Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
581) Texto associado
Thomas, de dois anos de idade, apresenta atraso de fala, irritabilidade, autoagressividade, apego a objetos aparentemente sem significado e insônia. A sua genitora começou a estranhar o comportamento dele depois de ele ter completado um ano de idade. Inicialmente, recorreu à atenção primária, mas foi orientada a aguardar o desenvolvimento e procurar uma creche para que a criança pudesse ter contato com outras crianças, especialmente por morar apenas com a mãe e não ter outro cuidador de referência na cidade. Sem melhora no quadro do filho, a genitora buscou novamente atendimento, conforme relatou: “Resolvi voltar ao postinho. Foi aí que me mandaram procurar um lugar especializado para avaliarem meu filho e começarem o tratamento” (sic). O genitor é dependente químico, passando por internações recorrentes. De acordo com o relato da genitora, “Ele é muito doido. Nunca me ajudou em nada. Conheci limpo. Uma vez, começou a não dizer coisa com coisa, quebrar tudo em casa, conversar sozinho, dizer que tinha gente atrás dele, que estava sem controle dos próprios membros. Fiquei muito assustada. Corri com ele pro hospital e avisei um colega a respeito da situação — o único que ainda está com ele. Só descobri isso depois! Ele me revelou a história da droga. Fui fraca. Não suportei. Mas foi a saída que encontrei pra criar meu filho, já que sou só aqui e não teria condições de cuidar dos dois. Preciso me policiar pra não abarcar tudo com as pernas. Minha depressão grave desde a época de adolescente é muito em função disso” (sic).
A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, com base nas contribuições da psicopatologia e da psicologia da saúde, no DSM-5 e nas ações básicas de saúde.
Não há instrumentos diagnósticos disponíveis para crianças com menos de três anos de idade, restando, portanto, apenas a observação clínica de Thomas.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: Item Errado
Errado. Apesar de serem poucos os instrumentos e técnicas disponíveis no mercado para aplicação em bebês e crianças menores de três anos, não é possível afirmar que eles não existem. Alguns exemplos de instrumentos utilizados com bebês e crianças menores são o teste de Gesell, a escala de desenvolvimento infantil de Bayley, o teste de Denver, entre outros.
582) A avaliação psicológica consiste em um processo complexo, com ou sem uso de testagem, cuja finalidade é produzir hipóteses ou diagnósticos sobre uma pessoa ou grupo a respeito do funcionamento intelectual, características da personalidade, aptidão para desempenhar um conjunto de tarefas, dentre outros processos. Para viabilizá-la, são necessárias normas fundamentais de interpretação. Sobre as normas fundamentais de interpretação, assinale a afirmativa correta.
- A) A amostra probabilística simples possibilita a normatização dos escores sem erro sistemático e viés de atribuição.
- B) A amostra representativa com escores típicos, aliada ao nível de desenvolvimento humano, permite a interpretação normativa das informações coletadas.
- C) O critério de composição de uma amostra normativa é uma variação simples ou conveniente de participantes visando representar subgrupos de uma população.
- D) O critério de divisão de subpopulações, por meio de características em comum, estratifica os escores emitidos pelos integrantes dessas populações, assegurando a interpretação.
- E) Os conglomerados como regiões, idade e gênero são critérios assumidos como heterogêneos junto ao desenvolvimento humano para composição dos escores necessários à interpretação.
A alternativa correta é letra B) A amostra representativa com escores típicos, aliada ao nível de desenvolvimento humano, permite a interpretação normativa das informações coletadas.
A avaliação psicológica é um processo complexo que busca produzir hipóteses ou diagnósticos sobre uma pessoa ou grupo em relação ao seu funcionamento intelectual, características da personalidade, aptidão para desempenhar tarefas, entre outros processos. Para viabilizar essa avaliação, são necessárias normas fundamentais de interpretação.
Na questão, a alternativa correta (letra B) destaca que a amostra representativa com escores típicos, aliada ao nível de desenvolvimento humano, possibilita a interpretação normativa das informações coletadas. Isso significa que a seleção de uma amostra que seja representativa da população em estudo, juntamente com o uso de escores típicos e considerando o nível de desenvolvimento humano, permite entender e interpretar as informações obtidas de forma normativa, ou seja, comparando os resultados com normas estabelecidas para a população em geral.
