Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
571) De acordo com Schneider et al. (2020), o primeiro passo na avaliação psicológica é
- A) o planejamento.
- B) a consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.
- C) a busca literária pelo Portal de Periódicos Capes.
- D) o uso dos testes psicológicos.
A alternativa correta é letra A) o planejamento.
De acordo com Schneider et al. (2020), o primeiro passo na avaliação psicológica é
A questão está baseada no seguinte texto:
"A realização de um processo de avaliação psicológica (AP) exige do profissional um amplo domínio de teorias e métodos reconhecidos pela Ciência Psicológica. Quando se trata de fazer determinações psicológicas sobre uma pessoa, o uso de testes psicológicos tem vantagens sobre julgamentos injustificados motivados por experiência individual daquele que avalia. Os resultados obtidos pelo uso de instrumentos padronizados são considerados mais confiáveis, mais válidos, mais facilmente reproduzíveis e mais objetivos que uma avaliação baseada somente na análise subjetiva de um avaliador. Contudo, o planejamento desse processo se estabelece como uma etapa crucial para a qualidade da AP, que engloba a tarefa de escolha dos testes e técnicas de avaliação adequados ao objetivo, ao contexto e ao conhecimento do psicólogo. O presente estudo tem o intuito de auxiliar a organização e o planejamento do processo de AP com foco na escolha de testes e técnicas psicológicas de forma a orientar estudantes de graduação e profissionais com pouca aproximação com o campo da AP."
Fonte: "Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação" (Schneider et al., 2020)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) o planejamento.
b) a consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.
c) a busca literária pelo Portal de Periódicos Capes.
d) o uso dos testes psicológicos.
572) Crianças e adolescentes expostas a situações de risco tais como violência intrafamiliar, uso de drogas, privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica podem apresentar alguns comprometimentos no desenvolvimento biopsicossocial. Neste contexto, qual a finalidade da avaliação psicológica?
- A) Avaliar as características cognitivas para determinar a idade mental.
- B) Levantar dados para identificar a relação entre pobreza e dano psicológico.
- C) Levantar hipóteses de quadros clínicos relacionados a situações de risco.
- D) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
A alternativa correta é letra D) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
Crianças e adolescentes expostas a situações de risco tais como violência intrafamiliar, uso de drogas, privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica podem apresentar alguns comprometimentos no desenvolvimento biopsicossocial. Neste contexto, qual a finalidade da avaliação psicológica?
Veja mais sobre o tema:
"Por situação de risco pessoal e social, entende-se a condição em que se encontram crianças e adolescentes que, 'por suas circunstâncias de vida, estão expostas à violência, ao uso de drogas e a um conjunto de experiências relacionadas a privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica que desfavorecem o pleno desenvolvimento biopsicossocial' (Lescher, 2004, p. 11).
(...)
Os dados que emergem das várias categorias temáticas revelam o tipo de trabalho desenvolvido pelas entidades responsáveis pelo atendimento dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco assim como a atuação do psicólogo nessas entidades, mas revelam essencialmente a inconsistência entre o modelo clínico, individualizado e autônomo do psicólogo e o modelo assistencialista de atendimento das entidades. No caso do psicólogo, existe a perspectiva de uma versão individualizante, etnocêntrica, que se pretende universal, missionária e civilizadora, e que nega qualquer singularidade (Ropa, & Duarte, 1985) ou outras formas de atribuir significados, e que vê o sujeito com uma visão patologizante.
Esse modelo clínico, individualizante, impede que o psicólogo acompanhe as novas singularidades decorrentes das mudanças e os processo de integração de diversos protagonistas, o que requer o deslocamento do psicólogo nos diversos espaços por onde transita esse sujeito familiar ou institucional (Gonzáles-Rey, 2001).
(...)
Isso significa que o profissional de Psicologia que trabalha nas entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de risco deve entender e atuar sob a perspectiva de que a criança e o adolescente são sujeitos que precisam das políticas sociais básicas a fim de ter garantida a proteção integral, fundamental para o seu desenvolvimento."
Fonte: "O papel do psicólogo e das entidades junto a crianças e adolescentes em situação de risco" (Alberto et al.)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) Avaliar as características cognitivas para determinar a idade mental.
A questão não trouxe nenhuma informação com a necessidade de determinar a idade mental.
Assertiva Falsa.
b) Levantar dados para identificar a relação entre pobreza e dano psicológico.
Essa alternativa expõe um problema muito amplo.
