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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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561) Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

  • A) Avalia a personalidade das pessoas.
  • B) A avaliação psicológica é estática e constitui-se de fonte de informações de caráter explicativo a respeito dos fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, entre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.
  • C) É um processo técnico e científico realizado com pessoa ou com grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.
  • D) Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com o que se deseja investigar.
  • E) A demanda pela avaliação psicológica normalmente advém do profissional psicólogo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) É um processo técnico e científico realizado com pessoa ou com grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.

Gabarito: Letra C

Quanto à avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
a)  Avalia a personalidade das pessoas.

Errado. A avaliação psicológica não se restringe a avaliação da personalidade.


b)  A avaliação psicológica é estática e constitui-se de fonte de informações de caráter explicativo a respeito dos fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, entre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.

Errado. A avaliação psicológica é dinâmica.


c)  É um processo técnico e científico realizado com pessoa ou com grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.

Certo!

 “A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina. Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de Avaliação Psicológica”. Cabe enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade.”


d)  Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com o que se deseja investigar.

A banca considera esse item como errado, e podemos perceber que ele está diferente da bibliografia utilizada, mas não o suficiente para ser classificado como uma afirmativa falsa.


e)  A demanda pela avaliação psicológica normalmente advém do profissional psicólogo.

Errado. O psicólogo geralmente acolhe a demanda feita por outros.

 

A questão poderia ter sido anulada, mas o gabarito da banca é Letra C

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562) O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A) Os procedimentos variam de acordo com o contexto, o propósito e o alcance da avaliação.
  • B) A desintegração das informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.
  • C) É recomendada a utilização de uma só técnica ou de um só instrumento para a avaliação; a integração das informações e o desenvolvimento das hipóteses iniciais.
  • D) O psicólogo pode constatar a necessidade de não utilizar outros instrumentos/estratégias, de modo a refinar ou a elaborar novas hipóteses; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação.
  • E) Levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou do grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica; a coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e (ou) psicométricos entre outros).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou do grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica; a coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e (ou) psicométricos entre outros).

Gabarito: Letra E

 

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
a)  Os procedimentos variam de acordo com o contexto, o propósito e o alcance da avaliação.

Errado. Na bibliografia em que a questão foi baseada traz que os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação, apenas.


b)  A desintegração das informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.

Errado. A integração que deve ser suficiente.


c)  É recomendada a utilização de uma só técnica ou de um só instrumento para a avaliação; a integração das informações e o desenvolvimento das hipóteses iniciais.

Errado. É recomendável a utilização de múltiplas técnicas e instrumentos.


d)  O psicólogo pode constatar a necessidade de não utilizar outros instrumentos/estratégias, de modo a refinar ou a elaborar novas hipóteses; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação.

Errado. O psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos.

“Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses”


e)  Levantamento dos objetivos da avaliação e das particularidades do indivíduo ou do grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica; a coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e (ou) psicométricos entre outros).

Certo!

“¬ Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 2013. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf>.

563) Acerca do panorama sobre a avaliação psicológica no Brasil, segundo Reppold et al. (2020, p. 12-13), no campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (HUTZ; PRIMI, 2006; NORONHA; REPPOLD, 2010; REPPOLD; NORONHA, 2018). Destacam-se, nesse sentido, EXCETO:

  • A) Os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos.
  • B) A qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para a avaliação de seus casos.
  • C) A referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução n.º 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação.
  • D) A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (NORONHA; REPPOLD, 2010).
  • E) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.

Gabarito: Letra E

Acerca do panorama sobre a avaliação psicológica no Brasil, segundo Reppold et al. (2020, p. 12-13), no campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (HUTZ; PRIMI, 2006; NORONHA; REPPOLD, 2010; REPPOLD; NORONHA, 2018). Destacam-se, nesse sentido, EXCETO:
a) Os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos.

Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:

“No campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (Hutz & Primi, 2006; Noronha & Reppold, 2010; Reppold & Noronha, 2018). Destacam-se, nesse sentido:

•o aprimoramento das técnicas estatísticas que contribuíram para o avanço de modelos teóricos e para o desenvolvimento de instrumentos mais qualificados. Cite-se, nesse âmbito, por exemplo, os avanços advindos das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item;

os avanços tecnológicos que viabilizaram o uso de testes (e sistemas de correção) informatizados, bem como estudos envolvendo a futura proposição de testes adaptativos ou testes elaborados sob a perspectiva de um desenho universal, acessível a todos;”


b) A qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para a avaliação de seus casos.

Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:

“a qualificação da formação profissional dos psicólogos, cada vez mais interessados em compreender os pressupostos teóricos e psicométricos que fundamentam os testes disponíveis e, assim, ter conhecimento e autonomia para realizar a escolha de instrumentos mais adequados para avaliação de seus casos. Estudos recentes evidenciam que o ensino brasileiro da avaliação psicológica, na última década, tem se preocupado em assumir uma formação menos tecnicista, atribuindo maior valor a conteúdos relacionados aos fundamentos teóricos dos testes, à compreensão dos construtos cobertos pelos instrumentos, à abrangência de uma avaliação psicológica clínica, à psicometria e à elaboração de documentos psicológicos (Bardagi et al., 2015; Reppold & Noronha, 2018);”


c) A referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução n.º 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação.

Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:

a referência, feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (Resolução nº 05/2011), ao desenvolvimento de competências relacionadas à prática da avaliação psicológica como requisito da formação. Especificamente, o documento refere que a formação deve prover “procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional”;”


d) A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (NORONHA; REPPOLD, 2010).

Certo! Veja como isso aparece na bibliografia indicada:

“A criação do SATEPSI, proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, em 2003, como uma resposta da área às críticas sociais sobre a qualidade dos instrumentos psicológicos até então disponíveis e das diversas ações judiciais que questionavam práticas da avaliação psicológica realizadas a partir de testes sem evidências de validade (Noronha & Reppold, 2010).  

O SATEPSI é, efetivamente, o grande marco na qualificação da área da Avaliação Psicológica no Brasil. Prova disso são suas consequências em termos de crescimento do número de grupos de pesquisas da área, do número de instrumentos com evidências de validade e normatização disponíveis e das discussões decorrentes que levaram psicólogos a refletir sobre temas associados às práticas avaliativas nos últimos quinze anos, como, por exemplo, inclusão social, Ética, Direitos Humanos e banalização dos testes psicológicos (Noronha & Reppold, 2010; Reppold & Noronha, 2018).”


e) O aprimoramento das técnicas psicológicas, que, paulatinamente, foram descartando as ideias advindas das técnicas estatísticas que se fundamentavam, exclusivamente, a partir das análises fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item.

Errado. As técnicas estatísticas foram aprimoradas, e não descartadas.

 

Nosso gabarito é Letra E

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564) Naquilo que se refere sobre avaliação psicológica no âmbito educacional analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.

  • A) No campo da educação encontramos o uso inadequado de testes que acabam por silenciar o sujeito em lugar de conhecê-lo melhor pra poder ampliar as possibilidades de aprendizagem.
  • B) Avaliações descritivas e classificatórias que resultam em laudos incompreensíveis não ajudam os professores ou educadores a compreender melhor seus alunos e organizar práticas educativas que ampliem as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
  • C) Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.
  • D) O psicólogo deve ter um bom conhecimento das funções psicológicas que o instrumento pretende medir e conhecer o instrumento na sua perspectiva histórica.
  • E) Os resultados dos testes psicológicos podem ser analisados com o sujeito e, dessa forma, construir um conhecimento que o ajude a construir recursos para encontrar soluções adequadas para os problemas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.