As demais alternativas estão incorretas:
- Alternativa A: A amostra probabilística simples não está relacionada à normatização dos escores sem erro sistemático e viés de atribuição.
- Alternativa C: O critério de composição de uma amostra normativa não se trata apenas de uma variação simples ou conveniente de participantes, mas sim de uma seleção estratégica que represente subgrupos da população.
- Alternativa D: O critério de divisão de subpopulações por características em comum pode ajudar na interpretação dos escores, mas não assegura a interpretação por si só.
- Alternativa E: Os conglomerados como regiões, idade e gênero são critérios considerados heterogêneos em relação ao desenvolvimento humano, no entanto, a composição dos escores necessários à interpretação não é abordada corretamente.
583) A avaliação e a testagem psicológica exigem do psicólogo grande responsabilidade e compromisso ético. O comprometimento com avaliações, muitas vezes feitas no atendimento às solicitações com fins jurídicos, requer ainda mais cautela e prudência mediante demandas envolvendo crianças, adoção, abuso físico ou sexual, dentre outras. Essas exigências e cuidados são provenientes da sistemática discussão ética desde o fim da segunda Guerra Mundial em função de todos os acontecimentos atrozes. Este importante marco histórico culminou no Código de Nuremberg, que postulou dez princípios dos quais há alguns fundamentais vigentes até o presente, norteando a pesquisa médica, científica e até mesmo a avaliação psicológica, tal como o consentimento livre e esclarecido, o cuidado para não produzir danos e a liberdade de interromper a participação a qualquer momento. Vale ressaltar que há outros importantes guias ou declarações de princípios éticos em todo o mundo (consonantes com o Código de Nuremberg), os quais possuem em consenso três pilares que os orientam e norteiam a pesquisa e o exercício profissional do psicólogo no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três princípios destacando o mais importante e central para a Avaliação Psicológica (AP).
- A) Respeito pelas pessoas, o que implica tratá-las todas em AP como autônomas para escolhas; justiça; e, a não maleficência.
- B) Justiça, a qual garante indiretamente, em AP, que as pessoas sejam tratadas de forma igualitária; o respeito pelas pessoas; e, a beneficência.
- C) Justiça, o que implica, em AP, reconhecer os casos de autonomia reduzida e liberdade restrita; respeito pelas pessoas; e, a não maleficência.
- D) Respeito pelas pessoas; beneficência e não maleficência, que, em AP, assegura procedimentos sempre em benefício do participante; e, justiça.
- E) Beneficência e não maleficência, que, em AP, significa não selecionar grupos como critério em função de status social, poder aquisitivo ou raça; respeito pelas pessoas; e, justiça.
A alternativa correta é letra D) Respeito pelas pessoas; beneficência e não maleficência, que, em AP, assegura procedimentos sempre em benefício do participante; e, justiça.
Gabarito: Letra D
A avaliação e a testagem psicológica exigem do psicólogo grande responsabilidade e compromisso ético. O comprometimento com avaliações, muitas vezes feitas no atendimento às solicitações com fins jurídicos, requer ainda mais cautela e prudência mediante demandas envolvendo crianças, adoção, abuso físico ou sexual, dentre outras. Essas exigências e cuidados são provenientes da sistemática discussão ética desde o fim da segunda Guerra Mundial em função de todos os acontecimentos atrozes. Este importante marco histórico culminou no Código de Nuremberg, que postulou dez princípios dos quais há alguns fundamentais vigentes até o presente, norteando a pesquisa médica, científica e até mesmo a avaliação psicológica, tal como o consentimento livre e esclarecido, o cuidado para não produzir danos e a liberdade de interromper a participação a qualquer momento. Vale ressaltar que há outros importantes guias ou declarações de princípios éticos em todo o mundo (consonantes com o Código de Nuremberg), os quais possuem em consenso três pilares que os orientam e norteiam a pesquisa e o exercício profissional do psicólogo no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três princípios destacando o mais importante e central para a Avaliação Psicológica (AP).
a) Respeito pelas pessoas, o que implica tratá-las todas em AP como autônomas para escolhas; justiça; e, a não maleficência.