Assertiva Falsa.
c) Levantar hipóteses de quadros clínicos relacionados a situações de risco.
Essa alternativa também traz uma proposta muito genérica.
Assertiva Falsa.
d) Avaliar aspectos psicológicos para elaborar intervenção multiprofissional e acompanhamento.
Essa é a alternativa que está de acordo com o contexto de atuação: o trabalho em equipe multiprofissional. Algo necessário para a promoção de uma proteção integral.
Assertiva Correta.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
573) Leia o texto a seguir.
As doenças neurodegenerativas constituem as principais causas de demência. Definida como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, de intensidade extremamente grave, para prejudicar a autonomia do paciente e a sua qualidade de vida, bem como a realização das atividades da vida cotidiana.
O instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva desses pacientes é
- A) o Questionário de Saúde Geral de Goldberg.
- B) o Miniexame do Estado Mental.
- C) a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.
- D) o Índice de Barthel.
A alternativa correta é letra B) o Miniexame do Estado Mental.
O instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva desses pacientes é
A questão está baseada no seguinte texto:
"As doenças neurodegenerativas constituem as principais causas de demência. A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais frequente, representando 50 a 60% dos casos (Kalaria et al., 2008). Outras causas neurodegenerativas de quadros demenciais são menos frequentes e incluem a demência com corpos de Lewy (DCL) e a demência frontotemporal (DFT). Entre as demências não degenerativas, destaca-se a demência vascular (DV), responsável por cerca de 25% dos casos (Kalaria et al., 2008). Outras causas menos comuns de demências secundárias incluem processos infecciosos (neurossífilis, demência associada ao HIV), metabólicos (hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12) e estruturais (tumor, hematoma, hidrocefalia de pressão normal).
(...)
Define-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento de, pelo menos, duas funções mentais, como memória, linguagem e habilidade visuoespacial, de intensidade suficientemente grave para comprometer a autonomia do paciente na realização das atividades da vida cotidiana.
(...)O Miniexame do Estado Mental é o instrumento mais utilizado na prática clínica para a avaliação cognitiva dos pacientes com demência, pois é de fácil e breve aplicação (Brucki, Nitrini, Caramelli, Bertolucci, & Okamoto, 2003). Ele permite a investigação de várias funções cognitivas, como orientação (temporal e espacial), memória (registro e evocação), cálculo, linguagem (compreensão, nomeação e repetição) e habilidade visuoespacial. Embora não possibilite a discriminação das diferentes formas de demência, o Miniexame do Estado Mental estabelece objetivamente, por meio de uma pontuação simples, o nível de funcionamento cognitivo do paciente."
Fonte: "Neuropsicologia: teoria e prática" (Fuentes et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) o Questionário de Saúde Geral de Goldberg.
b) o Miniexame do Estado Mental.
c) a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.
d) o Índice de Barthel.
574) A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer metodologias específicas. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Quando falamos de diagnóstico diferencial, podemos afirmar que:
- A) o exame diferencia a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual;
- B) hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos;
- C) são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia;
- D) pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos;
- E) determina o curso provável do caso.
A alternativa correta é letra C) são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia;
A questão está baseada no seguinte texto:
"Classificação simples - O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.
Descrição - Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
Classificação nosológica - Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
Diagnóstico diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Avaliação compreensiva - determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
Entendimento dinâmico - Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. a Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.
Prevenção - Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
Prognóstico - Determina o curso provável do caso.
Perícia forense - Fornece subsídios para questões relacionadas cr "insanidade", competência o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc."
Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)
Portanto, encontramos a definição do diagnóstico diferencial na Letra C.
a) o exame diferencia a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual; (classificação simples)
b) hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos; (classificação nosológica)
c) são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia;
d) pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos; (entendimento dinâmico)
e) determina o curso provável do caso. (prognóstico)
575) Sobre avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
- B) Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente se deve produzir um diagnóstico com base nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes.
- C) A avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em quase todas as áreas da psicologia. Em princípio, se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo, para não contaminar o processo.
- D) Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples, mas que requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais.
- E) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é em grupos.
A alternativa correta é letra A) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
Sobre avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Também é importante entender que a avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em todas as áreas da psicologia. Em princípio, não se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, em nenhuma área da psicologia sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo. Realizado o procedimento (ou mesmo durante sua realização), é preciso avaliar os resultados. É, portanto, fundamental uma formação básica nessa área para trabalhar com eficiência e qualidade como psicólogo em qualquer outra área de aplicação da psicologia.
(...)