Gabarito: Letra C

Naquilo que se refere sobre avaliação psicológica no âmbito educacional analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a)  No campo da educação encontramos o uso inadequado de testes que acabam por silenciar o sujeito em lugar de conhecê-lo melhor pra poder ampliar as possibilidades de aprendizagem.

Certo! Por isso, é fundamental que o profissional garanta o uso apropriado dos instrumentos e técnicas.


b)  Avaliações descritivas e classificatórias que resultam em laudos incompreensíveis não ajudam os professores ou educadores a compreender melhor seus alunos e organizar práticas educativas que ampliem as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Certo! As avaliações devem ser feitas de forma compreensiva, e os laudos devem ser inteligíveis pelos profissionais a quem se destinam.


c)  Na medida da inteligência, por exemplo, deve-se considerar que diferentes testes, denominados de modo genérico como teste de inteligência, são construídos a partir de diferentes referenciais teóricos e consequentemente medem funções iguais.

Errado. Testes diferentes medem funções diferentes. Temos testes que avaliam diferentes tipos de inteligência.


d)  O psicólogo deve ter um bom conhecimento das funções psicológicas que o instrumento pretende medir e conhecer o instrumento na sua perspectiva histórica.

Certo! Esse conhecimento do instrumento e das funções que ele mede é de suma importância.


e)  Os resultados dos testes psicológicos podem ser analisados com o sujeito e, dessa forma, construir um conhecimento que o ajude a construir recursos para encontrar soluções adequadas para os problemas.

Certo! O sujeito é parte integrante de todo o processo.

 

Nosso gabarito é Letra C

565) São traços de personalidade que devem ser avaliados obrigatoriamente na perícia psicológica no contexto do trânsito:

  • A) Ajuste emocional, Ansiedade e Depressão.
  • B) Impulsividade, Depressão e Raiva.
  • C) Angústia, Ansiedade e Raiva.
  • D) Agressividade, Raiva e Ideação Suicida.
  • E) Agressividade, Ansiedade e Impulsividade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Agressividade, Ansiedade e Impulsividade.

Gabarito: Letra E

São traços de personalidade que devem ser avaliados obrigatoriamente na perícia psicológica no contexto do trânsito:

 

Vamos relembrar o que deve ser avaliado na perícia psicológica no contexto do trânsito:

“Conforme Resolução CFP 07/2019, a perícia psicológica, no que se refere ao trânsito, foca na avaliação do candidato para requisição da carteira quantos aos aspectos cognitivos (atenção, memória e inteligência), juízo crítico e comportamento (situações hipotéticas para averiguar o comportamento em trânsito) e traços de personalidade (impulsividade, agressividade e ansiedade). Sua a aplicação deverá ser conforme a regulação do CFP e Detran, sendo que os instrumentos e técnicas de mensuração como entrevistas diretas e indiretas, testes psicológicos de acordo com o CFP, dinâmicas de grupo, escuta e intervenção verbais. (Resolução Contran 425/2012)”


a)  Ajuste emocional, Ansiedade e Depressão.
b)  Impulsividade, Depressão e Raiva.
c)  Angústia, Ansiedade e Raiva.
d)  Agressividade, Raiva e Ideação Suicida.
e)  Agressividade, Ansiedade e Impulsividade.

 

Os traços de personalidade que devem ser avaliados são impulsividade, agressividade e ansiedade.

 

Nosso gabarito é Letra E.

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566) No que se refere aos processos de avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.

  • A) A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.
  • B) A avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características. Para isso é focada em aspectos da personalidade e chama a atenção para o cuidado ético de não se elaborar prognóstico a partir dessa avaliação, nem sugerir estratégias e/ou abordagens terapêuticas.
  • C) O uso do genograma como técnica avaliativa e interventiva não difere da construção do genograma, usado com o intuito de se conhecer e contextualizar a demanda trazida pela família.
  • D) O uso da quantificação em psicologia há muito foi proscrito: os escores produzidos por instrumentos psicométricos já não são utilizados como teste empírico de hipóteses, tampouco a avaliação da efetividade de intervenções.
  • E) O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de proibir o uso de instrumentos psicológicos por profissionais de outras áreas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.