b) Justiça, a qual garante indiretamente, em AP, que as pessoas sejam tratadas de forma igualitária; o respeito pelas pessoas; e, a beneficência.
c) Justiça, o que implica, em AP, reconhecer os casos de autonomia reduzida e liberdade restrita; respeito pelas pessoas; e, a não maleficência.
d) Respeito pelas pessoas; beneficência e não maleficência, que, em AP, assegura procedimentos sempre em benefício do participante; e, justiça.
e) Beneficência e não maleficência, que, em AP, significa não selecionar grupos como critério em função de status social, poder aquisitivo ou raça; respeito pelas pessoas; e, justiça.
Os princípios da bioética são respeito pelas pessoas, beneficência e não maleficência e justiça:
“Nesse documento foram estabelecidos três princípios básicos para a realização de pesquisas envolvendo seres humanos:
a) Respeito pelas pessoas, que garante o acatamento à autonomia dos participantes de pesquisas (Consentimento Informado) e proteção dos vulneráveis;
b) beneficência, ao avaliar o razoável equilíbrio risco/benefício;
c) justiça, com a seleção equitativa dos participantes no estudo.”
As afirmativas A, B e C omitem ou a beneficência ou a não maleficência, não podendo ser nosso gabarito. A letra E caracteriza de forma equivocada a beneficência e não maleficência.
Nosso gabarito é Letra D.
584) Sobre a entrevista psicológica, José Bleger afirma “que se trata sempre de um fenômeno grupal”. Essa afirmativa se deve
- A) à conduta do entrevistador em despertar interesse e participação capazes de motivar o entrevistado.
- B) ao fato de a participação de um só entrevistado em sua relação com o entrevistador já configurar uma função psicológica.
- C) a uma investigação que prioriza as relações sociais do entrevistado, às expressões de papéis e participação coletiva em detrimento da expressão da personalidade.
- D) ao fato de a participação do entrevistado estar condicionada a abordagens de diferentes profissionais não somente para motivá-lo, como também para a sondagem das relações sociais.
A alternativa correta é letra B) ao fato de a participação de um só entrevistado em sua relação com o entrevistador já configurar uma função psicológica.
Sobre a entrevista psicológica, José Bleger afirma “que se trata sempre de um fenômeno grupal”. Essa afirmativa se deve
A questão está baseada no seguinte texto:
"De outro ponto de vista, considerando o número de participantes, distingue-se a entrevista em individual e grupal, segundo sejam um ou mais os entrevistadores e/ou os entrevistados. A realidade é que, em todos os casos, a entrevista é sempre um fenômeno grupal, já que mesmo com a participação de um só entrevistado sua relação com o entrevistador deve ser considerada em função da psicologia e da dinâmica de grupo."
Fonte: "Temas de Psicologia: entrevistas e grupos" (Bleger)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
Observação: nota-se que a alternativa correta traz uma frase incompleta de Bleger. Isso pode gerar recurso.
a) à conduta do entrevistador em despertar interesse e participação capazes de motivar o entrevistado.
b) ao fato de a participação de um só entrevistado em sua relação com o entrevistador já configurar uma função psicológica.
c) a uma investigação que prioriza as relações sociais do entrevistado, às expressões de papéis e participação coletiva em detrimento da expressão da personalidade.
d) ao fato de a participação do entrevistado estar condicionada a abordagens de diferentes profissionais não somente para motivá-lo, como também para a sondagem das relações sociais.
585) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), para as afirmativas a seguir:
( ) O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos.
( ) As categorias de análise dessa escala referem-se às seguintes áreas: comportamento adaptativo, comportamento motor grosseiro e delicado, comportamento de linguagem e comportamento pessoal social.
( ) Os comportamentos são observados nas idades de: 4semanas, 28semanas, 12 meses, 18meses e 24 meses.
( ) O resultado final é quantitativo e expresso como quociente de desenvolvimento (QD), quando a criança é prematura deve ser usada a idade corrigida na avaliação. Tais dados são comparados a uma escala elaborada a partir dos comportamentos padrão apresentados por crianças em determinadas faixas etárias.
A sequência correta é:
- A) V- V- V- V.
- B) F- V- F- F.
- C) V- V- F- V.