Teste Psicológico
(...)
Quando se aplica um teste, o psicólogo deve prestar atenção ao comportamento do indivíduo que responde ao instrumento. O respondente está prestando atenção à tarefa? Ou está pensativo, olhando para cima ou para os lados? O respondente faz comentários? Enfim, são detalhes que, embora não sejam utilizados na pontuação do instrumento, permitem algumas inferências sobre a atitude com relação à testagem, sobre o estado de ânimo do testando, e podem auxiliar na interpretação dos resultados. Nas entrevistas, como mencionado anteriormente, a observação é muito importante. Há toda uma comunicação não verbal que precisa ser anotada e levada em consideração. Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente, não se deve produzir um diagnóstico com base apenas no resultado de um teste ou mesmo nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes. É preciso contextualizar a informação que obtemos dos testes.
(...)
Observação
Técnicas de observação vêm sendo desenvolvidas de forma sistemática desde meados do século XX para fins de avaliação psicológica (McReynolds, 1975). A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
(...)
Entrevista
Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento complexo que requer treinamento especializado. Este capítulo não tem por objetivo treinar ou ensinar a realizar entrevistas e, muito menos, esgotar uma discussão longa sobre todas as características e formas que elas podem assumir. Vamos apenas apresentar os aspectos básicos da entrevista. No próximo livro da coleção Avaliação Psicológica, que será lançado em breve, haverá uma série de capítulos que discutirão o uso de entrevistas para a realização de psicodiagnósticos. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais (não estruturadas). (...)"
Fonte: "Psicometria" (Hutz et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
b) Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente se deve produzir um diagnóstico com base nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes.
c) A avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em quase todas as áreas da psicologia. Em princípio, se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo, para não contaminar o processo.
d) Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples, mas que requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais.
e) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é em grupos.
576) Os procedimentos sistemáticos de coleta de informações úteis e confiáveis que possam servir de base ao processo mais amplo e complexo da avaliação psicológica são denominados:
- A) delineamentos
- B) objetivos e hipóteses
- C) instrumentos de avaliação
- D) pesquisas de personalidade
A alternativa correta é letra C) instrumentos de avaliação
Gabarito: Letra C
Os procedimentos sistemáticos de coleta de informações úteis e confiáveis que possam servir de base ao processo mais amplo e complexo da avaliação psicológica são denominados:
O que a questão descreve são os instrumentos de avaliação:
“[...] instrumentos de avaliação constituem-se em procedimentos sistemáticos de coleta de informações úteis e confiáveis que possam servir de base ao processo mais amplo e complexo da avaliação psicológica. Portanto, os instrumentos estão contidos no processo mais amplo da avaliação psicológica. (NASCIMENTO; SOUZA, 2004 APUD PRIMI, 2010, p. 2).”
a) delineamentos
b) objetivos e hipóteses
c) instrumentos de avaliação
d) pesquisas de personalidade
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: PRIMI, R. Avaliação Psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o Futuro. Psicologia: Teoria e pesquisa, v.26 n. especial Brasília, 2010. p.25-35.
577) Na realização da avaliação psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão obrigatoriamente em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente (fontes fundamentais de informação) e também recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação). Consideram-se fontes de informação, EXCETO:
- A) Relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas.
- B) Testes psicológicos aprovados pelo CFP.
- C) Entrevistas psicológicas e anamnese.
- D) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
- E) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
A alternativa correta é letra A) Relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas.
Para explicar:
Na avaliação psicológica, é essencial basear as decisões em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente, além de recorrer a procedimentos e recursos auxiliares. As fontes de informação podem incluir entrevistas psicológicas, testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), anamnese, observações de comportamento e documentos técnicos de equipes multiprofissionais.
No entanto, os relatos familiares obtidos por meio de entrevistas tecnicamente orientadas não são considerados fontes confiáveis de informação, pois podem estar sujeitos a viés, interpretação subjetiva e falta de precisão. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
578) A avaliação psicológica, desde os primórdios da psicologia, ocupou uma posição central na afirmação da psicologia como ciência. A respeito da avaliação psicológica e de seus fundamentos, processos e instrumentos, assinale a alternativa correta.
- A) A avaliação psicológica pode ser definida como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia, com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como, por exemplo, testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medidas especialmente projetados.
- B) Uma das etapas do processo de avaliação psicológica consiste no levantamento dos instrumentos adequados, o que independe do conhecimento do avaliador acerca dos construtos que podem ser avaliados por esses instrumentos.