No que se refere aos processos de avaliação psicológica, assinale a ALTERNATIVA CORRETA.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar a definição de Silva & Bandeira (2016) sobre o conceito de anamnese, atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

A anamnese é um tipo de entrevista realizada para investigar a história do examinando, ou seja, os aspectos de sua vida considerados relevantes para o entendimento da queixa. [...] A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos. Durante o processo, deve-se dosar o uso de interpretações ou mesmo de apontamentos, pois é um momento de coleta de informações. Deve-se evitar posicionamentos a respeito do avaliando, que poderão ser oportunamente retomados na devolução dos resultados”

   

NOTA: na anamnese pode ocorrer do paciente apresentar um relato de forma espontânea de suas queixas, contudo, a fim de ter um conhecimento consistente a respeito do caso, o entrevistador pode dirigir alguns questionamentos que não emergiriam por meio de exposição livre, dessa forma, tem-se, portanto, um roteiro com perguntas principais que seriam complementadas por outras questões pelo paciente.


 

Análise das alternativas

 

a)  A anamnese é um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos.

CORRETA. A informação trazida pela alternativa é compatível com o menciona a literatura supracitada de Silva & Bandeira (2016), portanto, opção CERTA.

 

b)  A avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características. Para isso é focada em aspectos da personalidade e chama a atenção para o cuidado ético de não se elaborar prognóstico a partir dessa avaliação, nem sugerir estratégias e/ou abordagens terapêuticas.

INCORRETA. Corrigindo: divergindo do exposto, acompanhe o que menciona a Resolução CFP n.º 9/2018, no Art. 1º, sobre o assunto:

“Art. 1º - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.”

   

c)  O uso do genograma como técnica avaliativa e interventiva não difere da construção do genograma, usado com o intuito de se conhecer e contextualizar a demanda trazida pela família.

INCORRETA. Corrigindo: o genograma é a representação gráfica de uma família através de símbolos convencionados, onde a partir desta construção avaliativa tem-se subsídios para o conhecimento e atuação perante o sistema familiar, portanto, opção ERRADA.

   

d)  O uso da quantificação em psicologia há muito foi proscrito: os escores produzidos por instrumentos psicométricos já não são utilizados como teste empírico de hipóteses, tampouco a avaliação da efetividade de intervenções.

INCORRETA. Corrigindo: o uso de instrumentos quantitativos em psicologia, seja através da pesquisa ou aplicação de testes, mantém a devida relevância na área no panorama contemporâneo, portanto, opção FALSA.

 

e)  O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de proibir o uso de instrumentos psicológicos por profissionais de outras áreas.

INCORRETA. Corrigindo: segundo, informações advindas de sítio virtual da psicologia¹, o SATEPSI foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às(aos) psicólogas(os), portanto, opção FALSA.

     

_______________

Fonte consultada:

¹ https://bit.ly/40jcpBX

Silva, M. A., & Bandeira, D.R. (2016). A Entrevista de Anamnese. In C. S Hutz, D. R. Bandeira, C. M. Trentini, & J. F. Krug. (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp. 52-67). Porto Alegre: RS: Artmed.

Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP n.º 9/2018 _ Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em https://bit.ly/3VE7rgI

567) Com relação à realização de Avaliação Psicológica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A(o) psicóloga(o) pode, a depender do contexto, recorrer a fontes complementares de informação.

( ) Testes psicológicos que ainda não foram submetidos à avaliação do Satepsi não podem ser usados como fontes fundamentais, mas sim considerados fontes complementares de informação.

( ) A testagem psicológica é uma etapa da avaliação Psicológica e esta, por ser mais abrangente, poderá fornecer respostas mais amplas sobre um conjunto de informações do indivíduo avaliado.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A) F, V e F.

  • B) F, V e V.

  • C) V, F e F.

  • D) V, F e V.