- D) F- F- V- V.
- E) F- V- V- F.
A alternativa correta é letra C) V- V- F- V.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos. Pode ser aplicado em crianças de quatro semanas até 36 meses de idade cronológica. As categorias de análise dessa escala referem-se às seguintes áreas: comportamento adaptativo (organização e adaptação sensório-motora, cognição); comportamento motor grosseiro e delicado (sustentação da cabeça, sentar, engatinhar, andar, manipulação de objetos com as mãos); comportamento de linguagem (expressiva ou receptiva); comportamento pessoal-social (relação com o meio-ambiente).
Os comportamentos acima descritos são observados nas idades-chave de: quatro semanas, 16 semanas, 28 semanas, 40 semanas, 12 meses, 18 meses, 24 meses e 36 meses. O resultado final é quantitativo e expresso como quociente de desenvolvimento (QD), quando a criança é prematura deve ser usada a idade corrigida na avaliação. Tais dados são comparados a uma escala elaborada a partir dos comportamentos padrão apresentados por crianças em determinadas faixas etárias.
De acordo com Gesell e Amatruda, a confiabilidade e validade desse teste são consideradas boas, constituindo-se em um bom instrumento diagnóstico, muito utilizado em pesquisas e em centros de reabilitação. Entretanto, o teste apresenta algumas limitações: não considera a movimentação espontânea do RN, sua qualidade de movimentos e baseia-se na teoria neuromaturacional do desenvolvimento."
Fonte: "Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil de recém-nascidos prematuros" (Silva et al.)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
( V ) O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos.
( V ) As categorias de análise dessa escala referem-se às seguintes áreas: comportamento adaptativo, comportamento motor grosseiro e delicado, comportamento de linguagem e comportamento pessoal social.
( F ) Os comportamentos são observados nas idades de: 4semanas, 28semanas, 12 meses, 18meses e 24 meses. (Faltou 16 semanas)
( V ) O resultado final é quantitativo e expresso como quociente de desenvolvimento (QD), quando a criança é prematura deve ser usada a idade corrigida na avaliação. Tais dados são comparados a uma escala elaborada a partir dos comportamentos padrão apresentados por crianças em determinadas faixas etárias.
Portanto, a sequência ficou V V F V. Encontramos a resposta na Letra C.
A sequência correta é:
a) V- V- V- V.
b) F- V- F- F.
c) V- V- F- V.
d) F- F- V- V.
e) F- V- V- F.
586) Leia, abaixo:
“O _______________ pode ser compreendido como um procedimento de avaliação das condições psicológicas de um indivíduo mediante uma abordagem teórico-metodológica. A realização do mesmo implica num conhecimento orientado para a investigação de seres humanos e supõe uma situação na qual está implícito um contrato entre a demanda pela avaliação psicológica, de um lado, e a oferta do serviço, de outro (Cruz, 2001).”
Assinale a alternativa, abaixo, que preenche, corretamente, o espaço:
- A) Pensamento.
- B) Juízo de realidade.
- C) Psicodiagnóstico.
- D) Teste.
- E) Psicólogo.
A alternativa correta é letra C) Psicodiagnóstico.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O psicodiagnóstico pode ser compreendido como um procedimento de avaliação das condições psicológicas de um indivíduo mediante uma abordagem teórico-metodológica. A realização do mesmo implica num conhecimento orientado para a investigação de seres humanos e supõe uma situação na qual está implícito um contrato entre a demanda pela avaliação psicológica, de um lado, e a oferta do serviço, de outro (Cruz, 2001).
Conforme ressalta a resolução n° 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta a elaboração de documentos decorrentes de avaliação psicológica, o número de psicólogos que respondem a processos jurídicos devido a não adequação ética na confecção dos documentos é bastante crescente (CFP, 2003). O Conselho Regional de Psicologia do estado de São Paulo apontou, através de um levantamento dos processos éticos que estão em tramitação nesse órgão, que a principal causa de processo disciplinar ético era a confecção inadequada de laudos psicológicos (CRP/SP, 2015). A partir dessas constatações e, com base na importância do psicodiagnóstico para a ciência psicológica, pretende-se discutir nesse trabalho, os fundamentos centrais que norteiam 0 Psicodiagnóstico, a partir de recursos utilizados na Psicologia clínica."