- C) Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação podem diferir conforme uma série de variáveis, mas dois testes psicológicos que se proponham a medir a mesma coisa — por exemplo, a personalidade — não diferirão no conteúdo dos itens.
- D) Como um instrumento de avaliação psicológica, a entrevista é um método usado para obter informação, por intermédio da comunicação indireta, e pode variar com relação ao propósito, à duração e à natureza.
- E) Normalmente, a avaliação psicológica envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza uma fonte de dados, com vistas ao esclarecimento do motivo do encaminhamento.
A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica pode ser definida como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia, com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como, por exemplo, testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medidas especialmente projetados.
Gabarito: Letra A
A avaliação psicológica, desde os primórdios da psicologia, ocupou uma posição central na afirmação da psicologia como ciência. A respeito da avaliação psicológica e de seus fundamentos, processos e instrumentos, assinale a alternativa correta.
a) A avaliação psicológica pode ser definida como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia, com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como, por exemplo, testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medidas especialmente projetados.
Certo! Essa é a definição da avaliação psicológica.
“Definimos avaliação psicológica como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados. Definimos testagem psicológica como o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento”
b) Uma das etapas do processo de avaliação psicológica consiste no levantamento dos instrumentos adequados, o que independe do conhecimento do avaliador acerca dos construtos que podem ser avaliados por esses instrumentos.
Errado. O conhecimento do avaliador é fundamental na escolha dos instrumentos, uma vez que o psicólogo deve ter conhecimento sobre os construtos avaliados pelo instrumento para fazer uma aplicação de forma ética.
c) Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação podem diferir conforme uma série de variáveis, mas dois testes psicológicos que se proponham a medir a mesma coisa — por exemplo, a personalidade — não diferirão no conteúdo dos itens.
Errado. Testes diferentes, mesmo que meçam o mesmo construto, também diferem no conteúdo dos itens. Se não houvesse diferença, não faria sentido ter outro teste.
d) Como um instrumento de avaliação psicológica, a entrevista é um método usado para obter informação, por intermédio da comunicação indireta, e pode variar com relação ao propósito, à duração e à natureza.
Errado. A comunicação na entrevista é direta.
e) Normalmente, a avaliação psicológica envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza uma fonte de dados, com vistas ao esclarecimento do motivo do encaminhamento.
Errado. Normalmente, a avaliação envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza muitas fontes de dados visando esclarecer o motivo do encaminhamento.
Nosso gabarito é Letra A.
579) A avaliação da personalidade na clínica e para a saúde pode incluir informações importantes sobre o tipo de tratamento mais indicado para um indivíduo, seja psicoterapia ou não. A avaliação da personalidade e seus potenciais para a saúde é fundamental
- A) para evidenciar as dicotomias forte/fraca; boa/ruim; e, ter/não ter inerentes a uma pessoa.
- B) para predizer respostas específicas emitidas por uma pessoa ao interagir adequadamente com outra.
- C) por se referir à constituição de um indivíduo de modo a evocar reações positivas e negativas em outras pessoas.
- D) para observar as diferenças entre as pessoas e o que as faz se comportarem e responderem de forma diferente em um contexto igual para todos.
- E) por informar sobre o prognóstico e a probabilidade de adesão e permanência no tratamento, além de em contextos pré e pós-cirúrgico fornecer indicadores sobre a probabilidade de resposta negativa ao procedimento.
A alternativa correta é letra E) por informar sobre o prognóstico e a probabilidade de adesão e permanência no tratamento, além de em contextos pré e pós-cirúrgico fornecer indicadores sobre a probabilidade de resposta negativa ao procedimento.
Gabarito: Letra E
A avaliação da personalidade na clínica e para a saúde pode incluir informações importantes sobre o tipo de tratamento mais indicado para um indivíduo, seja psicoterapia ou não. A avaliação da personalidade e seus potenciais para a saúde é fundamental
a) para evidenciar as dicotomias forte/fraca; boa/ruim; e, ter/não ter inerentes a uma pessoa.
Errado. A personalidade humana é muito mais complexa que dois extremos. Ninguém é bom ou ruim, forte ou fraco.
b) para predizer respostas específicas emitidas por uma pessoa ao interagir adequadamente com outra.
Errado. A avaliação também não é capaz de predizer respostas específicas, mesmo podendo indicar tendências.
c) por se referir à constituição de um indivíduo de modo a evocar reações positivas e negativas em outras pessoas.
