não apenas para a pessoa que demanda.
Errado. Essa também não é a definição de acordo com a bibliografia utilizada na questão.
Nosso gabarito é Letra A
560) No que tange aos conceitos da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) A avaliação psicológica caracteriza-se pela necessidade de obter conhecimento a respeito de si para tomar decisões importantes na vida, e é o psicólogo que define a demanda.
- B) A mais recente atualização do Conselho Federal de Psicologia (CFP) acerca da área de avaliação psicológica foi a Resolução CFP no 009/2018, que regulamenta a avaliação psicológica como prática profissional no Brasil e esclarece que o psicólogo pode decidir quais métodos, técnicas e instrumentos serão utilizados em cada avaliação, sem respaldo científico.
- C) A escolha dos métodos, das técnicas e dos instrumentos pelo psicólogo não carece de respaldo científico e atendimento à regulamentação da profissão diante do que deseja avaliar (CFP, 2018).
- D) Um conceito mais amplo e atual é o trazido pelo CFP por meio da Resolução no 09/2018, em seu artigo 1o, no qual a avaliação psicológica é descrita “como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, de técnicas e de instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, nos âmbitos individual, grupal ou institucional, com base em demandas, em condições e em finalidades específicas”.
- E) Segundo Pasquali (2001), a avaliação psicológica é uma coleta de dados a partir de um único método, técnica e instrumento e tem como objetivo descrever e classificar as atitudes e os comportamentos de uma pessoa ou de um grupo.
A alternativa correta é letra D) Um conceito mais amplo e atual é o trazido pelo CFP por meio da Resolução no 09/2018, em seu artigo 1o, no qual a avaliação psicológica é descrita “como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, de técnicas e de instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, nos âmbitos individual, grupal ou institucional, com base em demandas, em condições e em finalidades específicas”.
Gabarito: Letra D
No que tange aos conceitos da avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação psicológica caracteriza-se pela necessidade de obter conhecimento a respeito de si para tomar decisões importantes na vida, e é o psicólogo que define a demanda.
Errado. Quem solicita a avaliação é que define a demanda.
b) A mais recente atualização do Conselho Federal de Psicologia (CFP) acerca da área de avaliação psicológica foi a Resolução CFP no 009/2018, que regulamenta a avaliação psicológica como prática profissional no Brasil e esclarece que o psicólogo pode decidir quais métodos, técnicas e instrumentos serão utilizados em cada avaliação, sem respaldo científico.
Errado. O psicólogo pode escolher os métodos que utilizará respeitando alguns critérios, incluindo o respaldo científico.
c) A escolha dos métodos, das técnicas e dos instrumentos pelo psicólogo não carece de respaldo científico e atendimento à regulamentação da profissão diante do que deseja avaliar (CFP, 2018).
Errado. A escolha dos métodos precisa, sim, de respaldo científico.
d) Um conceito mais amplo e atual é o trazido pelo CFP por meio da Resolução no 09/2018, em seu artigo 1o, no qual a avaliação psicológica é descrita “como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, de técnicas e de instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, nos âmbitos individual, grupal ou institucional, com base em demandas, em condições e em finalidades específicas”.
Certo!
e) Segundo Pasquali (2001), a avaliação psicológica é uma coleta de dados a partir de um único método, técnica e instrumento e tem como objetivo descrever e classificar as atitudes e os comportamentos de uma pessoa ou de um grupo.
Errado. A avaliação psicológica é uma coleta de dados a partir de diversos métodos.
Nosso gabarito é Letra D