Fonte: "Fundamentos sobre o Psicodiagnóstico e suas Implicações Terapêuticas" (Becker e Rocha)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
Assinale a alternativa, abaixo, que preenche, corretamente, o espaço:
a) Pensamento.
b) Juízo de realidade.
c) Psicodiagnóstico.
d) Teste.
e) Psicólogo.
587) É uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados, deve ser utilizada em caráter inicial e faz parte do processo de avaliação psicológica. É um conceito da (o):
- A) Laudo Psicológico.
- B) Entrevista Psicológica.
- C) Parecer Psicológico.
- D) Relatório Psicológico.
- E) Documento Psicológico.
A alternativa correta é letra B) Entrevista Psicológica.
É uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados, deve ser utilizada em caráter inicial e faz parte do processo de avaliação psicológica. É um conceito da (o):
A questão está baseada no seguinte texto:
"A entrevista psicológica é uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados.
A entrevista psicológica deve ser utilizada em caráter inicial e faz parte do processo de avaliação psicológica. É durante esse procedimento que o psicólogo tem condições de identificar situações que possam interferir negativamente na avaliação psicológica, podendo o avaliador optar por não proceder a testagem naquele momento, para não prejudicar o candidato.
Nesse caso, o candidato deverá retornar em momento posterior. O psicólogo deve, portanto, planejar e sistematizar a entrevista a partir de indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao que pretende examinar."
Fonte: "Resolução CFP N 007/2009"
Contudo, a Resolução CFP N 007/2009 encontra-se revogada.
Veja o texto da nova resolução:
"§ 6º A entrevista psicológica é uma conversação dirigida a um propósito definido da perícia. Sua função básica é prover a(o) psicóloga(o) de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões da(o) candidata(o).
§ 7º A(o) psicóloga(o) deve, portanto, planejar e sistematizar a entrevista a partir de indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao que pretende examinar.
§ 8º Durante a entrevista, a(o) psicóloga(o) deve registrar as observações do comportamento, de forma a colher material que possa enriquecer a posterior análise dos resultados.
§ 9º Na perícia psicológica realizada no contexto do trânsito, a entrevista tem caráter individual e obrigatório."Fonte: "Resolução CFP N 001/2019"
Encontramos a resposta na Letra B.
a) Laudo Psicológico.
b) Entrevista Psicológica.
c) Parecer Psicológico.
d) Relatório Psicológico.
e) Documento Psicológico.
588) Dalgalarrondo (2008) considera que algumas atitudes são, na maior parte das vezes, inadequadas e improdutivas durante a entrevista com o paciente. São elas, EXCETO:
- A) Adotar reações emotivas ou artificialmente calorosas que produzem, na maior parte das vezes, uma sensação falsa de intimidade.
- B) Durante a condução da entrevista, é importante que o profissional evite ter reações emocionais intensas de pena ou compaixão.
- C) O entrevistador deve evitar uma postura excessivamente neutra ou fria.
- D) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
A alternativa correta é letra D) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
Gabarito: Letra D
Dalgalarrondo (2008) considera que algumas atitudes são, na maior parte das vezes, inadequadas e improdutivas durante a entrevista com o paciente. São elas, EXCETO:
a) Adotar reações emotivas ou artificialmente calorosas que produzem, na maior parte das vezes, uma sensação falsa de intimidade.
Certo! Essa é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“Reações exageradamente emotivas ou artificialmente calorosas, que produzem, na maioria das vezes, uma falsa intimidade. Uma atitude receptiva e calorosa, mas discreta, de respeito e consideração pelo paciente, é o ideal para a primeira entrevista. Criar um clima de confiança para que a história do doente surja em sua plenitude tem grande utilidade tanto diagnóstica como terapêutica.”
b) Durante a condução da entrevista, é importante que o profissional evite ter reações emocionais intensas de pena ou compaixão.
Certo! Essa também é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“. Reações emocionais intensas de pena ou compaixão. O paciente desesperadamente transtornado, aos prantos, em uma situação existencial dramática, beneficiase mais de um profissional que acolhe tal sofrimento de forma empática, mas discreta, que de um profissional que se desespera junto com ele.”
c) O entrevistador deve evitar uma postura excessivamente neutra ou fria.