Errado. Não é possível predizer as reações causadas em outras pessoas.
d) para observar as diferenças entre as pessoas e o que as faz se comportarem e responderem de forma diferente em um contexto igual para todos.
Errado. Esse não é o ponto de importância da avaliação da personalidade.
e) por informar sobre o prognóstico e a probabilidade de adesão e permanência no tratamento, além de em contextos pré e pós-cirúrgico fornecer indicadores sobre a probabilidade de resposta negativa ao procedimento
Certo!
Veja a justificativa da banca para o gabarito:
“A questão aborda a avaliação da personalidade em dois cenários: clínica e em saúde. Depreende-se disso que a avaliação não abrange a população geral, mas quem possui, respectivamente, alguma queixa ou demanda de assistência. Essa avaliação nos referidos cenários pode incluir informações importantes sobre o tipo de tratamento mais indicado para um indivíduo, seja psicoterapia ou não. No caso do cenário da saúde essa avaliação é fundamental para “por informar sobre o prognóstico e a probabilidade de adesão e permanência no tratamento, além de em contextos pré e pós-cirúrgico fornecer indicadores sobre a probabilidade de resposta negativa ao procedimento.” (Mansur-Alves, Soares e Saldanha-Silva, 2018, p. 14). Portanto, a única alternativa que responde corretamente à questão é a letra E.”
Nosso gabarito é Letra E
580) Texto associado
Thomas, de dois anos de idade, apresenta atraso de fala, irritabilidade, autoagressividade, apego a objetos aparentemente sem significado e insônia. A sua genitora começou a estranhar o comportamento dele depois de ele ter completado um ano de idade. Inicialmente, recorreu à atenção primária, mas foi orientada a aguardar o desenvolvimento e procurar uma creche para que a criança pudesse ter contato com outras crianças, especialmente por morar apenas com a mãe e não ter outro cuidador de referência na cidade. Sem melhora no quadro do filho, a genitora buscou novamente atendimento, conforme relatou: “Resolvi voltar ao postinho. Foi aí que me mandaram procurar um lugar especializado para avaliarem meu filho e começarem o tratamento” (sic). O genitor é dependente químico, passando por internações recorrentes. De acordo com o relato da genitora, “Ele é muito doido. Nunca me ajudou em nada. Conheci limpo. Uma vez, começou a não dizer coisa com coisa, quebrar tudo em casa, conversar sozinho, dizer que tinha gente atrás dele, que estava sem controle dos próprios membros. Fiquei muito assustada. Corri com ele pro hospital e avisei um colega a respeito da situação — o único que ainda está com ele. Só descobri isso depois! Ele me revelou a história da droga. Fui fraca. Não suportei. Mas foi a saída que encontrei pra criar meu filho, já que sou só aqui e não teria condições de cuidar dos dois. Preciso me policiar pra não abarcar tudo com as pernas. Minha depressão grave desde a época de adolescente é muito em função disso” (sic).
A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, com base nas contribuições da psicopatologia e da psicologia da saúde, no DSM-5 e nas ações básicas de saúde.
O encaminhamento para a atenção secundária justifica-se pela gravidade do caso e pela impossibilidade de realizar-se avaliação com fins diagnósticos em unidade básica de saúde.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: Item Errado
O encaminhamento para a atenção secundária justifica-se pela gravidade do caso e pela impossibilidade de realizar-se avaliação com fins diagnósticos em unidade básica de saúde.
Errado. A avaliação psicológica com fins diagnósticos é possível, sim, de ser realizada em uma unidade básica de saúde. A título de ilustração, veja um trecho de um artigo que trata justamente da avaliação diagnóstica em UBS:
“Apesar da insuficiência dos recursos disponibilizados durante a graduação para atuar em UBSs, as psicólogas tentam adaptar procedimentos clínicos como o psicodiagnóstico, às suas condições de trabalho e buscam complementar sua formação com outros cursos e estudos. Ancona-Lopez (1995) demonstrou ser possível desenvolver outras formas de realizar o psicodiagnóstico em instituições, entre outras, processos de psicodiagnóstico interativo e de psicodiagnóstico grupal. No caso do psicodiagnóstico nas UBSs, as entrevistadas desenvolveram em seus cursos um olhar que se volta para aquilo que destoa dos padrões de comportamento considerados saudáveis. Este olhar técnico e voltado à doença desconsidera, no psicodiagnóstico, o efeito das condições sociais, ou seja, as relações que são travadas entre a comunidade, as políticas de saúde pública e as ações do psicólogo na UBS”