  • E) F, F e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V, F e V.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Ainda de acordo com a Resolução CFP n 9/2018 , em vigência, na realização da Avaliação Psicológica, a(o) psicóloga(o) deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

 

Consideram-se fontes fundamentais de informação: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicologia e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. Já as fontes complementares de informação abarcam: a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

(...)

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica. Na literatura científica é assinalado que a avaliação psicológica deve considerar o contexto em que o avaliando está inserido, atentando para seus determinantes biopsicossociais. A avaliação psicológica refere-se a processo. Embora pareça que a distinção entre avaliação psicológica e testagem psicológica esteja superada, é imperioso que as práticas psicológicas incorporem tais diferenças."

 

Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)

 

Com isso, podemos analisar as afirmativas abaixo.

 

( V ) A(o) psicóloga(o) pode, a depender do contexto, recorrer a fontes complementares de informação.

  

) Testes psicológicos que ainda não foram submetidos à avaliação do Satepsi não podem ser usados como fontes fundamentais, mas sim considerados fontes complementares de informação.

  

( V ) A testagem psicológica é uma etapa da avaliação Psicológica e esta, por ser mais abrangente, poderá fornecer respostas mais amplas sobre um conjunto de informações do indivíduo avaliado.

 

Portanto, a sequência ficou V F V. Encontramos a resposta na Letra D.

  

a)  F, V e F.

b)  F, V e V.

c)  V, F e F.

d)  V, F e V.

e)  F, F e V.

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568) De acordo com COHEN, SWERDLIK e STURMAN, sobre os instrumentos de avaliação psicológica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) O teste psicológico refere-se a um dispositivo ou procedimento que visa medir variáveis relacionadas à psicologia.

(   ) A entrevista, como é empregada por profissionais da avaliação, pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo, por meios visuais e eletrônicos, ao mesmo tempo em que se registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações.

(   ) A observação comportamental, como um instrumento de avaliação psicológica, em geral, envolve mais do que a conversa. Se for conduzida face a face, então, é provável que o entrevistador esteja tomando nota não apenas do conteúdo do que é dito, mas também da forma como está sendo dito.

  • A) C - C - E.
  • B) E - E - C.
  • C) C - E - E.
  • D) E - C - E.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) C - E - E.

   

De acordo com COHEN, SWERDLIK e STURMAN, sobre os instrumentos de avaliação psicológica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A observação comportamental, como é empregada por profissionais da avaliação, pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo por meios visuais e eletrônicos ao mesmo tempo em que se registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações. A observação comportamental é utilizada frequentemente como um auxílio diagnóstico em vários contextos, como unidades de pacientes internados, laboratórios de pesquisa comportamental e salas de aula.

(...)

Na conversação diária, a palavra entrevista invoca imagens de conversa face a face. Mas a entrevista como um instrumento de avaliação psicológica em geral envolve mais do que conversa. Se for conduzida face a face, então é provável que o entrevistador esteja tomando nota não apenas do conteúdo do que é dito, mas também da forma como está sendo dito. Mais especificamente, estará anotando comportamento verbal e não verbal. O comportamento não verbal pode incluir a “linguagem corporal”, os movimentos e a expressão facial do entrevistado em resposta ao entrevistador, o grau de contato visual, a aparente disposição em cooperar e a reação geral às demandas da entrevista. O entrevistador também pode anotar a forma como o entrevistado está vestido. Aqui, variáveis como arrumado versus desleixado e adequado versus inadequado podem ser anotadas."

 

Fonte: "Testagem e Avaliação Psicológica" (Cohen et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

C ) O teste psicológico refere-se a um dispositivo ou procedimento que visa medir variáveis relacionadas à psicologia.

  

( E ) A entrevista, como é empregada por profissionais da avaliação, pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo, por meios visuais e eletrônicos, ao mesmo tempo em que se registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações.