Certo! Essa também é uma atitude a ser evitada durante a entrevista.
“. Atitude excessivamente neutra ou fria, que, muito freqüentemente em nossa cultura, transmite ao paciente sensação de distância e desprezo”
d) O profissional deve buscar uma fórmula rígida que funcione bem com seus pacientes, para que não exista distinção na tipologia dos sintomas.
Errado. O profissional deve evitar uma fórmula rígida.
“Posturas rígidas, estereotipadas, fórmulas que o profissional acha que funcionaram bem com alguns pacientes e, portanto, devem funcionar com todos. Assim, ele deve buscar uma atitude flexível, que seja adequada à personalidade do doente, aos sintomas que apresenta no momento, à sua bagagem cultural, aos seus valores e à sua linguagem.”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
589) É função da avaliação psicológica:
- A) Determinar comportamentos afetivos e sociais que sejam considerados problemáticos.
- B) Categorizar os tipos de sintomas apresentados pelo indivíduo e intervir nos sintomas identificados durante a avaliação.
- C) Realizar testagem psicológica para as problemáticas apresentadas pelo indivíduo; analisar e realizar intervenção psicoterápica para cada resultado encontrado.
- D) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
- E) Classificar o tipo de transtorno mental para ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes em que esteja inserido.
A alternativa correta é letra D) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
É função da avaliação psicológica:
Veja o texto do CFP sobre avaliação psicológica:
"A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.
Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados será baseada nos seguintes elementos:
1 . contexto no qual a avaliação psicológica se insere;
2. propósitos da avaliação psicológica;
3. construtos psicológicos a serem investigados;
4. adequação das características dos instrumentos/técnicas aos indivíduos avaliados;
5. condições técnicas, metodológicas e operacionais do instrumento de avaliação."
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)
Com base nisso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) Determinar comportamentos afetivos e sociais que sejam considerados problemáticos.
Conforme vimos, a função da avaliação psicológica é investigar, não determinar comportamentos.
Assertiva Falsa.
b) Categorizar os tipos de sintomas apresentados pelo indivíduo e intervir nos sintomas identificados durante a avaliação.
A avaliação psicológica não propõe intervenção nos sintomas durante o processo.
Assertiva Falsa.
c) Realizar testagem psicológica para as problemáticas apresentadas pelo indivíduo; analisar e realizar intervenção psicoterápica para cada resultado encontrado.
A avaliação psicológica é mais ampla que a testagem psicológica. Além disso, não propõe intervenção durante o processo, conforme vimos.
Assertiva Falsa.
d) Classificar os dados levantados, descrever e caracterizar o perfil do indivíduo, prever comportamentos, planejar intervenção e acompanhar o indivíduo.
Essa é a alternativa que mais se aproxima do conceito supracitado.
Assertiva Correta.
e) Classificar o tipo de transtorno mental para ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes em que esteja inserido.
"Ajudar o indivíduo a ter um melhor ajustamento aos ambientes" foge do escopo da avaliação psicológica.
Assertiva Falsa.
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
590) Os processos de avaliação psicológica podem ser categorizados por:
- A) classificação diagnóstica.
- B) correção de comportamentos de risco.
- C) influência em características psicológicas.
- D) prevenção de características psicológicas.
- E) reprogramação de comportamentos futuros.
A alternativa correta é letra A) classificação diagnóstica.
Gabarito: Letra A
Os processos de avaliação psicológica podem ser categorizados por:
a) classificação diagnóstica.
Certo! Os processos de avaliação psicológica podem ser categorizados por classificação diagnóstica.
b) correção de comportamentos de risco.
Errado. O objetivo de uma avaliação não é o de correção de comportamentos, isso pode vir com um processo terapêutico posterior.
c) influência em características psicológicas.
Errado. Tampouco o objetivo da avaliação psicológica é de influenciar características.
d) prevenção de características psicológicas.
Errado. A avaliação pode ter um objetivo preventivo, mas não de características psicológicas.
e) reprogramação de comportamentos futuros.
Errado. A avaliação psicológica não tem por objetivo reprogramar algo.
Nosso gabarito é Letra A