  

E ) A observação comportamental, como um instrumento de avaliação psicológica, em geral, envolve mais do que a conversa. Se for conduzida face a face, então, é provável que o entrevistador esteja tomando nota não apenas do conteúdo do que é dito, mas também da forma como está sendo dito.

 

Portanto, a sequência ficou C - E - E. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  C - C - E.
b)  E - E - C.
c)  C - E - E.
d)  E - C - E.

569) O processo de avaliação psicológica é amplo porque envolve a integração de informações de diversas fontes, mas qual é a principal fonte de informação?

  • A) Testes psicológicos.
  • B) Análise de documentos.
  • C) Análise técnica.
  • D) Análise da entrevista.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

 

O processo de avaliação psicológica é amplo porque envolve a integração de informações de diversas fontes, mas qual é a principal fonte de informação?

 

A questão deve ter se baseado no seguinte texto:

 

"2. Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?

 

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos."

 

Fonte: Cartilha Avaliação Psicológica (CFP)

 

Com isso, o gabarito preliminar apontava que a questão correta seria a Letra A.

 

Mas os testes psicológicos são a principal fonte de informação da testagem psicológica e não da avaliação psicológica.

 

Por esse equívoco, a banca optou por anular a questão.


a)  Testes psicológicos.
b)  Análise de documentos.
c)  Análise técnica.
d)  Análise da entrevista.

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570) O momento da devolução é de extrema importância, em razão de ter como finalidade comunicar ao paciente o resultado da avaliação. Portanto, o que pode destacar-se sobre a devolutiva do psicodiagnóstico?

  • A) A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.
  • B) A devolução não precisa ser de forma estruturada.
  • C) O psicólogo deve incluir a preocupação do diagnóstico.
  • D) Dependendo do diagnóstico, a devolução deve ser encaminhada para outro profissional.

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A alternativa correta é letra A) A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.

GABARITO DA BANCA: A

(gabarito questionável)

 

O momento da devolução é de extrema importância, em razão de ter como finalidade comunicar ao paciente o resultado da avaliação. Portanto, o que pode destacar-se sobre a devolutiva do psicodiagnóstico?

 

Observe o texto abaixo:

 

"A entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação. Em muitos casos, essa atividade é integrada em uma mesma sessão, ao final da entrevista. Em outras situações, principalmente quando as atividades de avaliação se estendem por mais de uma sessão, é útil destacar a entrevista de devolução do restante do processo. Outro objetivo importante da entrevista de devolução é permitir ao sujeito expressar seus pensamentos e sentimentos em relação às conclusões e recomendações do avaliador. Ainda, permite avaliar a reação do sujeito a elas. Ou seja, mesmo na fase devolutiva, a entrevista mantém seu aspecto avaliativo, e tem-se a oportunidade de verificar a atitude do sujeito em relação à avaliação e às recomendações, ao seu desejo de segui-las ou de recusá-las.

 

Finalmente, como objetivo da entrevista de devolução, destaca-se a importância de ajudar o sujeito a compreender as conclusões e recomendações e a remover distorções ou fantasias contraproducentes em relação a suas necessidades. A devolução pode ser simples, como, por exemplo, de que o motivo que o levou a procurar ajuda pode ser atendido em um processo terapêutico ou complexo, a ponto de requerer mais de uma sessão."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com base nisso, nota-se que a devolução não é um processo estruturado, pois dá abertura à expressão do sujeito.

 

Portanto é possível questionar o gabarito da banca, que escolheu a Letra A como correta. 

 

Seguindo a lógica do texto supracitado, a Letra B faria mais sentido como alternativa correta.

 

Essa é uma questão passível de recurso.


a)  A devolução deve ser de forma simples, objetiva e estruturada, para que o paciente compreenda as conclusões e recomendações.


b)  A devolução não precisa ser de forma estruturada.


c)  O psicólogo deve incluir a preocupação do diagnóstico.


d)  Dependendo do diagnóstico, a devolução deve ser encaminhada para outro profissional.

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